Salmo Responsorial – 50 (51): “Vou agora levantar-me, volto à casa do meu pai ”
Com alegria nos reunimos para celebrar
nosso encontro festivo com o Pai bondoso e misericordioso. Apesar de nossas infidelidades, ele não nos rejeita, mas vem
ao nosso encontro quando nos desviamos de seus caminhos. Alcançados e
salvos por seu Filho, abramos o coração para acolher a graça transbordante que
chega a nós pela Eucaristia.
Anúncio do
Evangelho: Lucas
15,1-32
— Glória a vós, Senhor!
Aleluia, aleluia, aleluia!
Naquele tempo, 1os
publicanos e pecadores aproximavam-se de Jesus para o escutar. 2Os fariseus, porém, e os mestres da Lei criticavam Jesus:
“Este homem acolhe os pecadores e faz refeição com eles”. 3Então, Jesus
contou-lhes esta parábola: 4“Se um de vós tem cem ovelhas e perde uma, não
deixa as noventa e nove no deserto e vai atrás daquela que se perdeu, até
encontrá-la? 5Quando a encontra, coloca-a nos ombros com alegria 6e, chegando a
casa, reúne os amigos e vizinhos e diz: ‘Alegrai-vos comigo! Encontrei a minha
ovelha que estava perdida!’ 7Eu vos digo, assim haverá no céu mais alegria por
um só pecador que se converte do que por noventa e nove justos que não precisam
de conversão. 8E se uma mulher tem dez moedas de prata e perde uma, não acende
uma lâmpada, varre a casa e a procura cuidadosamente, até encontrá-la? 9Quando
a encontra, reúne as amigas e vizinhas e diz: ‘Alegrai-vos comigo! Encontrei a
moeda que tinha perdido!’ 10Por isso, eu vos digo, haverá alegria entre os
anjos de Deus por um só pecador que se converte”.] 11E Jesus continuou: “Um
homem tinha dois filhos. 12O filho mais novo disse ao pai: ‘Pai, dá-me a parte
da herança que me cabe’. E o pai dividiu os bens entre eles. 13Poucos dias
depois, o filho mais novo juntou o que era seu e partiu para um lugar distante.
E ali esbanjou tudo numa vida desenfreada. 14Quando tinha gasto tudo o que
possuía, houve grande fome naquela região e ele começou a passar necessidade.
15Então foi pedir trabalho a um homem do lugar, que o mandou para seu campo
cuidar dos porcos. 16O rapaz queria matar a fome com a comida que os porcos
comiam, mas nem isso lhe davam. 17Então caiu em si e
disse: ‘Quantos empregados do meu pai têm pão com fartura, e eu aqui, morrendo
de fome. 18Vou-me embora, vou voltar para meu pai e dizer-lhe: ‘Pai, pequei
contra Deus e contra ti; 19já não mereço ser chamado teu filho. Trata-me como a
um dos teus empregados’. 20Então ele partiu e voltou para seu pai. Quando
ainda estava longe, seu pai o avistou e sentiu compaixão. Correu-lhe ao
encontro, abraçou-o e cobriu-o de beijos. 21O filho, então, lhe disse: ‘Pai,
pequei contra Deus e contra ti. Já não mereço ser chamado teu filho’. 22Mas o
pai disse aos empregados: ‘Trazei depressa a melhor túnica para vestir meu
filho. E colocai um anel no seu dedo e sandálias nos pés. 23Trazei um novilho
gordo e matai-o. Vamos fazer um banquete. 24Porque este meu filho estava morto
e tornou a viver; estava perdido e foi encontrado’. E começaram a festa. 25O
filho mais velho estava no campo. Ao voltar, já perto de casa, ouviu música e
barulho de dança. 26Então chamou um dos criados e perguntou o que estava
acontecendo. 27O criado respondeu: ‘É teu irmão que
voltou. Teu pai matou o novilho gordo, porque o recuperou com saúde’. 28Mas ele
ficou com raiva e não queria entrar. O pai, saindo, insistia com ele. 29Ele,
porém, respondeu ao pai: ‘Eu trabalho para ti há tantos anos, jamais desobedeci
a qualquer ordem tua. E tu nunca me deste um cabrito para eu festejar com meus
amigos. 30Quando chegou esse teu filho, que esbanjou teus bens com prostitutas,
matas para ele o novilho cevado’. 31Então o pai lhe disse: ‘Filho, tu estás
sempre comigo e tudo o que é meu é teu. 32Mas era preciso festejar e
alegrar-nos, porque este teu irmão estava morto e tornou a viver; estava
perdido e foi encontrado'”.
— Palavra da Salvação!
— Glória a vós, Senhor!
COMENTÁRIO DO EVANGELHO
Neste evangelho dominical, temos uma das parábolas
mais conhecidas do Evangelho: a do filho pródigo, que, caindo em si, vê a gravidade
da ofensa feita ao seu pai, regressa a ele e é acolhido com grande alegria.Podemos retornar ao
começo da passagem, para encontrar a ocasião que permite a Jesus Cristo expor
esta parábola. Sucedia, segundo nos diz a Escritura, que «Todos os publicanos e
pecadores aproximavam-se de Jesus para o escutar» (Lc 15,1), e isto surpreendia
aos fariseus e escribas, que murmuravam: «Os fariseus e os escribas, porém,
murmuravam contra ele. «Este homem acolhe os pecadores e come com eles» (Lc
15,2). Parece-lhes que o Senhor não deveria compartilhar seu tempo e sua
amizade com pessoas de vida pouco correta. Fecham-se ante quem, longe de Deus, necessita
conversão.Mas, se a parábola ensina que ninguém está perdido para Deus, e anima
a todo pecador enchendo-lhe de confiança e fazendo-lhe conhecer sua bondade,
encerra também um importante ensinamento para quem, aparentemente, não necessita
converter-se: não julgue que alguém é “mal” nem exclua a ninguém, procure atuar
em todo momento com a generosidade do pai que aceita a seu filho. O receio do
filho mais velho, relatado ao final da parábola, coincide com o escândalo
inicial dos fariseus.Nesta parábola não somente é convidado à conversão quem
patentemente a necessita, mas também quem não acha necessitá-la. Seus destinatários
não são somente os publicanos e pecadores, mas igualmente os fariseus e
escribas; não são somente os que vivem dando as costas a Deus, e talvez nós,
que recebemos tanto Dele e que, no entanto, nos conformamos com o que lhe damos
em troca e não são generosos no tratamento com os outros. Introduzido no mistério
do amor de Deus — nos diz o Concilio Vaticano II— recebemos uma chamada a
começar uma relação pessoal com Ele mesmo, a empreender um caminho espiritual
para passar do homem velho ao novo homem perfeito segundo Cristo. A conversão
que necessitamos poderia ser menos chamativa, mas talvez haja de ser mais
radical e profunda, e mais constante e mantida: Deus nos pede que nos
convertamos ao amor. Devemos acreditar na misericórdia do Pai que nos recebe sempre de
braços abertos e com muita festa. E devemos, sobretudo, pedir que essa mesma misericórdia seja
derramada infinitamente em nosso coração para que possamos ver com os olhos de
Deus os nossos irmãos que julgamos pecadores e reconhecer que todos somos
merecedores do mesmo amor do Pai.
“Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo!”
MOTIVAÇÕES PARA A
LITURGIA DIÁRIA E DOMINICAL:
A Liturgia Diária é uma ótima ocasião para que se opere a “conversão diária!” -
A leitura da Liturgia Diária forjou e moldou muitos Santos:
1)-Santo Agostinho foi
um deles. “Tolle et lege” (Toma e lê) foi a frase que o conduziu a ler um trecho
do Evangelho que mudou sua vida.
2)-O grande Santo Antão, que deu origem à vida
monástica, foi tocado pela graça ao ler a parábola do moço rico no Evangelho.
3)- São Francesco
(Francisco) cujo nome é adotado depois de uma viagem à França, onde o menino teria ficado
cativado pela vida francesa, sua música, sua poesia e seu povo, seu pai teria
começado a chamá-lo de "francesco", que significa "francês"
em italiano. Também, como Santo Antão,a passagem do
jovem rico é tão significativa que inspirou também São Francisco de Assis a
elaborar sua Regra de Vida baseada no desapego aos bens e o amor aos pobres:
“Se queres ser perfeito, vai, vende teus bens, dá-os aos pobres e terás um
tesouro no céu. Depois, vem e segue-me”. (Mt 19, 21).
4)-Também para Santo
Inácio de Loyola a ocasião escolhida por Deus para sua mudança de vida foi a leitura de
consagrados livros Cristãos. Gravemente ferido na batalha de
Pamplona (20 de Maio de 1521), passou meses inválido, no castelo de seu pai. Durante o longo período de recuperação, Inácio procura ler
livros para passar o tempo, e começa a ler a "Vita Christi", de
Rodolfo da Saxônia, e a Legenda Áurea, sobre a vida dos santos, de Jacopo de
Varazze, monge cisterciense que comparava o serviço de Deus com uma ordem
cavalheiresca.A partir destas leituras, tornou-se empolgado com a ideia de uma
vida dedicada a Deus, emulando os feitos heroicos de Francisco de Assis e
outros líderes religiosos. Decidiu devotar a sua vida à conversão dos
infiéis na Terra Santa.
Os Santos recomendam com
empenho a Liturgia Diária:
1)-São Bernardo: “A leitura espiritual nos
prepara para a oração e a prática das virtudes. Leitura
e Oração são as armas com as quais se vence o demônio e se conquista o
céu”.
2)-São Cipriano (bispo
de Cartago -África): “Permanece na oração e na leitura: desse modo conversarás com Deus e
Deus estará contigo”.
3)-Santo Afonso de
Ligório: “Quantos Santos abandonaram o mundo e se deram a Deus por meio da
leitura espiritual!”
4)-São Gregório Magno,
Papa: “Eu te rogo:
empenha-te em meditar cada dia as palavras do teu Criador. Assim aprenderás a conhecer o coração de Deus através
das palavras de Deus”.
A Liturgia Diária
ajuda-nos a compreender e amar a Liturgia Católica:
O Catecismo da Igreja Católica
ensina que “a liturgia é participação na oração de
Cristo, dirigida ao Pai no Espírito Santo. Nela, toda a oração cristã
encontra a sua fonte e o seu termo. Pela liturgia, o homem interior lança
raízes e alicerça-se no «grande amor com que o Pai nos amou» (Ef 2, 4).
A Liturgia Diária prepara
nossa alma para recebermos o Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo!
Na Liturgia Diária, as orações e
as leituras da Palavra de Deus são ocasião para alimentar a nossa fé. Em cada
leitura Deus fala a seu povo e o alimenta.Por esse modo
a Santa Igreja prepara o coração dos fiéis para poder receber o Corpo e Sangue
de Nosso Senhor Jesus Cristo, na Sagrada Comunhão.Na Liturgia da Palavra o fiel
ouve com atenção as leituras da Bíblia que são uma carta escrita por Deus para
cada um de nós.Na Liturgia Eucarística somos preparados para receber o
Pão dos Anjos, que transformará nossa vida, e como Elias nos dar força para
continuar a caminhada alimentados por este pão (I Reis 19,4-10).
Como viver de forma
prática a Liturgia Diária?
Este é um método de “leitura orante da Palavra de Deus”, da Liturgia Diária,
praticado e ensinado pelos Padres da Igreja desde os seus primeiros séculos.
Foi batizada com esse nome por Orígenes no Séc. III, e generalizou-se nos
séculos IV e V como maneira predominante de ler a bíblia. Esta pode ser
feita diariamente, por exemplo, meditando o Evangelho proposto pela liturgia
diária da Santa Missa.
Após suplicar a luz do
Espírito Santo, o método se desenvolve em 4 passos:
1)-Leitura: o que a Palavra diz em si?
2)-Meditação: o que a Palavra diz para mim; o
que ela me ensina, me revela, como ela me forma, como a vejo em minha vida?
3)-Oração: Qual minha resposta a palavra de
Deus?
4)-Contemplação: O que a
palavra de Deus fez em mim? O que devo mudar concretamente em minha vida? Que
postura devo tomar? O que me proponho a viver doravante durante a minha vida?
- O fruto dessa nova dinâmica de vida ao
ritmo da Palavra é uma transformação real e concreta que nos elevará em fé,
esperança e caridade, além disso, nos proporcionará uma vida junto de Deus mais
constante e digna de Seu amor! Por
último, que possamos perseverar neste caminho. Auxiliados pela graça de Deus já
provaremos aqui nesta terra das riquezas do céu, e possamos cantar esperançosos
com São Tomás de Aquino:
“...Ó Jesus, que nesta vida pela
fé eu vejo
Realiza, eu te suplico, este meu
desejo:
Ver-te, enfim, face a
face, meu divino amigo!
Lá no céu, eternamente, ser feliz
contigo!”
------------------------------------------------------
CONFIRA NOSSO CATÁLOGO DE LIVROS: https://amzn.to/3vFWLq5
GOSTOU Do APOSTOLADO berakash? QUER SER UM (A) SEGUIDOR (a) E RECEBER AS ATUALIZÇÕES EM SEU CELULAR, OU, E-MAIL?
Segue no link abaixo o “PASSO-A-PASSO” para se tornar um(a) seguidor(a) - (basta clicar):
https://berakash.blogspot.com/2023/10/como-ser-um-ser-um-seguidor-e-ou.html
Shalom!
.............................................
APOSTOLADO BERAKASH - A serviço da Verdade: Este blog não segue o padrão comum, tem opinião própria, não querendo ser o dono da verdade, mas, mostrando outras perspectivas racionais para ver assuntos que interessam a todos. Trata basicamente de pessoas com opiniões e ideias inteligentes, para pessoas inteligentes. Ocupa-se de ideias aplicadas à política, a religião, economia, a filosofia, educação, e a ética. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre literatura, questões culturais, e em geral, focando numa discussão bem fundamentada sobre temas os mais relevantes em destaques no Brasil e no mundo. A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas deste blog não significa, necessariamente, adesão às ideias neles contidas. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo deste blog, não sendo a simples indicação, ou reprodução a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. As notícias publicadas nesta página são repostadas a partir de fontes diferentes, e transcritas tal qual apresentadas em sua origem. Este blog não se responsabiliza e nem compactua com opiniões ou erros publicados nos textos originais. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com as fontes originais para as devidas correções, ou faça suas observações (com fontes) nos comentários abaixo para o devido esclarecimento aos internautas. Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica desnecessária será prontamente banida. Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, de maneira alguma, a posição do blog. Não serão aprovados os comentários escritos integralmente em letras maiúsculas, ou CAIXA ALTA. A edição deste blog se reserva o direito de excluir qualquer artigo ou comentário que julgar oportuno, sem demais explicações. Todo material produzido por este blog é de livre difusão, contanto que se remeta nossa fonte.Não somos bancados por nenhum tipo de recurso ou patrocinadores internos, ou externo ao Brasil. Este blog é independente e representamos uma alternativa concreta de comunicação. Se você gosta de nossas publicações, junte-se a nós com sua propaganda para que possamos crescer e fazer a comunicação dos fatos, doa a quem doer. Entre em contato conosco pelo nosso e-mail abaixo, caso queira colaborar de alguma forma:
filhodedeusshalom@gmail.com
Postar um comentário
Todos os comentários publicados não significam a adesão às ideias nelas contidas por parte deste apostolado, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Conforme a lei o blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido(a), desde que a resposta não contenha palavrões e ofensas de cunho pessoal e generalizados. Os comentários serão analisados criteriosamente e poderão ser ignorados e ou, excluídos.