A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas no todo ou em parte, não significa necessariamente, a adesão às ideias nelas contidas, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Todas postagens e comentários são de inteira responsabilidade de seus autores primários, e não representam de maneira alguma, a posição do blog. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo desta página.
Home » » Hedy Lamarr, a atriz hollywoodiana mais linda da Europa, inventou a base para o Wi-Fi

Hedy Lamarr, a atriz hollywoodiana mais linda da Europa, inventou a base para o Wi-Fi

Written By Beraká - o blog da família on sábado, 28 de novembro de 2020 | 20:18


(foto reprodução)

 



Quem consegue viver sem telefone celular e sem internet Wi-Fi nos dias de hoje, não é mesmo? A tecnologia que permite conectar-se à internet sem a necessidade de plugar o dispositivo (seja um smartphone, tablet ou computador) a um modem por meio de cabos de rede é um item indispensável para o bom funcionamento da sociedade atual, mas nem todo mundo sabe que sua criação teve como base a época da Segunda Guerra Mundial, quando uma atriz de Hollywood – que também era inventora – criou um sistema de comunicações para as Forças Armadas dos EUA que serviu como base para a invenção do Wi-Fi e também da atual telefonia celular. Se atualmente não desgrudamos de nossos smartphones devidamente conectados à internet via Wi-Fi, a grande responsável por isso é a belíssima Hedy Lamarr, atriz e inventora austríaca nascida em 1914. Lamarr ficou famosa no cinema e também deixou sua marca no universo da ciência e da tecnologia com suas invenções muito à frente de seu tempo.

 


A trajetória como atriz de cinema

 

 

Nascida em Viena, a filha de pais judeus era parte de uma família de classe média cuja mãe era uma pianista e o pai, diretor bancário. Lamarr estudou piano até os dez anos de idade e, mais tarde, foi considerada pelo diretor Max Reinhardt “a mais bela mulher da Europa”. Ainda adolescente, a jovem atriz interpretou diversos papéis em filmes alemães, contracenando com atores famosos da época.Em sua autobiografia “Esctasy and Me”, Lamarr contou que seu segundo marido tentava mantê-la trancada em sua mansão, e nessa época acabou acompanhando o esposo em diversos jantares com a elite nazista, com a qual o marido tinha relações profissionais. Em 1937, Hedy conseguiu fugir do país com suas valiosas jóias, abandonando o casamento e naturalizando-se norteamericana em 1953. Como atriz ela estreou em Hollywood em 1938 e, entre seus diversos filmes, atuou ao lado de grandes nomes como Lana Turner e Judy Garland.

 

 

 

Atriz sim, mas também, uma grande inventora!

 

 


Durante a Segunda Guerra, Hedy Lamarr criou junto com o compositor e também inventor George Antheil um sofisticado aparelho de interferência em rádio para despistar radares nazistas, cuja patente foi feita em 1940 usando seu nome de registro (Hedwig Eva Maria Kiesler). A ideia surgiu quando a dupla estava fazendo um dueto ao piano e começaram a “conversar” entre si alterando os controles do instrumento. Ou seja, Lamarr descobriu que, se o emissor e o receptor mudassem constantemente de frequência, somente os dois poderiam se comunicar sem medo de serem interceptados pelo inimigo. Antheil havia ganhado notoriedade ao experimentar o controle autômato de instrumentos musicais, possuindo conhecimentos gerais tão vastos que chegou até mesmo a escrever um livro sobre endocrinologia. O músico conheceu a atriz em 1940, quando se tornaram vizinhos em Hollywood, e então Lamarr o procurou em busca de conselhos sobre como aumentar seus seios.

 

 






Assim como Hedy, Antheil também rejeitava os ideais nazistas, especialmente depois de Hitler ter realizado uma verdadeira caça à música moderna em prol do Romantismo de Wagner, por considerar o estilo moderno “uma aberração judaica”. Então, sem conseguir trabalho na Europa, o músico refugiou-se na América. Então, em 1942, a dupla submeteu seu método de alternância de frequências (“frequence hopping”) ao Departamento de Guerra dos Estados Unidos, que a recusou porque a ideia de trocar as 88 frequências a fim de despistar radares pareceu complicada e difícil demais para ser realizada na época. O projeto ficou “na gaveta” até 1962, quando o aparelho inventado por Lamarr passou a ser usado por tropas militares dos EUA em Cuba, quando a patente já havia expirado. No entanto, a invenção da atriz permaneceu desconhecida até 1997, quando a Electronic Frontier Foundation premiou Hedy Lamarr por sua contribuição. No ano seguinte, a Ottawwa Wireless Technology adquiriu 49% da patente de Lamarr e a ideia do aparelho de frequência criado por ela serviu de base para a criação da moderna tecnologia de comunicação, como as conexões Wi-Fi e CDMA (de telefones celulares). Considerada então a “mãe do telefone celular”, Hedy Lamarr não ganhou nenhum dinheiro com sua enorme contribuição para com a tecnologia. Contudo, em 1997 recebeu do Governo dos Estados Unidos uma menção honrosa “por abrir novos caminhos nas fronteiras da eletrônica”.

 


Fim de vida e legado de Hedy Lamarr para o mundo

 

 


 


 

A atriz parou de trabalhar para o cinema entre o final dos anos 1950 e o começo da década de 1960 e, em 1966, o renomado cineasta Andy Warhol criou o curta metragem “Hedy” sobre a vida da atriz, no mesmo ano em que ela lançou sua autobiografia.

 




 

(foto reprodução)




Quanto ao seu legado, por sua contribuição para com o cinema, a atriz ganhou uma estrela na Calçada da Fama na Hollywood Boulevard, e ela serviu como inspiração pela sua estonteante beleza, para Walt Disney desenhar a Branca de Neve em 1937.

 



 






Já por conta de suas invenções tecnológicas, incluindo a base para a tecnologia Wi-Fi e a telefonia celular, o sistema de comunicações criado por Lamarr para as Forças Armadas dos Estados Unidos foi usado para a invenção da telefonia móvel e, em 2005, o dia 9 de novembro (data de nascimento da atriz) foi decretado na Alemanha como o Dia do Inventor, em sua homenagem. O Google também, já homenageou Hedy Lamarr no Doodle que foi ao ar na semana da comemoração de seu aniversário de nascimento, para que sempre que fizermos uma ligação ou usarmos a internet por meio de uma conexão sem fio, lembrarmos de que isso só foi possível graças a essa atriz de Hollywood, que não somente teve uma ideia à frente de seu tempo e tornou-se pioneira nesse segmento, como também teve coragem de “peitar” os nazistas em plena Segunda Guerra Mundial.Proibida de sair de casa e de trabalhar pelo marido, Hedy fugiu com a ajuda de uma empregada. Pediu então o divórcio em Paris, em Londres conheceu Louis B. Mayer, um produtor de cinema estadunidense. Nessa época, trocou o seu nome para Hedy Lamarr em homenagem à estrela do cinema mudo Barbara La Marr. 





(foto reprodução)




Faleceu no dia 19 de janeiro de 2000 aos 86 anos em sua casa, entrando pra história, não apenas como um rosto lindo da era da MGM, mas também como uma importante personagem da tecnologia. Confira o vídeo publicado pelo Google em sua homenagem no link abaixo:



 

https://www.youtube.com/watch?v=Z0gu2QhV1dc&feature=emb_logo





GOSTOU Do APOSTOLADO berakash?  QUER SER UM (A) SEGUIDOR (a) E RECEBER AS ATUALIZÇÕES EM SEU CELULAR, OU, E-MAIL?

 


 

Segue no link abaixo o “PASSO-A-PASSO” para se tornar um(a) seguidor(a) - (basta clicar):

 

 

https://berakash.blogspot.com/2023/10/como-ser-um-ser-um-seguidor-e-ou.html

 

 

Shalom!

 



__________________________

 




Apostolado Berakash – Se você gosta de nossas publicações e caso queira saber mais sobre determinado tema, tirar dúvidas, ou até mesmo agendar palestras e cursos, entre em contato conosco  pelo e-mail:

 

 

 

filhodedeusshalom@gmail.com

 

Curta este artigo :

Postar um comentário

Todos os comentários publicados não significam a adesão às ideias nelas contidas por parte deste apostolado, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Conforme a lei o blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido(a), desde que a resposta não contenha palavrões e ofensas de cunho pessoal e generalizados. Os comentários serão analisados criteriosamente e poderão ser ignorados e ou, excluídos.

TRANSLATE

QUEM SOU EU?

Minha foto
CIDADÃO DO MUNDO, NORDESTINO COM ORGULHO, Brazil
Neste Apostolado APOLOGÉTICO (de defesa da fé, conforme 1 Ped.3,15) promovemos a “EVANGELIZAÇÃO ANÔNIMA", pois neste serviço somos apenas o Jumentinho que leva Jesus e sua verdade aos Povos. Portanto toda honra e Glória é para Ele.Cristo disse-nos:Eu sou o caminho, a verdade e a vida e “ NINGUEM” vem ao Pai senão por mim" (João14, 6).Defendemos as verdade da fé contra os erros que, de fato, são sempre contra Deus.Cristo não tinha opiniões, tinha a verdade, a qual confiou a sua Igreja, ( Coluna e sustentáculo da verdade – Conf. I Tim 3,15) que deve zelar por ela até que Ele volte(1Tim 6,14).Deus é amor, e quem ama corrige, e a verdade é um exercício da caridade. Este Deus adocicado, meloso, ingênuo, e sentimentalóide, é invenção dos homens tementes da verdade, não é o Deus revelado por seu filho: Jesus Cristo.Por fim: “Não se opor ao erro é aprová-lo, não defender a verdade é nega-la” - ( Sto. Tomás de Aquino).Este apostolado tem interesse especial em Teologia, Política e Economia. A Economia e a Política são filhas da Filosofia que por sua vez é filha da Teologia que é a mãe de todas as ciências. “Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao vosso nome dai glória...” (Salmo 115,1)

POSTAGENS MAIS LIDAS

SIGA-NOS E RECEBA AS NOVAS ATUALIZAÇÕES EM SEU CELULAR:

TOTAL DE ACESSOS NO MÊS

ÚLTIMOS 5 COMENTÁRIOS

ANUNCIE AQUI! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com

SÓ FALTA VOCÊ! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com

SÓ FALTA VOCÊ! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com
 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2013. O BERAKÁ - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger