A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas no todo ou em parte, não significa necessariamente, a adesão às ideias nelas contidas, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Todas postagens e comentários são de inteira responsabilidade de seus autores primários, e não representam de maneira alguma, a posição do blog. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo desta página.
Home » » No Getsêmani, o que Jesus fez? Como se comportou? E o que Ele nos ensina para enfrentarmos o nosso Getsêmani ?

No Getsêmani, o que Jesus fez? Como se comportou? E o que Ele nos ensina para enfrentarmos o nosso Getsêmani ?

Written By Beraká - o blog da família on quarta-feira, 18 de abril de 2018 | 22:35







Por que a depressão não destruiu sua motivação de terminar a obra que havia começado? Nosso Senhor Jesus está prestes a enfrentar o pior momento de sua vida. Uma horrível expectativa cerca sua alma. E a sua primeira atitude é antes de se afastar para rezar, pedir ajuda. Portanto, não queiramos ser melhores que Jesus, tentando enfrentar o sofrimento sozinho.




Mateus 26,36-46: “Então Jesus foi com seus discípulos para um lugar chamado Getsêmani e lhes disse: Sentem-se aqui enquanto vou ali orar. Levando consigo Pedro e os dois filhos de Zebedeu, começou a entristecer-se e a angustiar-se. Disse-lhes então: A minha alma está profundamente triste, numa tristeza mortal. Fiquem aqui e vigiem comigo..."



Vivemos em mundo extremamente agitado, independente, autossuficiente. Procuramos as melhores soluções no conhecimento, na tecnologia, na ciência e muitas delas não podem ser encontradas aí. Há quem acredite que o dinheiro pode ser um “oásis” no deserto das dificuldades. Pessoas com câncer em estado terminal sabem que não é. O dinheiro não é capaz de resolver questões complexas da alma. No campo das dificuldades emocionais somente a oração tem cura definitiva. Essa é a primeira lição dada por Jesus no Getsêmani. Não importa o que esteja acontecendo ou venha acontecer, primeiro ore.



Primeira lição de Jesus No Getsêmani: "Não Se Isole"



Jesus no getsêmani está sentindo profunda angústia e tristeza, e o que ele procura?A companhia de pessoas que Ele ama:



“Levou com ele Pedro e os dois filhos de Zebedeu, Tiago e João, e começou a sentir angústia e tristeza. Então disse-lhes: Minha alma está cheia de tristeza, a ponto de morrer. Fiquem aqui e vigiem comigo”. (Mateus 26,37-38)







Pedro, Tiago e João são seus discípulos, espiritualmente, mais maduros. Por diversas vezes Ele pediu que os demais se retirassem, permanecendo apenas esses três.Inúmeras pessoas procuram lidar com seus problemas, suas crises, até mesmo as mais difíceis, sozinhas. Não compartilham com ninguém. Não pedem ajuda.O SENHOR Jesus no Getsêmani, busca o consolo e a companhia de seus amigos.Pesquisas recentes, realizadas pela Healt in Brazil , mostra que o isolamento social é um dos principais comportamentos nocivos da depressão:



“Em casos de depressão leve, ainda há algum envolvimento e até mesmo vontade de superação. Em nível moderado, existe mais dificuldade em suportar a pressão, o que compromete o rendimento de sua produção e a clareza da percepção. Isso facilita o isolamento. Já na depressão severa, o depressivo pode sofrer até mesmo de amnésia e ilusões, chegando ao isolamento total.” (Psicóloga Aridinéa Vacchiano, do Rio de Janeiro,)



É exatamente isso que Jesus quer evitar: o isolamento, a depressão. Ele luta para que a tristeza e a angústia não engulam sua motivação de ser agradável a Deus.Veja o que diz o sábio Salomão:



“Quem se isola, busca interesses egoístas, e se rebela contra a sensatez.” (Provérbios 18,1)



O auto-isolamento na crise é uma forma de autopiedade, e também não é a coisa mais inteligente a se fazer, por isso Salomão diz que, quem assim faz “busca interesses egoístas”.Não era essa a intenção de Jesus. No Getsêmani, como em todo lugar, durante toda sua vida, Ele busca os interesses do Seu Pai.Jesus No Getsêmani: Derrame Sua Alma Diante De DeusUma das possibilidades mais belas da oração é poder derramar-se diante de Deus.



“Ele avançou um pouco, inclinou-se com o rosto no chão, e orou…” (Mateus 26,39a)



É isso que Jesus faz. No Getsêmani Ele se derrama.Ele se lança aos pés de seu Pai, em busca de alivio para sua dor. Em busca de força para a insegurança.Como diz o salmista:



"Assim como os olhos dos servos estão atentos à mão de seu senhor, e como os olhos das servas estão atentos à mão de sua senhora, também os nossos olhos estão atentos ao Senhor, ao nosso Deus, esperando que ele tenha misericórdia de nós". (Salmos 123,2)




O SENHOR Jesus no getsêmani coloca seu rosto no chão, junto à terra, olha para Deus e ora.Ele está atento às mãos de seu Pai. Como uma criança se lança sobre seus braços.As entrelinhas revelam a dor de Jesus no Getsêmani. Ele está vulnerável.Derramar-se diante de Deus é um dos melhores remédios para a alma. Porque temos a oportunidade de dizer como estamos nos sentindo.O que nos aflige, incomoda, machuca. O que nos causa medo. Podemos até dizer como gostaríamos que as coisas fossem.Veja o exemplo de Jó:



“Se tão-somente pudessem pesar a minha aflição e pôr na balança a minha desgraça! Veriam que o seu peso é maior que o da areia dos mares. Por isso as minhas palavras são tão impetuosas. ” (Jó 6,2-3)



Jó revela que gostaria de ser atendido:


“Se tão-somente fosse atendido o meu pedido, se Deus me concedesse o meu desejo…” (Jó 6,8)




Segunda lição de Jesus No Getsêmani: Fale Para Deus exatamente  o que está sentindo e se passando com você!



Jesus no getsêmani não esconde seu desejo. Naquele momento Ele gostaria de não ter de passar por isso:



“Meu Pai! Se for possível, afaste este cálice de mim…” (Mateus 26,39b) 



O “Cálice” é a representação da sua morte cruel, mas redentora, que se aproximava. As ânsias e as agonias provocadas pelas visões da tortura, da crueldade, da zombaria, da vergonha, da injustiça humana, da dor, estavam atormentando sua alma.



Jesus então pede: “afaste este cálice de mim”.



Nos escritos sagrados, o cálice é usado para indicar tristeza, angústia, terror ou alguma provação especial. Na antiga cidade de Atenas, o cálice de veneno era um dos meios de execução de criminosos, e o grande Sócrates foi morto dessa maneira, embora fosse inocente das acusações assacadas contra ele. É possível que a ideia do “passar do cálice” seja uma alusão à permissão, por algum juiz de que um criminoso não tivesse de sorver o cálice, sendo passado para outro (quando diversos condenados estivessem enfileirados para serem executados), e assim aquele criminoso seria poupado.







Não há pecado algum em dizer a Deus como você se sente, desde que não haja arrogância.Somos humanos. Limitados. Frágeis.A atitude de Jesus no getsêmani nos ensina a ser transparentes com Deus.Veja o que o salmista diz:



"O SENHOR me examina e conhece todas as coisas a meu respeito.Sabe quando me sento ou quando me levanto. Conhece de longe cada um dos meus pensamentos.Examina cuidadosamente todos os meus passos e observa com atenção o meu sono; sim, conhece muito bem tudo o que eu faço.O Senhor sabe tudo o que eu vou dizer antes de a palavra ser formada em minha boca". (Salmos 139,1-4)



Não há porque esconder seus sentimentos, pensamentos, julgamentos, etc., porque o SENHOR conhece todos. Por mais contraditórios que sejam, Ele é a pessoa mais indicada, com quem podemos conversar sobre.É o que Jesus faz. Ele simplesmente pede. Ele está se derramando.Isso também precisava ser lançado.Deus Faz Tudo Para Sua Glória e Nosso BemEssa deve ser uma providência a ser tomada no momento de oração: Conhecer a vontade de Deus.



“Contudo, eu quero que seja feita a sua vontade, e não a minha.” (Mateus 26,39c)



É muito comum em situações difíceis perguntar a Deus qual o motivo, o por quê?



-“Qual a razão para tanto sofrimento?”

-“Por que Deus permite que crianças inocentes morram de fome, sejam violentadas, mutiladas e torturadas na mundo?”

-“Por que Deus permite que tantos cristãos sejam perseguidos e mortos pelas as mãos de radicais islâmicos?”



A resposta pode não ser satisfatória, mas é bíblica:



“O Senhor faz tudo com um propósito; até os ímpios para o dia do castigo.” (Provérbios 16,4)



Veja o que o apóstolo Paulo diz aos cristãos Romanos:


“Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” (Romanos 12,2)



“Não se amoldem”, ou seja, não tomem a forma. Não podemos enxergar e julgar as questões difíceis da vida pela ótica humana. Somente Deus conhece todos os critérios.Perceba que o salmista descobriu que o SENHOR criou até o “ímpio”, o perdido com um propósito.Deus faz tudo com um propósito. Ele julga corretamente. A sua vontade é sempre o melhor, por mais difícil que seja no momento. No final tudo dá certo.



“Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito.” (Romanos 8,28)



A agonia de Jesus no Getsêmani foi terrível. Ele tinha inúmeros motivos para reclamar, desistir, mas não o fez.Em seu relacionamento com Deus, Jesus aprendeu a confiar, mesmo nas situações mais adversas.Por isso diz:



“Contudo, eu quero que seja feita a sua vontade, e não a minha.”



TERCEIRA LIÇÃO DE JESUS: Jesus no getsêmani conhecia a vontade de Deus.




Jesus estava perto de Deus.O conhecimento prévio da vontade de Deus nos dá clareza na tomada de decisões e na análise da situação. Dessa forma conseguimos ver mais longe.Só Você Conhece O Valor Da Sua Luta. Lágrimas são suor de almas que lutam só.Jesus levou Pedro, Tiago e João ao Getsêmani para que lhe pudessem fazer companhia física e espiritual.Devemos lembrar que Jesus chegou a dizer a eles que uma angústia mortal cercava sua alma, a ponto de sentir pavor. E disse “Fiquem aqui e vigiem comigo”. No entanto...




“Depois voltou aos três discípulos, e os encontrou dormindo. Pedro, perguntou ele, vocês não puderam ficar acordados comigo nem mesmo uma hora? Vigiem e orem. De outro modo a tentação vencerá vocês. Pois o espírito na verdade está disposto, mas o corpo é fraco!”(Mateus 26,40-41)





Eles não valorizaram, não entenderam a luta de Jesus no Getsêmani, por isso o sono os venceu. Por outro lado, em lugar de demonstrar abatimento, desistência, Jesus os estimula a orar e mais que isso, a vigiar. 


Quarta lição de Jesus: Não desista! 




Mesmo que as pessoas que você ama:



-Não valorizarem sua luta;

-Não o entendam;

-Não compreendam o tamanho da sua dor;

-Não entendam ou compreendam o motivo do seu abatimento e até debochem.
  
-Não estendam a mão para ajudar.


Quinta lição de Jesus No Getsêmani: Saber que Deus É Pai, até no Getsêmani!




A relação de filiação entre Jesus e o Seu Pai não foi abalada pela provação:



“Outra vez ele os deixou e foi orar: “Meu Pai! Se este cálice não puder ser tirado de mim, então cumpra-se a sua vontade”. (Mateus 26,42)



Muitas pessoas se deixando levar pela situação permitem que sentimentos de incredulidade e revolta se desenvolvam em seus corações com relação a Deus.Não foi o caso de Jesus no Getsêmani. O período de oração está fazendo com que sua alma fique mais tranquila e cada vez mais confiante.Nem mesmo a distração dos discípulos o abateu.


Nessa segunda oração Jesus abala o inferno e começa a delinear um futuro glorioso para a humanidade:



Se este cálice não puder ser tirado de mim, então “cumpra-se a sua vontade”.



Jesus chama Deus de Pai (Abba no Evangelho segundo Marcos). Ele não perde isso de vista.Jesus conhecia a bondade de seu Pai. Estava acostumada com ela:



“E se vocês, que têm um coração duro e são pecadores, sabem dar bons presentes aos seus filhos, quanto mais o seu Pai, que está nos céus, dará seguramente coisas boas àqueles que lhe pedirem.” (Mateus 6,11)



Jesus nutria a segurança de que seu Pai tinha reservado algo muito bom para Ele.No evangelho segundo Marcos está registrado o seguinte:


“Pai, ó Pai!” dizia ele. “Tudo é possível para o Senhor…” (Marcos 14,36)


Por isso não desanime. Se você cultiva uma relação de Pai e filho com Deus, algo muito bom está reservado para você.Deus Envia Consolo E Força Para Jesus No Getsêmani. Após o término do segundo período de oração de Jesus no Getsêmani, Lucas diz que:



“Então apareceu um anjo do céu que o fortalecia, porque ele estava em tal agonia de espírito que começou a suar sangue, com gotas caindo ao chão enquanto orava cada vez mais fervorosamente…” (Lucas 22,43-44).



Deus enviou um anjo para fazer o que os discípulos não fizeram, consolá-lo.Nesse ponto a pressão psicológica era tão grande que um raro fenômeno aconteceu, Jesus suou sangue.É chamado de Hemartidrose, veja a definição da Wikipédia:



A Hematidrose é um fenômeno raríssimo apenas uma fraqueza física excepcional onde o corpo inteiro dói, acompanhada de um abatimento moral violento causada por uma profunda emoção, por um grande medo. Apenas um ato destes pode causar o rompimento das finíssimas veias capilares que estão sob as glândulas sudoríparas onde o suor anexa-se ao sangue formando a hematidrose.A hematidrose pode ser mais entendida com uma transpiração de sangue acompanhada de suor. Devido a gravidade da situação um anjo veio para confortá-lo. Conversar com Ele. Ali Jesus pode chorar, falar, e receber força para continuar sua jornada.







Tenha certeza de que não faltará consolo de Deus no momento de aflição - Veja o que diz o apóstolo Paulo:

 




“Que Deus maravilhoso nós temos! Ele é o Pai do nosso Senhor Jesus Cristo, Pai de toda a misericórdia e Deus de toda consolação. Ele é aquele que tão maravilhosamente nos conforta e fortalece nas dificuldades e provações, para que, quando os outros estiverem aflitos, necessitados da nossa compaixão e do nosso estímulo, possamos transmitir-lhes esse mesmo consolo que Deus nos deu. Podem estar seguros de que, quanto mais suportarmos sofrimento por causa de Cristo, mais ele derramará sobre nós o seu consolo. Se sofremos, é para levar-lhes o consolo e a salvação de Deus. Mas em nossa dificuldade Deus nos tem confortado, e vocês também receberão forças para suportar com paciência os mesmos sofrimentos que nós suportamos. Desse modo, a nossa esperança em relação a vocês está firme, porque sabemos que, da mesma forma que vocês participam dos nossos sofrimentos, também participarão do nosso conforto.” (II Coríntios 1.3-7)




Bendito seja Deus! Que maravilha. “(…) da mesma forma que vocês participam dos nossos sofrimentos, também participarão do nosso conforto”.Há consolo e força da parte de Deus para você.Jesus No Getsêmani: Perseverança A Chave Da Vitória Ao voltar para os discípulos Jesus os achou novamente dormindo, mas dessa vez, não os acordou. Já havia recebido consolo celestial.



“Ele voltou aos discípulos novamente e os achou dormindo, porque os olhos deles estavam pesados de sono.” (Mateus 26,43)



Sexta lição de Jesus: “ACEITAÇÃO”: Neste momento Ele está mais calmo. Sereno. Assimilou tudo que precisava ser assimilado. Estava decidido a viver a vontade de Deus:




“Então ele voltou à oração pela terceira vez, dizendo novamente as mesmas coisas.” (Mateus 26,44)



A perseverança de Jesus no Getsêmani é algo que devemos ter de maneira bem clara na nossa mente.Devemos trazer esse mesmo foco para nossa vida.Foram três grandes e profundos períodos de oração.Jesus não estava “brincando de orar”, “dizendo que orava”. Ele estava orando.A perseverança na oração é a engrenagem beber do Cálice.Veja o exemplo relatado pelo próprio Jesus. Um dia Jesus contou aos seus discípulos uma parábola para mostrar a necessidade que eles tinham de orar sempre, e que deviam continuar orando sem desanimar. Ele disse: 




"Havia numa cidade um juiz, homem muito mau, que não temia a Deus e que fazia pouco caso de todos. Uma viúva daquela cidade vinha frequentemente suplicar justiça contra um homem que lhe havia causado prejuízos. O juiz não fez caso dela durante algum tempo, mas finalmente ele disse a si mesmo: Eu não temo a Deus nem os homens, porém esta mulher está me incomodando. Vou fazer-lhe justiça, pois está me cansando com as suas queixas constantes! Então o Senhor disse: Prestem atenção naquilo que aquele juiz desonesto disse. Vocês não acham que Deus fará justiça ao seu povo, que lhe suplica dia e noite? Será que ele vai demorar para ajudá-lo?  Eu afirmo a vocês que ele lhes responderá depressa!” (Lucas 18,1-6)



Não é a toa que as pessoas diziam que Jesus ensinava com uma autoridade jamais vista.Ele realmente vivia o que ensinava.Pois bem, não desanime. Não pare de buscar a face de Deus em oração.No tempo certo Ele vai responder.



É Chegada A Hora! - Jesus estava decidido!





“Então voltou aos discípulos e disse: Vocês ainda dormem e descansam? Chegou a hora de o Filho do Homem ser entregue nas mãos de homens pecadores! Levantem-se! Vamos andando! Aí vem o homem que está me traindo!”. (Mateus 26,45-46)



Assim como Deus ordena a Moisés, Jesus se levanta do clamor e marcha em direção ao mar.Precisamos saber passar por todas as situações da vida. Quer sejam boas ou más.Normalmente sabemos ser gratos a Deus quando as coisas vão bem. E grosseiros, incrédulos e carnais quando não vão.Jó percebeu exatamente isso em sua mulher:



“Então a esposa de Jó, revoltada, exclamou: Você ainda continua sendo íntegro? O melhor que você pode fazer é amaldiçoar Deus e morrer! Mas Jó respondeu: O que você está falando é loucura. Já recebemos tantas coisas boas de Deus, por que não receber também o mal?E mesmo diante de todo esse sofrimento, Jó não pecou, nem disse uma palavra má contra Deus".  (Jó 2,9-10)



 Falando sobre isso o apóstolo Paulo diz:



“Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter tudo. Já aprendi o segredo para viver contente em qualquer circunstância, quer com o estômago satisfeito, quer na fome, na fartura ou na necessidade; eu posso fazer todas as coisas que Deus me pede com a força que Cristo me dá.” (Filipenses 4,12-13)



Que revelação maravilhosa! Podemos fazer todas as coisas que Deus nos pede com a força que Cristo nos dá.





Conclusão:



Da Agonia de Jesus no Getsêmani, nós aprendemos várias lições práticas para nossa vida Cristã. E sem sombra de dúvidas, se colocarmos estas lições em prática, venceremos assim como Ele venceu. Jesus venceu o pecado, a flagelação, a crucificação, a morte e  a TODO o inferno com uma confiança filial!



Mas atenção! Não queira ser melhor que Jesus! Ele não enfrentou seu Getsêmani sozinho, levou três amigos, foi consolado pelo anjo, e orou com sua humanidade.




------------------------------------------------------

 

 

APOSTOLADO BERAKASH: Como você pode ver, ao contrário de outros meios midiáticos, decidimos por manter a nossa página livre de anúncios, porque geralmente, estes querem determinar os conteúdos a serem publicados. Infelizmente, os algoritmos definem quem vai ler o quê. Não buscamos aplausos, queremos é que nossos leitores estejam bem informados, vendo sempre os TRÊS LADOS da moeda para emitir seu juízo. Acreditamos que cada um de nós no Brasil, e nos demais países que nos leem, merece o acesso a conteúdo verdadeiro e com profundidade. É o que praticamos desde o início deste blog a mais de 20 anos atrás. Isso nos dá essa credibilidade que orgulhosamente a preservamos, inclusive nestes tempos tumultuados, de narrativas polarizadas e de muita Fake News. O apoio e a propaganda de vocês nossos leitores é o que garante nossa linha de conduta. A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas deste blog não significa, necessariamente, adesão às ideias neles contidas. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo deste blog. Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica desnecessária será prontamente banida. Todos as postagens e comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam necessariamente, a posição do blog. A edição deste blog se reserva o direito de excluir qualquer artigo ou comentário que julgar oportuno, sem demais explicações. Todo material produzido por este blog é de livre difusão, contanto que se remeta nossa fonte. Não somos bancados por nenhum tipo de recurso ou patrocinadores internos, ou externo ao Brasil. Este blog é independente e representamos uma alternativa concreta de comunicação. Se você gosta de nossas publicações, junte-se a nós com sua propaganda, ou doação, para que possamos crescer e fazer a comunicação dos fatos, doa a quem doer. Entre em contato conosco pelo nosso e-mail abaixo, caso queira colaborar:

 

filhodedeusshalom@gmail.com


Curta este artigo :

Postar um comentário

Todos os comentários publicados não significam a adesão às ideias nelas contidas por parte deste apostolado, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Conforme a lei o blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido(a), desde que a resposta não contenha palavrões e ofensas de cunho pessoal e generalizados. Os comentários serão analisados criteriosamente e poderão ser ignorados e ou, excluídos.

TRANSLATE

QUEM SOU EU?

Minha foto
CIDADÃO DO MUNDO, NORDESTINO COM ORGULHO, Brazil
Neste Apostolado APOLOGÉTICO (de defesa da fé, conforme 1 Ped.3,15) promovemos a “EVANGELIZAÇÃO ANÔNIMA", pois neste serviço somos apenas o Jumentinho que leva Jesus e sua verdade aos Povos. Portanto toda honra e Glória é para Ele.Cristo disse-nos:Eu sou o caminho, a verdade e a vida e “ NINGUEM” vem ao Pai senão por mim" (João14, 6).Defendemos as verdade da fé contra os erros que, de fato, são sempre contra Deus.Cristo não tinha opiniões, tinha a verdade, a qual confiou a sua Igreja, ( Coluna e sustentáculo da verdade – Conf. I Tim 3,15) que deve zelar por ela até que Ele volte(1Tim 6,14).Deus é amor, e quem ama corrige, e a verdade é um exercício da caridade. Este Deus adocicado, meloso, ingênuo, e sentimentalóide, é invenção dos homens tementes da verdade, não é o Deus revelado por seu filho: Jesus Cristo.Por fim: “Não se opor ao erro é aprová-lo, não defender a verdade é nega-la” - ( Sto. Tomás de Aquino).Este apostolado tem interesse especial em Teologia, Política e Economia. A Economia e a Política são filhas da Filosofia que por sua vez é filha da Teologia que é a mãe de todas as ciências. “Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao vosso nome dai glória...” (Salmo 115,1)

POSTAGENS MAIS LIDAS

SIGA-NOS E RECEBA AS NOVAS ATUALIZAÇÕES EM SEU CELULAR:

TOTAL DE ACESSOS NO MÊS

ÚLTIMOS 5 COMENTÁRIOS

ANUNCIE AQUI! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com

SÓ FALTA VOCÊ! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com

SÓ FALTA VOCÊ! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com
 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2013. O BERAKÁ - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger