Para o voto dos católicos em qualquer eleição, há seguras
diretrizes e princípios iluminadores que a Doutrina Social da Igreja oferece. Na maioria desses temas se exige o posicionamento firme do
candidato; em outros há uma gradação, ou seja, determinado tema pode ser aceito
com ressalvas. Por exemplo, um item que não cabe sequer negociação é o
do aborto! O sagrado magistério não abre nenhuma exceção
ao aborto, pois é e sempre será a favor da vida desde a sua origem até o seu
fim. Portanto, muito cuidado com candidatos que são declaradamente a
favor do aborto e ainda se dizem católicos, bem como políticos de linguagem dúbia
e “escorregadia” que dizem que é o aborto é uma “questão de saúde pública”, e usam
palavras como: descriminalização, antecipação do parto, etc. O sagrado
magistério da Igreja em todos seus documentos, jamais dará tal tratamento aos nascituros.
Se o candidato se posiciona de forma ambígua, ou é declaradamente a favor do
aborto, nem perca seu tempo olhando os demais itens, coloque outro candidato
dentro dessa sua planilha e analise.
ORIENTAÇÃO PARA "O VOTO DOS
CATÓLICOS" a partir da doutrina social da
igreja
Autor: Delcy Pereira Carvalho Filho
Buscando orientar católicos para votarem
bem, elaborei uma lista com 17 itens para ajudar na escolha de candidatos para
as próximas eleições. Espero contribuir com uma escolha consciente segundo a
nossa fé.
Lembramos que "a Igreja não tem
candidato oficial nem partido próprio", mas no campo da política sua orientação
é precisa, clara e consistente!
1. Direito à Vida “233 Quanto aos «meios » para atuar a procriação responsável, há que se excluir como moralmente ilícitos tanto a esterilização como o aborto [521). Este último, em particular, é um abominável delito e constitui sempre uma desordem moral particularmente grave [5221;
longe de ser um
direito, é antes um triste fenômeno que contribui gravemente para a difusão de
uma mentalidade contra a vida, ameaçando perigosamente uma convivência social
justa e democrática [523).” (Compêndio da Doutrina Social da Igreja)
2. Família, fundada no matrimônio
entre o homem e a mulher "Uma sociedade à medida da família é a melhor
garantia contra toda a deriva de tipo individualista ou coletivista, porque nela a pessoa está sempre no
centro da atenção enquanto fim e nunca como meio." (Compêndio da Doutrina
Social da Igreja).
3. Ideologia de Gênero: “224 Em face das
teorias que consideram a identidade de gênero somente o produto cultural e
social derivante da interação entre a comunidade e o indivíduo, prescindindo da
identidade sexual pessoal e sem referência alguma ao verdadeiro significado da
sexualidade, a Igreja não se cansará de reafirmar o próprio ensinamento: «Cabe a cada um, homem e mulher, reconhecer e aceitar sua
identidade sexual original como dom de Deus” (Compêndio da Doutrina
Social da Igreja).
4. Legalização de Drogas "Não é
deixando livre o uso das drogas, como se discute em várias partes da América
Latina, que se conseguirá reduzir a difusão e a influência da dependência química"
e "Não a todo tipo de droga! Sobre isso não podem existir compromissos
para legalizar um delito, ou vício" (Papa Francisco).
5. Propriedade Privada “176
Mediante o trabalho, o homem, usando a sua inteligência, consegue dominar a
terra e torná-la sua digna morada: «Deste modo, ele apropria-se de uma parte da
terra, adquirida precisamente com o trabalho. Está aqui a origem da propriedade
individual» [3681. A
propriedade privada, bem como as outras formas de domínio privado dos bens,
«assegura a cada qual um meio absolutamente necessário para a autonomia pessoal
e familiar e deve ser considerada como uma prolongação da liberdade humana”
(Compêndio da Doutrina Social da Igreja)
6. Ordem econômica que vise colocar no
centro a pessoa humana (não o estado) - “«Também na vida econômico-social se
deve respeitar e fomentar a dignidade da pessoa humana, a sua vocação integral
e o bem de toda a sociedade. Pois o homem é o autor, o
centro e o fim de toda a vida econômico-social » [692)." (Compêndio
da Doutrina Social da Igreja)
7. Estímulo ao direito ao
trabalho - “287 O trabalho é um direito fundamental e é um bem para o homem
[6191: um bem útil, digno dele porque apto a exprimir e a acrescer a dignidade
humana. A
Igreja ensina o valor do trabalho não só porque este é sempre pessoal, mas
também pelo caráter de necessidade [620].” (Compêndio da Doutrina Social da
Igreja)
8. Ação do Estado “351 A ação do
estado e dos outros poderes públicos deve conformar-se com o princípio da
subsidiariedade para criar situações favoráveis ao livre exercício da atividade
econômica; esta deve inspirar-se também no principio de solidariedade e
estabelecer os limites da autonomia das partes para defender a parte mais
frágeis [7331.
A solidariedade sem subsidiariedade pode, de fato, degenerar facilmente em
assistencialismo, ao passo que a subsidiariedade sem a solidariedade se expõe
ao risco de alimentar formas de localismo egoísta. Para respeitar estes dois
fundamentais princípios, a intervenção do Estado em âmbito econômico não deve
ser nem açambarcadora, nem remissiva, mas sim apropriada às reais exigências da
sociedade: «O Estado tem o dever de secundar a atividades
das empresas, criando as condições que garantam ocasiões de trabalho,
estimulando-a onde for insuficiente e apoiando-a nos momentos de crise. O
Estado tem também o direito de intervir quando situações particulares de
monopólio criem atrasos ou obstáculos ao desenvolvimento. Mas, além
destas tarefas de harmonização e condução do progresso, pode desempenhar
funções de suplência em situações excepcionais » [7341." (Compêndio da
Doutrina Social da Igreja)
9. Tamanho do Estado - Estado grande ou
Estado que favoreça a subsidiariedade? "Com o
princípio de subsidiariedade estão em contraste formas de centralização, de
burocratização, de assistencialismo, de presença injustificada e excessiva do
Estado e do aparato público: «Ao intervir diretamente, irresponsabilizando a
sociedade, o Estado assistencial provoca a perda de energias humanas e o
aumento exagerado do sector estatal, dominando mais por lógicas burocráticas do
que pela preocupação de servir os usuários com um acréscimo enorme das
despesas» [4001. A falta de reconhecimento ou o reconhecimento
inadequado da iniciativa privada, também econômica, e da sua função pública,
bem como os monopólios, concorrem para mortificar o princípio de
subsidiariedade."
10. Liberdade Religiosa “422 A liberdade de
consciência e de religião «diz respeito ao homem individual e socialmente»
[861]: o direito à liberdade religiosa deve ser
reconhecido no ordenamento jurídico e sancionado como direito civil
[8621," (Compêndio da Doutrina Social da Igreja)
11. Contra o Socialismo - “A«Rerum novarum»
enumera os erros que provocam o mal social, exclui o socialismo como remédio e
expõe, precisando-a e atualizando-a, «a doutrina
católica acerca do trabalho, do direito de propriedade, do princípio de
colaboração contraposto à luta de classe (propondo o diálogo e a conciliação)
como meio fundamental para a mudança social, sobre o direito dos fracos, sobre
a dignidade dos pobres e sobre as obrigações dos ricos, sobre o aperfeiçoamento
da justiça mediante a caridade, sobre o direito a ter associações
profissionais» [144].” (Compêndio da Doutrina Social da Igreja).
12. Críticas ao Liberalismo Econômico: "Conheceis,
veneráveis Irmãos e amados Filhos, e sabeis perfeitamente a admirável doutrina,
que tornou a encíclica « Rerum novarum » digna de eterna memória. Nela o bom
Pastor, condoído ao ver « a miserável e desgraçada
condição, em que injustamente viviam » tão grande parte dos homens, tomou
animoso a defesa dos operários, que« as condições do tempo tinham entregado e
abandonado indefesos à crueldade de patrões desumanos e à cobiça de uma
concorrência desenfreada ».(9) Não pediu auxílio nem ao liberalismo nem ao
socialismo, pois que o primeiro se tinha mostrado de todo incapaz de resolver
convenientemente a questão social, e o segundo propunha um remédio muito pior
que o mal, que lançaria a sociedade em perigos
mais funestos." (CARTA ENCÍCLICA
QUADRAGESIMO ANNO)
13. A importância da economia de mercado fundada
na livre iniciativa “ 335 Na perspectiva do desenvolvimento integral e
solidário, pode-se dar uma justa apreciação à avaliação moral que a doutrina
social oferece sobre a economia de mercado ou, simplesmente, economia livre: «Se por "capitalismo" se indica um sistema
econômico que reconhece o papel fundamental e positivo da empresa, do mercado,
da propriedade privada e da conseqüente responsabilidade pelos meios de
produção, da livre criatividade humana no sector da economia, a resposta é
certamente positiva, embora talvez fosse mais apropriado falar de “economia de
empresa", ou de "economia de mercado", ou simplesmente de
"economia livre"."
14. Apreço pela Democracia - “«A Igreja encara com
simpatia o sistema da democracia, enquanto assegura a participação dos cidadãos
nas opções políticas e garante aos governados a possibilidade quer de escolher
e controlar os próprios governantes, quer de os substituir pacificamente,
quando tal se torne oportuno; ela não pode, portanto, favorecer a formação de
grupos restritos de dirigentes, que usurpam o poder do Estado a favor dos seus
interesses particulares ou dos objetivos ideológicos." (Compêndio
da Doutrina Social da Igreja).
15. A importância da Soberania das nações:"435
0 Magistério reconhece a importância da soberania nacional, concebida antes de
tudo como expressão da liberdade que deve regular as relações entre os Estados
[889) . A soberania representa a subjetividade [8901 de
uma nação sob o aspecto político, econômico e também cultural. A dimensão cultural
adquire um valor particular como ponto de força para a resistência aos atos de
agressão ou às formas de domínio que condicionam a liberdade de um País: a
cultura constitui a garantia de conservação da identidade de um povo, exprime e
promove a sua soberania espiritual[891]." (Compêndio da Doutrina
Social da Igreja)
16. Corrupção - 411 Entre as
deformações do sistema democrático, a corrupção política é uma das mais graves [8431 porque trai, ao mesmo tempo, os princípios
da moral e as normas da justiça social, compromete o correto funcionamento do
Estado, influindo negativamente na relação entre governantes e governados;
introduzindo uma crescente desconfiança em relação à política e aos seus
representantes, com o conseqüente enfraquecimento das instituições. A corrupção política distorce na raiz a função das
instituições representativas, porque as usa como terreno de barganha política
entre solicitações clientelares e favores dos governantes. Deste modo,
as opções políticas favorecem os objetivos restritos de quantos possuem os
meios para influenciá-las e impedem a realização do bem comum de todos os
cidadãos.
17. Síntese dos Direitos - “155 Os
ensinamentos de João XXIII[3141, do Concilio Vaticano II [3151, de Paulo
VI[3161 ofereceram amplas indicações da concepção dos direitos humanos
delineada pelo Magistério. Na Encíclica «Centesimus
annus» João Paulo II sintetizou-as num elenco: «o direito à vida, do qual é
parte integrante o direito a crescer à sombra do coração da mãe depois de
sergerado; o direito a viver numa família unida e num ambiente moral favorável
ao desenvolvimento da própria personalidade; o direito a maturar a sua
inteligência e liberdade na procura e no conhecimento da verdade; o
direito a participar no trabalho para valorizar os bens da terra e a obter dele
o sustento próprio e dos seus familiares; o direito a fundar uma família e a
acolher e educar os filhos, exercitando responsavelmente a sua sexualidade.
Fonte e síntese destes direitos é, em certo sentido, a liberdade religiosa,
entendida como direito a viver na verdade da própria fé e em conformidade com a
dignidade transcendente da pessoa» [317]." (Compêndio da Doutrina Social
da Igreja)
Oração (para uso privado):
"Ó nação amada, em cujo seio fomos
acolhidos. O Brasil esplêndido de povo amável e riquezas sem par! És soberano,
em teu solo nasceram tantos enquanto tantos outros para cá trouxeram a riqueza
de suas vidas. O terra bendita, porque não dizer que tu és a terra de onde mana
leite e mel? Veneramos-te como nossa mãe, desejamos liberdade! Que essa nação
nos permita pregar, falar, dar opinião, debater, dialogar, gerar sabedoria
entre os homens e as gerações. Nessa passagem terrena,
nessa pátria, desejamos progredir, espiritual e materialmente, nos tornar
filhos honrados dessa nobre mãe, que és tu, ó Terra de Santa Cruz! Aqui
desejamos adorar a Deus com todo o nosso ser, cultivar amizades, exercer a
solidariedade. Nesse tempo de eleições, oro por Ti, para que tu não sejas
sequestrada por ideologias equivocadas que desejam perverter-te, desviar-te de
tua nobre vocação e tornar-te vassala de interesses contrários ao teus,
desconfigurando-te! Nasceste para ser Sal e Luz para a América Latina e para os
povos! Que mais santos brotem do teu território, que
saibamos cuidar de nossas famílias, de nossos filhos, dos jovens, dos pobres e
desse amado país! Que a Mãe Aparecida abrace e demonstre, como sempre tem
feito, sua predileção por ti, o amado, ó admirável Brasil!
Delcy Pereira Carvalho Filho
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O Papa Francisco? Esse vai fazer campanha pro Lula esteja certo.
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