A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas no todo ou em parte, não significa necessariamente, a adesão às ideias nelas contidas, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Todas postagens e comentários são de inteira responsabilidade de seus autores primários, e não representam de maneira alguma, a posição do blog. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo desta página.
Home » , » Significados da Cruz Bizantina de São Damião: O Ressuscitado que passou pela Cruz

Significados da Cruz Bizantina de São Damião: O Ressuscitado que passou pela Cruz

Written By Beraká - o blog da família on domingo, 12 de abril de 2020 | 00:45







O QUE É UM ÍCONE?





Ícone significa Imagem. É como uma janela aberta para os mistérios de Deus. Diz-se que um ícone é escrito porque reescreve passagens bíblicas. É escrito com traços simplificados e cores vivas porque fala da fé e de um jeito novo e diferente de viver, ao jeito de Deus e do seu Reino. Fala então de outras lógicas, diferentes das nossas.





-Eikon (grego) = Ícone: Imagem ou Reflexo.





-Eikonostasis (grego) = Iconostase: Parede cheia de Ícones. Numa Igreja é uma parede que separa o ambiente do altar do ambiente onde fica a comunidade. Pode ser também uma parede ou canto numa casa de família onde se colocam muitos Ícones, para orar.









-Iconógrafo: Aquele que escreve o Ícone.



Para que serve o Ícone?




Serve para ler as Boas Notícias do nosso Deus de maneira mais visual e para assim ajudar a refletir e a meditar sobre os mistérios e pessoas neles representados. Serve para orar diante deles como estando verdadeiramente diante do mistério representado, tendo assim para onde olhar e deixar-se olhar por ele.






Uma janela visível para a realidade Invisível













É uma das expressões mais usadas pelos nossos irmãos ortodoxos para falar dos Ícones. Uma “escrita” cheia de profundo simbolismo, expressão de uma fé que acredita verdadeiramente, até derramar o próprio sangue em nome disso, pois a Beleza é um dos traços mais visíveis e inefáveis para “falar” do nosso Deus. Uma Beleza que supera a arte e estética, porque quer “falar” e “escrever” com linhas, cores e olhos Aquele totalmente Outro diferente de nós, um Outro que está aqui, presente, como quem cuida, como quem escuta, como quem olha, como quem convida, como quem ama, como quem vive conosco. A intenção principal do ícone não é apelar à nossa sensibilidade artística da beleza física. A beleza, na cultura dos ícones não é determinada pela forma natural das figuras, mas pelo sua individualidade espiritual, pelo seu ser mais profundo segundo o mistério da fé ali escrito, ou representado. Diz João Crisóstomo: “Cada veste, animal ou planta são bons, não por causa da sua forma ou cor, mas pelo serviço que prestam.”




Principais características que os ícones apresentam:





1)-Os rostos têm olhos grandes e em forma de amêndoa, orelhas destacadas, nariz longo e fino, boca pequena. Tudo para mostrar que a cada órgão dos sentidos foi dada a Graça Divina, todos esses órgãos são mostrados assim porque já foram santificados e já deixaram de ter as suas funções orgânicas de ser humano meramente biológico.




2)-Nunca é pretendido dar uma sensação a três dimensões, as perspectivas são até aparentemente sem sentido pois apresentam-se completamente invertidas. Tudo para nos dizer que esta não é a realidade física a que os nossos olhos estão acostumados a ver no mundo. Normalmente o chamado “ponto de fuga”, o ponto onde habitualmente todas linhas da perspectiva dos edifícios vão chegar está situado no lugar de quem contempla o ícone.




3)-Como o ícone representa uma realidade “interior”, espiritual, não mostra também uma fonte de luz natural, e a luz que aparece não provoca sombras. A única luz existente surge do próprio interior das figuras sagradas.




4)-No ícone podem ser representados vários momentos de um mistério a ser escrito pelo iconógrafo (ou escritor).




5)-A bordadura presente em grande parte dos antigos Ícones elaborados na madeira tem um significado muito importante. É como que a armação de uma janela. E tal como uma janela serve somente para ver através dela, sem nos determos demasiado nos pormenores do “vidro”, também o Ícone tem essa finalidade principal, que sirva para se ver através dele.








(preparação da janela/bordadura iconográfica)








6)-VER: Este é talvez o verbo que mais irá se repetir ao falarmos sobre os Ícones:


a)- Ver através desta “janela” a beleza do mundo das coisas de Deus.


b)- Ver a Beleza do Reino de Deus a acontecer.


c)- Ver a Beleza do Outro por excelência, que Se deixa Ver


d)- E principalmente, deixar-se ver pelo olhar do Outro que entra através da janela iconográfica da qual nos aproximamos.




e)- APRENDER APREENDENDO: Na perspectiva de Gilles Deleuze (Keywords: Byzantine Iconography; History of Images; Gilles Deleuze; Eastern Iconologia and Religiosities), o aprender é mediado pelos signos emitidos pela matéria ou objeto, abertos à decifração, decodificação, interpretação. Para o filósofo, enquanto o emissor de signos ensina, quem aprende é o intérprete, o decifrador (DELEUZE, 2003, p. 4). 





Isto posto, é possível então inferir que os signos iconográficos carregam mensagens sob véus, realidades implícitas, unidades subjetivadas de um realismo questionável pela racionalidade; por isso, ensinam, doutrinam, emitem saberes igualmente anuviados. O ícone bizantino parece ser assim. Para além de ser um objeto material pensado a partir do século III para a projeção de poder e consolidação do pensamento estratégico de Bizâncio através das imagens, foi, desde o século IV, também um artifício que promoveu devoções cristãs e fez despertar práticas religiosas protocolares. Uma vez captados pelos olhos da fé dos que ainda se crêem legatários desse patrimônio cultural, são capazes de emitir signos que necessitam ser decifrados por olhos e mentes treinados para poder significar. No tempo presente, o sentido religioso derivado do ícone bizantino então é traduzido por sistemas de referências de quem percebe as imagens sacras como emitentes de signos, possuidoras de potencialidades de transmissão de conhecimentos de natureza mística. Via de mão dupla, signo e decodificação embrulham o composto imagético em um caminho que tanto oferece quanto retira códigos de intelecção e de crenças. Portadora de signos abertos, a porção figurativa dos ícones bizantinos não fica alheia a transformar ambientes e entendimentos sobre realidades intangíveis unicamente pela razão. Porque imitem signos críveis, produzem deslocamentos de significados entre o receptor e o emitente que resenham fluxos de compreensão. Decorrente disso, as imagens têm tarefa infindável no ato de representar à medida que também são duradouros e intermitentes os critérios de observação. No tocante às imagens bizantinas, sem cair em transgressões e rupturas de limites, o ícone religioso, de modo geral, convida-se sem credenciais a irromper barreiras e se imiscui em oportunidades dedutivas sobre quem a contempla. Uma vez captados e decodificados, os signos emitidos pelos ícones descansam em uma inteligibilidade promotora de outas apreensões cognitivas: as de cunho religioso (religar-se ao Sagrado).A imagem bizantina como materialidade de um saber testado pelo tempo e pelos intérpretes, representa para a História também uma fonte eivada de códigos que esconde dizeres. Os conhecimentos transmitidos a partir deles, se por um lado brotam da introspecção, remetendo ao transcendente, ao místico, do outro, oportuniza o pesquisador ao desafio de esmiuçar modos de vivência, pensamentos que norteavam um grupo social, mentalidades que repercutiam em atitudes coletivas, modos de percepção do mundo, organizações, estruturas e hierarquias na vida da corte imperial. O ícone não diz somente sobre as coisas de Deus, mas também, sobre as coisas dos homens.





ÍCONE: A CRUZ DE SÃO DAMIÃO

















Este ícone é bizantino, do século XII, foi encontrado por Francisco de Assis, numa igreja em ruínas dedicada a S. Damião, daí o nome do ícone ser chamado de Cruz de S. Damião. Pensa-se ser da autoria de um desconhecido iconógrafo italiano. O ícone foi elaborado em tela colada sobre madeira de nogueira e mede 1,90 m de altura e 1,20 de largura. Não é possível apreender toda a força da Vida que é anunciada e festejada neste ícone sem antes ter presente o contexto que o antecede. Jesus dentro de um Projeto divino, no qual o Pai tem o controle e a última palavra, e usa as mediações humanas como "causas segundas" (conf. Suma Teológica I, q.105, a. 5). Na dimensão divina, sua morte sacrificial foi para nos salvar e libertar do pecado, na dimensão humana, sua morte foi fruto de um processo injusto e forjado, no qual foi condenado à morte unicamente para servir de exemplo a todos  aqueles que ousassem levantar a voz contra o sistema de dominação Romana e às castas religiosas Judaicas. Jesus era visto tanto pelas lideranças Romanas como Judaicas, como alguém perigoso porque cativava multidões, e bem sabemos como a multidão é influenciável. Na mentalidade daqueles que estavam a frente deste sistema, bastava uma palavra de Jesus e todos pegariam em armas, para com a violência expulsar o império que os oprimia, bem como ficaria muito mal também os poderes religiosos que ocupavam os seus cargos e não queriam perde-los, pois Jesus poderia colocar no lugar deles seus discípulos, e por isto de certa forma, pactuavam com essa opressão Romana. Então os dois poderes civil e religioso, sentiram que era urgente calar Jesus de uma vez para sempre. Jesus foi condenado à morte pela tortura numa cruz. A cruz era o meio de tortura que conduzia à morte mais cruel, dolorosa, humilhante daquela época, e considerada maldição para os Judeus. Muitos não cristãos, morreram assim nas mãos dos romanos. Jesus como o Cordeiro de Deus, deixou-se livremente se ofertar e imolar-se nesse circuito de violência, dor e morte. Entregou-se livremente sem fugir, e sem apelar para seus seguidores que o defendessem ou o tentassem libertar, e para isto os preparou ao longo de sua vida pública para este momento. Caso fizesse o contrário, negaria tudo o que tinha vivido, anunciado e ensinado a seus discípulos, e também, profeticamente, não respondeu à violência contra ele com a violência, mas deixando-se ser violentado livremente. Esta sua atitude desconcertante quebrava a espiral da violência que gera violência.





COMO, E EM QUE CIRCUNSTÂNCIAS MORREU JESUS O NOSSO SALVADOR E LIBERTADOR?






A execução por parte das lideranças da época desta maneira humilhante, tinha o objetivo claro de ser um ato público exemplar para provocar o medo e paralisar qualquer iniciativa neste sentido. O local era propositadamente escolhido para chocar o maior número de pessoas, feito exatamente na entrada da cidade. Todos os que peregrinavam até à cidade santa tinham que assistir àquele “espetáculo” para perceberem qual era o resultado da rebelião diante do poder romano estabelecido. Qualquer “herói”/mártir ou malfeitor que fosse condenado a morrer deste modo era ridicularizado, humilhado ao extremo: os condenados eram crucificados nus. Com Jesus não podia ser diferente pela sua petulância.O doloroso e brutal processo de crucifixão podia levar mais de um dia dependendo das condições físicas do condenado. Em alguns casos era necessário apressar o processo de morte na cruz, aplicando previamente a flagelação e mal tratos ao longo do caminho para a crucifixão, bem como quebrando as pernas para que já não pudessem erguer-se para respirar, morrendo o crucificado por asfixia. Certamente nos interessa saber como é que morreu alguém que admiramos e que amamos. É importante saber que o processo foi realmente doloroso, tão humilhante e vergonhoso que provocou pavor aos seus discípulos os quais fugiram nessa hora, envergonhados pela humilhação e impotência do Mestre que seguiam a ponto de ficarem completamente desiludidos com ele. Tendo tudo isto presente podemos então começar a ler o ícone, porque o que temos diante de nós é o Hoje que acontece, depois da morte de Jesus.Apocalipse 1, 17-18: E eu, quando o vi, caí a seus pés como morto; e ele pôs sobre mim a sua destra, dizendo-me: Não temas; Eu sou o primeiro e o último; o que vive e fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amém! E tenho as chaves da morte e do inferno”. - João 21, 4 -14: “Ao amanhecer, Jesus estava na praia, mas os discípulos não o reconheceram. Ele lhes perguntou: "Filhos, vocês têm algo para comer? " "Não", responderam eles. Ele disse: "Lancem a rede do lado direito do barco e vocês encontrarão". Eles a lançaram, e não conseguiam recolher a rede, tal era a quantidade de peixes. O discípulo a quem Jesus amava disse a Pedro: "É o Senhor! " Simão Pedro, ouvindo-o dizer isso, vestiu a capa, pois a havia tirado, e lançou-se ao mar. Os outros discípulos vieram no barco, arrastando a rede cheia de peixes, pois estavam apenas a cerca de noventa metros da praia. Quando desembarcaram, viram ali uma fogueira, peixe sobre brasas, e um pouco de pão. Disse-lhes Jesus: "Tragam alguns dos peixes que acabaram de pescar". Simão Pedro entrou no barco e arrastou a rede para a praia. Ela estava cheia: tinha cento e cinqüenta e três grandes peixes. Embora houvesse tantos peixes, a rede não se rompeu. Jesus lhes disse: "Venham comer". Nenhum dos discípulos tinha coragem de lhe perguntar: "Quem és tu? " Sabiam que era o Senhor. Jesus aproximou-se, tomou o pão e o deu a eles, fazendo o mesmo com o peixe. Esta foi a terceira vez que Jesus apareceu aos seus discípulos, depois que ressuscitou dos mortos”.





JESUS RESSUSCITADO NA CORTE CELESTIAL












Temos no topo do ícone alguém a quem não vemos o rosto, só a Mão Direita num semicírculo. É a Mão Direita de Deus, Aquele que cria e recria, levanta e salva. É a mesma Mão que tirou o povo de Israel da escravidão do Egito. É a Mão que confirma a vida inteira de Jesus e o reconhece como Filho, por isso é a Mão que o tira da morte e lhe dá a Vida da Sua Vida.Vemos no ícone como Jesus, num permanente movimento de subida para o Pai é acolhido pela Corte dos anjos em festa, Ele é acolhido no Seio da Família de Deus. O jeito de viver de Jesus é reconhecido por Deus como o Seu próprio jeito de viver e atuar, Jesus é o que cumpre o Seu projeto de maneira absoluta. Estes 10 anjos, número que representa a plenitude, a perfeição, o próprio Deus, reconhecem Jesus e estão felizes com a sua chegada. Os anjos são a personificação da ação de Deus na humanidade. Dizer que Jesus foi ressuscitado por Deus é dizer que o Céu se espalhou por todo o lado e por todos os tempos. É o Deus que não está só nos Céus como que separado da Humanidade, mas está espalhado por todo o lado. O círculo em que Jesus sobe é símbolo também de perfeição e o vermelho vivo é o símbolo da Vida. Leva as vestes sacerdotais porque ele é o Sumo-Sacerdote definitivo e eterno da Nova Aliança.




JESUS COM A VESTE DAS FUNÇÕES SACERDOTAIS
















Passamos agora a outro círculo que é o dourado que circunda completamente a cabeça de Jesus como um Sol que ilumina tudo. Ele é a Cabeça da Humanidade inteira, a Humanidade que é o seu Corpo, que ele leva consigo para o Pai. Os círculos aumentam de tamanho de cima para baixo como se nos conduzissem numa importante sequência, ao nosso encontro. O Pai (1ºsemi-círculo) confirma e ressuscita Jesus (2ºcirculo) e fá-lo assim vencedor da morte, plenamente em comunhão com Ele na Festa da Sua Família. É seu Filho. É assim que nos é dado pela sua Mão (3ºcirculo) como DOM maior à Humanidade. Jesus que tem uns olhos largos, abertos, muito vivos, com todo o seu corpo parece sair daquele cenário que tem atrás e “descola-se” para vir ao nosso encontro, braços abertos para o abraço. Está presente diante de nós, cada vez mais próximo.













Acima, no círculo vermelho estava com as vestes de Sacerdote (Ex 28,12) depois vemos que se despojou delas e veste apenas um pano de linho puro debruado a ouro com um cíngulo dourado. Esta é também uma veste do Sumo-Sacerdote, aquela com a qual o sacerdote exerce o culto.






O QUE SIGNIFICA DIZER QUE JESUS É SUMO-SACERDOTE?







Toda a Carta aos Hebreus fala disto porque trata da passagem da Antiga Aliança para a Nova Aliança inaugurada por Jesus. Os Sacerdotes da Antiga Aliança precisavam de se separar do povo para realizarem a sua função. Mas Jesus, o Sacerdote da Nova Aliança, não se separa nunca do povo, pelo contrário, ele comunga plenamente com o povo, com a Humanidade, prova de tudo, experimenta tudo como nós, menos o pecado. Os Sacerdotes da Antiga Aliança, antes de exercer as suas funções em favor do povo diante de Deus, precisavam de as exercer primeiro por si mesmos por serem eles também pecadores. Voltavam-se para si mesmos antes de se poderem voltar para o povo. Mas na Nova Aliança inaugurada por Jesus Sumo-Sacerdote, Ele está permanentemente voltado para o povo, em nenhum momento deixa de estar voltado para nós porque não precisa de exercer as funções por si mesmo já que não tem pecado. Jesus é uma nascente contínua de Cura e de Vida. Todos os Sacerdotes da Antiga Aliança eram transitórios. As suas funções terminavam. MAS a função do Sumo-Sacerdote Jesus, na Nova Aliança, não acaba nunca e é eficaz, porque ele está vivo, conosco, SEMPRE. A sua mediação entre Deus e os Homens não acaba nunca. É assim que Jesus está representado no ícone, em funções:



a)- É o Novo e definitivo Davi.


b)- É o Novo e definitivo Sacerdote.



No livro do Êxodo encontramos o relato de Davi, que sendo Rei e por isso Sumo-Sacerdote, usava o mesmo traje quando levava, em procissão com todo o povo, a arca da aliança para o Templo. Pelo caminho paravam várias vezes para fazer o ritual do sacrifício de animais, degolando-os, e depois aspergindo o sangue no povo. Aspergir sangue era um gesto de grande bênção, era um grande dom. Como o sangue, naquela cultura, simbolizava fortemente a vida, receber o sangue aspergido era receber vida (conhecemos a aspersão pela água batismal, um gesto cuja origem pode ser esta).






Neste ícone vemos como Jesus asperge do seu próprio Sangue!














Ou seja, da sua própria Vida Ressuscitada a todos sem exceção, por isso se vê a jorrar vivo através dos sinais visíveis da sua morte. Ele não está pregado, avança para nós, um pé a seguir ao outro, devagar, sem nos invadir nem se impor, e oferece o Dom da sua Vida, o seu Sangue Redentor, em abundância e continuamente a nós. Vem ao encontro do Abraço, faz lembrar o Abraço do Pai da parábola do filho pródigo.A Ressurreição de Jesus não apaga a sua história, nem Jesus se envergonha dos sinais da sua morte. São feridas que não estão cicatrizadas, tal como aquela ruga na testa representa o sofrimento que passou e representa agora a plena comunhão com todos os que sofrem. Esses sinais são, ao mesmo tempo, e de maneira plena, DOM e COMUNHÃO. Dom de Cura e renovação de Vida, e Comunhão com o nosso sofrimento. Nos dois extremos horizontais da cruz de São Damião, estão duas figuras não aladas que se dirigem a Jesus. Há discordância na sua interpretação, algumas interpretações afirmam ser duas colunas da Igreja, que a exemplo de Aarão no Antigo Testamento, que sustentava os braços de Moisés durante a batalha, porém, a dúvida é qual deles são considerados estas colunas: Pedro com Tiago, ou Paulo? já que João já aparece? Quantos aos seres alados abaixo das mãos de Jesus, alguns vêem dois anjos, que estariam no túmulo quando Maria Madalena e a outra Maria foram preparar o corpo de Jesus com mirra e foram as primeiras testemunhas da ressurreição.Outros, vêem as santas mulheres. (Os ícones da ressurreição costumavam representar as “myrrophores”, isto é, as que levavam mirra).






Hebreus 4,14-16: “Visto que temos um grande sumo sacerdote, Jesus, Filho de Deus, que penetrou nos céus, retenhamos firmemente a nossa confissão. Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado. Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno”.






O QUADRO DAS TESTEMUNHAS:

 












Reconhecemos com facilidade as testemunhas maiores. Estão identificadas em baixo dos pés. Do lado direito de Jesus está a Mãe de Jesus e o Discípulo Amado, que num gesto discreto apontam para Jesus e falam entre si de olhos nos olhos. O Discípulo Amado é aspergido com o Sangue que jorra do peito aberto de Jesus.















Do lado esquerdo de Jesus estão representadas as mulheres que, nos Evangelhos, foram presença constante no seguimento de Jesus, até mesmo no momento da cruz. Aqui está Maria de Magdala e Maria mãe de Tiago que também falam entre si. O gesto da mão junto do queixo tanto da Mãe de Jesus, como de Maria de Magdala parecem sugerir que todos estes mistérios as deixam pensativas, a meditar no seu coração em tudo o que se dizia respeito a Jesus. Está presente também um Centurião Romano, o único que não apresenta auréola, o único que não tinha convivido com Jesus mas aqui faz parte das testemunhas principais e é alcançado pela misericórdia. Estaria talvez responsável pela execução de Jesus. No momento da morte o Centurião o reconhece de alguma maneira e proclama uma exclamação de fé: “Verdadeiramente este homem era Filho de Deus!” O centurião olha diretamente para Jesus como quem inicia agora uma caminhada de fé de olhos postos Nele.Atrás do centurião vê-se uma outra figura que olha também fixamente para Jesus e atrás deles uma multidão de pessoas que se aproximam à espera de entrar no mistério da Vida Ressuscitada de Jesus para ver e acreditar. Atrás deste Centurião romano, pagão, está toda a “descendência” de pagãos, onde estamos nós também.





Duas figuras menores se apresentam abaixo, uma de cada lado:














A esquerda, é o soldado romano que, com a lança trespassou o peito de Jesus depois de já morto, e que segundo a tradição chama-se Longinus. A outra personagem é misteriosa. Não tem nome, é um ancião, e apresenta uma atitude corporal desafiante com o rosto de perfil e é a única personagem em todo o ícone de boca aberta. Parece dizer:Mt 27, 41-43: “E da mesma maneira também os príncipes dos sacerdotes, com os escribas, e anciãos, e fariseus, escarnecendo, diziam: Salvou os outros, e a si mesmo não pode salvar-se. Se é o Rei de Israel, desça agora da cruz, e creremos nele. Confiou em Deus; livre-o agora, se o ama; porque disse: Sou Filho de Deus.” Nas antigas normas iconográficas, quando um rosto era representado de perfil significava a personificação do Mal, da Divisão. A boca aberta, segundo a tradição dos ícones é escandalosa porque todos os ícones são silenciosos e convidam ao sossego e à meditação. Esta personagem parece cheia de ruído!




O GALO presente no ícone:













O galo é claramente o símbolo das três negações de Pedro. Está representado sobre um circuito negro. O negro simboliza o mal e o pecado. Vemos como este circuito circula por todo o ícone, mas não se completa. A vitória de Jesus sobre a Morte, o Mal e o Pecado quebra os seus circuitos negros não os deixando atingir o seu fim último. Vemos circuitos completos, a toda à volta, de cor vermelha e dourado. Vermelho, mais uma vez símbolo da Vida. Dourado símbolo da Luz e da Vida de Deus.





Apocalipse 5, 11-12: “Então olhei e ouvi a voz de muitos anjos, milhares de milhares e milhões de milhões. Eles rodeavam o trono, bem como os seres viventes e os anciãos, e cantavam em alta voz: "Digno é o Cordeiro que foi morto, de receber poder, riqueza, sabedoria, força, honra, glória e louvor! "




Apocalipse 7, 9-12: “Depois disso olhei, e diante de mim estava uma grande multidão que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, de pé, diante do trono e do Cordeiro, com vestes brancas e segurando palmas. E clamavam em alta voz: "A salvação pertence ao nosso Deus, que se assenta no trono, e ao Cordeiro". Todos os anjos estavam de pé ao redor do trono, dos anciãos e dos quatro seres viventes. Eles se prostraram com o rosto em terra diante do trono e adoraram a Deus, dizendo: "Amém! Louvor e glória, sabedoria, ação de graças, honra, poder e força sejam ao nosso Deus para todo o sempre. Amém!"




Apocalipse 19, 6-9: “E ouvi como que a voz de uma grande multidão, e como que a voz de muitas águas, e como que a voz de grandes trovões, que dizia: Aleluia! pois já o Senhor Deus Todo-Poderoso reina. Regozijemo-nos, e alegremo-nos, e demos-lhe glória; porque vindas são as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou. E foi-lhe dado que se vestisse de linho fino, puro e resplandecente; porque o linho fino são as justiças dos santos. E disse-me: Escreve: Bem aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro. E disse-me: Estas são as verdadeiras palavras de Deus.






Os "Santos Desconhecidos" Embaixo dos pés de Jesus!







Os pés de Jesus estão acima de uma base negra também. É Jesus que caminha ao nosso encontro vitorioso sobre o Mal e não é engolido por ele! Tal como no relato em que Jesus caminha sobre as águas (que é outra simbologia do Mal).Jesus é o Cordeiro de Deus, Vencedor, e Deus nos dá a sua Vitória em nosso favor!















 O SANGUE das chagas dos pés de jesus EM FORMATO DE FLOR!

 








Fonte:Eikonosthasis.blogspot.com



 





------------------------------------------------------

 

 



APOSTOLADO BERAKASHComo você pode ver, ao contrário de outros meios midiáticos, decidimos por manter a nossa página livre de anúncios, porque geralmente, estes querem determinar os conteúdos a serem publicados. Infelizmente, os algoritmos definem quem vai ler o quê. Não buscamos aplausos, queremos é que nossos leitores estejam bem informados, vendo sempre os TRÊS LADOS da moeda para emitir seu juízo. Acreditamos que cada um de nós no Brasil, e nos demais países que nos leem, merece o acesso a conteúdo verdadeiro e com profundidade. É o que praticamos desde o início deste blog a mais de 20 anos atrás. Isso nos dá essa credibilidade que orgulhosamente a preservamos, inclusive nestes tempos tumultuados, de narrativas polarizadas e de muita Fake News. O apoio e a propaganda de vocês nossos leitores é o que garante nossa linha de conduta. A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas deste blog não significa, necessariamente, adesão às ideias neles contidas. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo deste blog. Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica desnecessária será prontamente banida. Todos as postagens e comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam necessariamente, a posição do blog. A edição deste blog se reserva o direito de excluir qualquer artigo ou comentário que julgar oportuno, sem demais explicações. Todo material produzido por este blog é de livre difusão, contanto que se remeta nossa fonte. Não somos bancados por nenhum tipo de recurso ou patrocinadores internos, ou externo ao Brasil. Este blog é independente e representamos uma alternativa concreta de comunicação. Se você gosta de nossas publicações, junte-se a nós com sua propaganda, ou doação, para que possamos crescer e fazer a comunicação dos fatos, doa a quem doer. Entre em contato conosco pelo nosso e-mail abaixo, caso queira colaborar:

 





filhodedeusshalom@gmail.com



Curta este artigo :

Postar um comentário

Todos os comentários publicados não significam a adesão às ideias nelas contidas por parte deste apostolado, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Conforme a lei o blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido(a), desde que a resposta não contenha palavrões e ofensas de cunho pessoal e generalizados. Os comentários serão analisados criteriosamente e poderão ser ignorados e ou, excluídos.

TRANSLATE

QUEM SOU EU?

Minha foto
CIDADÃO DO MUNDO, NORDESTINO COM ORGULHO, Brazil
Neste Apostolado APOLOGÉTICO (de defesa da fé, conforme 1 Ped.3,15) promovemos a “EVANGELIZAÇÃO ANÔNIMA", pois neste serviço somos apenas o Jumentinho que leva Jesus e sua verdade aos Povos. Portanto toda honra e Glória é para Ele.Cristo disse-nos:Eu sou o caminho, a verdade e a vida e “ NINGUEM” vem ao Pai senão por mim" (João14, 6).Defendemos as verdade da fé contra os erros que, de fato, são sempre contra Deus.Cristo não tinha opiniões, tinha a verdade, a qual confiou a sua Igreja, ( Coluna e sustentáculo da verdade – Conf. I Tim 3,15) que deve zelar por ela até que Ele volte(1Tim 6,14).Deus é amor, e quem ama corrige, e a verdade é um exercício da caridade. Este Deus adocicado, meloso, ingênuo, e sentimentalóide, é invenção dos homens tementes da verdade, não é o Deus revelado por seu filho: Jesus Cristo.Por fim: “Não se opor ao erro é aprová-lo, não defender a verdade é nega-la” - ( Sto. Tomás de Aquino).Este apostolado tem interesse especial em Teologia, Política e Economia. A Economia e a Política são filhas da Filosofia que por sua vez é filha da Teologia que é a mãe de todas as ciências. “Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao vosso nome dai glória...” (Salmo 115,1)

POSTAGENS MAIS LIDAS

SIGA-NOS E RECEBA AS NOVAS ATUALIZAÇÕES EM SEU CELULAR:

TOTAL DE ACESSOS NO MÊS

ÚLTIMOS 5 COMENTÁRIOS

ANUNCIE AQUI! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com

SÓ FALTA VOCÊ! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com

SÓ FALTA VOCÊ! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com
 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2013. O BERAKÁ - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger