"E veio a mim a palavra do Senhor, dizendo: ² Filho do homem, fala aos filhos do teu povo, e dize-lhes: Quando eu fizer vir a espada sobre a terra, e o povo da terra tomar um homem dos seus termos, e o constituir por seu atalaia; ³ E, vendo ele que a espada vem sobre a terra, tocar a trombeta e avisar o povo; ⁴ Se aquele que ouvir o som da trombeta, não se der por avisado, e vier a espada, e o alcançar, o seu sangue será sobre a sua cabeça. ⁵ Ele ouviu o som da trombeta, e não se deu por avisado, o seu sangue será sobre ele; mas o que se dá por avisado salvará a sua vida. ⁶ Mas, se quando o atalaia vir que vem a espada, e não tocar a trombeta, e não for avisado o povo, e a espada vier, e levar uma vida dentre eles, este tal foi levado na sua iniquidade, porém o seu sangue requererei da mão do atalaia. ⁷ A ti, pois, ó filho do homem, te constituí por atalaia sobre a casa de Israel; tu, pois, ouvirás a palavra da minha boca, e lha anunciarás da minha parte. ⁸ Se eu disser ao ímpio: Ó ímpio, certamente morrerás; e tu não falares, para dissuadir ao ímpio do seu caminho, morrerá esse ímpio na sua iniquidade, porém o seu sangue eu o requererei da tua mão. ⁹ Mas, se advertires o ímpio do seu caminho, para que dele se converta, e ele não se converter do seu caminho, ele morrerá na sua iniquidade; mas tu livraste a tua alma. (Ezequiel 33,1-9)
Poucos missionários tiveram tanta influência no Nordeste quanto o capuchinho Frei Damião de Bozzano (1898–1997). Conhecido por seu estilo duro e direto, ele pregava incansavelmente sobre moral sexual, fidelidade e a santidade do matrimônio.Um dos temas mais recorrentes em suas missões era a condenação das uniões irregulares — adultério, concubinato e o chamado “amancebamento”. Baseado nas escrituras e magistério da Igreja, Frei Damião, alertava e aconselhava a quem vivia nessas situações que “não poderia entrar no céu sem conversão”, correndo o risco da condenação eterna se não abandonasse o pecado.
1Coríntios 6,9-12: "Acaso, não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem fornicários, nem idólatras, nem adúlteros, nem efeminados, nem sodomitas, nem ladrões, nem avarentos, nem bêbedos, nem maldizentes, nem roubadores herdarão o reino de Deus. Tais fostes alguns; mas fostes lavados, mas fostes santificados, mas fostes justificados em o nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito do nosso Deus. Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas me convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas."
O caso das duas
mulheres em cocumbinato com um homem no nordeste brasileiro
Relatos orais e memórias locais registram que, em algumas pregações, Frei Damião chegou a confrontar homens que viviam com duas mulheres. Nesses casos, o missionário ordenava que escolhessem uma para casar e deixassem a outra, advertindo que, sem essa decisão, não poderiam receber os sacramentos nem escapar do risco do inferno. Embora não haja um documento jornalístico da época relatando exatamente esse episódio, o conteúdo de suas missões deixa claro que tais admoestações eram parte de sua prática pastoral.
O que está
documentado?
Fontes acadêmicas e registros de memória popular confirmam que Frei Damião:
-Condenava concubinato e adultério, e exigia a regularização dos casamentos; muitos que viviam amancebados acabaram casando. (UFC, 1977.
-Usava imagens vívidas do inferno para advertir pecadores: labaredas que queimariam eternamente os adúlteros e amancebados. (Diário do Nordeste, 2006).
-Promovia casamentos coletivos durante as missões, como forma de corrigir uniões consideradas irregulares. (Cadernos do Nordeste – UFRN)
-Em registros locais, como em Custódia–PE e Timbaúba–PE, seus sermões chamavam publicamente “Amancebados! Adúlteros! Arrependei-vos!”, sempre acompanhados da ameaça do inferno.
Poligamia de fato
Mesmo sem usar a palavra “poligamia” (termo mais recente), Frei Damião aplicava a
mesma condenação a qualquer forma de união múltipla ou fora do sacramento. Na
prática, isso incluía homens que mantinham duas mulheres — obrigando-os a escolher
uma, liberar a outra (assumindo os filhos), e regularizar a situação pelo casamento com a que escolheu para ficar até que a morte os separe.
Conclusão
As fontes disponíveis mostram que Frei Damião foi implacável na defesa do matrimônio católico tradicional. Sua mensagem era clara: sem abandono do adultério e do concubinato, não havia salvação. O célebre episódio do homem com duas mulheres, ainda que não documentado em jornal da época, se encaixa plenamente no estilo e na pregação do missionário capuchinho que marcou a história religiosa do Nordeste.
👉Links de referência:
·
Diário do Nordeste – Frei Damião e
a evangelização do Nordeste
·
Artigo na revista Topoi (SciELO)
sobre a retórica de Frei Damião
------------------------------------------------------
APOSTOLADO BERAKASH: Não buscamos aplausos, queremos apenas que nossos leitores estejam bem informados, vendo sempre os TRÊS LADOS da moeda para emitir seu juízo. Acreditamos que cada um de nós no Brasil, e nos demais países que nos leem, merecem o acesso a conteúdo verdadeiro e com profundidade. É o que praticamos desde o início deste blog a mais de 20 anos atrás. Isso nos dá essa credibilidade que orgulhosamente a preservamos, inclusive nestes tempos tumultuados, de narrativas polarizadas e de muita Fake News. O apoio e a propaganda de vocês nossos leitores é o que garante nossa linha de conduta. A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas deste blog não significa, necessariamente, adesão às ideias neles contidas. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo deste blog. Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica desnecessária será prontamente banida. Todos as postagens e comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam necessariamente, a posição do blog. A edição deste blog se reserva o direito de excluir qualquer artigo ou comentário que julgar oportuno, sem demais explicações. Todo material produzido por este blog é de livre difusão, contanto que se remeta nossa fonte. Este blog é independente e representamos uma alternativa concreta de comunicação. Se você gosta de nossas publicações, junte-se a nós com sua propaganda, ou doação, para que possamos crescer e fazer a comunicação dos fatos, doa a quem doer. Entre em contato conosco pelo nosso e-mail abaixo, caso queira colaborar:
filhodedeusshalom@gmail.com
Postar um comentário
Todos os comentários publicados não significam nossa adesão às ideias nelas contidas.O blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido(a).Os comentários serão analisados criteriosamente e poderão ser ignorados e ou, excluídos se ofensivos a honra.