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Você é realmente muito inocente como uma criança, ou precisa tirar essas vendas dos olhos para deixar de ver somente o que deseja e começar a ver o que é realidade e o que é delírio da fé.
Prezada atéia desesperada Camile,
O delírio de Dawkins
Até recentemente, o ateísmo ocidental aguardava com pa- ciência, acreditando que a crença em Deus simplesmente desapareceria. Mas agora, há um cheiro de pânico no ar. Longe de desaparecer, a crença em Deus reverberou, e ainda parece disposta a exercer grande influência tanto na esfera pública quanto na privada. Deus, um delírio expressa essa forte aflição, refletindo em parte uma intensa aversão à religião. Existe, porém, algo de mais profundo aqui, não raro negligenciado no calor do debate.
Deus, um delírio como literatura atéia de caráter apocalíptico,parece mais projetado para renovar a confiança dos ateus cujo credo está fraquejando, do que para se ocupar razoável ou rigorosamente dos crentes religiosos e de outros que buscam a verdade. (Pode-se questionar se não é porque o próprio escritor estaria titubeando em sua orientação ateísta, ao afirmar recentemente que não existe ninguém 100% ateu e nem 100% Crente em Deus, pois sempre há um espaço para dúvidas).
Os que buscam a verdade e não se consideram religiosos também ficarão chocados com a retórica agressiva de Dawkins; com a substituição do compromisso objetivo com as evidências pelas declarações de fé pessoal; com seu tom intimidador e tirano em relação aos "fiéis radicais" e com a absoluta determinação de encontrar apenas falhas em qualquer tipo de religião.
E essa profunda e perturbadora aflição pelo futuro do ateísmo que explica o "alto grau de dogmatismo" e o "estilo retórico agressivo" do novo fundamentalismo secular.Deus, um delírio é uma obra teatral, em vez de acadêmica: Uma investida feroz e retórica contra a religião, e um argumento apaixonado para que ela seja relegada à periferia lunática da sociedade, onde não possa causar dano. Ninguém deve duvidar do apelo visceral que a obra terá para um determinado público secular, aquele que está inquieto devido à nova importância política associada à religião e sua crescente influência e presença na arena pública.
Sua atitude de repúdio à religião sem dúvida receberá aplausos dos que sinceramente sentem aversão pela religião. Contudo, outros têm sido mais cautelosos. Cientes da obrigação moral que um crítico da religião deve ter para lidar com esse fenômeno da melhor maneira e da mais persuasiva, muitos ficaram transtornados com os toscos estereótipos de Dawkins, as oposições binárias demasiadamente simplificadas ("a ciência é boa, a religião é ruim"), as argumentações facilmente refutáveis e a hostilidade aparentemente patológica com respeito à religião. Será que o tiro saiu pela culatra e Deus, um delírio vai acabar persuadindo as pessoas de que o ateísmo é tão intolerante, doutrinário e desagradável quanto o pior que a religião pode oferecer?
Já dizia dizia Montesquieu: " crente e o ateu falam de uma mesma e única coisa: um daquilo que ama e o outro daquilo que teme".
"O cara só é sinceramente ateu quando está muito bem de saúde e até antes da pane do avião..." (Millôr Fernandes)
“Engraçado: Se para alguns Deus é seu “amigo” imaginário, para outros Deus é o “inimigo” imaginário...” (William Lane Craig).
Já dizia João Paulo II : “Para toda Ciência corresponde uma consciência”.
Shalom !!
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