A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas deste blog não significa, necessariamente, adesão às ideias neles contidas. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo deste blog, não sendo a simples indicação, ou reprodução a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica desnecessária será prontamente banida. Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, de maneira alguma, a posição do blog. Não serão aprovados os comentários escritos integralmente em letras maiúsculas, ou CAIXA ALTA. A edição deste blog se reserva o direito de excluir qualquer artigo ou comentário que julgar oportuno, sem demais explicações. Todo material produzido por este blog é de livre difusão, contanto que se remeta nossa fonte.
Home » » O Cardeal Aviz e Mons. Carballo fala sobre: O carisma de um fundador corrupto como o dos Legionários de Cristo e os problemas com os irmãos da Imaculada

O Cardeal Aviz e Mons. Carballo fala sobre: O carisma de um fundador corrupto como o dos Legionários de Cristo e os problemas com os irmãos da Imaculada

Written By Beraká - o blog da família on quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014 | 10:03





O Cardeal Aviz e Mons. Carballo responde as perguntas dos jornalistas

Por Sergio Mora - Zenit
Sobre o carisma de um fundador, como perguntou ZENIT em espanhol à sua eminência, o cardeal recordou que:

“ao carisma  unem-se muitas vezes elementos culturais que depois não se revelam parte do carisma, e isso requer uma capacidade crítica sobre os fundadores para purificar o carisma".


É errado, acrescentou, “pensar que esse carisma terminou, porque o carisma foi dado por Deus e ele o conserva ou não de acordo com o que quer Deus, e não nós”.

Portanto “purificar sim, para voltar ao carisma purificando-o. Porque deram resposta a um outro tempo, não hoje, e talvez hoje não sejam mais necessários. E, nesse sentido, eu acho que muitos carismas retomarão seu frescor e vivacidade".



*E quando há um fundador corrupto como o fundador dos Legionários de Cristo?


Perguntou Tablet de Londres. O cardeal disse que:

"estamos tomando consciência para distinguir o fundador do carisma em si mesmo” e não somente é o caso dos legionários, também de outras realidades mais antigas e mais novas. Nem todos os fundadores vivem de acordo com a graça que comunicam, é assim e é preciso distinguir as coisas, não é fácil. E lembrando a festividade da sexta passada, 31 de Janeiro: “Às vezes coincide o testemunho como com São João Bosco, outros não”.


Sobre os Legionários de Cristo, o arcebispo Carballo disse que "neste momento os Legionários não dependem do nosso dicastério. Nesse momento têm um delegado pontifício, o cardeal De Paolis e como tal responde diretamente ao Santo Padre”. Indicou que eles estão celebrando o seu capítulo, “depois disso verão se passam para a responsabilidade do nosso dicastério ou não”.


E o prelado espanhol disse que "no caso de passarem à competência do nosso dicastério seria um sinal de que voltam à normalidade, mas esta decisão depende do Santo Padre e qualquer decisão será acolhida por nós com espírito de total disponibilidade”. A eleição das novas autoridades dos legionários está em processo, e o saberemos quando tenha acabado, disse.


O cardeal Braz de Aviz, entretanto, disse que, se houver um visitador apostólico ou um comissário, então eles dependem do dicastério e informam tudo.  No entanto, se há um delegado pontifício isso depende totalmente do Santo Padre. Isso em todos os institutos e em todos os casos.

As relações entre a antiga e nova vida consagrada, foi a pergunta de Rádio Maria da Espanha, ao que o arcebispo espanhol reiterou que:
“na Igreja há lugar para todos e também na vida consagrada” e lembrou que o papa Francisco na última exortação apostólica, ao falar dos carismas, deixou claro que “para afirmar um não se pode negar ou combater outro”. E que um carisma é sempre atual, “sejam os históricos ou novos, porque  vem do Espírito".

As indicações sobre os bens dos consagrados serão vinculantes? Foi a pergunta do jornalista do Avvenire, à qual  Mons. Carvallo indicou que serão orientações que não serão vinculantes mas que “convidaremos a colocar em prática” e esclareceu que as mesmas foram pedidas pelos institutos.

“O Papa nos encorajou a seguir em frente com essas diretrizes", disse, como nos casos em que os anciãos religiosos se tornam um peso. "Se possível, tentar-se-á que permaneçam na Igreja ou com uma função própria ao carisma ao qual pertenciam”.


A relação entre bispos, religiosos e movimentos na Igreja, até onde deve ir esse caminho, foi a pergunta de ZENIT em espanhol ao cardeal Braz de Aviz, que disse como o atual documento Mutuae Relationes pode ser aprofundado:


“Nem submeter o carisma à hierarquia, nem a liberdade completa do carisma sem hierarquia porque estas duas realidades: a hierarquia e a dimensão carismática são igualmente co-essenciais. A hierarquia não é patrona dos carismas e os carismas não são um corpo estranho na Igreja, e essa tensão saudável tem que ser vivida nesse sentido, ao menos é o que acho”, disse, embora claramente será o Santo Padre que dará as diretrizes para o futuro documento .

Os missionários da Imaculada, foi a pergunta do padre Federico Lombardi, que disse que muitas vezes foi perguntado sobre o tema.


"O comissariamento dos Franciscanos da Imaculada disse o arcebispo espanhol partiu depois de uma visita apostólica, durante a qual o 74 por cento dos membros do Instituto pediu por escrito uma intervenção urgente da Santa Sé, para resolver os problemas internos, propondo um capítulo geral presidido por um representante do dicastério, ou da Congregação , ou comissariar o instituto por parte da Santa Sé”.


Diante desse pedido “o dicastério depois de avaliar atentamente a avaliação do visitador apostólico, retendo que não existiam as condições nesse momento para celebrar um capítulo geral optou por comissariar, escolhendo como comissário geral o padre Fidencio Volpi dos frades menores capuchinhos”.


Acrescentou que, durante a visita apostólica, 21 membros do Instituto pediram ao dicastério ser comissariados.

“Como é lógico nestes casos nem todos estão de acordo com estas medidas. E nosso dicastério tomou a decisão depois de um cuidadoso estudo do informe realizado pelo visitador apostólico”.

Mons. Carballo destacou que “é para ajudar a um instituto que está crescendo. O comissariar não é nunca um castigo da Santa Sé para um instituto, mas uma benévola atenção que expressa a maternidade da Igreja”.


E concluiu esclarecendo:

“Temos que dizer, além do mais, que o tema do rito não é absolutamente o motivo principal de tal intervenção”.

Recordamos aos nossos leitores que os Franciscanos da Imaculada celebram a Missa Tridentina, graças à possibilidade que concedeu Bento XVI.


Tradução Thácio Siqueira

*Os pecados de Maciel: No número 677 da Via Aurelia, em Roma, funcionam os serviços gerais dos Legionários de Cristo, a congregação que foi assolada por escândalos de abusos sexuais. O período difícil dos Legionários de Cristo tem a ver com a herança do seu fundador, Maciel Degollado, que em 1941 criou no México esta congregação canonicamente dependente da Santa Sé desde os anos 1960. O padre Maciel foi acusado de abusar sexualmente crianças.Os casos de pedofilia na Igreja, como o dos Legionários de Cristo, são uma das sombras do papado de Bento XVI, que ainda antes de ser escolhido em 2005 já tinha o dossier nas mãos. Em relação aos Legionários de Cristo, as primeiras queixas surgiram em 1998, mas foi só em 2004 que o Vaticano tomou medidas contra o fundador. Antes de ser Papa, e enquanto presidente da Congregação para a Doutrina da Fé (CDF), Bento XVI foi acusado de ter sabido dos casos e de não agir. Pouco depois de assumir o cargo, Bento XVI mandou investigar as acusações a Maciel Degollado, afastando-o e ditando-lhe em 2006 "uma vida reservada de oração e penitência, renunciando a todo o ministério público" (Maciel morreu nos EUA em 2008). Em 2010, o Papa nomeou o arcebispo italiano Velasio De Paolis para delegado pontifício dos Legionários de Cristo. Foi o culminar de um processo de auditoria aos Legionários feito por cinco bispos, que concluíram que o fundador teve "uma vida sem escrúpulos nem autêntico sentimento religioso", isto depois de se terem reunido com mais de mil legionários. Maciel Degollado não tinha abusado apenas de vários seminaristas, mas tinha vivido com uma mulher, de quem teve filhos (que abusou) - na página da Internet dos Legionários, lamenta-se, de resto, a conduta do fundador. Nesse mesmo ano, 2010, a Santa Sé publicou uma lista de instruções para os bispos denunciarem abusos à polícia."O Papa é o pai da Igreja, e procura o amor", comenta Alexis Gatica sobre o período que passaram e a forma como o Papa lidou com a questão. "Procurou com amor a santidade da legião e o melhor para nós. Às vezes as decisões não são simples, implicam dor. Como filhos seus, procuramos obedecer ao que o Papa nos pede. Graças a Deus foi um grande pai, teve uma grande proximidade connosco."Benjamin Clariond explica que as constituições - as regras - dos Legionários estão a ser revistas. Depois das conclusões da visita dos cinco bispos, Velasio De Paolis "convidou-os" a "seguir um caminho de renovação" - este é o terceiro ano. "O principal é estudar as renovações da constituição. Em 2014 vamos ter uma reunião e alguns representantes dos Legionários vão apresentar as novas constituições e apresentam-nas depois ao Vaticano para fechar esta etapa."

*Os Franciscanos da Imaculada são uma das mais florescentes comunidades religiosas nascidas nas últimas décadas no interior da Igreja Católica, com ramos masculino e feminino, com numerosas e jovens vocações, difundidas em vários continentes e com uma missão também na Argentina.Eles se reivindicam como fiéis à Tradição, em pleno respeito ao magistério da Igreja. Tão certo que em suas comunidades celebram missas tanto no rito antigo como no moderno, como fazem, por outra parte, em todo o mundo centenas de outras comunidades religiosas — para dar um só exemplo: os beneditinos de Nursia — aplicando o espírito e a letra do Motu Proprio “Summorum Pontificum”, de Bento XVI.Mas precisamente isso foi criticado por um núcleo de dissidentes internos, que apelaram às autoridades vaticanas lamentando a excessiva inclinação de sua Congregação a celebrar a missa no rito antigo, com o efeito de criar exclusões e contraposições dentro da comunidade, minar a unidade interna e, por ainda, debilitar o mais amplo “sentire cum Ecclesia”.As autoridades vaticanas responderam enviando há um ano um visitador apostólico. E agora se realiza a nomeação do comissário.
Curta este artigo :

Postar um comentário

Conforme a lei o blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido, desde que a resposta não contenha palavrões e ofensas de cunho pessoal e generalizados.Serão analisadas e poderão ser ignoradas e ou, excluídas.

Quem sou eu?

Minha foto
CIDADÃO DO MUNDO, NORDESTINO COM ORGULHO, Brazil
Neste Apostolado promovemos a “EVANGELIZAÇÃO ANÔNIMA", pois neste serviço somos apenas o Jumentinho que leva Jesus e sua verdade aos Povos. Portanto toda honra e Glória é para Ele.Cristo disse-nos:Eu sou o caminho, a verdade e a vida e “ NINGUEM” vem ao Pai senão por mim." ( João, 14, 6).Como Católicos,defendemos a verdade, contra os erros que, de fato, são sempre contra Deus.Cristo não tinha opiniões, tinha verdades, a qual confiou a sua Igreja, ( Coluna e sustentáculo da verdade – Conf. I Tim 3,15) que deve zelar por elas até que Cristo volte.Quem nos acusa de falta de caridade mostra sua total ignorância na Bíblia,e de Deus, pois é amor, e quem ama corrige, e a verdade é um exercício da caridade.Este Deus adocicado,meloso,ingênuo, e sentimentalóide,é invenção dos homens tementes da verdade, não é o Deus revelado por seu filho: Jesus Cristo.Por fim: “Não se opor ao erro é aprová-lo, não defender a verdade é nega-la” - ( Sto. Tomáz de Aquino)

As + lidas!

 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2013. O BERAKÁ - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger