A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas no todo ou em parte, não significa necessariamente, a adesão às ideias nelas contidas, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Todas postagens e comentários são de inteira responsabilidade de seus autores primários, e não representam de maneira alguma, a posição do blog. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo desta página.
Home » » Giqui um pedaço do Céu dentro de Jaguaruana no Ceará

Giqui um pedaço do Céu dentro de Jaguaruana no Ceará

Written By Beraká - o blog da família on sábado, 12 de maio de 2012 | 15:13




(Igreja N. Sra. da Conceição no Giqui-CE - Festa celebrada em Dezembro).




Giquí distrito de Jaguaruana - Ceará







Giqui é distrito do município de Jaguaruana, estado do Ceará. O Giquí é uma comunidade eminentemente rural. Sua economia gira em torno da agricultura, e esse lugarejo entre 1900 à 1990, baseava-se na produção de algodão, batata doce, castanha de cajú e pequenas criações de gado, ovinos e caprinos. 






(Localização geográfica do distrito de Giqui no Ceará)






Hoje, no entanto, resta apenas a produção de castanhas já que o algodão e a batata doce pouco ou quase nada, é produzido, no entanto novas atividades apareceram com forte influência no mercado mundial, como é o caso da carcinicultura (criação de camarões) e pisicultura (criação de peixes);iniciada pelo empresário Aristeu do Amaral.












Nessa comunidade destacamos alguns nomes ilustres: 






1)-Pe. José Sales de Barros (foto abaixo): Figura ilustre daquela região (Já falecido):













2)-Outro destaque é o Economista André Amaral, jovem que atua na área da economia e em projetos desfrutando de boa integração nos bastidores da política local e regional.






(Vista noturna da Igreja N. Sra. da Conceição e a Caixa d'agua - Giqui-CE)

 



3)-Outra pessoa que se destaca e ou, se destacaram, como outro homem ilustre, o Sr. José Renato Nogueira mais conhecido como Professor Renato, homem idealizador e símbolo da comunidade "GIQUIENSE" como educador, conhecido em toda região por ter lecionado em vários colégios do município. 













Estes, são apenas exemplos da força e coragem do giquí do passado e do presente. Força do cearense sertanejo que, luta contra todas as adversidades, conseguem dar a volta por cima, fazendo com que suas vidas corram por caminhos não pré-destinados, mas caminhos por eles imaginados, sonhados e conquistados. 







(Destaque da flor da Manguba - árvore típica do Giqui-CE)




Esses sertanejos, caboclos, entre tantos outros, filhos de agricultores, donas de casa que se orgulham das origens, resplandecem suas procedências, pois carregam consigo o orgulho da honestidade, caráter, honra e conhecimento que usam ou usaram em benefício da sociedade. 






Na Política local destacamos abaixo 02 Vereadores do Giqui: Tarcísio e  Carmélia






(Tarcísio)





(Carmélia)




Veja este vídeo no link abaixo (copie e cole), no centro do Giqui-Ce, durante a inauguração da "Praça Esportiva"

 

 

https://www.facebook.com/AscomJaguaruana/videos/pra%C3%A7a-esportiva-do-giqui-ser%C3%A1-inaugurada-nesta-sexta-feira-dia-31-contamos-com-a/266145407696312/






JAGUARUANA – CE: "A CAPITAL DAS REDES"







(Vista do centro de Jaguaruana com a Igreja Matriz de N.Sra. de Santa Ana/Santana)

 




BRASÃO E BANDEIRA DO MUNICÍPIO DE JAGUARUANA-CE

 

 

 

(Primeira bandeira do Município de Jaguaruana-Ce)



 


A primeira bandeira do Município de Jaguaruana foi criada em 05 de setembro de 1975 pelo saudoso Monsenhor Raimundo Sales Façanha (Padre Ducéu) e a professora Celonice Alexandre Rebouças  e oficializada em 11 de setembro de 1993. O tamanho oficial é de 1,10 m por 1,60 m nas cores verde e bege. O verde representando uma cidade do território brasileiro e o bege retratando a mata da região no período do verão. A forma da cruz simboliza a fé de seus habitantes desde a fundação até a atualidade, o escudo representa a bandeira do estado do Ceará. 

 

 

 

As figuras mostram:

 

 

-A rede de dormir como a principal fonte de renda industrial gerando emprego e renda destacando-se entre as melhores do país.

 

 

-A carnaúba e o algodão, no setor agrícola se destaca pelas grandes safras, elevando o nível econômico do município.

 

 

-O cardeiro ou xique-xique planta que supera as secas servindo de alimento para os animais.

 

 

-As serras são lombadas oriundas da Chapada do Apodi.

 

 

-O rio representa o Rio Jaguaribe que banha grande parte das terras do município.

 

 

-O sol brilhante a abrasador do Ceará.






Fonte: Arquivo da Biblioteca Municipal de Jaguaruana-Ce.

 

 



A Prefeita municipal de Jaguaruana, Estado do Ceará, faço saber que a Câmara Municipal aprovou e eu sanciono e promulgo a seguinte lei:

 

 

Lei nº 484/2014 de 27 de fevereiro de 2014 dispõe sobre a revitalização do brasão e da bandeira do município de Jaguaruana-CE e dá outras providências.

 




 

(atual bandeira do Município de Jaguaruana-Ce)


 

 

Art. 1º. O Brasão do Município de Jaguaruana será representado por um escudo inglês, dividido ao meio, formando duas áreas iguais nas quais estão representados elementos simbólicos do município. À esquerda, na parte superior, estão sete estrelas, que representam a sede (estrela maior) e os distritos do município. Sob elas, uma rede estendida faz referência à indústria têxtil, uma das principais atividades econômicas de Jaguaruana, que, ainda ao talento manufatureiro do povo jaguaruanense, fez da rede uma das marcas da cidade. No lado direito, um sol brilhante e em grande proporção faz referência tanto ao clima sertanejo – apesar da proximidade do mar -, quanto à energia característica dos munícipes. Junto ao sol, uma faixa azul sinuosa representa o leito do Rio Jaguaribe, fonte de vida que garante um solo fértil no qual se produzem diferentes culturas, fazendo da agricultura uma importante atividade econômica local. A riqueza o potencial produtivo e, simbolicamente, a receptividade típica do jaguaruanense, fazem-se representar no verde que envolve as margens do rio (à direita) e esteia a frondosa rede (à esquerda).

 

 

 

Art. 2º. A Bandeira do Município de Jaguaruana, é formada de um retângulo verde sobreposto por outros dois amarelos de menor largura, um posicionado na vertical e outro na horizontal, tendo no centro o Brasão do Município de Jaguaruana, conforme especificado no anexo I desta lei.

 

 

 

Parágrafo único. A feitura da Bandeira do Município de Jaguaruana obedecerá as seguintes regras:

 

 

 

I – para cálculo das dimensões, tomar-se-á por base a altura desejada, dividindo-se esta em 13 (treze) partes iguais. Cada uma das partes será considerada um módulo;

 

 

II – o comprimento será de 19 módulos (19M);

 

 

III – A faixa amarela horizontal terá uma altura de cinco módulos (5M) e mesma largura da bandeira, enquanto a faixa amarela vertical terá uma largura de cinco módulos (5M) e a mesma altura da bandeira;

 

 

IV – a distância do Brasão para a parte superior da bandeira será de três módulos (3M).

 

 

 

Gabinete da prefeita municipal de Jaguaruana, aos 27 de fevereiro de 2014. 

 


Hino de Jaguaruana - Ce




Na corrente do verbo aumentar 
Os teus filhos estão sempre a clamar 
Sob a paz deste céu cor de anil 
Construindo o Brasil 
O Ceará também fica mais forte 
Com o apoio do teu grande porte.


REFRÃO:

Jaguaruana, Jaguaruana, 
Tu nasceste, nasceste de pé Jaguaruana, Jaguaruana, 
És a flor das cidades, és a glória



Tua bandeira, nosso símbolo 
Nossa alma, nossa vida, nosso amor 
És a pátria, mãe querida 
Nosso berço, nosso escudo, nossa luz.



Nos teus campos o branco se agita 
No teu seio a cultura se evolui 
Na tua margem, no espelho das águas 
A visão de um novo mundo 
Tuas palmeiras que o vento balança 
E tuas redes são nossa esperança.



REFRÃO:

Jaguaruana, Jaguaruana, 
Tu nasceste, nasceste de pé Jaguaruana, Jaguaruana, 
És a flor das cidades, és a glória!








Historiografia de Jaguaruana-Ce






A data da sua Criação é: 4 de Setembro de 1865. 


Foi instalada em: 4 de Março de1866 (Desmembrado de Aracati).



Toponímia (significado) do nome Jaguaruana: "Onça Preta"; Variação Toponímica: "União".





Padroeira: N. Sra. de Sant’Ana - Dia: 26/07. 





(Igreja Matriz de N. Sra. de SantAna - Jaguaruana-Ce)



Chamou-se primitivamente:




-Caatinga do Góis 

-União 

-E finalmente: Jaguaruana







Suas origens remontam às primeiras décadas da segunda metade do Século XVIII, quando em 1771, Dona Feliciana Soares da Costa, viúva de Simão de Góis, doou terras para construir a primitiva capela. Com essa doação, além da capela, geraram-se em torno de sua liderança precedentes gregários dos quais se formaria o Município de Jaguaruana. Durante cerca de setenta anos, são escassas as referências sobre a evolução desse reduto, o que, entretanto, não exclui o seu crescimento que o colocaria em estágio de progresso. Com o advento da Lei Geral de 1830, que autoriza a criação de Distritos de Paz na Província, a povoação de Catinga de Góes figura no elenco das que seriam contempladas. Como forma de dar cumprimento ao disposto contido na Lei Geral, tem-se como instrumento de execução a Lei de 3 de Dezembro de 1832, originária da Câmara Municipal do Aracati, ficando a instalação na dependência de autorização governamental.  Essa autorização, no entanto, deixaria de ser expedida, considerando para tanto estar curada a capela da povoação, conforme se deduz de Ofício Presidencial datado de 23 de Janeiro de 1833. As primeiras manifestações de apoio eclesial datam do ano de 1761, quando da doação do patrimônio respectivo, feita por Dona Feliciana Soares da Costa. Essa doação consta de escritura pública, lavrada no Cartório de Lázaro Lopes Bezerril, Tabelião do Aracati (06/10/1761). A capela, que terá sido edificada cerca de quatro anos antes do registro cartorário, a expensas de Dona. Feliciana, tem como padroeira Nossa Senhora de Santana. Tem-se como instrumento de criação da Freguesia, a Lei nº 1.083, de 4 de Dezembro de 1863, e canonicamente sacralizada a 19 de Dezembro do mesmo ano. 




Consta como seu primeiro vigário:




-Padre Alexandre Corrêa de Araújo Melo, natural do Aracati-Ce, e empossado a 31 de Janeiro de 1864.




Outros religiosos marcantes que passaram pela paróquia de Santana: 





1)-Côn. Agostinho José de Santiago Lima: Nasceu a 19 de Abril de 1859 na freguesia de S. Bernardo das Russas, e teve por pais o Tenente Felippe José de Santiago e Dona Maria de Sant’Anna. Iniciou os estudos do latim em 1873 na paróquia do seu berço, e matriculou se no Seminário do Crato a 17 de Fevereiro de 1876 tendo sido, todavia, forçado a deixá-lo em razão da seca de 1877 e de ser haver fechado aquela casa de educação. Concluídos os estudos preparatórios e os do curso teológico, recebeu o Presbiterado a 19 de Junho de 1887 e cantou a 1.a missa no dia 29 do dito mês na Matriz de Russas, freguesia para a qual fora nomeado coadjutor no dia seguinte ao da ordenação. Nomeado a 28 de Fevereiro de 1890 para Vigário da freguesia da União (atual Jaguaruana-Ce), empossou-se do cargo a 13 de Abril, Domingo do Bom Pastor, e nele se manteve por muito tempo para o gáudio e edificação de todos os seus paroquianos. A 15 de Junho foi encarregado da regência da freguesia de Areias. Foi membro correspondente do Instituto do Ceará. Escreveu: “Notas de meu parochiato em Areias” com os principais fatos que se prendem á historia cia Capella de Grossos, da mesma freguesia, publicadas na Revista do Instituto do Ceará, ano de 1902.Falleceu a 13 de Março de 1910.





2)-Padre Marcondes.




3)Padre Façanha (do Céu - Falecido - Foto abaixo)






(Padre Façanha - Pe. do Céu)



No ano de 1710, por iniciativa de Domingos Tavares da Fonseca, foi construída na povoação de GIQUI, onde residia o referido cidadão, uma capela sob a invocação de Nossa Senhora da Conceição tendo o mesmo, segundo registro histórico, feito doação de uma faixa de terra para o patrimônio da Santa. Desta data até a nomeação do primeiro vigário, lá estiveram os capelões, dentre outros, os Reverendíssimos padres João Leite, Matias Pereira de Oliveira, Cláudio Pereira de Farias e Manoel José Rodrigues da Silva. Em princípios do ano de 1863, quando passou por aqui sua primeira visita pastoral o D. Luiz Antônio dos Santos, Bispo do Ceará. O Cel. Antônio José de Freitas fez-lhe sentir a necessidade de fazer uma criação de uma freguesia no lugar. Não obstante a imposições de diversos habitantes na povoação do GIQUI, foi" Caatinga do Góis" (atual Jaguaruana-Ce) escolhida para a sede desta freguesia.No mesmo ano de 1863, isto é, em 1863, por lei N.063, de 4 de dezembro foi criada a freguesia, proviosanada com a nomeação do primeiro Vigário, Pe Alexandre Correia Araújo Melo, em 19 do referido mês, o qual tomou posse em 31 de Janeiro de 1864.Entre os anos de 1868 a 1869, faleceu Antônio José de Freitas, no prédio de número 109, na rua da Matriz, onde após pertenceu ao senhor João Serafim Cassundé.  A primeira casa de Antônio José de Freitas, na então povoação de Caatinga do Góis, foi o prédio onde cravaram a primeira pedra, onde se ergueu na sua residência, a casa paroquial do lugar.



No poder Eclesiástico, a freguesia já foi paroquiada pelos seguintes sacerdotes:

 

 

 

1-Pe. Alexandre Corrêa de Araújo Melo  (31/01/1864 á 06/01/1867)

2-Pe. Joaquim José Fernandes (29/09/1868 á 24/06/1869)

3-Pe. José Gurgel do Amaral Barbosa ( 14/11/1869 á 21/01/1873)

4-Pe. João Paulo Barbosa (29/01/1873 á 02/07/1879)

5-Pe. Francisco de Lima (24/08/1879 á 10/12/1880)

6-Pe. Antonio Candido da Rocha  (01/09/1887 á 24/08/1890)

7-Pe. Glicério da Costa lobo  (01/09/1889 á 10/03/1890)

8-Pe. Agostinho José Santiago de Lima (03/04/1990 á 11/01/1910)

9-Pe. Manuel Duarte de Queiroz (27/07/1910 á   25/06/1916)

10-Pe. Antonio Pereira da Graça Monteiro  (14/07/1916 á 19/03/1922)

11-Pe. Nelson Teixeira de Farias (19/03/1922 á  05/08/1924)

12-Pe. Marcondes Cavalcanti (25/11/1924 á 14/02/1945)

13-Pe. Aluísio de Castro Filgueiras (15/03/1945 á 14/10/1969).

14-Pe. Raimundo de Sales Façanha - Doceu-  (15/10/1969 á 09/05/2010)

15-Pe. Raimundo Barbosa - *ficando até 22/01/2019.

15-Pe. Zionete empossado em 27/01/2019...

 


Geografia de Jaguaruana-Ce





-Área (% em relação ao Estado do Ce): 0,66% 


-Acidentes Geográficos: Rio Jaguaribe, Campo Grande e Palhano, Riacho Araibu, 


-Serras: do Apodi e Dantas, 


-Lagoas: dos Bestas e Vermelha. 


-Recursos Hídricos: Pluviometria (a média anual é de 780mm).




Clima de Jaguaruana:



O clima do município é muito atípico para uma região sertaneja, pois mesmo ficando perto do Oceano Atlântico, e portanto bem longe dos efeitos da Continentalidade e Altitude, é comum a queda de granizo em pleno Sertão em "épocas cíclicas" (períodos com intervalos de aproximadamente 1 década ou duas, quando os efeitos do La Niña tornam-se superiores).




Educação:




Rede Estadual Pré-Escolar 1° e 2° Grau: 7 estabelecimentos.



Rede Municipal Pré-Escolar 1° e 2° Grau: 5 estabelecimentos.





N° de alunos matriculados: 



Rede Estadual:


-Pré-Escolar: 245 

-1° Grau: 1.690 

-2° Grau: 253 



Rede Municipal:
 

-Pré-Escolar: 106 

-1° Grau: 980 

-2° Grau: 162.



Saúde:



-Posto de Saúde São José, Figueiredo. 


-Hospital e Maternidade Nossa Senhora da Expectação. 


-Centro de Saúde Dec. Jaguaruana, em Gigui .



Outros dados:





*População -  Censo de 2010: 32.239 hab. (fonte: IBGE) 

-Densidade Demográfica(hab/km²): 34,73. 

-Distância da Capital (Fortaleza) em Linha Reta: 144 km. 

-Distância por Rodovia: 183 km. 

-Vias de Acesso à Capital: CE 263, BR 116. 

-Abastecimento D’água: 1.601 ligações. 






Energia Elétrica:  



-N° de Consumidores: 4.980. 




-Total Consumo: 1.029.734. 



Distritos de Jaguaruana-Ce:

 



1)-Giqui (dividido em: de cima e de baixo)

2)-Borges. 

3)-São José. 

4)Lagoa Vermelha. 

5)-Córrego do Machado. 

6)-Antonópolis. 

7)-Jurema.















Economia de Jaguaruana-Ce:





-Produção agrícola: Banana, caju, algodão, mandioca, milho e feijão. 


-Pecuária: bovinos, suínos e aves. 


-Indústria: Têxtil (com grande produção de redes), colchões, carcinicultura, tintas, etc.










Recursos financeiros:




-Repasse do ICMS em 1995: R$ 540.770,90.

 

-Renda Interna Municipal 1995: R$ 11.337,00. 



-Renda Per Capita 1995: US$ 597.





Referências:




1.↑ a b Divisão Territorial do Brasil. Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (1 de julho de 2008). Página visitada em 11 de outubro de 2008.



2.↑ IBGE (10 de outubro de 2002). Área territorial oficial. Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Página visitada em 5 de dezembro de 2010.



3.↑ Censo Populacional 2010. Censo Populacional 2010. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (29 de novembro de 2010). Página visitada em 11 de dezembro de 2010.



4.↑ Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil. Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) (2000). Página visitada em 11 de outubro de 2008.



5.↑ a b Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Página visitada em 11 de dezembro de 2010.




Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.










------------------------------------------------------

 






 

APOSTOLADO BERAKASHComo você pode ver, ao contrário de outros meios midiáticos, decidimos por manter a nossa página livre de anúncios, porque geralmente, estes querem determinar os conteúdos a serem publicados. Infelizmente, os algoritmos definem quem vai ler o quê. Não buscamos aplausos, queremos é que nossos leitores estejam bem informados, vendo sempre os TRÊS LADOS da moeda para emitir seu juízo. Acreditamos que cada um de nós no Brasil, e nos demais países que nos leem, merece o acesso a conteúdo verdadeiro e com profundidade. É o que praticamos desde o início deste blog a mais de 20 anos atrás. Isso nos dá essa credibilidade que orgulhosamente a preservamos, inclusive nestes tempos tumultuados, de narrativas polarizadas e de muita Fake News. O apoio e a propaganda de vocês nossos leitores é o que garante nossa linha de conduta. A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas deste blog não significa, necessariamente, adesão às ideias neles contidas. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo deste blog. Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica desnecessária será prontamente banida. Todos as postagens e comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam necessariamente, a posição do blog. A edição deste blog se reserva o direito de excluir qualquer artigo ou comentário que julgar oportuno, sem demais explicações. Todo material produzido por este blog é de livre difusão, contanto que se remeta nossa fonte. Não somos bancados por nenhum tipo de recurso ou patrocinadores internos, ou externo ao Brasil. Este blog é independente e representamos uma alternativa concreta de comunicação. Se você gosta de nossas publicações, junte-se a nós com sua propaganda, ou doação, para que possamos crescer e fazer a comunicação dos fatos, doa a quem doer. Entre em contato conosco pelo nosso e-mail abaixo, caso queira colaborar:

 



filhodedeusshalom@gmail.com


Curta este artigo :

Postar um comentário

Todos os comentários publicados não significam a adesão às ideias nelas contidas por parte deste apostolado, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Conforme a lei o blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido(a), desde que a resposta não contenha palavrões e ofensas de cunho pessoal e generalizados. Os comentários serão analisados criteriosamente e poderão ser ignorados e ou, excluídos.

TRANSLATE

QUEM SOU EU?

Minha foto
CIDADÃO DO MUNDO, NORDESTINO COM ORGULHO, Brazil
Neste Apostolado APOLOGÉTICO (de defesa da fé, conforme 1 Ped.3,15) promovemos a “EVANGELIZAÇÃO ANÔNIMA", pois neste serviço somos apenas o Jumentinho que leva Jesus e sua verdade aos Povos. Portanto toda honra e Glória é para Ele.Cristo disse-nos:Eu sou o caminho, a verdade e a vida e “ NINGUEM” vem ao Pai senão por mim" (João14, 6).Defendemos as verdade da fé contra os erros que, de fato, são sempre contra Deus.Cristo não tinha opiniões, tinha a verdade, a qual confiou a sua Igreja, ( Coluna e sustentáculo da verdade – Conf. I Tim 3,15) que deve zelar por ela até que Ele volte(1Tim 6,14).Deus é amor, e quem ama corrige, e a verdade é um exercício da caridade. Este Deus adocicado, meloso, ingênuo, e sentimentalóide, é invenção dos homens tementes da verdade, não é o Deus revelado por seu filho: Jesus Cristo.Por fim: “Não se opor ao erro é aprová-lo, não defender a verdade é nega-la” - ( Sto. Tomás de Aquino).Este apostolado tem interesse especial em Teologia, Política e Economia. A Economia e a Política são filhas da Filosofia que por sua vez é filha da Teologia que é a mãe de todas as ciências. “Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao vosso nome dai glória...” (Salmo 115,1)

POSTAGENS MAIS LIDAS

SIGA-NOS E RECEBA AS NOVAS ATUALIZAÇÕES EM SEU CELULAR:

TOTAL DE ACESSOS NO MÊS

ÚLTIMOS 5 COMENTÁRIOS

ANUNCIE AQUI! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com

SÓ FALTA VOCÊ! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com

SÓ FALTA VOCÊ! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com
 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2013. O BERAKÁ - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger