A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas no todo ou em parte, não significa necessariamente, a adesão às ideias nelas contidas, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Todas postagens e comentários são de inteira responsabilidade de seus autores primários, e não representam de maneira alguma, a posição do blog. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo desta página.
Home » , , » As lições do Profeta Oséias numa perspectiva Existencial e não meramente Sociológica ou Coletivista

As lições do Profeta Oséias numa perspectiva Existencial e não meramente Sociológica ou Coletivista

Written By Beraká - o blog da família on sexta-feira, 15 de outubro de 2021 | 11:46

 


 

O casamento de Oseias ilustra a infidelidade de Israel e mostra a sublimidade do amor de Deus. O casamento de Oseias denota uma diversidade de sentimentos humanos que desabrocham numa história trágica entre Deus e seu povo. Sim! Tristezas e frustrações fazem parte da vida pessoal do profeta (só dele?). Mas também, é verdade que renovadas esperanças estão implícitas na mensagem dramática desse profeta. Como marido, ele esperava a reconciliação plena com sua esposa Gomer. Tal retrato reflete o amor, a beleza e a intimidade que o verdadeiro casamento pode proporcionar. No caso de Israel, o Altíssimo almeja que a nação deixe o caminho do adultério, ou seja, confiar-se e entregar-se a outros ídolos,e retorne ao amor inefável do esposo que, acima de tudo, a ama. Gomer foi uma filha de Diblaim, que se tornou esposa de Oseias, em harmonia com as instruções de Deus dadas a este profeta. Gomer deu à luz três filhos, cujos nomes significativos foram usados por Deus para predizer o resultado desastroso do adultério de Israel, na forma de idolatria. Ao contar o nascimento do primeiro filho, chamado Jezreel, o relato declara que Gomer “deu à luz um filho [a Oseias]”. Com relação ao nascimento dos próximos dois filhos, porém, não se faz referência ao profeta como pai, e isto tem sido a base para serem considerados como provavelmente ilegítimos. Oseias 3,1-3 parece descrever Gomer querendo abandonar seu proceder adúltero e voltar para o profeta, sendo ela comprada como se fosse uma escrava, ilustrando deste modo como Israel seria recebido de volta por Deus à base de seu arrependimento. De acordo com Kirsten Abbott  "Creation Motifs in Hosea", Sea Changes Journal, December 2005» - «Kirsten Abbott) a interpretação feminista considera a história de Oseias e suas relações com sua esposa Gomer como uma metáfora para o conflito entre uma Teologia da Aliança (Israel violando o relacionamento do pacto com YHWH) e uma Teologia da Criação (YHWH vai desfazer a fertilidade da terra em resposta a Israel seguindo outros deuses da fertilidade).

 

 

 

Com a leitura “bíblico-oracional” do livro de Oseias, aprendemos muitos ensinamentos e princípios para o nosso crescimento Pessoal e espiritual!

 

 

 

Oseias, talvez mais do que qualquer outro profeta, é aquele que revela o verdadeiro coração “miserável” (misericordioso) de Deus. Com sua leitura percebemos que Deus deseja abençoar e salvar, e não apenas castigar seu povo. O Senhor Deus revela ali, um calor todo especial no seu relacionamento entranhado de amor para conosco:

 

 

Oseias 6,1-3: “Vinde, e retornemos para o SENHOR, porque Ele nos despedaçou e nos sarará; fez a ferida e a tratará. Depois de dois dias, nos revigorará; ao terceiro dia, nos levantará, e viveremos diante d’Ele. Conheçamos e prossigamos em conhecer ao SENHOR; como a alva, a sua vinda é certa; Ele descerá sobre nós como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra.”

 

 

 

Lição: Reconheça que o coração de Deus é a favor da restauração do seu povo. Entenda que Ele nos chama para a restauração e não a mera destruição legalista, ou vingativa.

 

 

 

Oseias 6,6: “Pois misericórdia Eu quero, e não sacrifício, e o conhecimento de Deus, mais do que holocaustos.”

 

 

 

Fique certo de que Deus dá mais valor ao nosso relacionamento amoroso com Ele do que aos cultos, sacrifícios e louvores que Lhe prestamos. Paulo captou a essência de Deus quando escreveu:

 

 

“Sede, pois imitadores de Deus, como filhos amados” Efésios 5,1

 

 

 

Lição: Assim como Deus chamou Oseias para viver seu imortal e eterno amor pelo seu povo, através do seu casamento com uma mulher infiel, Ele nos chama para encarnar sua Palavra e seu caráter através do modo que vivemos!

 

 

 

Oseias 1,2-3: “Quando, pela primeira vez, falou o SENHOR por intermédio de Oséias, então, o SENHOR lhe disse: Vai, toma uma mulher de prostituições e terás filhos de prostituição, porque a terra se prostituiu, desviando-se do SENHOR. Foi-se, pois, e tomou a Gômer, filha de Diblaim, e ela concebeu e lhe deu um filho.”

 

 

 

Lição: A vida de uma “pessoa de Deus” é o mais poderoso sermão que pode ser pregado!

 

 

 

Oseias 3,1-5: “Disse-me o SENHOR: Vai outra vez, ama uma mulher, amada de seu amigo e adúltera, como o SENHOR ama os filhos de Israel, embora eles olhem para outros deuses e amem bolos de passas. Comprei-a, pois, para mim por quinze peças de prata e um ômer e meio de cevada; e lhe disse: tu esperarás por Mim muitos dias; não te prostituirás, nem serás de outro homem; assim também Eu esperarei por ti. Porque os filhos de Israel ficarão por muitos dias sem Rei, sem Príncipe, sem sacrifício, sem coluna, sem estola sacerdotal ou ídolos do lar. Depois, tornarão os filhos de Israel, e buscarão ao SENHOR, seu Deus, e a Davi, seu rei; e, nos últimos dias, tremendo, se aproximarão do SENHOR e da sua bondade.”

 

 

 

Lição: Oseias viveu o amor e o perdão de Deus para com seu povo. Pratiquemos o mesmo perdão de Deus ao seu povo, de modo que também, continuamente, perdoemos uns aos outros!

 

 

 

Oseias 14,9: “Quem é sábio, que entenda estas coisas; quem é prudente, que as saiba, porque os caminhos do SENHOR são retos, e os justos andarão neles, mas os transgressores neles cairão.”

 

 

 

Lição: Seja prudente, sábio e justo. Escolha andar nos caminhos do Senhor. A busca de um conhecimento e entendimento espirituais deve estar em primeiro lugar na nossa lista de prioridades!

 

 

 

Oseias 4,6-7: “O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento. Porque tu, sacerdote, rejeitaste o conhecimento, também Eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de Mim; visto que te esqueceste da lei do Teu Deus, também Eu me esquecerei de teus filhos. Quanto mais estes se multiplicaram, tanto mais contra Mim pecaram; Eu mudarei a sua honra em vergonha.”

 

 

 

Lição: Reconheçamos que aquilo que não conhecemos e temos dúvidas se é da vontade de Deus, pode trazer consequências catastróficas para nós e para os outros. Busquemos procurar e valorizar o conhecimento de Deus e de sua Santíssima vontade pela sua Palavra. Não negligenciemos este encontro diário e salvífico com a  Palavra de Deus.

 

 

 

Oseias 4,14: “Não castigarei vossas filhas, que se prostituem, nem vossas noras, quando adulteram, porque os homens mesmos se retiram com as meretrizes e com as prostitutas cultuais sacrificam, pois o povo que não tem entendimento corre para a sua perdição.”

 

 

 

Lição: Procuremos nos firmar no conhecimento e confiança no Senhor nosso Deus. Reconheçamos que este conhecimento diário, nos mantém longe da destruição.

 


 


 



CONCLUSÃO

 

 

 

A analogia da infidelidade sexual em Oseias, revela a infidelidade de nossos corações diante de Deus. Isso nos leva a uma mulher de nome Gômer, que viveu em Israel no século VIII a.C. (a essa altura, o povo de Deus estava dividido em dois reinos — o do norte, Israel, e o do sul, Judá). Gômer era uma “mulher promíscua” com quem Deus mandou o profeta Oseias casar-se, a fim de ilustrar a história da misericórdia de Deus para com seu povo infiel.A mensagem de Deus por meio de Oseias era que o povo de Deus era prostituído: “Vai, toma uma mulher de prostituições e terás filhos de prostituição; porque a terra se prostituiu, desviando-se do Senhor” (Os 1.2). Então, Oseias, o profeta, casou-se com Gômer, a mulher promíscua — uma parábola realista. Deus mandou dar nome aos três filhos, “Jezreel”, “Desfavorecida” e “Não-Meu-Povo”, mostrando as consequências do afastamento do Deus único e verdadeiro, que sobreviria a esse povo rebelde e idólatra (vv. 4-9). Não é uma história de um feliz conto de fadas, mas realista,  de esperança, de perseverança e misericórdia, que aguarda as demoras de Deus, que criou filhos e filhas livres, pois o amor comporta liberdade e riscos. Gômer acabou abandonando Oseias e seus três filhos por outro homem. O que Deus, então, mandou que Oseias fizesse? “Vai outra vez, ama uma mulher, amada de seu amigo e adúltera, como o Senhor ama os filhos de Israel, embora eles olhem para outros deuses” (Os 3.1).Assim, Oseias comprou de volta sua esposa, pagando o “preço da noiva”, dado de costume à família que era deixada por uma mulher quando ela se casasse. Aqui, nós vemos uma noiva que havia abandonado sua família; mas Oseias a comprou de volta e a levou para casa.Era uma imagem de Deus; Ele mesmo nos diz. Deus promete abrir caminho para quem chamou “Desfavorecida”, compadecendo-se dela. Às pessoas que chamou “Não-Meu—Povo”, Deus dirá: “Tu és o meu povo!”, e eles dirão: “Tu és o meu Deus!” (Os 2.23). É assim a misericórdia de Deus.

 

 

(o resgate de Gômer por Oséias)

 



Resumindo: Eu sou Gômer. Você é Gômer. Nós somos Gômer — adúlteros morais e espirituais. Mas, desde o princípio, Deus tinha o plano de nos comprar de volta, e esse plano se cumpriu. O Deus que nos amou, nos redimiu e nos comprou de volta por meio do sangue de Cristo. Nós, seu povo redimido, somos vistos finalmente como a noiva de Cristo e, um dia, receberemos “linho finíssimo, brilhante e puro” para nos vestir para o casamento (Ap 19.7-8).Como é Deus? Olhe para Jesus. Olhe novamente para Jesus, que está de pé diante daquela mulher que foi flagrada em adultério. Jesus tem misericórdia dela. Ele a conclama a deixar seu pecado. Ele veio redimi-la daquele pecado, mediante seu sacrifício na cruz em seu favor. Na verdade, ela merece a morte. Mas essa não é a história toda. Toda mulher e todo homem merecem a morte que é o salário de nosso pecado. A esperança das Escrituras, para toda mulher e todo homem, é que Jesus veio nos oferecer misericórdia. Por meio da fé em sua morte em nosso lugar, recebemos perdão pleno e uma nova vida Nele. Essa é a moral da história completa.

 



1 Pedro 1, 18-23: “Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais, mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado, O qual, na verdade, em outro tempo foi conhecido, ainda antes da fundação do mundo, mas manifestado nestes últimos tempos por amor de vós; E por ele credes em Deus, que o ressuscitou dentre os mortos, e lhe deu glória, para que a vossa fé e esperança estivessem em Deus; Purificando as vossas almas pelo Espírito na obediência à verdade, para o amor fraternal, não fingido; amai-vos ardentemente uns aos outros com um coração puro; Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre”.

 



"De um mal aparente, Deus tira um bem Permanente". E então? O que você pensa sobre estes princípios que encontramos no livro de Oseias sobre crescimento pessoal? Se possível compartilhes nos comentários abaixo conosco sua experiência pessoal com este ensino.

 

 

 

------------------------------------------------------

 

 

APOSTOLADO BERAKASHComo você pode ver, ao contrário de outros meios midiáticos, decidimos por manter a nossa página livre de anúncios, porque geralmente, estes querem determinar os conteúdos a serem publicados. Infelizmente, os algoritmos definem quem vai ler o quê. Não buscamos aplausos, queremos é que nossos leitores estejam bem informados, vendo sempre os TRÊS LADOS da moeda para emitir seu juízo. Acreditamos que cada um de nós no Brasil, e nos demais países que nos leem, merece o acesso a conteúdo verdadeiro e com profundidade. É o que praticamos desde o início deste blog a mais de 20 anos atrás. Isso nos dá essa credibilidade que orgulhosamente a preservamos, inclusive nestes tempos tumultuados, de narrativas polarizadas e de muita Fake News. O apoio e a propaganda de vocês nossos leitores é o que garante nossa linha de conduta. A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas deste blog não significa, necessariamente, adesão às ideias neles contidas. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo deste blog. Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica desnecessária será prontamente banida. Todos as postagens e comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam necessariamente, a posição do blog. A edição deste blog se reserva o direito de excluir qualquer artigo ou comentário que julgar oportuno, sem demais explicações. Todo material produzido por este blog é de livre difusão, contanto que se remeta nossa fonte. Não somos bancados por nenhum tipo de recurso ou patrocinadores internos, ou externo ao Brasil. Este blog é independente e representamos uma alternativa concreta de comunicação. Se você gosta de nossas publicações, junte-se a nós com sua propaganda, ou doação, para que possamos crescer e fazer a comunicação dos fatos, doa a quem doer. Entre em contato conosco pelo nosso e-mail abaixo, caso queira colaborar:

 





filhodedeusshalom@gmail.com

 

 

Curta este artigo :

Postar um comentário

Todos os comentários publicados não significam a adesão às ideias nelas contidas por parte deste apostolado, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Conforme a lei o blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido(a), desde que a resposta não contenha palavrões e ofensas de cunho pessoal e generalizados. Os comentários serão analisados criteriosamente e poderão ser ignorados e ou, excluídos.

TRANSLATE

QUEM SOU EU?

Minha foto
CIDADÃO DO MUNDO, NORDESTINO COM ORGULHO, Brazil
Neste Apostolado APOLOGÉTICO (de defesa da fé, conforme 1 Ped.3,15) promovemos a “EVANGELIZAÇÃO ANÔNIMA", pois neste serviço somos apenas o Jumentinho que leva Jesus e sua verdade aos Povos. Portanto toda honra e Glória é para Ele.Cristo disse-nos:Eu sou o caminho, a verdade e a vida e “ NINGUEM” vem ao Pai senão por mim" (João14, 6).Defendemos as verdade da fé contra os erros que, de fato, são sempre contra Deus.Cristo não tinha opiniões, tinha a verdade, a qual confiou a sua Igreja, ( Coluna e sustentáculo da verdade – Conf. I Tim 3,15) que deve zelar por ela até que Ele volte(1Tim 6,14).Deus é amor, e quem ama corrige, e a verdade é um exercício da caridade. Este Deus adocicado, meloso, ingênuo, e sentimentalóide, é invenção dos homens tementes da verdade, não é o Deus revelado por seu filho: Jesus Cristo.Por fim: “Não se opor ao erro é aprová-lo, não defender a verdade é nega-la” - ( Sto. Tomás de Aquino).Este apostolado tem interesse especial em Teologia, Política e Economia. A Economia e a Política são filhas da Filosofia que por sua vez é filha da Teologia que é a mãe de todas as ciências. “Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao vosso nome dai glória...” (Salmo 115,1)

POSTAGENS MAIS LIDAS

SIGA-NOS E RECEBA AS NOVAS ATUALIZAÇÕES EM SEU CELULAR:

TOTAL DE ACESSOS NO MÊS

ÚLTIMOS 5 COMENTÁRIOS

ANUNCIE AQUI! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com

SÓ FALTA VOCÊ! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com

SÓ FALTA VOCÊ! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com
 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2013. O BERAKÁ - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger