Por Dom Julio Endi Akamine
Querido Leitor do Jornal O São Paulo, os parágrafos 101 a 119 do Catecismo da Igreja Católica trata da Sagrada Escritura. Gostaria de começar esta reflexão perguntando: o que é a Bíblia? Etimologicamente falando, a palavra “Bíblia” significa conjunto de livros: trata-se, portanto, do substantivo coletivo de livro, ou seja, Bíblia significa biblioteca. A Bíblia é, portanto, um conjunto de escritos. Mas não qualquer tipo de escrito. Os Escritos que fazem parte da Bíblia são inspirados por Deus. Somente os livros que são inspirados pelo Espírito Santo estão presentes nessa biblioteca, na Bíblia.
A Bíblia
é a Palavra de Deus? Evidentemente que sim! Mas é importante que fique claro
que a expressão “Palavra de Deus” não indica primeiramente a Escritura, a
palavra escrita, mas o evento, o acontecimento da revelação. Quando falamos de
“Palavra de Deus” é preciso pensar primeiramente não num texto, mas em uma
pessoa, ou seja, em Cristo que é a plenitude da revelação divina (cf. DV 2).
É essa compreensão que encontramos no Catecismo da Igreja Católica: ao falar da Escritura, o Catecismo começa com o tema “Cristo: Palavra única da Sagrada Escritura”. O que significa essa afirmação: Cristo é a Palavra única da Sagrada Escritura? Cristo é a Palavra única da Sagrada Escritura, no sentido de que a Revelação cristã antes de ser Escritura é evento, é acontecimento.
A Igreja
Católica venera as Sagradas Escrituras, mas ela sabe que o cristianismo não é
uma ‘religião do Livro’. O cristianismo é a ‘religião da Palavra de Deus’, não
de ‘uma palavra escrita e muda, mas do Verbo encarnado e vivo (cf. VD 7).
Cristo é a Palavra única da Sagrada Escritura, no sentido de que Ele é o princípio da unidade de toda a Sagrada Escritura porque, nas palavras escritas, ressoa a única Palavra que é o próprio Cristo. Por isso, se quisermos ter acesso à revelação divina é preciso ir a Jesus Cristo, o Verbo que se fez homem. Nós veneramos a Bíblia porque a plenitude da revelação, que é Jesus Cristo, poder ser descoberta por nós somente através da mediação da Escritura.
Assim todo esforço que fazemos para conhecer a Sagrada Escritura está finalizado a conhecer o próprio Cristo. É o fato de os livros da Bíblia serem escritos sob o impulso do Espírito Santo que fazem com que eles tenham duas características: eles são normativos e são sagrados.
Eles são
normativos, porque a Igreja recebe dos livros divinamente inspirados a sua
regra de vida; neles ela recebe a orientação segura e clara de como Deus deseja
que nós vivamos e nos comportemos tanto como indivíduos e quanto como
comunidade.
Eles têm um
caráter sagrado exatamente porque foram escritos por inspiração do Espírito
Santo. Por isso nós os chamamos de Sagrada Escritura.
*Dom Julio Endi Akamine, SAC (Garça, 30 de
novembro de 1962) é um arcebispo católico brasileiro. É o arcebispo
metropolitano de Sorocaba. É o primeiro nipo-brasileiro nomeado bispo no
Brasil.Foi bispo auxiliar de São Paulo e responsável pela Região Episcopal
Lapa.
Publicado original mente no Jornal O São
Paulo
GOSTOU Do APOSTOLADO
berakash? QUER SER UM (A) SEGUIDOR (a) E
RECEBER AS ATUALIZÇÕES EM SEU CELULAR, OU, E-MAIL?
Segue no link abaixo
o “PASSO-A-PASSO” para se tornar um(a) seguidor(a) - (basta clicar):
https://berakash.blogspot.com/2023/10/como-ser-um-ser-um-seguidor-e-ou.html
Shalom!
.............................................
APOSTOLADO BERAKASH - A serviço da Verdade: Este blog não segue o padrão comum, tem opinião própria, não querendo ser o dono da verdade, mas, mostrando outras perspectivas racionais para ver assuntos que interessam a todos. Trata basicamente de pessoas com opiniões e ideias inteligentes, para pessoas inteligentes. Ocupa-se de ideias aplicadas à política, a religião, economia, a filosofia, educação, e a ética. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre literatura, questões culturais, e em geral, focando numa discussão bem fundamentada sobre temas os mais relevantes em destaques no Brasil e no mundo. A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas deste blog não significa, necessariamente, adesão às ideias neles contidas. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo deste blog, não sendo a simples indicação, ou reprodução a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. As notícias publicadas nesta página são repostadas a partir de fontes diferentes, e transcritas tal qual apresentadas em sua origem. Este blog não se responsabiliza e nem compactua com opiniões ou erros publicados nos textos originais. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com as fontes originais para as devidas correções, ou faça suas observações (com fontes) nos comentários abaixo para o devido esclarecimento aos internautas. Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica desnecessária será prontamente banida. Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, de maneira alguma, a posição do blog. Não serão aprovados os comentários escritos integralmente em letras maiúsculas, ou CAIXA ALTA. A edição deste blog se reserva o direito de excluir qualquer artigo ou comentário que julgar oportuno, sem demais explicações. Todo material produzido por este blog é de livre difusão, contanto que se remeta nossa fonte.Não somos bancados por nenhum tipo de recurso ou patrocinadores internos, ou externo ao Brasil. Este blog é independente e representamos uma alternativa concreta de comunicação. Se você gosta de nossas publicações, junte-se a nós com sua propaganda para que possamos crescer e fazer a comunicação dos fatos, doa a quem doer. Entre em contato conosco pelo nosso e-mail abaixo, caso queira colaborar de alguma forma:
filhodedeusshalom@gmail.com
Postar um comentário
Todos os comentários publicados não significam a adesão às ideias nelas contidas por parte deste apostolado, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Conforme a lei o blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido(a), desde que a resposta não contenha palavrões e ofensas de cunho pessoal e generalizados. Os comentários serão analisados criteriosamente e poderão ser ignorados e ou, excluídos.