*por Natália Cruz Sulman e Fernando de Castro - Especial para o BSM
O filósofo Olavo de Carvalho foi responsável pela elaboração de diversos pensamentos que conduziram a composição do seu horizonte de ideias e consciência. Ele definia a filosofia como “a unidade do conhecimento na unidade da consciência e vice-versa”.Ao trazer tal definição para a filosofia, Carvalho entendia que à medida em que o indivíduo buscasse conhecimento, aquele conjunto de informações iria formar uma complementação em sua consciência, capacitando-o, assim, a formar uma unidade entre a sua realidade, o conhecimento adquirido e a própria personalidade. “Busquei o seguinte critério ao elaborar essa definição: o que todos os filósofos fizeram independentemente do conteúdo das suas doutrinas e da definição que eles davam para a filosofia? O que eles tinham de fazer para serem necessariamente filósofos? E era isso o que eles faziam: todos buscavam alguma unidade e coerência no conhecimento disponível e foram formando a sua consciência à medida em que iam encontrando ou se esforçando para captar essa unidade. Iam unificando a sua consciência e, portanto, também, a sua personalidade, a sua vida, o seu ser inteiro a partir desse esforço, independentemente, de eles serem idealistas ou materialistas, cristãos ou anticristãos, muçulmanos ou judeus. Ele tem que fazer isso, porque é a prática, o exercício da filosofia. O filósofo não faz outra coisa”, explicava Olavo.
Além do conceito de filosofia, Olavo de Carvalho também elaborou alguns outros conceitos ao longo
da sua carreira filosófica. Conheça abaixo oito ensinamentos teóricos da
filosofia do professor Olavo:
Com destaque para a
Teoria dos Quatro Discursos, que deu origem ao livro “Aristóteles em Nova
Perspectiva; Introdução à Teoria dos Quatro Discursos” e a Teoria das 12
Camadas da Personalidade Humana. Ambos os pensamentos de Carvalho ganharam
forte difusão por entre os seus alunos e leitores.
I – Paralaxe
Cognitiva: É o deslocamento entre o eixo da experiência e o eixo da teoria. É o
caso de quem percebe a realidade – porque o homem é consubstancial a ela – mas,
na hora de explicá-la, contradiz a sua experiência para afirmar uma ideia. Os ideólogos sofrem
dessa paralaxe ao enxergar o mundo apenas como construção social e linguística.
II – Teoria dos
Quatro Discursos: Essa teoria, como dizia o próprio Olavo, pode ser resumida em
uma frase: “O discurso humano é uma potência única, que se atualiza de quatro
maneiras diversas: a poética, a retórica, a dialética e a analítica-lógica”. O discurso poético trata
do possível, a fim de traduzir uma impressão. O discurso retórico, do
verossímil, para produzir uma decisão. O discurso dialético submete as crenças
à prova, a fim de alcançar a mais provável. O discurso analítico parte das
premissas admitidas pela dialética, a fim de chegar à demonstração certa.
III –
Conhecimento por presença: Trata-se da inversão da fórmula de Kant: “Há coisas
que podemos pensar, mas não podemos conhecer”, afirmava Olavo de Carvalho. Ele
acrescentava: “Há outras coisas que podemos conhecer, mas não podemos pensar”. Afinal, certas coisas
são intuitivamente reconhecíveis, mas não podem ser transformadas em
pensamento.
IV – Trauma da
emergência da razão: Apesar de o ser humano nascer com a faculdade da razão,
precisa aprender a exercê-la, dominando a linguagem. No entanto, até isso
acontecer, ele já acumulou muitos traumas que precisam ser curados. - “A razão
permite generalizar e resumir o conhecimento de forma a não ser necessário
carregar imensa carga de memória. Ela obedece, então, a função prática de
descarregar a memória. Também permite que se veja as
coisas mais de longe: quando pensamos por conceitos, não temos todo o trabalho
de recordar uma por uma as imagens dos objetos que lhes correspondem e,
portanto, diminuímos a emoção, o impacto das imagens, que só são
evocadas de longe e de leve, graças à rapidez com que passamos de um conceito a
outro”, assinalava o filósofo.
V – Doze
camadas da personalidade: Olavo afirmava que o desenvolvimento do ser humano ao
longo da vida passa por doze camadas. Aquela que você está determina a finalidade dos
seus atos:
Camada 1: Tudo responsável pela
manutenção da existência, como a respiração e a alimentação;
Camada 2: A integração com o que
vem de fora, desde a hereditariedade até o temperamento;
Camada 3: O desenvolvimento do
processo cognitivo e perceptivo;
Camada 4: O desenvolvimento
afetivo, de modo que quem para nela fica sentimentalista e carente;
Camada 5: A individuação e
autoconsciência;
Camada 6: A camada integrativa da
sua aptidão e vocação;
Camada 7: O desempenho do seu
papel social, de modo que os seus atos trazem benefício aos outros;
Camada 8: A síntese da sua
personalidade;
Camada 9: O início da vida
intelectual;
Camada 10: O desenvolvimento da
personalidade moral ou eu transcendental;
Camada 11: Ser capaz de deixar a
sua marca na história;
Camada 12: O destino final próprio
aos santos; o encontro com Deus.
VI – Método de
confissão: Consiste em admitir a existência de realidades que se impõem, mas
você não tem domínio sobre elas, mas deve confessar exercer poder sobre você.
VII – Círculo de latência: Trata-se da rede das relações possíveis e da percepção da forma essencial de qualquer ser em torno da sua expressão. Nesta teoria, Carvalho explica a respeito da dedução das propriedades, possibilidades de ação e conjuntos de possibilidades de um ente.Exemplo: um cachorro pode latir, mas não pode voar, diferentemente de um passarinho. Portanto, o círculo de latência de um cachorro se comprime em sua limitação natural da sua espécie.
VIII – Exercício do necrológio: Apesar de não ser uma filosofia propriamente dita de Olavo de Carvalho, em seu Curso Online de Filosofia, o professor sugeria aos alunos que realizassem o exercício do necrológio, que consiste em escrever como se fossemos um amigo ou alguma outra pessoa íntima, capaz de apreender o conjunto da sua vida e narrar suas realizações mais relevantes.O exercício busca expor suas aspirações práticas mais elevadas e, assim, sendo capaz de descrever as expressões mais efetivas e relevantes da sua vida.
*Natália Cruz Sulman é
professora de filosofia (Recife/PE) e Fernando de Castro é jornalista, analista
político e repórter do BSM (Recife/PE)
Fonte - https://brasilsemmedo.com/conheca-os-8-ensinamentos-da-filosofia-de-olavo-de-carvalho/
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