Punho
cerrado - Um símbolo do esquerdismo, um símbolo do caos!
Por "oreacionariovirtual.blogspot"
O punho cerrado erguido no ar é um símbolo de enfrentamento e resistência, usado principalmente por movimentos de esquerda. Foi apropriado por causas diversas em diferentes períodos, estampas diversas, logos de organizações políticas, e está nos gestos de quem protesta nas ruas. É uma variação originária da divergência da mão estendida da “saudação romana” e não um contraponto. “A mão se tornou um símbolo central das primeiras organizações trabalhistas. (...) tornou-se um elemento do repertório da iconografia socialista”, escreve Gottfried Korff, professor emérito da Universidade de Tübingen. Como indica “O Socialista”, de Koehler, o gesto já aparecia nas agitações populares na segunda metade do século 19, quando uma forte mobilização, conhecida como “Primavera dos Povos”, tomou conta da classe trabalhadora europeia. Segundo Raphael Amaral, historiador pela USP e mestrando na PUC, “o gesto do punho cerrado como símbolo de “contestação política” é consolidado no século 20, embora já haja referências desde o século 19”.
A construção desse símbolo, esclarece o artigo “From Brotherly Handshake to Militant Clenched Fist: On Political Metaphors for the Worker’s Hand”, tem ligação com o fato de a mão, por si só, ter se tornado uma alegoria do poder do trabalho na tradição visual europeia e em obras importantes do século 19 em diante. Alguns exemplos de pinturas que incorporam essa simbologia são “O Socialista” do alemão Robert Koehler, de 1885.
Temos também, as mãos colossais do afresco “Indústria de Detroit”, do muralista
mexicano Diego Rivera, concluído em 1933. Pintura do alemão Robert Koehler,
anterior ao século 20, já registrava o gesto.
O punho cerrado através da história
Segundo Raphael Amaral, no século 19, o punho fechado erguido como símbolo de enfrentamento esteve presente:
-Durante o episódio da Comuna de Paris (1871).
-Dos Mártires de Chicago (1886).
-Na Revolta dos Boxers (1899-1901).
-No século 20, esse símbolo é fartamente utilizado na Revolução Russa (1917-1921), como saudação vermelha.
-Na Guerra Civil Espanhola (1936-1939).
-Passa ainda pelas lutas nacionalistas e de descolonização na América, África e Ásia, do movimento feminista e do movimento negro.
No combate de espanhóis e agregados estrangeiros ao regime fascista do general Francisco Franco, era uma variação à saudação romana - com o braço estendido para frente e a palma da mão aberta, presente nas fotos de Adolf Hitler - adotada pelos fascistas.
Gesto também, fortemente identificado no período à saudação black power, usada pelos Panteras Negras
Na contracultura, o jornalista e escritor
Hunter Thompson se utilizou do punho cerrado para ilustrar a corrente do *“jornalismo gonzo”, estilo que dispensa a objetividade e preza pela
participação e vivência do jornalista no fato relatado. A imagem do símbolo
traz ainda um botão de mescal, um cacto alucinógeno.
Atentados cometidos pelo extremista Anders Behring Breivik mataram 77 pessoas na Noruega em 2011
No estudo "A saudação romana", Martin Winkler foi a fundo às raízes do hábito
De acordo com ele, não se sabe quando o gesto foi cunhado, embora um de seus registros mais antigos seja a pintura "O Juramento dos Horácios" (1784), de Jacques-Louis David. Séculos depois, o sinal acabou sendo adotado tanto por nazistas e comunistas, puristas arianos e defensores dos negros. O nome pelo qual é conhecido hoje - saudação romana - é obra dos fascistas na década de 1920. Entre seus adeptos mais famosos estão os dois grandes líderes da Extrema-Esquerda da primeira metade do século XX: primeiro Benito Mussolini, da Itália fascista, e depois Adolf Hitler, da Alemanha nazista.
Na União Soviética, os Jovens Pioneiros transformou o gesto abrindo a mão; outros grupos comunistas costumavam fechar o punho para simbolizar unidade e solidariedade.
O punho erguido, por sua vez, foi empregado por uma gama de outros movimentos, como os de defesa da liberdade civil e do feminismo:
No cinema, Charlie Chaplin deu-lhe novo escopo na sua leitura do
nazismo na obra-prima O Grande Ditador. O Peter Sellers também lhe faz
referência no seu personagem-título de Dr. Fantástico, de Stanley Kubrick. Recentemente,
a série de livros e de filmes "The Hunger Games" revisitou o gesto
por meio de uma saudação de três dedos usada em protesto por uma nação
oprimida. No livro, a personagem diz que o gesto significa agradecimento e
admiração. Já para Breivik, acusado pelo pior atentado terrorista da Noruega
contemporânea, o punho cerrado representa "força, honra e desafio contra
os tiranos marxistas da Europa", argumentos também usados pelos
esquerdistas do Nacional Socialismo (Nazismo).
O cineasta inglês Ken Loach ganhou a Palma de Ouro - prêmio máximo do festival de cinema de Cannes - em duas ocasiões: em 2006, com “Ventos da Liberdade”, sobre a guerra de independência irlandesa e 2016, com o filme “Eu, Daniel Blake”, um retrato da burocracia que dificulta o acesso ao estado de bem estar social em tempos de crise. Em ambas, comemorou os louros no tapete vermelho, com o punho fechado e erguido.
Loach é conhecido por
seus filmes engajados, com temas como direitos trabalhistas e falta de moradia,
e fundou um partido de esquerda em 2013, o Left Unity.
O
PUNHO CERRADO No Brasil E SEUS ADEPTOS
O ídolo do Corinthians Sócrates foi ligado a questões políticas como a democratização do futebol e as Diretas Já! (reivindicação de eleições diretas no período de abertura da ditadura militar).
O jogador participou do movimento conhecido como Democracia Corinthiana, também
nos anos 1980, baseado na autogestão do time, na qual decisões normalmente
centralizadas - contratações, escalação, local de concentração - eram tomadas
por meio do voto, de peso igual para jogadores, funcionários ou técnico.
O momento da prisão do ex-presidente do PT
José Genoíno e do ex-chefe da Casa Civil José Dirceu, em 2013, condenados pelo
envolvimento no escândalo de corrupção do mensalão, também trouxe o símbolo à
tona e gerou discussões sobre sua apropriação.
Conclusão:
O símbolo do punho cerrado
representa plenamente as ideologias políticas de Esquerda e suas inúmeras
vertentes. Apesar de muitos atribuírem também o seu uso a uma supostas “Extrema
Direita”, uma observação mais atenta vai demonstrar que na verdade estas
ideologias são colocadas no espectro de Direita por conter pontos que divergem
dos que são considerados como característicos da Esquerda. No entanto, a
Esquerda se caracteriza também, por ter vertentes que se contrapõem aos padrões
estabelecidos deste viés político. Portanto, não há duvidas que o símbolo do punho
cerrado é eminentemente um símbolo esquerdista.
Fonte:https://oreacionariovirtual.blogspot.com/2020/03/punho-cerrado-um-simbolo-do-esquerdismo.html
BIBLIOGRAFIA CONSULTADA E RECOMENDADA:
-https://pt.wikipedia.org/wiki/Punho_erguido
-https://www.brasilparalelo.com.br/artigos/movimento-antifa
-https://www.youtube.com/watch?v=cUFCtM4uyRo
-https://periodicos.ufpe.br/revistas/icone/article/view/238038
........................................
APOSTOLADO BERAKASH - A serviço da Verdade: A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas deste blog não significa, necessariamente, adesão às ideias neles contidas. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo deste blog, não sendo a simples indicação, ou reprodução a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. As notícias publicadas nesta página são repostadas a partir de fontes diferentes, e transcritas tal qual apresentadas em sua origem. Este blog não se responsabiliza e nem compactua com opiniões ou erros publicados nos textos originais. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com as fontes originais para as devidas correções, ou faça suas observações (com fontes) nos comentários abaixo para o devido esclarecimento aos internautas.Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica desnecessária será prontamente banida. Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, de maneira alguma, a posição do blog. Não serão aprovados os comentários escritos integralmente em letras maiúsculas, ou CAIXA ALTA. A edição deste blog se reserva o direito de excluir qualquer artigo ou comentário que julgar oportuno, sem demais explicações. Todo material produzido por este blog é de livre difusão, contanto que se remeta nossa fonte.Não somos bancados por nenhum tipo de recurso ou patrocinadores internos, ou externo ao Brasil. Este blog é independente e representamos uma alternativa concreta de comunicação. Se você gosta de nossas publicações, junte-se a nós com sua propaganda para que possamos crescer e fazer a comunicação dos fatos, doa a quem doer. Entre em contato conosco pelo nosso e-mail abaixo, caso queira colaborar de alguma forma:
filhodedeusshalom@gmail.com
Postar um comentário
Todos os comentários publicados não significam a adesão às ideias nelas contidas por parte deste apostolado, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Conforme a lei o blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido(a), desde que a resposta não contenha palavrões e ofensas de cunho pessoal e generalizados. Os comentários serão analisados criteriosamente e poderão ser ignorados e ou, excluídos.