A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas no todo ou em parte, não significa necessariamente, a adesão às ideias nelas contidas, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Todas postagens e comentários são de inteira responsabilidade de seus autores primários, e não representam de maneira alguma, a posição do blog. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo opinativo desta página.
Tecnologia do Blogger.
ÚLTIMAS POSTAGENS

"Sou maçom porque meu pai e meus avôs também foram!" - Argumento inquestionável?

Written By Beraká - o blog da família on domingo, 22 de maio de 2016 | 21:40







COMENTÁRIOS DO BLOG BERAKASH: “Ora sem querer ser ofensivo e tirar os méritos justos e honoríficos de seus pais e avós, mas desejando unicamente ser verdadeiro, este argumento é falacioso, ou seja é falso e muito usado em retórica, conhecido como a falácia do argumentum ad verecundiam ou, argumentum magister dixit, é uma expressão em latim que significa apelo à autoridade ou argumento de autoridade, é uma falácia lógica que apela para alguma autoridade a fim de validar um argumento. Este raciocínio é absurdo quando a conclusão se baseia exclusivamente na credibilidade do autor da proposição e não nas razões que ele apresentou por mais sinceras que tenha para sustentá-la, pois sabemos que a sinceridade não é o critério da verdade, pois uma pessoa pode estar sinceramente equivocada. Exemplo comum desta falácia: “O grande psicanalista Freud fumava, portanto, o fumo deve ser bom.” O argumento é falso porque não leva em conta que apesar de Freud ser uma autoridade em psicanalise, ele não é uma autoridade nos efeitos possíveis do fumo no organismo, é tanto que o próprio Freud teve câncer devido ao fumo. Fazendo um paralelo com a filiação a maçonaria, tanto você que se filou, seu pai e seus avós, por mais honestos e sinceros que sejam ou tenham sido em seus propósitos na filiação, não valida a filosofia maçônica como algo inquestionável, por melhor que sejam as intenções. Seria o mesmo que alguém dizer também: Sou Católico, meu pai é Católico, meu avô é Católico, nasci em uma família Católica, portanto a Igreja Católica é inquestionável...ora isto é uma argumentação infantil. Ao usar este argumento é como se você simplesmente quisesse encerrar o assunto, sem um necessário aprofundamento. Ao questionar a doutrina seja Católica, Maçônica, espírita, protestante, ou de qualquer outra instituição, não está se querendo questionar o caráter e a idoneidade pessoal de seus membros, mas, a doutrina em si, se é conciliável ou não com o Cristianismo...simples assim." - Minha mãe sempre dizia uma coisa quando eu queria algo que ela sabia que não era bom para mim, mas eu dizia: Tudo mundo tem! Ela então arrematava: "Se todo mundo for comer b o s t a? Você vai também?"


Por que a "Verdadeira Igreja de Cristo" subsiste em plenitude na Católica Romana ?

Written By Beraká - o blog da família on quarta-feira, 18 de maio de 2016 | 11:07








A VERDADEIRA igreja de Jesus não pode ser dividida em diferentes ideologias, pois a igreja de Deus deve ser UM SÓ CORPO (Ef 4,4).






A peregrinação dos apóstolos para formar a igreja de Deus está descrita no livro de Atos e mostra que o próprio Deus indicou o local para formar sua igreja em Atos 23,11: “E, na noite seguinte, apresentando-se-lhe o SENHOR, disse: Paulo, tem ânimo! Porque, como de mim testificaste em Jerusalém, assim importa que testifiques também em ROMA...” e o livro de Atos só termina quando se chega ao destino que Deus quer para formar sua igreja em Roma (ROMANA) (Atos 28,14-31). E em At 28,30 mostra que Paulo PREGOU LIVREMENTE EM ROMA E SE ESTABELECEU. Muitos comentam que a igreja católica foi fundada por Constantino (Imperador no ano 306), mas já existira 29 papas antes do ano 306.Pergunta que não cala: A qual Igreja pertencia então estes 29 papas anteriores a Constantino ?

Construtivismo versus Método Fônico: Uma Análise Crítica das Evidências e Opiniões Especializadas

Written By Beraká - o blog da família on segunda-feira, 16 de maio de 2016 | 09:15







A eficiência do construtivismo é questionada por especialistas e "defensores do método fônico!"


Por Kristhian Kaminski e Patrícia Gil



A precariedade da alfabetização no País é uma realidade demonstrada não só na falta de letrados como no excesso de números negativos.  
O Sistema de Avaliação do Ensino Básico (Saeb) mostra que o desempenho dos estudantes da rede pública, que já não era dos melhores, está piorando. Esses indicadores educacionais, nos próximos anos, vão engrossar as fileiras de trabalhadores sem qualificação, desempregados e sem perspectivas sociais.O fracasso das sucessivas tentativas do governo federal em superar essa deficiência é um desafio já resolvido em muitos países desenvolvidos. No Brasil, a polêmica pode estar apenas começando e - dentro das carências estruturais típica de um cenário de subdesenvolvimento - parte da culpa pode estar no método de ensino e na sua falta de adequação à realidade socioeconômica do país.

A “DEMOCRACIA” SEGUNDO OS ESQUERDISTAS

Written By Beraká - o blog da família on domingo, 15 de maio de 2016 | 13:48

(foto reprodução)





Entendam: quando a esquerda utiliza a palavra “democracia”, quer dizer “socialismo”! Por exemplo, a Alemanha sob o controle da União Soviética tinha o nome de “República Democrática Alemã”; a Coréia do Norte, “República Democrática Popular da Coreia”. 

A ministra do PT que defende o assassinato de Crianças no útero da mãe

Written By Beraká - o blog da família on sexta-feira, 13 de maio de 2016 | 14:51



(foto reprodução)





Esta senhora na foto ao lado de Dilma no seu pronunciamento dia 12/05/2016,  é Eleonora Menicucci, ex-ministra da Secretaria de Políticas para Mulheres.Ela representou e militou nas políticas contra a vida, amplamente promovidas pelos governos do PT. Eleonora foi aprender em clínicas clandestinas da Colômbia a fazer aborto com as próprias mãos, segundo seu próprio testemunho. Ela integrava uma ONG para ensinar às mulheres o, atenção! “autoaborto”. E dizia para as mulheres: “faça você mesma o seu aborto”! ou seja, promovia abertamente um crime contra a vida num país cuja esmagadora maioria da população é Cristã e contrária ao aborto.


Entre Católicos, Ortodoxos e Protestantes: os teólogos mais influentes do século XX

Written By Beraká - o blog da família on quinta-feira, 12 de maio de 2016 | 10:16



Quem foram os maiores Teólogos Cristãos do Séc XX? (Católicos – Ortodoxos e Protestantes) ?


por*Francisco José Barros de Araújo 




No passado, tínhamos uma Igreja plural em suas expressões teológicas, mas profundamente una em sua fé. Padres da Igreja, doutores, santos e grandes teólogos, do oriente e ocidente, cada um com sua linguagem, cultura e ênfase própria, contribuíram não para mudar a doutrina, mas para aprofundar sua compreensão, como quem contempla o mesmo diamante por ângulos diferentes. Esse verdadeiro desenvolvimento homogêneo da doutrina foi magistralmente explicado pelo agora Doutor da Igreja, o cardeal John Henry Newman, ao demonstrar que "a Igreja não inventa novas verdades, mas amadurece a compreensão" da única Revelação recebida de Cristo. 




Esse princípio também foi reafirmado pelo magistério, como na encíclica Humani Generis de Pio XII, muito antes do Concílio Vaticano II, deixando claro que o verdadeiro progresso teológico acontece na continuidade e nunca na ruptura (hermenêutica da Continuidade).




Talvez hoje precisemos justamente redescobrir essa saudável complementariedade teológica, onde diferentes escolas e sensibilidades, permanecendo fiéis ao depósito da fé, se enriqueciam mutuamente sob a autêntica inspiração do Espírito Santo, o Espírito da Verdade prometido por Cristo, aquele que, como está no Evangelho, nos conduziria à verdade plena no tempo de Deus e não segundo as pressas ou modas do mundo. A verdadeira teologia nasce exatamente dessa docilidade: não da criatividade sem raízes, mas da fidelidade viva; não da ruptura, mas do aprofundamento; não do espírito do tempo, mas do Espírito eterno.  




Quem foram então, nesse contexto de grandes desafios intelectuais, crises culturais, guerras mundiais e avanços científicos, os grandes teólogos cristãos do século XX que mais se destacaram na defesa dessas verdades fundamentais da fé, especialmente do mistério central da Encarnação — Deus que se fez homem e habitou entre nós?  Deus que se fez homem e habitou entre nós: é isso que proclama o Credo. 




É isso que os concílios ecumênicos dos primeiros séculos, desde o Primeiro Concílio de Niceia até o Concílio de Calcedônia, fixaram definitivamente no dogma. Mas é também esta verdade que, dentro e fora do cristianismo, tem sido cada vez mais questionada, relativizada ou reinterpretada.  Bento XVI, especialmente em sua obra sobre Jesus, dedicou grande esforço a defender o Cristo verdadeiro: verdadeiro Deus e verdadeiro homem, contra as tentativas modernas de separar o Jesus histórico do Cristo da fé, reduzindo-o apenas a um mestre moral, a um revolucionário social ou a um mito religioso.  




Dentro da imensa produção teológica do século XX, surge então uma pergunta inevitável: quais foram as mentes mais brilhantes que ofereceram respostas profundas a essa questão central e a tantos outros desafios da fé cristã diante da modernidade?  




O que vemos é uma extraordinária produção teológica, rica e diversa, não apenas entre teólogos católicos, mas também entre ortodoxos e protestantes, muitos dos quais produziram uma teologia de alcance verdadeiramente universal, preocupada não com opiniões pessoais passageiras, mas com as grandes questões permanentes da verdade, da Revelação e do destino do homem.

Quem eram os Anabatistas, Valdenses, Cátaros, e Albigenses e suas heresias vencidas pela Santa Igreja?

Written By Beraká - o blog da família on quinta-feira, 5 de maio de 2016 | 16:23








Algumas igrejas batistas dizem que elas são descendentes diretas de certos grupos heréticos do passado. Por isso seriam as "verdadeiras igrejas de Cristo". Pretendem, inclusive, traçar sua origem até João, o batista. Seu principal fundamento é um livreto de 56 páginas chamado "O Rastro de Sangue", de autoria de J.M. Carrol, de 1931. O autor tenta provar que grupos heréticos do passado, como os Montanistas, Novacionistas, Donatistas, Paulicianos, Albigenses, Cátaros, Valdenses e Anabatistas eram os batistas do passado, e que foram perseguidos pelos católicos e desapareceram.Pelo fato de não existirem qualquer evidências destas alegações, alegam que a Igreja Católica tratou de apagar do mapa as evidências. O curioso é que os teólogos batistas rejeitam esta idéia como absurda e infundada! Apesar disso alguns batistas continuam a difundir tal ideia (são chamados de "batistas lendários"), para o embaraço da maioria dos protestantes batistas.

A esquerda Caviar quer um REGIME COMUNISTA com padrão Capitalista, já a nossa direita quer um CAPITALISMO DE ESTADO?

Written By Beraká - o blog da família on segunda-feira, 2 de maio de 2016 | 08:44









“Estamos percebendo que os Jargões e discursos "enlatados" de papagaios da CUT, MST, etc, coisa e tal, já não funciona mais com quem tem cabeça para pensar e não tem rabo preso a nada, não é filiado a nenhum partido, não pensa só nos próprios interesses pessoais e nem muito menos em IDEOLOGIAS DE PARTIDOS, seja de direita ou esquerda. A nossa ESQUERDA CAVIAR precisa entender que não há bônus sem ônus. E assim caminha nossa esquerda Caviar: Querendo um regime Comunista com padrão Capitalista (mostrem-me onde isto é uma realidade no mundo?). Por outro lado, os ditos de direita no Brasil, querem um CAPITALISMO DE ESTADO, ou seja, um capitalismo que sempre os socorra e os subsidiem sempre que precisem...”



Os Teólogos da Corte e o silêncio dos bons

Written By Beraká - o blog da família on domingo, 1 de maio de 2016 | 09:30





Uma alegre esperança deve acompanhar todo Cristão e principalmente o Católico:

“As portas do inferno jamais prevalecerão”

Qual o significado das "Portas do Inferno" usada por Cristo ?


Porta é o que permite a entrada em um lugar. Portas do inferno seriam então aquelas coisas que levam as almas a cair no inferno. Essas portas, nesse sentido são:


1) A porta da heresia e do erro pecando contra o que se deve crer.


2) A porta do pecado contra o que se deve fazer.


3) A porta do falso amor, da falsa mística, contra o que se deve amar.


São essas as três portas do inferno, que jamais prevalecerão contra a Igreja. Essas portas são o símbolo dos poderes diabólicos, isto é, dos meios que o demônio utiliza para perder as almas.


Nosso Senhor, porém prometeu que as portas do inferno jamais prevaleceriam contra Igreja, isto é que o demônio, por mais poder que tenha, e por mais que os maus o ajudem, jamais conseguirão vencer a Igreja fazendo com que ela ensine a heresia, o pecado e a falsa mística. É isto que significam principalmente as portas do inferno. Mas a Igreja sempre vencê-las-á. As portas do inferno não prevalecerão sobre a Igreja de Pedro.




Quando foi que a Igreja Católica deixou de ser, no Brasil, a instância profética que questiona? Em que momento ela foi seduzida e tornou-se uma Igreja composta por teólogos da corte — aqueles que compõe o séquito do novo Príncipe, o Partido dos Trabalhadores?

Não devemos nenhum favor aos comunistas e terroritas de esquerda mortos durante o Regime Militar no Brasil

Written By Beraká - o blog da família on quinta-feira, 28 de abril de 2016 | 10:23







ATENÇÃO! Estes não foram mortos e torturados porque queriam instalar a democracia no Brasil, mas, pela instalação da DITADURA DO PROLETARIADO! Trocar a intervenção militar temporária, por uma DITADURA COMUNISTA, para mim, é o mesmo que querer trocar seis por meia dúzia!

O Brasil "dividido entre Coxinhas e Ptralhas"

Written By Beraká - o blog da família on quarta-feira, 27 de abril de 2016 | 17:05




Estereótipos são péssimos, porém inevitáveis! É uma questão cultural e apesar de tudo tem suas utilidades – por exemplo, para nos alertar em situações potencialmente perigosas e nos instruir quanto à conduta adequada em determinado momento. Contudo, viver em uma realidade sem perceber a existência de estereótipos é um erro – e pode tornar as coisas ainda mais insustentáveis. 

Se a minha identidade está oculta em Cristo Jesus (Col 3,3) – QUEM SOU EU ?





“Portanto, já que vocês ressuscitaram com Cristo, procurem as coisas que são do alto, onde Cristo está assentado à direita de Deus. Mantenham o pensamento nas coisas do alto, e não nas coisas terrenas. Pois vocês morreram, e a vossa essência  está escondida agora com Cristo em Deus. Quando Cristo, que é a sua vida, for manifestado, então vocês também serão manifestados com ele em glória. Assim, façam morrer tudo o que pertence à natureza terrena de vocês: imoralidade sexual, impureza, paixão, desejos maus e a ganância, que é idolatria. É por causa dessas coisas que vem a ira de Deus sobre os que vivem na desobediência, as quais vocês praticaram no passado, quando costumavam viver nelas. Mas agora, abandonem todas estas coisas: ira, indignação, maldade, maledicência e linguagem indecente no falar. Não mintam uns aos outros, visto que vocês já se despiram do velho homem com suas práticas e se revestiram do novo, o qual está sendo renovado em conhecimento, à imagem do seu Criador...”(Colossenses 3,1-10).



Não tenho perfil para ser uma "eterna metamorfose ambulante" - #Prefiro ter opinião formada sobre tudo!

Written By Beraká - o blog da família on sábado, 23 de abril de 2016 | 14:40







Efésios 4,14: “Para que não sejamos mais como crianças, levados de um lado para o outro pelas ondas , nem jogados para cá e para lá por todo vento de doutrina e pela malícia de certas pessoas que induzem os incautos ao erro...” 

A Comunidade Católica Shalom sempre faz a AÇÃO DE GRAÇAS após a Comunhão – Isto é liturgicamente Correto?




Já vi muitos especialistas em liturgia dizendo não ser necessário fazer ação de graças depois de ter recebido a comunhão. Se a celebração eucarística já é, como indica a palavra grega εὐχαριστία, uma "ação de graças", não seria essa prática repetir o que já foi feito na Missa?



O que está em questão, na verdade, mais do que um "jogo de palavras", são a natureza do sacramento da Eucaristia e como ele age na alma dos que o recebem. Segundo Santo Tomás de Aquino, "este sacramento produz em relação à vida espiritual o efeito que a comida e a bebida materiais produzem a respeito da vida corporal" (S. Th., III, q. 79, a. 1).



Entre a Provação e a Restauração: Interpretação Contemporânea dos Capítulos 3 e 4 de Daniel

Written By Beraká - o blog da família on quarta-feira, 20 de abril de 2016 | 12:07





Estudo bíblico sobre os Capítulos 3 e 4 do livro de Daniel




O estudo do livro de Daniel frequentemente concentra-se apenas em seus capítulos proféticos — especialmente os capítulos 2 e 7 a 12 —, devido às imagens simbólicas e enigmas que despertam grande interesse e, por vezes, angústia. A compreensão do último versículo dessas passagens costuma trazer alívio e fascínio, gerando um encantamento pelo caráter revelador das profecias. No entanto, os capítulos históricos, como os capítulos 3 e 4, também possuem profundo valor espiritual e não devem ser negligenciados. Esses relatos não são meras narrativas, mas experiências que oferecem lições práticas e espirituais.  No pensamento hebraico, ao contrário do grego, Deus não se apresenta como um conceito meramente racional, mas como realidade vivenciada, tanto individual quanto comunitariamente. Compreender essa dimensão é essencial para interpretar corretamente tanto o Antigo quanto o Novo Testamento. Nos capítulos 3 e 4 de Daniel, encontramos histórias de decisões de vida ou morte, nas quais Deus permite que os eventos se desenrolem para registrar exemplos de fé, coragem e fidelidade. Além disso, o livro também contém profecias precisas sobre a ascensão e queda de grandes impérios, revelando a soberania divina ao longo da história.  Daniel 1 apresenta Nabucodonosor atacando o santuário de Deus, levando cativos o povo e os vasos sagrados, e promovendo cultos a deuses falsos — um tipo do poder do Anticristo. Já Daniel 2 descreve o sonho do rei com uma estátua composta de metais diferentes, destruída por uma pedra cortada do céu, símbolo de Cristo e do santuário divino. Este estudo foca, portanto, nos capítulos 3 e 4, explorando como Deus age na história, sustenta a fé de seus servos e aponta para a revelação de Jesus como Rocha eterna e montanha de salvação.

A esquerda pode elogiar o assassino Che Guevara mas Bolsonaro não pode homenagear o Coronel Brilhante Ulstra? Por que?

Written By Beraká - o blog da família on segunda-feira, 18 de abril de 2016 | 21:04




COMENTÁRIOS DO BLOG BERAKASH: “Não quero aqui fazer apologia e defesa de crimes e torturas praticados tanto pela direita quanto pela esquerda, no Brasil e no mundo, mas apenas apontar a hipocrisia da nossa esquerda tupiniquim, ao destacar apenas um lado da moeda, sem mostrar a outra face. Enquanto durante todo o período da ditadura militar no Brasil, entre mortos e desaparecidos, segundo dados da associação das mães destas vítimas totalizaram 472 pessoas, no período Che Guevara de acordo com O Livro Negro do Comunismo, escrito por estudiosos franceses de esquerda (ou seja, dificilmente uma mera publicação "direitista" ou de "fanáticos anticastristas de Miami"), ocorreram 14.000 execuções por fuzilamento em Cuba até o final de década de 1960, entre estas execuções mais 1.000 praticadas pessoalmente por Che Guevara.”


São Jorge – Mito ou verdade ?

Written By Beraká - o blog da família on quarta-feira, 13 de abril de 2016 | 10:42


(Ícone de São Jorge)




“São Jorge (275 + 23 de abril de 303) foi, de acordo com a tradição, um soldado romano no exército do imperador Diocleciano, venerado como mártir cristão. Na hagiografia, São Jorge é um dos santos mais venerados no catolicismo (tanto na Igreja Católica Romana e na Igreja Ortodoxa como também na Comunhão Anglicana). Considerado como um dos mais proeminentes santos militares, a memória de São Jorge é celebrada nos dias 23 de abril e 3 de novembro. Nestas datas, por toda a parte, comemora-se a reconstrução da igreja que lhe é dedicada, em Lida (Israel), na qual se encontram suas relíquias. A igreja foi erguida a mando do imperador romano Constantino I.Há uma tradição que aponta o ano 303 como ano da sua morte. Apesar de sua história se basear em documentos lendários e apócrifos (decreto gelasiano do século VI), a devoção a São Jorge se espalhou por todo o mundo.São Jorge teria nascido na antiga Capadócia, atualmente pertencente à Turquia. Na Catalunha tem uma igreja com o seu nome, e em Girona existem vários templos com o seu nome, e três ermidas situadas em Calonge, Loret de Mary e Sant Llorenço de la Muga têem o seu nome.Após a morte de seu pai, mudou-se com sua mãe para a palestina.Foi promovido a capitão do exército romano por sua dedicação e habilidade. Com 23 anos passou a frequentar a corte imperial em Roma.Nesta época o imperador Diocleciano decretou a morte dos cristãos e numa reunião do senado para confirmar o decreto, S.Jorge levantou-se contra ele e, defendendo as verdades da fé, afirmou que os ídolos adorados nos templos pagãos eram falsos deuses. Indagado sobre esta atitude ousada, São Jorge respondeu que era por causa da Verdade, e perguntado por um senador o que era verdade respondeu-lhe que a Verdade é Nosso Senhor Jesus Cristo, e que Ele estava ali para dar testemunho disso.Como São Jorge mantinha-se fiel e não aceitava os deuses pagãos, o Imperador tentou fazê-lo desistir da fé torturando-o. Após várias torturas, não renegando a Deus Nosso Senhor, foi degolado em 23 de abril de 303. Sua sepultura encontra-se na Lídia, na Palestina.A devoção a São Jorge veio da época das cruzadas, espalhando-se rapidamente pelo ocidente. A imagem que nós conhecemos de São Jorge lutando contra o dragão é uma lenda, mas como o verdadeiro guerreiro lutou contra satanás defendendo a fé, ele nos convida a lutar pelo bom combate.São Jorge é padroeiro da Inglaterra, Portugual, Lituânia e Georgia.O Papa Paulo VI, para agradar aos protestantes que são contra o culto dos Santos, aboliu o culto dos Santos que não tinham registros históricos mas somente relatos tradicionais, como é o caso de São Jorge. São Jorge é Santo e está no céu sim, e uma devoção e seguimento do exemplo de seguimento radical a Cristo praticado por este grande Santo combatente Cristão deve ser praticada e imitada.”



O QUE É? E O QUE NÃO É UM GRUPO DE ORAÇÃO ?

Written By Beraká - o blog da família on domingo, 10 de abril de 2016 | 21:31





Comentários do blog Berakash: “Alguns após uma experiência com a misericórdia de Deus e a efusão do Espírito, passam a participar do grupo de oração com falsas expectativas do que seja o grupo de oração e a que se destina. Outros participam apenas por curiosidade, ou apenas para saborear dos louvores e momentos de oração.Outros com suas carências e problemas pessoais e com uma mentalidade protestante, se aproximam e depois se afastam por não ver suas falsas expectativas não supridas e atendidas. Na Comunidade Católica  Shalom os grupos de oração são introduzidos no Caminho da Paz que é o itinerário formativo dos membros de grupos de oração da Obra Shalom. Por meio da apresentação de conteúdos e da aplicação de recursos específicos, busca conduzi-los, desde a experiência inicial com Jesus, à maturidade da fé, da santidade e do testemunho radical do Evangelho. O itinerário “Caminho da Paz” pressupõe uma experiência pessoal com Cristo Ressuscitado, sem a qual não há crescimento. Essa experiência pode acontecer de várias formas. 

Quer queiramos ou não, é o "capitalismo #ordoliberalista" que sustentará o mundo econômico





Em um mundo marcado por crises econômicas recorrentes, disputas ideológicas e profundas transformações tecnológicas, compreender os diferentes sistemas econômicos deixou de ser apenas um exercício acadêmico e passou a ser uma necessidade prática para qualquer pessoa que deseje entender os rumos da sociedade moderna. 


Muito além de slogans políticos ou simplificações ideológicas, socialismo, capitalismo, liberalismo e suas variantes representam tentativas históricas de responder a uma pergunta fundamental: como organizar a vida econômica de forma que a sociedade prospere sem destruir a dignidade humana?  A história demonstra que nenhuma teoria econômica pode ser analisada de forma isolada ou puramente teórica. É necessário observar seus resultados concretos, seus impactos sociais e sua coerência com a própria natureza humana



Ideias podem parecer belas no papel, mas somente a realidade mostra se elas são sustentáveis ou apenas utopias perigosas. O século XX, em especial, serviu como um grande laboratório histórico onde diferentes modelos foram testados, alguns produzindo prosperidade e inovação, outros gerando autoritarismo, escassez e tragédias humanas.  


Nesse contexto, o chamado capitalismo moderno — especialmente em suas formas reguladas como o ordoliberalismo e a economia social de mercado — surge não como um sistema perfeito, mas como aquele que melhor conseguiu equilibrar liberdade econômica, ordem institucional e responsabilidade social. Diferente dos modelos centralizadores, ele parte do reconhecimento de uma verdade fundamental: o ser humano não é uma peça de engenharia social, mas um ser livre, dotado de criatividade, interesses próprios e capacidade de cooperação.  



Analisar essas diferenças não significa apenas tomar partido ideológico, mas compreender como a liberdade, a propriedade, a iniciativa individual e a responsabilidade moral se relacionam com o desenvolvimento das nações. 


Afinal, o verdadeiro debate não é apenas econômico, mas também antropológico e moral: qual sistema respeita melhor a natureza humana e permite que as pessoas desenvolvam suas potencialidades sem se tornarem reféns do poder político?  


É a partir dessa perspectiva que se torna possível analisar criticamente os principais sistemas econômicos e entender por que, apesar de suas falhas, o modelo baseado na liberdade econômica regulada por instituições fortes continua sendo a base das sociedades mais prósperas do mundo contemporâneo.

Como fazer o Vocacional Shalom à Distância?

Written By Beraká - o blog da família on sábado, 9 de abril de 2016 | 23:03




“Se sentires o chamado de Deus não recuseis” (São João Paulo II)



Aqueles que residem em lugares onde não há casa de  Missão do Shalom e querem conhecer melhor a Vocação Shalom e trilhar um caminho de discernimento vocacional, basta entrar em contato com a Assessoria Vocacional, expressando o  desejo de fazer parte do vocacional.

TRANSLATE

QUEM SOU EU?

Minha foto
CIDADÃO DO MUNDO, NORDESTINO COM ORGULHO, Brazil
Blog formativo e apologético inspirado em 1Pd 3,15. Aqui você não vai encontrar matérias sentimentalóides para suprir carências afetivas, mas sim formações seguras, baseadas no tripé da Igreja, que deem firmeza à sua caminhada cristã rumo à libertação integral e à sua salvação. Somos apenas o jumentinho que leva Cristo e sua verdade aos povos, proclamando que Ele é “o caminho, a verdade e a vida” (João 14,6), e que sua Igreja é a coluna e o sustentáculo da verdade (1Tm 3,15). Nossa Missão: promover a educação integral da pessoa, unindo fé, razão e cultura; fortalecer famílias e comunidades por meio da formação espiritual e intelectual; proclamar a verdade revelada por Cristo e confiada à Igreja, mostrando que fé e razão caminham juntas, em defesa da verdade contra ideologias que nos afastam de Deus. Rejeitamos um “deus” meramente sentimental e anunciamos o Deus verdadeiro revelado em Jesus Cristo: Misericordioso e Justo o qual ama o pecador, mas odeia o pecado que destrói seus filhos. Nosso lema é o do salmista: “Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao vosso nome daí glória” (Sl 115,1).

📲Fortaleça sua fé e consciência — siga e receba as atualizações!

TOTAL DE ACESSOS NO MÊS

ÚLTIMOS 5 COMENTÁRIOS

"CONSAGRADOS A JESUS" PELAS MÃOS DE MARIA SANTÍSSIMA

"CONSAGRADOS A JESUS" PELAS MÃOS DE MARIA SANTÍSSIMA
 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2013. O BERAKÁ - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger