A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas no todo ou em parte, não significa necessariamente, a adesão às ideias nelas contidas, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Todas postagens e comentários são de inteira responsabilidade de seus autores primários, e não representam de maneira alguma, a posição do blog. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo opinativo desta página.
Tecnologia do Blogger.
ÚLTIMAS POSTAGENS

Se #José teve ou não filhos próprios antes de Maria, é dogma ou questão teológica em aberto?

Written By Beraká - o blog da família on segunda-feira, 27 de junho de 2016 | 23:23






Por *Francisco José Barros Araújo 





É preciso entender que o inquestionável dogma da Virgindade Perpétua de Maria, não trata sobre José, ou seja, se o mesmo tinha ou não filhos anteriores a Maria. Este tema na teologia e na tradição é uma questão em aberto, ou seja, não se chegou ainda a um veredito definitivo por parte da Igreja. A tradição nos diz que José era já de idade avançada, quando se casou com Maria (tradição que nasce de livros apócrifos e não dos evangelhos). Por causa disso, sobretudo na Igreja Ortodoxa, já desde o Século III, nasceu a tradição segundo a qual se afirma que os "irmãos de Jesus" (Tiago, José, Simão e Judas - Veja Mateus 13,55 e Marcos 6,3), na verdade, eram filhos de um casamento de José antes de ter sido esposo de Maria. Nesse caso José teria casado com Maria depois de ter ficado viúvo. Esta tese foi defendida também por antigos pais da igreja tais como: Orígenes, Eusébio de Cesaréia, Epifânio, Ambrósio e outros, segundo a qual José era viúvo quando se casou com Maria, e os aludidos irmãos e irmãs eram filhos de seu matrimônio anterior, com uma tal Melca ou Esca, chamada por outros Salomé.Os protestantes também têm sua própria lista, é melhor chamá-la de “pretensa lista, de citações de Pais da Igreja”. Os citados quando não têm seus textos falseados são hereges que só, por isso, não merecem nenhuma atenção! Os mencionados são: Irineu, Tertuliano, Santo Eusébio, Santo Epifânio, Hegesipo, Helvídeo, Vigilâncio, Joviniano e pasmem!!! Nestório. Tertuliano primeiramente defensor assíduo da fé cristã, depois no fim da vida acaba por se tornar um herege montanista. Santo Agostinho nos informa que Tertuliano, por fim, acaba por fundar uma seita própria, e o próprio Santo Agostinho diz ter trazido de volta ao seio da Igreja seus últimos adeptos. [Os Padres da Igreja - séc I – IV / Jacques Liébaert] O «Protoevangelho de Tiago» afirma que José era originário de Belém e, antes do matrimónio com a Virgem Maria, seria casado com uma mulher com quem teve seis filhos: quatro homens (Judas, José, Tiago e Simão) e duas mulheres (Lísia e Lídia). No entanto, teria ficado viúvo muito cedo e com os filhos para educar. José era já de idade avançada, quando se casou com Maria (tradição que nasce de livros apócrifos e não dos evangelhos). Por causa disso, sobretudo na Igreja Ortodoxa, já desde o Século III, nasceu a tradição segundo a qual se afirma que os "irmãos de Jesus" (Tiago, José, Simão e Judas - Veja Mateus 13,55 e Marcos 6,3), na verdade, eram filhos de um casamento de José antes de ter sido esposo de Maria. Nesse caso José teria casado com Maria depois de ter ficado viúvo. Nos escritos dos primeiros séculos era dominante a ideia de que o pai adotivo de Jesus (São José, o justo), era já idoso quando ficou noivo de Maria. Isso tem origem sobretudo nos relatos de evangelhos apócrifos. O principal deles é o Protoevangelho de Tiago, em que um diálogo mostra São José receoso de aceitar a ideia do noivado. Viúvo e com filhos do primeiro casamento, ele temia que a grande diferença de idade entre Maria e ele o tornasse alvo da zombaria popular. Embora comunique sagradas verdades da tradição oral, esse texto apócrifo não é confiável em todo o seu conteúdo. A narrativa do “José idoso” influenciou bastante a arte cristã, como podemos ver nas numerosas imagens do santo carpinteiro com as características físicas de um avô. Ao lado dessa corrente, havia também os artistas que apresentavam São José como um jovem cheio de vitalidade. Alguns dos padres antigos se manifestaram em oposição à tese de que o padroeiro carpinteiro era velho e viúvo, e tinha filhos de seu primeiro casamento. O mais célebre deles é São Jerônimo (séc. IV e V), que defendia ainda que São José se casou virgem. No século XIII, Santo Tomás de Aquino seguiria a mesma linha de Jerônimo. Santo Epifânio de Salamina (séc. IV) não se contentou somente em descrever São José como ancião: se empolgou na narrativa e estabeleceu que ele tinha mais de 80 anos! quando ficou noivo de Maria. Os apócrifos, por sua vez, diziam que ele tinha 70 anos. A suposição de Epifânio nos parece-nos improvável, já que contraria inclusive a tradição rabínica vigente naqueles tempos: “a sabedoria dos rabinos fornecia aos pais excelentes conselhos: não era prudente casar uma jovenzinha com um velho”. Porém, em vez proteger a honra de Maria, o casamento com um homem tão velho poderia ter o efeito contrário: algumas pessoas do povo poderiam duvidar que ele fosse mesmo o pai de Jesus! É importante também, considerar que, colocando a jovem Maria sob os cuidados de um idoso, os sacerdotes do Templo estariam expondo-a ao risco de se tornar viúva em breve (o que era uma situação de grave desassistência social). Será mesmo que essa teria sido uma escolha provável e prudente?

A misericórdia de Deus na vida de Paulo e nos seus escritos






A Palavra de Deus por excelência é Jesus Cristo, e isto a Igreja sempre teve presente consigo durante a sua jornada terrena. O Logos encarna-se no seio virginal de Maria, a Palavra faz-se carne, como nos relata o Apóstolo João (cf. Jo 1,14). Este maravilhoso acontecimento dá um novo rumo à humanidade e a transforma, ainda que em sua fragilidade. Mesmo em nossa fragilidade, mesmo com os nossos pecados, em nossa miséria incomensurável, ainda que estejamos no maior dos abismos, Deus se inclina e nos olha com misericórdia; Ele desce aos abismos, se rebaixa à nossa condição humana para resgatar-nos. E triste é ver que muitos o renegam!Muitos não se deixam amar por Deus.E assim, São Paulo continua sua exortação aos Tessalonicenses, no capítulo 2, versículos 13 a 20, do qual falaremos hoje. Escreve: “Agradecemos a Deus sem cessar, por que, ao receberdes a palavra de Deus que ouvistes de nós, vós a recebestes não como palavra humana, mas como o que ela de fato é: palavra de Deus, que age em vós que acreditais” (v. 13). Acreditar na Palavra de Deus! Eis uma das questões mais difíceis do homem moderno compreender. Às vezes nos perguntamo: por que tantas pessoas, mesmo católicos, muitas vezes não querem seguir a Palavra de Deus? E a resposta é que, não obstante recorrer a Deus nos momentos de aflição e necessidade, no momento de vivenciar as leis e os mandamentos, todos correm, todos se fecham em seus individualismos e fazem-se deuses de  seus mundos.De fato, o cristão é chamado a experimentar Deus não apenas em seus momentos de misericórdia, mas também nos mandamentos que fazem parte da caminhada, e nos ajudam a enfrentar as dificuldades que surgem no decorrer desta caminhada.Também torna-se necessário que os pastores conduzam seu rebanho na sã doutrina, não ensinando ideologias particulares, como convier a cada um; mas que assumam seu papel. Que saibam viver a radicalidade do Evangelho, anunciando aquilo que a Santa Igreja, em comunhão com os Sucessores dos Apóstolos, transmitiu nestes vinte e um séculos. Nem a vida nem a morte podiam separar a Paulo do amor de Cristo. Por isso, dois mil anos depois do início de sua peregrinação terrena, a monumental obra apostólica do Apóstolo das Gentes continua viva e produzindo abundantes frutos para a Igreja.


A "falsa doutrina protestante" do relacionamento com Deus na base do "toma lá, da cá"

(foto reprodução)






O SBT apresentou no "Conexão Repórter" uma entrevista com Edir Macedo, o autoproclamado bispo, e dono da Rede Record e da Igreja Universal do Reino de Deus. As declarações de Macedo sobre a fé revelam bem o seu pensamento alinhado com a Teologia da Prosperidade, uma corrente que tem atraído neo-pentecostais a acreditarem que uma vida farta de bens sobre a terra é “um direito” do crente, como afirmou o líder religioso a Roberto Cabrini. 


Papa Francisco: "muitos casamentos são nulos na sua essência, apesar de validamente celebrados na igreja"

Written By Beraká - o blog da família on domingo, 26 de junho de 2016 | 11:16


(foto reprodução)






Antes de enfrentarmos propriamente as críticas dirigidas ao santo padre, ocasionadas em virtude de algumas coisas que ele disse no congresso sobre a família realizado na Diocese de Roma (16/6/2016), cumpre esclarecer que o papa tem todo direito de emitir pareceres como teólogo, vale dizer, porem, que nem tudo o que o sumo pontífice afirma é parte integrante do magistério ordinário ou extraordinário, mas tão somente sua opinião meramente pessoal. Sua santidade, como qualquer católico, pode ter posições teológicas acerca de assuntos opináveis. É importante ressaltar este aspecto, uma vez que o bispo de Roma, eventualmente, pode externar uma ideia que encontre opositores no meio eclesiástico. Isto é absolutamente normal e sempre ocorreu na história do papado. Mas, no caso das assertivas de Francisco com relação à nulidade da maioria dos casamentos atuais, palavras que ele proferiu por ocasião do congresso acima referido -, não se trata de análise teológica; cuida-se da constatação de uma realidade prática e não teológica. De fato, a maioria dos que se casam hoje em dia simplesmente não sabem o que é o casamento cristão ou têm-no como provisório, como afirmou o papa. Daí a nulidade por exclusão do próprio sacramento, consoante dispõe o cânon 1101, § 2.º, pois, através de um ato positivo da vontade, exclui-se a indissolubilidade, que é uma propriedade essencial do matrimônio, conforme preceitua o cânon 1055. Ora, a cultura do provisório na qual estamos mergulhados só pode conduzir a “relações líquidas”, para parodiarmos um termo cunhado pelo filósofo Bauman. Outra lição do papa, também dada no congresso supramencionado, e igualmente alvo de críticas, é de uma incrível precisão teológica e jurídica!  Francisco disse que viu fé em casais que simplesmente conviviam, sem a celebração canônica, e que está certo que são verdadeiros casamentos (embora não sacramentalizados). A forma canônica ou a celebração do casamento na igreja não constitui um dado dogmático ou algo imprescindível para a atuação do sacramento. Por quê? Porque os ministros do sacramento do matrimônio são os noivos. A forma canônica, hodiernamente indispensável à validade, surge tão só no Concílio de Trento, a fim de coibir abusos e, não sendo uma norma de direito divino, admite exceções. Desta feita, o papa está absolutamente correto: existem casamentos contraídos na igreja que são nulos e existem convivências que são genuínos sacramentos (embora não formais do direito, mas apenas de fato). Afinal de contas, conforme reza uma conhecida máxima da teologia, "o Espírito Santo sopra onde quer".

O que é afinal o #projeto neoliberal? Quais suas vantagens e desvantagens?

Written By Beraká - o blog da família on sexta-feira, 24 de junho de 2016 | 14:33









“Não pretendemos aqui com esta análise posar de bonzinhos, para atrair simpatias e ficar bem na ficha com palavreados tipo: “ser a favor do neoliberalismo é ser contra os pobres e marginalizados.” Entendemos que estes jargões e discursos enlatados, carecem de um aprofundamento antes de emitir um juízo de valores. Pretendemos aqui portanto, fazer uma análise realista. Embora o termo tenha sido cunhado em 1938 pelo sociólogo e economista alemão Alexander Rüstow, o Neoliberalismo só ganharia efetiva aplicabilidade e reconhecimento na segunda metade do século XX, especialmente a partir da década de 1980. Nesta época, houve um grande crescimento da concorrência comercial, muito em função da supremacia que o capitalismo demonstrava conquistar sobre o sistema socialista. Mesmo ainda no decorrer da Guerra Fria, as características do conflito já eram muito diferenciadas das existentes nos anos imediatamente posteriores ao fim da Segunda Guerra Mundial. A União Soviética já havia se afundado em uma grave crise que apontava para o seu fim inevitável. Enquanto isso, o capitalismo consolidava-se como sistema superior e desfrutava de maior liberdade para determinar as regras do jogo econômico. O crescimento comercial foi notório e, para enfrentar a concorrência, medidas foram tomadas no Reino Unido e nos Estados Unidos. As principais características dessas medidas foram a redução dos investimentos na área social. Ao mesmo tempo, adotou-se como prática também a privatização das empresas estatais, o que se aliou a uma restrição do poder dos sindicatos. Passou-se a defender um modelo no qual o Estado não deveria intervir em nada na economia, deixando-a funcionar livremente. Ou seja, considerando-se as características do novo momento, uma releitura da forma clássica do Liberalismo. O Neoliberalismo ganharia força e visibilidade com o Consenso de Washington, em 1989. Na ocasião, a líder do Reino Unido, Margareth Thatcher, e o presidente dos Estados Unidos, Ronald Reagan, propuseram os procedimentos do Neoliberalismo para todos os países, destacando que parte dos investimentos nas áreas sociais deveriam ser direcionados para as empresas. Esta prática, segundo eles, seria fundamental para movimentar a economia e, consequentemente, gerar mais e melhores empregos e melhores salários. Houve ainda uma série de recomendações especialmente dedicadas aos países pobres, as quais reuniam: a redução de gastos governamentais, a diminuição dos impostos, a abertura econômica para importações, a liberação para entrada do capital estrangeiro, privatização e desregulamentação da economia e combate a corrupção. O objetivo do Consenso de Washington foi, em certa medida, alcançado com sucesso, pois vários países que adotaram as proposições feitas, inclusive no Brasil com FHC e Lula que deu continuidade em parte a este mesmo projeto Neoliberal em seus dois mandatos.”


Autoridade espiritual: quem pode expulsar espíritos malignos?

Written By Beraká - o blog da família on quarta-feira, 22 de junho de 2016 | 17:02



(foto reprodução)





Na Igreja Católica, temos dois tipos de exorcismos: o simples e o solene ou Grande Exorcismo. 






O EXORCISMO SIMPLES



O exorcismo simples ocorre no rito do batismo, quando o cristão é preparado para confessar sua fé à Igreja - CIC1237 Visto que o Batismo significa a libertação do pecado e de seu instigador, o Diabo, pronuncia-se um (ou vários) exorcismo(s) sobre o candidato. Este é ungido com o óleo dos catecúmenos ou então o celebrante impõe-lhe a mão, e o candidato renuncia explicitamente a satanás. Assim preparado, ele pode confessar a fé da Igreja, à qual será "confiado" pelo Batismo.

Reflexões Críticas sobre a Antropologia de Darcy Ribeiro e a Formação do Povo Brasileiro

Written By Beraká - o blog da família on terça-feira, 21 de junho de 2016 | 11:14



(foto reprodução)



Crítica a antropologia de Darcy Ribeiro sobre o Povo Brasileiro



COMENTÁRIOS DO BLOG BERAKASH: “Apesar da seriedade do trabalho do antropólogo brasileiro Darcy Ribeiro sobre a nossa brasilidade, sua tese não encerra e nem poderia abranger  todas as nossas complexas nuances multi pluralista e etno culturais, e portanto, não se pode colocar um ponto final no tema, mas apenas vírgula. Temos nesta obra uma visão um pouco ingênua e de certa forma simplória, anedótica e sarcástica,(coisa que é típica nas expressões do próprio autor) da sociedade brasileira. Darcy Ribeiro descreve a sociedade com um tom nacionalista, sonhador e incompatível com a nossa dura e complexa realidade. Darcy Ribeiro cometeu o pecado do reducionismo no trato da questão da miscigenação. Para ele o povo brasileiro se formou como em uma "feijoda" , ou seja, não se conservou a pureza das identidades raciais e culturais que formaram historicamente o nosso país e o nosso povo, esse último por sua vez seria o resultado de uma mistura de três povos: Europeu, Tupi Guarany e Africano. Por exemplo: a carne seca sozinha no prato de arroz é carne seca (o europeu por exemplo ), junta depois com pé de porco, feijão preto, calabresa, etc, e vira outra coisa diferente e autêntica, que é a nossa famosa, deliciosa e inigualável  feijoada. Ora, todos nós brasileiros independente da cultura e da cor da pele temos sim inserida em nossa alma e em nossa essência, oriunda desta mistura europeia, indígena e negra, esta miscigenação cultural e racial de forma positiva. Não somos um povo puro e sim mestiço, com uma raça indefinida, mas com uma cultura própria que é a brasileira, nenhuma novidade nisto. Apesar de sermos resultado de uma mistura de índios, negros e europeus, esse povo sou eu, você, ele, somos todos nós, o povo brasileiro. Somos esse povo lindo que antes era tido como ninguém, mas até os dias de hoje continua encantando o mundo com nosso jeito brasileiro de ser. Negar a cultura tipicamente brasileira , querendo atrela-la somente ao negro, somente ao índio, ou somente ao europeu, é negar a nós mesmos, o que somos e porque estamos aqui, somos um país de muitos rostos, muitas caras e varias identidades, mas que formam uma só cultura a cultura brasileira. Verdade seja dita: A repercurssão e notoriedade do trabalho de Darcy deu-se mais a sua figura pública em suas relações como político, do que propriamente como antropólogo."



"Quem é Jesus para você?" Sua vida com, ou sem Jesus faz alguma diferença?

Written By Beraká - o blog da família on segunda-feira, 20 de junho de 2016 | 10:59







Já se fez essa pergunta? Quem é Jesus para mim? Um simples profeta, Deus encarnado, meu melhor amigo...? Minha vida, com ou sem Jesus, tem alguma diferença?

"Tradições familiares" – O que se deve Conservar e onde estamos errando ?

Written By Beraká - o blog da família on sábado, 18 de junho de 2016 | 11:38







II Tessa 2,15: “Sendo assim, irmãos, permanecei firmes e conservai as tradições que vos foram ensinadas...”


Culpar o Capitalismo por tudo, não é fuga da responsabilidade? Os limites do argumento de Gustavo Tanaka

Written By Beraká - o blog da família on sexta-feira, 17 de junho de 2016 | 10:55



(foto reprodução - You Tube)



Caro Gustavo Tanaka: “Não está na hora de parar de culpar o Capitalismo por tudo e aceitar que a culpa é nossa?"


por *Franzé 



Nos últimos anos, tornou-se recorrente o hábito intelectual de atribuir ao capitalismo a responsabilidade quase total pelas mazelas morais,pessoais, coletivo-sociais e ambientais do mundo contemporâneo. Nesse contexto, o artigo de Gustavo Tanaka — sintetizado na minha provocação “Não está na hora de parar de culpar o capitalismo por tudo e aceitar que a culpa é nossa?” — em contraponto numa tentativa crítica a seu texto supostamente “não esquerdista” porem, voltado contra o sistema, lhe rendeu aplausos imediatos da grande mídia. Contudo, uma análise mais atenta revela que, apesar da roupagem moderada, seus argumentos repetem pressupostos antigos, imprecisos e conceitualmente frágeis, reproduzindo uma crítica difusa ao capitalismo sem distinguir adequadamente sistema econômico, comportamento humano e decisões políticas.




Este despretencioso artigo propõe uma análise crítica dos principais argumentos de Tanaka em seu texto, demonstrando que muitos dos problemas apontados não decorrem do capitalismo enquanto sistema de trocas voluntárias, mas sim da natureza humana, da ação estatal, de escolhas morais individuais e de equívocos conceituais recorrentes no debate público.

Diversidade de dons a maior riqueza da Igreja: Dom Helder trabalhou nas CAUSAS e Madre Teresa nos EFEITOS da Pobreza






Dom Helder Camara e Madre Tereza de Calcutá só se conheciam através do que se publicava sobre eles na mídia internacional.No Congresso Eucarístico da Filadélfia, em 1976, no entanto, aconteceu, pela primeira vez  de ambos, ficarem sentados em cadeiras vizinhas. Os fotógrafos e jornalistas adoraram! A toda hora espocavam "flashes".Afinal, como religiosos defensores dos pobres os dois foram incomparáveis em seus tempos.Coincidentemente, marcaram uma entrevista com os dois no mesmo horário, com cobertura inclusive pela televisão. 

Os testemunhos de sucesso da Igreja Universal de Edir Macedo são verdadeiros?

Written By Beraká - o blog da família on quarta-feira, 15 de junho de 2016 | 11:51









Não se engane! A maioria (para não ser injusto com generalizações) dos Pastores protestantes só está interessada em uma coisa: “Tirar o Pé da lama”! Lucas 19,45-48: Jesus entrou no Templo e disse: “Está escrito: ‘Minha casa será casa de oração’. No entanto, vós fizestes dela um antro de ladrões”. Sem querer ofender aos protestantes de forma generalizada, mas é exatamente isto o que o protestantismo em algumas de suas correntes, fez da Igreja de Cristo: Uma casa de Comércio! 





(foto reprodução - Paulo Lopes)





É explicito que no protestantismo existe muita hipocrisia e apenas ADORADORES DE MAMON, a começar pelos seus humildes e pobrezinhos pastores  com seus carros e luxuosas mansões, enquanto os “FIEIS”  ficam na miséria a sustentá-los. Não estou criticando a uma justa, bíblica e equilibrada COMUNHÃO DE BENS através do dízimo ou de ofertas espontâneas, estou criticando sim às outras formas de doações que permitem pastores e pastoras terem mansões luxuosas, levando uma vida contrária à de Cristo e dos apóstolos, com o máximo de conforto, e ainda dizendo que é tudo em nome de Jesus. Jesus já disse, no evangelho, que esta gente já recebeu a sua recompensa. Enquanto estes pastores ficam a impor a DITADURA IMPOSITIVA DO DÍZIMO E DO SUCESSO A QUALQUER CUSTO, muita gente continua passando fome, não tem abrigo, não tem onde morar e são rejeitadas por todo e qualquer motivo que se possa imaginar em (Deus me perdoe) "nome de Jesus”. DETALHE: “E muitos fiéis, diga-se de passagem, não são tão inocentes assim, pois são levados a doar tudo que tem na ganância de receber o dobro, o triplo”, em bênçãos conforme as promessas dos pastores e bispos! O pastor Arnaldo, comediante, publicou um texto que fala dos 10 mandamentos do dízimo da Igreja Universal, e isso gerou alguns comentários nas redes sociais. Em um deles, o rapaz quis saber como entendo o “fato” dos testemunhos de prosperidade da IURD, como se tudo que mostram fosse verdade, querendo saber qual a relação da benção de Deus com o sacrifício de tais pessoas. O leitor pergunta num trecho de seu comentário: “Como funciona isso? Não seria Deus ajudando essas pessoas?” Publico esse texto, pois, essa é a estratégia de marketing que a IURD mais usa, e logo após, no final,  a nossa resposta.



Lutero ao fundar o protestantismo deu início ao "império da besta" com várias cabeças ?

Written By Beraká - o blog da família on quinta-feira, 9 de junho de 2016 | 14:44





Não quero com este post colocar um ponto final na matéria, mas ao contrário, junto com aqueles que carregam o nome de Cristãos, abrir o debate teológico verdadeiro, porém respeitoso, com amplo direito ao contraditório. Repudiamos ofensas contra a honra e dignidade das pessoas. Somos favoráveis ao amplo debate religioso e à liberdade de escolha de crenças e fé que pareçam mais adequados a cada homem ou mulher. Defendemos a liberdade religiosa e condenamos qualquer tipo de perseguição ou preconceito contra crença ou religião de quem quer que seja. Limitamos o debate às questões de fé e doutrina, tão e somente. Ratificamos que todos sem exceção devem fazer suas escolhas livres de quaisquer embaraços e acreditamos que todo homem ou mulher devem aderia a crença ou fé da qual estão convencidos, pois já diz as escrituras que toda falta de convicção é pecado(Rom 14,23). A Bíblia registra pelo menos quatro graus de fé: nenhuma fé (Mc 4.35-41), pequena fé (Mt 14.22-33), grande fé (Mt 15.21-28) e inigualável fé (Mt 8.5-15). Há pessoas que se encaixam nesses grupos, portanto, nem todas possuem a mesma fé. A unidade da igreja em Roma estava ameaçada porque os cristãos maduros conflitavam com os cristãos imaturos. Enquanto um grupo entendia bem a amplitude da liberdade cristã pela fé em Jesus, o outro estava com a consciência perturbada e não sabia exatamente o que fazer e o que não fazer. Sabendo que os cristãos maduros entenderiam melhor esse conflito, Paulo direciona a eles dois conselhos práticos em relação aos mais imaturos: “Acolhei ao que é débil [fraco] na fé”. Aceitem genuinamente e de boa vontade os imaturos na fé. Recebam-nos amorosamente em seu círculo de amigos íntimos,não porém, para discutir vãs opiniões. Não discutam assuntos controvertidos. Não entrem em conflitos de consciência pessoal. 

Estudo bíblico e teológico sobre o uso Cristão das RELÍQUIAS de Jesus, e dos Santos no Antigo e Novo Testamento

Written By Beraká - o blog da família on terça-feira, 7 de junho de 2016 | 15:21









A FUNDAMENTAÇÃO BÍBLICA:



“Ora, aconteceu que um grupo de pessoas, estando a enterrar um homem, viu uma turma desses guerrilheiros e jogou o cadáver no túmulo de Eliseu. O morto, ao tocar os ossos de Eliseu, voltou à vida, e pôs-se de pé.” (II Reis 13,21)



“As pessoas do lugar o reconheceram e mandaram anunciar por todos os arredores. Apresentaram-lhe, então, todos os doentes, rogando-lhe que ao menos deixasse tocar na orla de sua veste. E, todos aqueles que nele tocaram, foram curados.”  (MT 14,35-36)



“Deus fazia milagres extraordinários POR INTERMÉDIO de Paulo, de modo que lenços e outros panos que tinham tocado o seu corpo eram levados aos enfermos;e afastavam-se deles as doenças e retiravam-se os espíritos malignos.” (AT 19,11-12).



“Ora, uma mulher atormentada por um fluxo de sangue, havia doze anos, aproximou-se dele por trás e tocou-lhe a orla do manto.Dizia consigo: Se eu somente tocar na sua vestimenta, serei curada. Jesus virou-se, viu-a e disse-lhe: Tem confiança, minha filha, tua fé te salvou. E a mulher ficou curada instantaneamente.” (MT 9, 20-22).


Será que a esquerda para implantar o "pensamento único de manada" vai impor uma inquisição socialista?

Written By Beraká - o blog da família on segunda-feira, 6 de junho de 2016 | 16:05








Milhões de pessoas foram mortas por regimes comunistas no século XX. Só pra lembrar alguns exemplos, podemos falar do genocídio de Holodomor na Ucrânia e também do extermínio em massa em Camboja, liderado pelo secretário-geral do Partido Comunista, Pol Pot, que matou mais de 1 milhão de pessoas. Isso se não mencionarmos os nomes de ditadores genocidas como Mao Tsé-Tung, Josef Stalin ou Adolf Hitler. Estima-se que, juntos, os três tenham matado aproximadamente 100 milhões de pessoas.Os críticos do socialismo não tinham somente motivos ideológicos para criticá-lo. O sistema político foi duramente criticado por teóricos do século XX também por apresentar propostas totalitárias totalmente opostas à correta aplicação dos direitos humanos. O Papa Pio XI, na encíclica Divini Redemptoris, deplorou os crimes perpetrados pela ideologia socialista no mundo: “Bispos e sacerdotes foram desterrados, condenados a trabalhos forçados, fuzilados, ou trucidados de modo desumano; simples leigos, tornados suspeitos por terem defendido a religião, foram vexados, tratados como inimigos, e arrastados aos tribunais e às prisões” (n. 19).

O mais belo e completo "Credo Cristão dos tempos modernos"

Written By Beraká - o blog da família on domingo, 5 de junho de 2016 | 13:09





Esta é a mais bela e completa profissão de fé dos tempos modernos, e o melhor desafio que eu já vi no mundo virtual, se você quer que as pessoas saibam disto, coloque o seu nome no início e faça desta a sua confissão de fé, independente da denominação a qual pertença!

A herança maldita deixada pelo PT - Necessário falar ou não?

Written By Beraká - o blog da família on quinta-feira, 2 de junho de 2016 | 10:58








Amigos(as) reproduzo, aqui, o artigo publicado hoje pelo economista Gustavo Franco, na sua coluna de O Globo. É necessário que a opinião pública do país tenha claro o mapa da mina. Qual foi o tamanho do dessangre produzido, na economia do Brasil, pela incompetência da Presidente? Pelos números compulsados pelo economista Gustavo Franco, o tamanho do buraco é escatológico! Mas, convenhamos: melhor que conheçamos a real gravidade do mal para, uma vez afastada para sempre essa incompetente senhora, saibamos o grau de esforço que o Brasil precisará despender para fazer frente à catástrofe. O tamanho desta equivale ao de uma guerra devastadora. O que mais impressiona é que, conhecendo a opinião pública alguns dos números da desgraça acontecida, haja gente ainda querendo apoiar o PT. Isso, a meu ver, acontece porque rola dinheiro nas mãos da direção partidária. Os petralhas, a partir da sua corrupta liderança, ainda pagam para que os movimentos sociais, os blogs chapa branca, alguns jornalistas irresponsáveis, os "intelectuais orgânicos" com bolsa no exterior e os militantes de sempre façam o barulho que todos conhecemos. Façamos, então, o nosso barulho, divulgando à exaustão os reais números da desgraçada herança que Lula e sua cria infelizmente nos deixaram.


Honrar Maria é desprezar a Cristo?

Written By Beraká - o blog da família on quarta-feira, 1 de junho de 2016 | 13:36







Maria diz: “Fazei tudo que Ele vos disser (João2,5), mas afinal o que Jesus nos ordena a fazer e os protestantes filhos de Lutero nunca fazem?

Mestre Yoda e a Filosofia do Personagem: Ensinamentos e Reflexões a partir de Star Wars

Written By Beraká - o blog da família on sábado, 28 de maio de 2016 | 11:08






Quais os ensinamentos que #mestre Yoda nos dá com seu personagem em Star Wars ?



O que as ideias do Mestre Yoda têm a nos ensinar? "Muito", diriam os filósofos. É partindo dessa premissa que este artigo destacamos algumas frases ditas por um dos personagens mais queridos do universo Star Wars e as analisa sob uma visão filosófica, comparando-as com os pensamentos de grandes filósofos, como: Séneca, Sun Tzu, Platão e Nietzsche.


Afinal os mortos e desaparecidos durante o período militar foram milhares, ou apenas alguns ?






COMENTÁRIOS DO BLOG BERAKASH: Reiteramos não deveria ter morrido uma só pessoa sob a guarda do Estado de ambos os lados. Mas é uma estupidez e uma fraude querer comparar o que se deu no Brasil com o que aconteceu na Argentina, Chile, ou na Cuba de Fidel Castro e demais países onde se tentou implantar e onde foi implantado a ditadura Comunista mundo afora, A comparação é no mínimo irrisória "estatisticamente".

TRANSLATE

QUEM SOU EU?

Minha foto
CIDADÃO DO MUNDO, NORDESTINO COM ORGULHO, Brazil
Blog formativo e apologético inspirado em 1Pd 3,15. Aqui você não vai encontrar matérias sentimentalóides para suprir carências afetivas, mas sim formações seguras, baseadas no tripé da Igreja, que deem firmeza à sua caminhada cristã rumo à libertação integral e à sua salvação. Somos apenas o jumentinho que leva Cristo e sua verdade aos povos, proclamando que Ele é “o caminho, a verdade e a vida” (João 14,6), e que sua Igreja é a coluna e o sustentáculo da verdade (1Tm 3,15). Nossa Missão: promover a educação integral da pessoa, unindo fé, razão e cultura; fortalecer famílias e comunidades por meio da formação espiritual e intelectual; proclamar a verdade revelada por Cristo e confiada à Igreja, mostrando que fé e razão caminham juntas, em defesa da verdade contra ideologias que nos afastam de Deus. Rejeitamos um “deus” meramente sentimental e anunciamos o Deus verdadeiro revelado em Jesus Cristo: Misericordioso e Justo o qual ama o pecador, mas odeia o pecado que destrói seus filhos. Nosso lema é o do salmista: “Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao vosso nome daí glória” (Sl 115,1).

📲Fortaleça sua fé e consciência — siga e receba as atualizações!

TOTAL DE ACESSOS NO MÊS

ÚLTIMOS 5 COMENTÁRIOS

"CONSAGRADOS A JESUS" PELAS MÃOS DE MARIA SANTÍSSIMA

"CONSAGRADOS A JESUS" PELAS MÃOS DE MARIA SANTÍSSIMA
 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2013. O BERAKÁ - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger