A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas no todo ou em parte, não significa necessariamente, a adesão às ideias nelas contidas, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Todas postagens e comentários são de inteira responsabilidade de seus autores primários, e não representam de maneira alguma, a posição do blog. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo opinativo desta página.
Home » , » Deus confiou a São José seus dois maiores tesouros: Jesus e Maria

Deus confiou a São José seus dois maiores tesouros: Jesus e Maria

Written By Beraká - o blog da família on quinta-feira, 30 de abril de 2020 | 23:27








Marcos e João não falam de José. No Evangelho de Mateus São José é definido como um “homem justo” (Mt 1, 19) e, para todos os fiéis, é um modelo de vida na fé. A palavra “justo” recorda a sua retidão moral, a sua sincera adesão ao exercício da lei e a sua atitude de abertura total à vontade do Pai celestial. Também nos momentos difíceis e às vezes dramáticos, o humilde carpinteiro de Nazaré nunca arroga para si mesmo o direito de pôr em discussão o projeto de Deus. Espera a chamada do Alto e em silêncio respeita o mistério, deixando-se orientar pelo Senhor. Com poucos, mas significativos traços, São Jose é descrito pelos evangelistas Mateus e Lucas como cuidadoso guardião de Jesus, esposo atento e fiel, que exerce a autoridade familiar numa constante atitude de serviço. As Sagradas Escrituras nada mais nos dizem sobre ele, mas neste silêncio está encerrado o próprio estilo da sua missão: uma existência vivida no anonimato de todos os dias, mas com uma fé segura na Providência.São José tinha de prover às necessidades da família, com o duro trabalho manual. Justamente por isso, a Igreja indica-o como Padroeiro dos Trabalhadores. Portanto, a solenidade do dia de hoje constitui uma ocasião propícia para refletir também sobre a importância do trabalho na existência do homem, na família e na comunidade. O homem é sujeito e protagonista do trabalho e, à luz desta verdade, pode compreender-se o nexo fundamental existente entre pessoa, trabalho e sociedade.A atividade humana, recorda o Concílio Vaticano II, deriva do homem e está orientada para o homem. Segundo o desígnio e a vontade de Deus, ela deve servir o verdadeiro bem da humanidade e permitir “ao homem, como indivíduo ou como membro da sociedade, cultivar e realizar a sua vocação integral” (cf. Gaudium et spes, 35). Embora José seja um personagem discreto nas narrações Bíblicas. Em Mateus e Lucas encontramos algumas passagens que citam seu nome e nos dão algumas informações. Poderíamos ainda citar os livros apócrifos, que falam bastante de José. Entretanto vamos nos deter somente nos escritos oficiais que estão no Novo Testamento.





As citações bíblicas de José encontradas no Novo Testamento:





1)- José o carpinteiro: José era carpinteiro, mas também se dedicava a agricultura, um trabalhador, tanto que, em Nazaré, os fariseus falavam de Jesus e perguntavam: "Não é este o filho do carpinteiro?" (Mateus 13,55 - Bíblia de Jerusalém)













2)- José era da  descendência de Davi: José veio de uma linhagem real. Lucas e Mateus discordam um pouco em relação aos detalhes da genealogia de José, mas eles falam de sua descendência a partir de Davi, (Mateus 1,1-16 e Lucas 3,23-38 - Bíblia de Jerusalém). “Livro da origem de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão... Jacó gerou José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, chamado Cristo” (Mateus 1,1-16 - Bíblia de Jerusalém)






3)- José na gravidez de Maria:Quando José soube que Maria estava grávida após estarem para se casar, sabendo que a criança não era dele e desconhecia, ele planejou separar-se de Maria de acordo com a lei, mas temeu pela segurança e o sofrimento dela e do bebê. Ele sabia que mulheres acusadas de adultério poderiam ser apedrejadas até a morte, então ele decidiu deixá-la silenciosamente e não expor Maria a vergonha. (Mateus 1,19-25 - Bíblia de Jerusalém). Era homem de fé, obediente a Deus. Quando o anjo apareceu a José em um sonho e contou-lhe a verdade sobre a criança que Maria estava carregando, José imediatamente e sem questionar, tomou-a como esposa.






4)- José na oferta dos pobres e circuncisão de Jesus: José não possuía posses e quando levou Jesus ao Templo para ser circuncidado, e Maria para ser purificada, ofereceu o sacrifício dos pobres, isto é, um par de rolas ou dois pombinhos, permitido apenas àqueles que não tinham condições de comprar um cordeiro (Lucas 2,24 - Bíblia de Jerusalém).





5)- José no nascimento de Jesus:“Também José subiu da cidade de Nazaré, na Galileia para a Judéia, à cidade de David chamada Belém, por ser da casa e da família de Davi” (Lucas 2,4 - Bíblia de Jerusalém).“Foram então as pressas e encontraram Maria, José e o recém-nascido deitado em uma manjedoura”. (Lucas 2,16 - Bíblia de Jerusalém.





6)- José e a fuga para o Egito com Jesus e Maria:Quando o anjo reapareceu para dizer-lhe que sua família estava em perigo, ele escapou para um país estranho, o Egito, com sua jovem esposa e o bebê. Ele aguardou no Egito sem questionar até que o anjo disse a ele que já era seguro retornar (Mateus 2,13-23 - Bíblia de Jerusalém).












7)- José volta para Nazaré e a perca de Jesus no Templo:Por ocasião de seu retorno fixou residência na pequena cidade de Nazaré sem temer por sua vida. Quando Jesus ficou perdido no Templo, José (junto com Maria) procurou por ele com grande ansiedade por três dias (Lucas 2,48 - Bíblia de Jerusalém).“Olha teu pai e eu, aflitos te procurávamos” (Lucas 2,48 - Bíblia de Jerusalém)





8)- Seu nome é lembrado na sinagoga de Nazaré:As pessoas de Nazaré constantemente repetiam a frase em relação a Jesus: "Não é este o filho de José?" (Lucas 4,22 - Bíblia de Jerusalém)





9)- José nas festas judaicas em Jerusalém: Ele levava sua família a Jerusalém todo ano para a Páscoa e outras festas de preceito, algo que não era fácil para um trabalhador. (Lc 2, 41 - Bíblia de Jerusalém)






JOSÉ VIVEU AQUILO QUE JOÃO BATISTA PREGAVA:






“É preciso que Ele (Jesus) cresça e eu diminua...”







A última menção feita a José na Bíblia é quando ele procura por Jesus no Templo de Jerusalém. Depois deste acontecimento José desaparece do cenário da narrativa bíblica. Durante a vida pública de Jesus não encontram mais nenhuma citação, nem nas narrativas da morte e ressurreição de Jesus. Aqui entra a constatação feita por muitos estudiosos da Bíblia. Provavelmente José havia morrido antes que Jesus iniciasse sua vida pública. Seguindo estas considerações dos Biblista Jesus teria 30 anos de idade. Seria uma das hipóteses quanto à pergunta que é feita. São José aparece apenas nos primeiros capítulos dos Evangelhos de Lucas e Mateus e são passagens tão conhecidas que, talvez, não nos atentamos aos detalhes que nos oferecem. Por isso, listamos algumas peculiaridades bíblicas que trazem algumas curiosidades interessantes sobre o "pai adotivo" de Jesus.






1- Quem era o pai de José?





Talvez você nunca tenha se perguntado sobre de quem José era filho, já que os pais de Maria são tão bem conhecidos. Mas, também, talvez, você nunca tenha se atentado que, quando na Bíblia se conta a genealogia de Jesus, o nome de seu avô paterno está lá.No entanto, há uma certa divergência de nomes. No Evangelho de Lucas, o pai de José consta como Eli, mas no Evangelho de Mateus, está Jacó. Não, ninguém errou de nome! Acontece que quando Lucas escreveu a genealogia, ele seguiu os nomes aceitos pela Lei (como se ele tivesse feito um histórico de certidões de nascimento no cartório). Já Mateus, seguiu a ascendência natural, ou seja, seguiu o parâmetro biológico.Mas, por que existia essa diferença? Por conta da chamada Lei do Levirato, que você pode conhecer em Dt 25,5.





2- Quando José se casou com Maria?






A data exata não se sabe, mas juntando os textos bíblicos, podemos ter uma ideia do período em que o casamento aconteceu. Mas, espera aí, eles realmente se casaram? Atente para estas duas passagens:





Mt 1, 18-20; 24:  “Assim aconteceu o nascimento de Jesus: Maria, sua mãe, era noiva de José e, antes de viverem juntos, ela ficou grávida por obra do Espírito Santo. José, seu noivo, sendo um homem justo, não quis que ela ficasse com o nome manchado e resolveu abandoná-la sem ninguém o saber. Enquanto planejava isso, teve um sonho em que lhe apareceu um anjo do Senhor para dizer-lhe: José, filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como esposa, porque a criança que ela tem em seu seio vem do Espírito Santo... Quando acordou, José fez o que o anjo do Senhor havia mandado. Levou sua esposa para casa.”






Lc 2, 1-5: “Naqueles dias foi promulgado um decreto de César Augusto, determinando o recenseamento do mundo inteiro. Este recenseamento, o primeiro que se fez, foi efetuado quando Quirino governava a Síria. E todos iam alistar-se, cada um em sua cidade. Também José subiu de Nazaré, na Galileia, para a cidade de Davi, chamada Belém, na Judeia, porque era da casa e da família de Davi, a fim de alistar-se juntamente com Maria, sua esposa, que estava grávida.”





Mateus nos deixa claro que, depois da visita do anjo em sonho a José, ele levou sua esposa para casa, ou seja, se casaram. Depois, Lucas conta que eles foram se alistar no recenseamento, ou seja, formavam uma família, e isso foi logo antes de Jesus nascer. Então, provavelmente, José se casou com Maria depois de saber que ela estava grávida e antes de Jesus nascer.






3- Mateus conta o nascimento de Jesus pela ótica de José





Se você quiser saber como foi a vida de José do período em que soube que Maria estava grávida até a ida pra Nazaré, você deverá buscar o livro de Mateus. O evangelista conta como tudo aconteceu a partir da figura de José. Como ele recebeu a notícia da gravidez, sua reação, a fuga para o Egito e outros episódios. Já Lucas, conta todo esse período a partir da vivência de Maria.





4- Se não fosse por José, talvez Jesus não se chamasse "O Nazareno"





José foi avisado em sonho que Herodes havia falecido e poderia voltar para casa. Mas, ele ficou com medo de voltar para a Judeia, pois quem reinava na época era Arquelau, filho de Herodes. Então, ele partiu para a região da Galileia e fixou morada na cidade de Nazaré (Mt 2, 19-23). Por isso, Jesus ficou conhecido como “Nazareno”.





5- José teve quatro sonhos proféticos narrados na Bíblia:





- Quando foi pedido para que não abandonasse Maria: Mt 1, 19-23

- Quando foi aconselhado a fugir para o Egito: Mt 2, 13-15

- Quando foi avisado que poderia voltar pra terra de Israel: Mt 2, 19-21

- Quando foi mandado ir para a região da Galileia: Mt 2, 22 - 23






6)- Sua saída da história dos Evangelhos não é explicada na Bíblia






É uma figura importante nos relatos do Nascimento do Senhor em São Mateus e São Lucas e mencionado nas passagens que relatam o momento em que Jesus se perdeu aos 12 anos e foi encontrado no templo. Mas este é o último momento que falam dele.Maria aparece várias vezes durante o ministério de Jesus, mas José desapareceu, sem deixar rastro. Então, o que aconteceu? Várias tradições explicam esta diferença dizendo que José morreu aproximadamente quando Jesus tinha 20 anos.






7)- José viúvo e idoso?






A Escritura não diz a idade de São José quando se casou com Maria ou sobre seu passado. Entretanto, por muito tempo foi representado como um homem de idade avançada, aparentemente baseado em um texto do chamado protoevangelho de São Tiago, um evangelho apócrifo que menciona que São José havia casado anteriormente, teve filhos desse casamento e ficou viúvo. Segundo essa tradição, São José sabia que Maria tinha feito voto de virgindade e foi eleito para se casar com ela para protegê-la, de certo modo porque ele era idoso e não estaria interessado em formar uma nova família. Esta ideia foi contraposta ao longo da história por grandes santos, como Santo Agostinho.





8)- São José é venerado aproximadamente desde o século IX




Um dos primeiros títulos que utilizaram para honrá-lo foi “nutritor Domini”, que significa “guardião do Senhor”.





9)- São José tem duas celebrações:





a)- A solenidade de São José é no dia 19 de março.




b)- São José também, é celebrado na festa de São José Operário (Dia Internacional do Trabalho) no dia 1º de maio. Também é lembrado e celebrado conjuntamente na Festa da Sagrada Família (30 de dezembro) e sem dúvida, faz parte da história do Natal.





10)- São José é padroeiro de várias coisas:





-É o padroeiro da Igreja Universal 

-Da boa morte (morreu na companhia de Jesus e Maria)

-Das famílias (Jesus, Maria e José, nossa família vossa é!) 

-Dos pais.

-Das mulheres grávidas. 

-Dos viajantes.

-Dos imigrantes. 

-Dos artesãos.

-Dos engenheiros e trabalhadores. 

-É também é padroeiro das Américas, Canadá, China, Croácia, México, Coreia, Áustria, Bélgica, Peru, Filipinas e Vietnã.







11)- A ‘Josefologia’ (estudos sobre São José):





Entre as subdisciplinas da teologia, são conhecidas a cristologia e mariologia. Mas, sabia que também existe a Josefologia?São José foi uma figura de interesse teológico durante séculos. Entretanto, a partir do século XX algumas pessoas começaram a recolher opiniões da Igreja a respeito dele e o converteram em uma subdisciplina.Na década de 1950, abriram três centros dedicados ao estudo de São José: na Espanha, na Itália e no Canadá.






OREMOS A SÃO JOSE:





Esta antiga oração a São José é “conhecida por nunca ter falhado”. Reze com fé e peça por um benefício espiritual. Embora São José nunca tenha falado uma palavra nas Escrituras, seu silencioso exemplo de fidelidade, obediência e cuidado para com a Sagrada Família durante os anos de formação de Jesus o tornou um dos mais queridos santos do Cristianismo. Estima-se que a devoção ao pai adotivo de Jesus tenha começado no 3.º ou 4.º século. Mas, de acordo com o livro de oração Pietá, há uma prece a São José que data do ano 50. Esta oração foi encontrada no 50.º ano de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Em 1505, foi enviada do papa para o imperador Carlos, quando ele estava indo para a batalha [de Lepanto]. Aquele que ler esta oração, ouvi-la ou guardá-la consigo nunca morrerá de morte súbita ou se afogará, nem será atingido por veneno ou cairá nas mãos do inimigo, nem será queimado em qualquer fogo ou rendido na batalha. Reze esta oração durante as nove manhãs por qualquer intenção. Ela é conhecida por nunca ter falhado, e que se rezada com fé, providencia o pedido se for para o benefício espiritual de quem está rezando, e  ou,  para quem se está rezando:







“Ó São José, cuja proteção é tão grande, tão forte e tão imediata diante do trono de Deus, a vós confio todas as minhas intenções e desejos! Ajudai-me, São José, com a vossa poderosa intercessão, a obter todas as bênçãos espirituais por intercessão do vosso Filho adotivo, Jesus Cristo Nosso Senhor, de modo que, ao confiar-me, aqui na terra, ao vosso poder celestial, Vos tribute o meu agradecimento e homenagem. Ó São José, eu nunca me canso de contemplar-Vos com Jesus adormecido nos vossos braços. Não ouso aproximar-me enquanto Ele repousa junto do vosso coração. Abraçai-O em meu nome, beijai por mim o seu delicado rosto e pedi-Lhe que me devolva esse beijo quando eu exalar o meu último suspiro. São José, padroeiro das almas que partem, rogai por mim! Amém!”






 
(A morte de São José na companhia de Jesus e Maria)









SUPLIQUEMOS POR SEUS MÉRITOS DE PAI ADOTIVO JUNTO A JESUS:








“Meu glorioso São José, nas vossas maiores aflições e tribulações, não vos valeu o anjo do Senhor? Valei-me, São José!”








----------------------------------------------------------









Apostolado Berakash – Trazendo a Verdade: Se você gosta de nossas publicações e caso queira saber mais sobre determinado tema, tirar dúvidas, ou até mesmo agendar palestras e cursos em sua paróquia, cidade, pastoral, e ou, movimento da Igreja, entre em contato conosco  pelo e-mail:






filhodedeusshalom@gmail.com


Curta este artigo :

Postar um comentário

Todos os comentários publicados não significam a adesão às ideias nelas contidas por parte deste apostolado, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Conforme a lei o blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido(a), desde que a resposta não contenha palavrões e ofensas de cunho pessoal e generalizados. Os comentários serão analisados criteriosamente e poderão ser ignorados e ou, excluídos.

TRANSLATE

QUEM SOU EU?

Minha foto
CIDADÃO DO MUNDO, NORDESTINO COM ORGULHO, Brazil
Neste Apostolado APOLOGÉTICO (de defesa da fé, conforme 1 Ped.3,15) promovemos a “EVANGELIZAÇÃO ANÔNIMA", pois neste serviço somos apenas o Jumentinho que leva Jesus e sua verdade aos Povos. Portanto toda honra e Glória é para Ele.Cristo disse-nos:Eu sou o caminho, a verdade e a vida e “ NINGUEM” vem ao Pai senão por mim" (João14, 6).Defendemos as verdade da fé contra os erros que, de fato, são sempre contra Deus.Cristo não tinha opiniões, tinha a verdade, a qual confiou a sua Igreja, ( Coluna e sustentáculo da verdade – Conf. I Tim 3,15) que deve zelar por ela até que Ele volte(1Tim 6,14).Deus é amor, e quem ama corrige, e a verdade é um exercício da caridade. Este Deus adocicado, meloso, ingênuo, e sentimentalóide, é invenção dos homens tementes da verdade, não é o Deus revelado por seu filho: Jesus Cristo.Por fim: “Não se opor ao erro é aprová-lo, não defender a verdade é nega-la” - ( Sto. Tomás de Aquino).Este apostolado tem interesse especial em Teologia, Política e Economia. A Economia e a Política são filhas da Filosofia que por sua vez é filha da Teologia que é a mãe de todas as ciências. “Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao vosso nome dai glória...” (Salmo 115,1)

POSTAGENS MAIS LIDAS

SIGA-NOS E RECEBA AS NOVAS ATUALIZAÇÕES EM SEU CELULAR:

TOTAL DE ACESSOS NO MÊS

ÚLTIMOS 5 COMENTÁRIOS

ANUNCIE AQUI! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com

SÓ FALTA VOCÊ! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com

SÓ FALTA VOCÊ! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com
 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2013. O BERAKÁ - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger