Comentário do blog Berakash: “Examinai tudo e ficai apenas com aquilo que é bom” (I Tessalonicenses 5,21).
A essência
deste maravilhoso versículo é tão abrangente que pode ser aplicado de forma
muito ampla em qualquer aspecto, propósito ou parte de nossa vida com grande
potencial de transformação; mas para algumas pessoas, justamente o fato de este
versículo possuir tamanha versatilidade e magnitude acaba fazendo com que eles
não o apliquem satisfatoriamente em nenhuma área de sua existência. Eu sei
disso porque também já agi assim no passado. Então, em certa altura da minha
vida, após adquirir um pouco de conhecimento, eu pensei:
Como é que posso aplicar a essência deste versículo de uma forma simples
que me permita desenvolver minha fé, minha mente e meu coração de uma maneira a
aumentar minha compreensão das coisas a nível natural e espiritual, gerando a
possibilidade de gradativamente aplicar o conhecimento adquirido em graus cada
vez mais amplos e profundos do meu próprio ser e de tudo o que está relacionado
com a minha existência a caminho da santidade?
Tem um ditado que diz: quando
tinha todas as respostas, mudaram as perguntas. Então conclui sobre a
importância das perguntas certas, na hora certa, do jeito certo, para as
pessoas e circunstâncias certas. Aquelas perguntas que servem para encerrar, ou
iniciar um novo ciclo em nossas vidas. Perguntas para me aprofundar nos estudos
e reflexões bíblicas que faço, assim como para compartilhar o que já aprendi e
ainda tenho a aprender. Faço isso porque percebi que se qualquer um conseguir
fazer perguntas de qualidade, ou seja, das menos até às maios óbvias, mais
profundas, e específicas; a Deus, a si mesmo, e até às outras pessoas, logo, as
respostas que receberemos ou encontraremos serão sempre úteis para nós, talvez
não sejam para outros, mas para nós sim.Por outro lado, isso significa que as
respostas geradas por perguntas de qualidade agregaram uma enorme quantidade de
valor, conhecimento e sabedoria práticas que alargam nosso entendimento. A maioria das pessoas fazem sempre as
mesmas perguntas, apenas com leves variações, a respeito de todas as coisas,
seja a si mesmos, aos outros ou a Deus; e como tais perguntas são sempre
superficiais, genéricas e vagas, as respostas que recebem também são sempre no
mesmo nível e isso as impede ou atrasa de construir crescimento significativo
interna e externamente na vida. Portanto, se você me permite sugerir algo antes
de você ler o texto abaixo, que pode expandir, potencializar e maximizar o seu
aprendizado e desenvolvimento espiritual e mental, é: Passe a fazer perguntas mais inteligentes, sábias, profundas e
específicas, seja a Deus, a si mesmo e aos outros ao redor, pois tais perguntas
vão gerar uma tremenda quantidade de sabedoria, autoconhecimento e aprendizado
de modo que você vai se surpreender com todo o entendimento, clareza e
autoconsciência que receberá e encontrará. O ponto principal aqui é:
Qualquer que seja o conhecimento adquirido através de livros ou experiência de vida, faça isso
sempre examinando-os atentamente segundo a luz das Escrituras, o nosso espelho,
e fiel da balança, retendo tudo o que eles tiverem de bom, conceitos,
pensamentos, mentalidades, exercícios, reflexões, frases e etc... E, deixe de
lado tudo o que eles tiverem de ruim ou o que não for útil, ou que nada
acrescente em sua vida. Assim nos diz as
escrituras: “Adquire sabedoria, adquire a inteligência e não te esqueças nem te
aparte das palavras da minha boca” Provérbios 4,5. Se queremos alcançar
nosso máximo potencial como pessoas, e servos de Cristo, devemos sempre
desenvolver igualmente tanto nosso lado espiritual quanto nosso lado
intelectual e natural, para que exista equilíbrio em nós. E a forma mais
simples e efetiva de fazer isso é examinando todas as coisas e retendo o bem,
ou seja, mantendo toda informação, conhecimento e aprendizado que for útil para
nossa edificação completa e rejeitando tudo o que não for.
Na vida temos dois faróis: O da
fé e o da razão. A palavra de Deus diz que o justo vive pela fé, não que com
isto devamos negar a razão como Lutero que dizia que a razão é a prostituta do
diabo. O farol da razão tem uma iluminação e alcance limitado, já o farol da fé
nos leva além daquilo que a razão pode alcançar. Os sábios dizem que a fé e a
razão são as duas asas que nos elevam até Deus, porém, esta navegação e este
voo precisam ser guiados pelo farol da prudência. Alguém me disse: “Leio Marx, Dostoiévski, Tolstói , e , recentemente, o
romance "Pais e Filhos" do escritor Ivan Turguêniev. Leio também
Vitor Hugo , Dante Aleghieri, Thomas Mann, Emile Zola ( o Germinal, um
clássico) e os mais consagrados escritores de todos os tempos. Não me preocupo
com a pseudo-catequização que determinados escritores possam me causar. Alias
diga-se de passagem, li tambem o clássico de Max Weber: A Ética do Protestante
e o Espírito do Capitalismo.Resumindo não escolho uma doutrina, ou linha
católica específica para seguir, ou ler, leio tudo que considero um clássico,
ou interessante...” Um indivíduo ia à farmácia, e perguntava para o
balconista, como se estivesse numa mercearia (ou numa livraria): "Então que novidades o senhor tem
para me oferecer ?" E comprava um remédio porque era novo. E comprava
outro porque era famoso. E um terceiro, porque era gostoso. E um quarto, porque
tinha um vasilhame simpático ou elegante. É claro que este sujeito era um
hipocondríaco. Ele morreu de tanto tomar remédio.Claro que, se pudesse, ele
protestaria, argumentando talvez que os remédios não lhe poderiam fazer mal,
porque ele, não conhecendo química, nenhum dos elementos contidos nas tisaranas
que engolia, lhe poderiam fazer mal.Fizeram
mal.Morreu.Está morto até hoje. Porque "quand on meurt c´est pour
longtemps", dizem os franceses.Essa história, pode ser comparada a
aqueles que tem sede de conhecimento. Assim como esse hipocondríaco tomava
remédios, podemos engolir "clássicos", que são um verdadeiro veneno.
E ingenuamente pensar que eles não nos afetam.Vimos acima uma lista de autores
que se pode engolir julgando ser de grande valor, embora uns digam o contrário
dos outros, pois como se pode juntar Dante e o indecente Zola? De duas uma: Ou
não se entendeu Dante ou não entendeu Zola.Se Pedro já nos alertava para este
risco com relação às escrituras, imaginem com a leitura aleatória em busca de
conhecimentos:
"...falando disto, como em todas as suas epistolas, entre as quais
há pontos difíceis de entender, que os indoutos e inconstantes torcem e
igualmente as outras Escrituras, para sua própria perdição." (II Pedro
3,16).
O utilitarismo (que não deve ser confundido com o
PRAGMATISMO, corrente filosófica a qual prega que a
validade de uma doutrina é determinada pelo seu bom êxito prático. É
especialmente aplicado ao movimento filosófico norte-americano baseado em
ideias de Charles Sanders Peirce 1839-1914 e William James 1842-1910), é
uma família de teorias consequencialistas, defendida principalmente por Jeremy
Bentham e John Stuart Mill, que afirma
que as ações são boas quando tendem a promover a felicidade e más quando tendem
a promover o oposto da felicidade.[1]
Filosoficamente,
pode-se resumir a doutrina utilitarista pela frase:
“Agir sempre de forma a produzir a maior quantidade de bem-estar”(Princípio
do bem-estar máximo)[2].
Trata-se então de uma
moral
eudemonista (doutrina ética que considera a busca de uma vida feliz, seja em
âmbito individual seja coletivo, o princípio e fundamento dos valores morais,
julgando eticamente positivas todas as ações que conduzam o homem à felicidade),
mas que, ao contrário do egoísmo, insiste no fato de que devemos considerar o
bem-estar de todos e não o de uma única pessoa.
Antes de quaisquer outros, foram Jeremy Bentham (1748-1832) e John
Stuart Mill (1806-1873) que sistematizaram o princípio da utilidade e
conseguiram aplicá-lo a questões concretas – sistema político, legislação,
justiça, política econômica, liberdade sexual, emancipação feminina, etc.
Em Economia, o utilitarismo
pode ser entendido como um princípio ético no qual o que determina se uma
decisão ou ação é correta, é o benefício intrínseco exercido à coletividade,
ou seja quanto maior o benefício, tanto melhor a decisão ou ação será.
DADOS BIOGRÁFICOS DE
JOHN STUART MILL
John Stuart Mill
(Londres, 20 de maio de 1806 – Avignon, 8 de maio de 1873) foi um
filósofo e economista britânico. É considerado por muitos como o
filósofo de língua inglesa mais influente do século XIX.[1] É
conhecido principalmente pelos seus trabalhos nos campos da filosofia política,
ética, economia política e lógica, além de influenciar inúmeros pensadores e
áreas do conhecimento. Defendeu o utilitarismo, a
teoria ética proposta inicialmente por seu padrinho, Jeremy Bentham. Além
disso, é um dos mais proeminentes e reconhecidos defensores do liberalismo
político, sendo seus livros fontes de discussão e inspiração sobre as
liberdades individuais ainda nos tempos atuais.[2]Mill chegou a ser membro do
Parlamento Britânico, eleito em 1865, tendo defendido principalmente os direitos
das mulheres, chegando a apresentar uma petição para estender o sufrágio às
mulheres.[2]John Stuart Mill nasceu na casa do seu pai em Pentonville,
Londres, sendo o primeiro filho do filósofo escocês radicado na Inglaterra
James Mill. John foi educado pelo pai, com a assistência de Jeremy Bentham e
Francis Place. Foi-lhe dada uma educação rigorosa e foi deliberadamente
escudado de rapazes da mesma idade.
O seu pai, um seguidor de Bentham e um aderente ao associativismo, tinha
como objetivo explícito criar um gênio intelectual que iria assegurar a causa
do utilitarismo e a sua implementação após a morte dele e de Bentham. James Mill concordava com a visão de John Locke a respeito da
mente humana como uma folha em branco (tábula rasa) para o registro das
experiências e por isso prometeu estabelecer quais experiências preencheriam a
mente de seu filho empreendendo um rigoroso programa de aulas
particulares.
Seus feitos em
criança eram excepcionais; com a idade de três anos foi-lhe ensinado o
alfabeto grego e longas listas de palavras gregas com os seus equivalentes em
inglês. Com a idade de oito anos tinha lido as fábulas de Esopo, a Anabasis de
Xenofonte, toda a obra de Heródoto, e tinha conhecimento de Lúcio, Diógenes
Laércio, Isócrates e seis diálogos de Platão. Também tinha lido muito sobre
a história da Inglaterra. Um registro contemporâneo dos estudos de Mill dos
oito aos treze anos de idade foi publicado por Bain, que sugere que a
autobiografia está longe de exagerar o volume de trabalhos. Com a
idade de oito começou com o latim, Euclides e álgebra e foi nomeado tutor dos
membros mais jovens da família. As suas principais leituras eram ainda
em história, mas ele leu também os autores em latim e grego lidos normalmente
nas escolas e universidades do seu tempo. Com dezoito anos,
descreveu a si mesmo como uma "máquina lógica" e, aos 21, sofreu uma
depressão profunda. Ele levou muitos anos para recuperar a autoestima. A
obra de seu pai, História da Índia, foi publicada em 1818, após a qual, com a
idade de doze anos, John iniciou um estudo intenso de lógica, lendo
os tratados de lógica de Aristóteles no original. Nos anos seguintes foi introduzido na economia política
e estudou Adam Smith e David Ricardo com o seu pai — tendo acabado por
completar a teoria econômica dos fatores de produção destes.
Mill trabalhou na
Companhia Inglesa das Índias Orientais, lidando com a correspondência rotineira
referente à atuação do governo inglês na Índia. Aos 25 anos, apaixonou-se por
Harriet Taylor, uma mulher linda e inteligente, porém casada, que veio exercer
grande influência no trabalho de Mill. Cerca de vinte anos depois,
quando seu marido faleceu, Harriet Taylor se casou com John Stuart Mill. Ele se
referia a ela como "dádiva-mor da minha existência" e ficou
inconsolável quando ela morreu sete anos depois. Mill
ficou horrorizado com o fato de as mulheres serem privadas dos direitos
financeiros ou das propriedades e comparou a saga feminina à de outros grupos
de desprovidos. Condenava a ideia da submissão sexual da esposa
ao desejo do marido, contra a própria vontade, e a proibição do divórcio com
base na incompatibilidade de gênios. Sua concepção de
casamento era baseada na parceria entre pessoas com os mesmos direitos, e não
na relação mestre-escravo. Tal
concepção de casamento é atestada por seu próprio casamento com Harriet Taylor,
escrevendo pouco tempo antes uma declaração em que critica fortemente a lei do
casamento e garante a Taylor total liberdade de ação e sobre seus próprios
pertences.[3]
Devido aos seus trabalhos abordando diversos tópicos, John Stuart Mill
tornou-se contribuinte influente no que logo se transformou formalmente na nova
ciência da psicologia. Ele combatia a visão mecanicista
de seu pai, James Mill, ou seja, a visão da mente passiva que reage
mediante o estímulo externo. Para John Stuart Mill, a
mente exercia um papel ativo na associação de ideias.
Stuart Mill
desenvolveu, em seu livro A System of Logic, os cinco métodos de indução
que viriam a ser conhecidos como Os Métodos de Mill.
Cronologia da vida
de John Stuart Mill
•1806: a 20 de maio
nasce John Stuart Mill, em Londres; filho do também filósofo e economista James
Mill, casado um ano antes, Stuart Mill surge numa época economicamente
conturbada para a família Mill: o pai provinha de uma família humilde da
Escócia e a mãe, ainda bastante jovem, era igualmente de condição modesta; é
Sir John Stuart Fettercairn que virá a apadrinhar Stuart Mill, tal como já
fizera com o pai, financiando parte dos seus estudos até 1819, ano em
que James é nomeado para o Ministério das Índias Orientais com a posição de
assistente;
•1809: com apenas
três anos de idade, o pequeno Mill começa a aprender grego; o pai
é que instrui Mill, rejeitando o ensino institucional e apostando tudo na
tentativa de criar um gênio intelectual, capaz de defender o utilitarismo do
tio, Bentham; as obras que Stuart leu em tenra idade são imensas; dos
oito aos doze anos Stuart lia grego e latim no original;
•1818: James Mill
publica História das Índias Britânicas, edição que lhe vale a nomeação,
primeiro, para assistente e, depois, para Examinador da correspondência
política com o estrangeiro; esta data marca a melhoria das condições de vida da
família;
•1820: Stuart Mill
abandona a Grã-Bretanha e viaja até ao sul da França; fica hospedado na casa de Samuel
Bentham, general e irmão do filósofo Jeremy Bentham um dos fundadores da teoria
utilitarista; acompanha estudos de lógica, metafísica, química, matemática e
zoologia na Universidade de Montpellier; estes dias foram por ele
considerados os mais felizes da sua vida;
•1822: regressando a
Inglaterra lê o Tratado de Legislação de Jeremy Bentham; este livro será
fundamental na sua formação enquanto filósofo, quer como continuador que foi,
quer como reformador do utilitarismo que tentou ser; o mundo deveria ser convertido
num lugar melhor, ditame que Stuart Mill vê como impulsionador de uma moral da
felicidade, na esteira dos gregos, com certeza, mas reformulada pelos insights,
que considerava geniais, de J. Bentham; entretanto, funda a Sociedade
Utilitarista, a qual viveria apenas alguns anos;
•1825: substituição
da Sociedade Utilitarista pela Sociedade em Debate (Debating Society); Mill,
aberto a novas influências, diverge significativamente das ideias de seu pai e
do seu tio, publicando vários artigos em revistas como a Westminster Review; a
Sociedade em Debate é um reflexo dessa abertura e dessa nova sensibilidade
eclética;
•1826: crise e depressão abatem o físico, a psique e a moral de Mill; as razões plausíveis são o trabalho extenuante, as
divergências familiares, sobretudo com o seu pai, e uma certa
insatisfação ou frustração intelectual;
•1830: conhece
Harriet Taylor, casada e mãe de dois filhos; Harriet seria a sua grande paixão
e o seu grande amor, influenciando-o sobremaneira, mesmo no
concernente à sua filosofia;
•1831: começa
a corresponder-se com Thomas Carlyle; esta
correspondência foi fundamental na redefinição da linha que Mill seguirá, em
confronto com Bentham; Stuart Mill procura agora um encontro profícuo
com a velha filosofia helênica, aquela que ele primeiro conhecera há
mais de vinte anos atrás;
•1834: é nomeado Diretor da Westminster Review; a sua filosofia é agora
claramente divergente da de Bentham;
•1835: o seu pai,
James Mill, declina ameaçado por um cancro pulmonar, vindo a morrer a 23 de
Junho de 1836;
•1840: por
esta altura lê Tocqueville e Comte; a influência da chamada filosofia positiva
faz-se sentir e o pragmatismo revela-se-lhe fundamental, ainda mais do que
antes; a Democracia e a maioria são conceitos que lhe serão muito
caros; o reformismo social marcará, a partir de agora,
a sua filosofia e a sua atuação;
•1841: inicia-se a
correspondência com Augusto Comte, a qual se manterá até ao ano de 1847;
•1843: é publicado o Sistema de Lógica Dedutiva, considerada uma das
obras mais relevantes de Mill;
•1848: são publicados
os Princípios de Economia Política, obra muito importante para compreender
algumas das mais importantes influências sobre o espírito de Mill, bem como o
seu percurso intelectual, agora com laivos de
'Socialismo';
•1851: Mill casa-se
com Harriet Taylor, um dos espíritos que muito influenciou o seu pensamento,
incluindo as obras editadas antes do casamento, direcionando
o utilitarismo do filósofo no sentido do Socialismo, ou se quisermos, da acção
social;
•1854: entre 1854 e 1860 Mill escreve aquela que é, provavelmente, a sua
obra mais conhecida e com mais repercussões, Utilitarismo;
•1858: morre Harriet
ficando Mill, agora reformado após a extinção da Companhia das Índias, com
Helen Taylor, filha de Harriet com o marido anterior, a viver em Avinhão junto
ao cemitério onde foi sepultada a sua esposa;
•1859: é publicado o livro A Liberdade;
•1861: são publicadas
as obras Utilitarismo (nas edições da Frazer's Magazine de Outubro, Novembro e
Dezembro) e O Governo Representativo; o Utilitarismo foi
muito lido e comentado, quer favorável quer antagonicamente, e
granjeou-lhe renome e publicidade na sociedade da época; entretanto escreve o
Sujeição das Mulheres em coautoria com a filósofa e amiga Harriet Taylor;
•1865: toma assento
na Câmara dos Comuns, eleito por Westminster como candidato radical, defendendo
causas como o sufrágio feminino e o reconhecimento da igualdade das mulheres na
vida pública;
•1868: a Câmara dos
Comuns é dissolvida e Mill perde o lugar não voltando a ser eleito, no entanto
ganha a Câmara de Avinhão;
•1869: é publicado o
Sujeição das Mulheres; no domínio da intervenção pública defende uma reforma da
propriedade rural em todo o Reino Unido, bem como uma lei agrária mais justa
para os agricultores Irlandeses, reivindicação que as populações
agrícolas daquele território manterão até ao próximo século;
•1873: J. S. Mill
morre em Avinhão de erisipela infecciosa a 8 de maio; repousa no mesmo túmulo
da sua esposa, Harriet Taylor no Cimetiere de St. Véran, Avinhão,
Provença-Alpes-Costa Azul na França.[4]
Principais Obras
Stuart Mill escreveu
inúmeras obras ao longo da sua vida. Destacam-se aqui apenas algumas que
são consideradas mais marcantes:
1)-Sistema de Lógica
Dedutiva (1843):
2)-Princípios de Economia
Política (1848):
3)-A Liberdade
(1859):
4)-Utilitarismo
(1861):
5)-O Governo
Representativo (1861):
6)-Sujeição das
mulheres (1869):
Princípios da
Economia Política
Escrito em 1848, foi
um dos compêndios econômicos ou políticos mais importantes da metade do século
XIX. Há uma consolidação do pensamento econômico clássico — todas as escolas
estão nele presentes: Adam Smith, David Ricardo, Say, Fisiocracia, Mercantilismo,
etc. No primeiro livro, intitulado Produção, Mill explora a natureza da
produção, começando com o trabalho e sua relação com a natureza. Mill
afirma que “os requisitos da produção são dois: trabalho e objetos naturais
apropriados”. Por objetos naturais apropriados se entendem o capital, a terra e
os meios de produção. Mill afirma mais adiante que “o trabalho no mundo físico
é, portanto, sempre e somente empregado para colocar os
objetos em movimento; as propriedades da matéria, as leis da Natureza, fazem o
restante”. Essa visão do trabalho como deslocador de objetos físicos é
importante, pois destaca o fato de que os objetos físicos não são capazes de
variabilidade por si só; o que estabelece a variabilidade é o trabalho humano.
Assim, o fator trabalho receberia o equivalente à sua contribuição — o salário
— e o fator capital o equivalente ao seu lucro. Referindo-se à renda da terra,
Mill afirma que “a renda (…) é o preço pago pelo uso de um agente natural
apropriado. Esse agente natural é certamente indispensável como qualquer outro
implemento; mas ter de pagar um preço por ele não o é.” Ainda que Mill não
compartilhe da ideia de “contribuição de fatores”, sua visão universalista do
processo de produção provoca confusão. Por exemplo, a noção que tem de
capital (meio de produção) não se aplicaria somente a uma economia de trabalho
assalariado voltada para a obtenção do valor excedente (a organização econômica
que prevalece nos últimos duzentos anos), mas a qualquer organização econômica.
Em suas próprias rugas: “supus que os
trabalhadores sempre subsistem a partir do capital; e este é um fato óbvio,
ainda que o capital não seja necessariamente fornecido por uma pessoa
denominada capitalista”. Assim,
toda e qualquer sociedade teria um fundo de capital que possibilita as
condições de produção, ou de reprodução, em períodos posteriores. Nesse
sentido, todas as pessoas seriam capitalistas. Há simplesmente grandes e
pequenos capitalistas.
No livro segundo,
denominado Distribuição, Mill diz que esta é uma questão das instituições
humanas somente. Diz ele que “A distribuição da riqueza, portanto,
depende das leis e costumes da sociedade. As regras pelas quais ela é
determinada são feitas pelas opiniões e sentimentos que as partes dirigentes
estabelecem e são muito diferentes em épocas e países diversos; e poderia ser
ainda mais diferente se a Humanidade assim escolhesse”.
O terceiro livro trata da troca e a lógica pela qual Mill percebe o
mundo econômico é a seguinte: a riqueza é produzida
segundo leis naturais; a seguir, ela é distribuída segundo leis convencionadas;
finalmente, é trocada, também segundo leis convencionadas e consistentes com as
leis da distribuição. A troca se dá no mercado; os bens são trocados por
valores equivalentes. Daí a questão do valor ser básica para a compreensão do
processo de troca.
Já o quarto trata da
influência do progresso da sociedade sobre a produção e a distribuição, aonde,
para Mill, a impossibilidade de se evitar, em última instância, o que ele
denominou de estado estacionário, não deveria ser vista com pessimismo. O
estado estacionário seria, por definição, o da Economia que se reproduz sem
ampliação. Segundo Mill, isso poderia ser bom, pois seria consistente como “o
melhor estado para a natureza humana,(…) no qual embora ninguém seja pobre,
ninguém deseja ficar mais rico, nem tem razões em temer ser passado para trás,
em virtude do esforço de outros para ir em frente”. Por fim, a
influência do governo é tratado no livro cinco. Simplificando a posição de
Mill, podemos dizer que a interferência do governo tem aspectos bons e aspectos
ruins; portanto, a interferência deve ocorrer de forma a maximizar os aspectos
bons e a minimizar os aspectos ruins. Um critério fundamental de “bom” e “ruim”
é o efeito sobre a “liberdade do indivíduo”; se esta é restringida, é ruim; se
ampliada, é bom. Ele era crítico da concentração de renda sem
o devido trabalho.[5]
Ensaio sobre a
liberdade
Nessa obra Mill se
refere à natureza e aos limites do poder que pode ser exercido legitimamente
pela sociedade sobre o indivíduo. Mill desenvolve com maior precisão do que
qualquer filósofo anterior o princípio do dano. O princípio do dano assegura que
cada indivíduo tem o direito de agir como quiser, desde que suas ações não
prejudiquem as outras pessoas. Se a ação afeta
diretamente apenas a pessoa que a está realizando, então a sociedade não tem o
direito de intervir, mesmo que se tenha a sensação de que o indivíduo esteja se
prejudicando. Parafraseando Mill, “sobre si mesmo, sobre seu
próprio corpo e mente, o indivíduo é soberano”. Mill argumenta, entretanto, que
os indivíduos são prevenidos de fazer algo ruim para eles mesmos ou sua
propriedade pelo mesmo princípio do dano, pois ninguém vive isolado e, feito dano a si
mesmo, os outros serão, também, prejudicados.
Ele isenta desse princípio aqueles que são
incapazes de se autogovernar, como as crianças pequenas ou aqueles que
vivem em sociedades retrógradas.
Stuart Mill diz que o despotismo é uma forma de governo aceitável em
sociedades que são “atrasadas”, porque nelas se observam barreiras para o
progresso espontâneo. O déspota, porém, deve estar
revestido de bons interesses.
Embora esse princípio
pareça simples, há várias complicações. Por exemplo, Mill explicita que em
“dano” podemos incluir atos de omissão ou de comissão. A questão sobre o que
podemos considerar uma ação de autoestima e que ações, se de omissão ou
comissão, constituem relações danosas sujeitas à regulação continua a exercitar
os intérpretes desse filósofo.
N’A Liberdade, Mill
trata, também, de defender a liberdade de expressão.
Ele argumenta que a liberdade de
discurso é uma condição necessária para o progresso intelectual e social. Diz ele que permitir que uma pessoa expresse
publicamente uma opinião falsa é produtivo por dois motivos:
-Primeiro, os indivíduos são propensos a abandonar crenças errôneas se eles se
envolvem em uma discussão aberta de ideias;
-Segundo, ao forçar os outros indivíduos a reexaminar e
reafirmar suas crenças no processo do debate, estas são protegidas
da depauperação em um mero dogma.
Sobre a liberdade social e a tirania da maioria, Mill acreditava que a luta entre Liberdade e Autoridade é uma das características
mais salientes na história da humanidade.
Para ele, a liberdade
na antiguidade era uma “competição entre sujeitos — ou algumas classes de
sujeitos — e o governo”. Mill definiu a liberdade social como uma proteção da
“tirania dos governantes políticos”.
Ele nos introduz a uma gama de tiranias, incluindo a tirania social e a
tirania da maioria (noção extraída Da democracia na América de Alexis de
Tocqueville).
Liberdade social se
trata de impor limites ao governante, assim ele não seria capaz de usar seu
poder para satisfazer suas próprias vontades e tomar decisões que podem causar
dano à sociedade. Mill destaca as limitações como podendo ser
exercidas de duas formas basicamente: as imunidades civis e por garantias
institucionais. As imunidades políticas consistiam numa série de
direitos e liberdades políticas conferidas aos cidadãos e as garantias
institucionais seriam órgãos estatais que zelassem pelo povo, assim
como limitasse algumas decisões do governante a aprovação popular.
Entretanto limitar o poder do governo não é o suficiente. “A sociedade
pode executar e executa os próprios mandatos; e, se ela expede mandatos
errôneos ao invés de certos, ou mandatos relativos a coisas nas quais não deve
intrometer-se, pratica uma tirania social mais terrível que muitas outras
formas de opressão política, desde que, embora não apoiada ordinariamente nas
mesmas penalidades extremas que estas últimas, deixa, entretanto, menos meios
de fuga que elas, penetrando muito mais profundamente nas particularidades da
vida e escravizando a própria alma.”
Sujeição das
mulheres
Escrito em 1869, neste livro Mill ataca o
argumento que dizia que as mulheres são naturalmente piores do que os homens em
certos aspectos e que, por isso, elas deviam ser desencorajadas e proibidas de
realizarem certos atos. Ele diz que se não se sabe do que as mulheres
são capazes, é porque os homens nunca as deixam tentar — e não se pode fazer
uma afirmação autoritária sem evidências.
Stuart Mill acreditava
que os
homens da sua época não poderiam saber qual era a natureza da mulher porque ela
estava empacotada na maneira em que fora criada — induzida a agir como se fosse
fraca, emotiva e dócil. Sugeriu que um experimento deveria ser feito
para que se descobrisse o que as mulheres podiam ou não fazer.Ele ataca,
também, as leis do casamento, que ele compara à escravização da mulher, “não
restam escravos legais, com exceção das senhoras em cada casa”.
O trabalho de Mill é
claramente utilitarista e ele argumenta usando três considerações:
1)-O bem maior imediato.
2)-O enriquecimento da sociedade.
3)-E o desenvolvimento individual.
Stuart Mill Junto
com outras propostas, apoia a mudança das leis de herança, que permitiriam às
mulheres a manter suas próprias propriedades e trabalharem fora de casa,
ganhando independência e estabilidade financeira.Mill é um ferrenho
defensor do sufrágio para mulheres. Segundo ele, elas
representam metade da população e têm o direito de votar, já que as políticas
públicas as afetam também. O modo como Mill interpretou certos
assuntos variou com o tempo, mas há uma forte coerência em sua abordagem sob o
ponto de vista do utilitarismo e o bem da sociedade. Por exemplo, cria que nada
deveria ser tachado como “errado” só porque assim parece ou porque ninguém o
fez no passado. Ao considerarmos nossas políticas, dizia ele,
nós devemos procurar a maior felicidade do maior número de pessoas.
Com relação ao progresso da sociedade, Mill advogava que o bem maior é
entendido, num sentido muito amplo, como sendo a evolução moral e intelectual
da sociedade. Dizia que sociedades diferentes se encontravam em diferentes
estágios de desenvolvimento ou civilização e, por isso, soluções diferentes
seriam requeridas para cada uma delas. O que importa é como nós as
encorajaríamos a avançar mais. Nós podemos dizer o mesmo sobre individuais. Mill tem uma ideia bastante específica do progresso
individual, (1) Empregando faculdades superiores, (2) desenvolvimento moral, as
pessoas colocam o estreito interesse por trás delas.Escreveu que nós somos
independentes, capazes de mudança e de sermos racionais. Dizia que a
liberdade individual é a melhor rota para o desenvolvimento moral.
Conforme nós nos
desenvolvemos, somos capazes de nos autogovernarmos, tomarmos nossas próprias
decisões e não dependermos do que os outros nos dizem para fazer. Democracia,
para Mill, era uma forma de liberdade individual — tanto para homens quanto
para mulheres. Isso significa dizer que, desde que nós não causemos
danos aos outros, nós deveríamos ser livres para expressar nossa natureza e
experimentar com as nossas vidas. O governo representativo, na visão de Mill, é
uma maneira útil para nos fazer pensar sobre o bem comum.
Três ensaios sobre a
religião
A crítica de Mill
sobre as tradicionais doutrinas religiosas, as instituições e sua promoção da
“religião da humanidade”, também dependia, em grande medida, sobre suas
preocupações sobre a cultura humana e a educação.
Embora os “filósofos radicais” de Bentham, Mill incluso, acreditavam que
o cristianismo era uma superstição particularmente perniciosa que encorajou a
indiferença ou hostilidade para a felicidade humana (a pedra angular da
moralidade utilitarista), Mill também acreditava que a
religião poderia servir às importantes necessidades éticas, fornecendo-nos
"concepções ideais maiores e mais bonitas do que poderíamos ver
concretizados na prosa da vida humana." (CW, X.419). Ao fazê-lo, a
religião eleva nossos sentimentos, cultiva a simpatia com os outros e impregna
até mesmo nossas atividades corriqueiras com um sentido de propósito.
A publicação póstuma
Três Ensaios sobre Religião (1874), sobre a "Natureza", a
"Utilidade da Religião" e o "Teísmo", criticou os tradicionais pontos
de vista religiosos e formulou uma alternativa sobre a aparência da Religião da
Humanidade.
Junto com a crítica dos efeitos morais da religião — que ele
compartilhou com os Benthamistas, Mill também criticou a preguiça intelectual
que permitiu a crença em um Deus onipotente e benevolente. Cria, do mesmo modo que seu pai, que o mundo como nós
conhecemos não poderia ter surgido de tal Deus, caso contrário não existiria o
mal desenfreado que cerca a vida de cada um de nós. Dizia que ou o poder
de Deus é limitado ou Ele não é todo benevolente.
Além de atacar os
argumentos relativos à essência de Deus, Mill questiona com uma série de
argumentos a Sua existência, incluindo argumentos a priori. Ele
conclui, usando o argumento tradicional — derivado de Aristóteles — que as
únicas provas legítimas de que Deus é um a posteriori e responsável provável da
concepção do universo, são as características complexas
do mundo, pouco prováveis de terem surgido ao acaso, portanto, deve ter havido
um designer. Mill reconhece que Darwin, em 1859, possa ter
fornecido uma explicação totalmente naturalista, mas ele acreditava que era
muito cedo para julgar o sucesso de Darwin.
Inspirado por Comte, Mill considera uma alternativa à religião
tradicional a Religião da Humanidade, na qual uma humanidade idealizada se
torna um objeto de reverência e as características moralmente úteis da religião
tradicional são supostamente purificadas e acentuadas. A humanidade se torna
uma fonte de inspiração ao ser colocado imaginativamente dentro do drama da
história humana, que tem um destino ou ponto, ou seja, a vitória do bem sobre o
mal.
Como Mill coloca, a
história deveria ser vista como "o desdobramento de um grande épico ou
ação dramática" que termina “na felicidade ou miséria, na elevação ou
degradação da raça humana.”
“É um conflito constante entre o bem e poderes do mal, dos quais cada
ato feito por qualquer um de nós, insignificantes como somos, constitui um dos
incidentes.”
Quando começamos a
nos ver como os participantes desse drama maniqueísta, combatendo
ao lado de Sócrates, Newton e Jesus para assegurar a vitória final do bem sobre
o mal, nos tornamos capazes de uma maior simpatia e um sentido enobrecido do
significado de nossas próprias vidas. A Religião da Humanidade, assim,
age como um instrumento da cultura humana.
Referências
1. ↑ Macleod, Christopher (2017). «John
Stuart Mill». Metaphysics Research Lab, Stanford University. The Stanford
Encyclopedia of Philosophy
2. ↑ Ir para:a b «John Stuart Mill and the
1866 petition». UK Parliament (em inglês). Consultado em 29 de setembro de 2017
3. ↑ «MILL, John Stuart: Declaração sobre o
Casamento (STATEMENT ON MARRIAGE)». Academia.edu. Consultado em 2 de maio de 2016
4. ↑ John Stuart Mill (em inglês) no Find a
Grave
5. ↑ Incorporating the Rentier Sectors into
a Financial Model
• «John Stuart Mill». - Stanford
Encyclopedia of Philosophy
• «John Stuart Mill». - Utilitarianism
• «John Stuart Mill». - Newschool
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/John_Stuart_Mill
A moral é relativa?
“Um professor que se diz cristão,
que muito me parece fazer parte da Teologia da Libertação: ele possui miríades
de contatos com monges franciscanos, jesuítas e beneditinos. O sobrenome dele é
Salgado. Estávamos tendo uma aula sobre
moral e ética, e o ditame comum e inevitável apareceu enquanto ele discorria: a
moral é relativa, e a ética é o estudo deste fluxo da moral. Para justificar a
afirmação, o Salgado utilizou um exemplo bem sofista e retórico: o papel da
mulher na sociedade cristã; que hoje é protagonista e, em tempos retrógrados,
era submissa aos homens. Também mencionou como antes a satisfação sexual da
mulher era supostamente baixa e os homens se alentavam com prostitutas. Após
a “aula”, redargui que aquele exemplo era falacioso em muitos âmbitos;
preliminarmente, as acepções de submissão e protagonismo são diáfanas e
tendenciosas, e, ademais, utilizar alguns adornos e detalhes da sociedade (como
o caso do sexo entre casais) para justificar que não existe uma moral boa e
permanente arraigada pela Igreja em todos os momentos da sociedade ocidental é
igualmente pernicioso e desonesto. O Salgado anuiu comigo na completude do meu
argumento - uma boa tática para atarantar o debatedor - mas logo apresentou uma
outra pergunta:
-Você é contra matarmos inocentes? ... eu, obviamente, respondi que sim.
E ele me indagou: Então como você escapa de situações de guerra? Nas cruzadas,
por exemplo. Ou você realmente acredita que Deus
presenteou indivíduos por dilacerarem sarracenos?
Confesso que não soube responder. Ele logo novamente voltou para a sua
premissa básica; a moral é relativa e depende do meio e da circunstância que a
circunda. A moral é realmente relativa? Como responder a isto? Pois duvido que
em 2000 anos de deliberação magisterial, veemente, nenhum Santo Doutor possua
resposta cabível para esta questão?...”
RESPOSTA DO MONTFORT
A premissa que está
em questão principalmente aqui é a seguinte:
“A moral é relativa, e depende do meio e da circunstância que a
circunda”.
A perniciosidade
dessa premissa consiste no fato de misturar uma verdade e uma mentira.A
moral depende evidentemente do meio e da circunstância, mas isso não quer dizer
que ela seja relativa, pois além das circunstâncias, entram em conta na
qualificação de um ato moral dois outros princípios: o objeto e a finalidade. Não
podemos dizer, pura e simplesmente, que a moral é relativa. Este professor deu
um argumento fraco e superficial e muito fácil de ser refutado. Ora, o exemplo
de matar inocentes é completamente falacioso! Em uma Guerra Justa não é crime
matar os inimigos.
E Deus não irá condenar os que combatiam os sarracenos, com base apenas
no fato de terem matado. Santa Joana D’Arc lutava na guerra e concordava em que
seus soldados matassem os ingleses. E é uma grande santa.
O Novo Testamento
nunca condena o exército, pelo contrário.E São João Batista, em Lc 3, 14,
quando questionado pelos soldados, não manda que eles abandonem esta profissão.A
moralidade de um ato é essencialmente uma conveniência para com a reta razão. Para
julgar a moralidade de um ato humano é preciso levar em conta 3 aspectos:
a) O objeto em si,
que pode ser bom, mau, ou indiferente
b) A finalidade
c) As circunstâncias
Para um ato ser bom
ele deve ser integralmente bom, ou seja, ele deve realizar em plenitude a
integridade desses três elementos, que lhe são devidos.Um defeito em um ou
outro desses pontos equivale a uma privação de uma perfeição que lhe é devida,
o que é precisamente a descrição do mal.
1) Objeto
Por exemplo, um
aborto é SEMPRE UM ATO IMORAL GRAVE, quaisquer que sejam a finalidade com que é
feito ou as circunstâncias que o circundam.Esse ato moral é mau em si pois seu
OBJETO, matar um inocente indefeso, é mau.Entretanto, a legítima defesa,
inclusive para outrem, é um ato bom.Um cruzado que tomava por missão proteger
os peregrinos fazia um ato bom, como o pai que protege, com uma arma se for
preciso, os filhos de um bandido.
2) Finalidade
Ir a um parque é algo
bom? Ir a um prostíbulo é algo ruim?
Ir ao parque em si é
algo bom, mas uma má finalidade pode corromper esse ato. Se eu vou ao parque
porque é o lugar onde encontro a minha amante esse ato é ruim.Ir ao prostíbulo
é algo moralmente ruim, mas se vou lá para evangelizar, mudo a moralidade.É o
que diz São Paulo:
“Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa,
fazei tudo para glória de Deus.” (1 Coríntios 10,31)
A esmola é algo bom? Em
si é algo bom, mas dependerá também da finalidade. Se eu a faço para ser admirado,
ela não vale nada e é um ato de vaidade e de orgulho. Nesses casos exemplares,
a finalidade pode corromper ou glorificar os atos que, em si, são bons ou
indiferentes.Entretanto, uma finalidade nunca poderá transformar em bom um ato
que, em si, é mau; pois os fins nunca justificam os meios (cf. Rom 3, 8).
3) Circunstâncias
As circunstâncias são
as “condições acidentais que modificam a moralidade substancial que, sem elas,
tinha tal ato humano”.Por exemplo, roubar um cálice sagrado acrescenta ao
pecado de roubo a circunstância de sacrilégio.Há dois tipos de circunstâncias:
a)-Aquelas que mudam
a espécie do pecado.
b)-Aquelas que
simplesmente intensificam a bondade ou maldade de um ato.
O exemplo do cálice é
um exemplo onde a circunstância muda a espécie do ato e acrescenta um novo
pecado. Outro exemplo: um homem casado que peca com outra mulher
casada comete três pecados de espécies diferentes: um pecado contra a castidade
e dois pecados contra a justiça (contra sua própria esposa e contra o marido de
sua cúmplice). Duas pessoas não-casadas que pecam, cometem apenas um
pecado contra a castidade, mas não um adultério.
Em outros casos, a
circunstância não muda a espécie do pecado, mas pode agravá-lo.Por exemplo se
eu realizo tal ação com mais intensidade, duração, refinamento, etc.
Um pai de família que se embebeda deliberadamente na frente dos filhos,
comete um pecado mais grave do que se ele o tivesse feito em um bar sozinho.
O fato de depender
destes três aspectos não torna a moral absolutamente relativa.Só quer dizer
que, quando um objeto é indiferente, a especificação moral virá da finalidade
ou da circunstância. A moral, portanto, não muda. [Os dez mandamentos sempre
valeram e valerão sempre].
O erro desse professor não é nada novo ou original, é uma espécie, entre
outras tantas, de positivismo. Para ele a distinção entre o bem e o mal depende
da livre disposição dos homens, e não da natureza das coisas.
O positivismo tem
vários matizes:
-Protágoras e outros sofistas da Antiguidade diziam que
tudo depende da lei, do costume ou da opinião do povo.
-Hobbes dizia que a fonte da moralidade são as leis do
Estado.
-Para Rousseau o bem e o mal são fruto de um pacto
social.
-Para Augusto Comte,
Stuart-Mill, Taine, e outros representantes do positivismo científico, o
sentido moral evolui com o progresso da ciência.
-Para Durkheim, a moral depende da influência social.
-Para o pragmatismo, a moral depende totalmente da
psicologia.
ATENÇÃO!!! não
tratamos aqui das condições subjetivas do agente que realiza a ação: Um
louco, que não sabe o que está fazendo e que mata alguém, não comete pecado
pois a sua inteligência não permite analisar um ato sob termos de bondade ou
maldade. Uma ignorância não-culpável e uma ausência de voluntariedade, podem,
ou escusar completamente um ato, ou atenuar a sua gravidade. Por
exemplo, no caso do aborto, o estado psicológico da mãe que o pratica.
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