Este rito abaixo não é litúrgico, mas é devocional, foi elaborado afim de embelezar o momento da Consagração de "Ecravidão livre e voluntária, de si mesmo como escravo de Jesus por meio de Maria", segundo o método de São Luís Maria Grignion de Montfort, feito individualmente, ou por comunidade de pessoas. Como é artigo devocional, poderá ser ministrado por qualquer leigo(a), de preferência, quem já se consagrou como escravo ou um responsável formal por grupo de catequese, que agirá como o MINISTRO DA CONSAGRAÇÃO, na ausência de sacerdote ou diácono. Como não existe nenhum rito próprio para este tipo de consagração, este rito abaixo foi compilado para tornar-se cerimonioso e marcante a consagração de escravidão dos fiéis que dessa forma se consagram. Ainda assim, o rito é facultativo.
RITO DE CONSAGRAÇÃO DE SI MESMO COMO ESCRAVO DE JESUS POR MEIO DE MARIA
I. Ministro da Consagração: Queiram(a)
aproximar-se (ou levantar-se) os(o) candidatos(o) à Consagração a Jesus pelas
Mãos de Maria.
-Os candidatos se aproximam e dizem: "Aqui estou Senhor, para fazer a Vontade de Deus!"
II. Ministro da Consagração: O
que pedem?
-Candidatos: "A Misericórdia de Deus e o Reino de Jesus e Maria em nossos
corações!"
III. Ministro da Consagração: Após confirmado o período de preparação para esta Solene Consagração, em Nome de
Deus e da Igreja, vos declaro dignos(o) para professar este compromisso sagrado
por um período de um ano. Eu vos pergunto em Nome de Deus e da Igreja:
Querem(quereis) viver como verdadeiros(o) escravos(o) de Jesus por meio de Maria,
vivendo bem o dom desta Consagração, conforme São Luís Maria Grignion de
Montfort propôs em seu tratado da Verdadeira Devoção a Maria Santíssima, defendendo a Santa Igreja Católica, a Sã
Doutrina da Salvação, a Sagrada Tradição, a Hierarquia, em unidade e submissão ao reto ensino do papa, bispo diocesano, e seu pároco, bem como, ao
Magistério da Igreja, ofertando a vida pela causa de Cristo e seu evangelho?
-Candidatos: "Quero! Com o auxílio da Graça de Deus, no Poder do Espírito Santo
e pela intercessão da Virgem mãe de Deus, Maria Santíssima!
IV. Ministro da Consagração: Querem(eis)
solene e publicamente se consagrar a Jesus Cristo e à Santíssima Virgem Maria,
como seus(seu) fiéis(fiel) escravos(o),segundo o Método de São Luís Maria
Grignion de Montfort, contemplado no livro do Tratado de Verdadeira Devoção à
Santíssima Virgem, para selar este vínculo sagrado?
-Candidatos: "Sim, quero! Com a Graça de Deus!"
V. Ministro da Consagração: Então, a partir desta Solene Consagração e destes propósitos, em vista de melhor viver vossas promessas batismais, eu vos declaro, em Nome de Deus e da Igreja, pessoas(a) Consagradas(a) ao Senhor Jesus pelas mãos de Maria Santíssima, predestinados a militarem como soldados do Exército de Jesus e Maria, no poder do Espírito Santo, como Filhos da Sabedoria Eterna e Encarnada, e Apóstolos dos Últimos Tempos, investidos da graça e do Poder do Alto!
-Candidatos: Amém!
VI. Ministro da Consagração: Queiram(a)
agora os candidatos(as)professar de livre e espontânea vontade, a fórmula de
Consagração conforme o Tratado da Verdadeira Devoção de São Luís Maria
Grignion de Montfort.
-Os(as) candidatos(as) rezam neste momento a Consagração TODOS JUNTOS,
formando uma só voz!
VII. Ministro da Consagração: "Que
Deus confirme, ligue e sele com sua graça estes santos propósitos no seu Santuário celeste, em nome do Pai, do Filho e do Espírito
Santo!...
-Candidatos: Amém!
VIII.A seguir, o ministro pede: "Apresentem os sinais exteriores da Consagração para serem abençoados!"
O ministro ordenado abençoa os objetos trazidos e apresentados pelos neo-consagrados (sinais externos da consagração) traçando o sinal da cruz, e fórmula abaixo, que doravante servirão de sinal da escravidão de amor a Jesus por meio de Maria:
"Abençoai Senhor Deus estes
sacramentais, sinais visíveis da vossa Graça invisível que eles trazem, para que
doravante, sirvam de memória de seus solenes compromissos em sua escravidão
amorosa e voluntária a Jesus por meio de Maria, em nome do Pai, do Filho e do
Espírito Santo, Amém!"
Se não houver Ministro Ordenado, os objetos deverão ser apresentados pelos neo consagrados, ao ministro não ordenado da cerimônia, já bentos antes por um sacerdote (preferencialmente o paroco), e o mesmo conclui dizendo:
"Neste dia Senhor Deus e nosso Pai, vos apresentamos estes sacramentais, sinais visíveis da vossa Graça invisível, que estes vossos filhos e filhas trazem, para que doravante, sirvam de memória de seus solenes compromissos em sua escravidão amorosa e voluntária a Jesus por meio de Maria, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, Amém!"
*OBS.1- Os próprios neo-consagrados (se não tiverem ainda usando), colocam agora sobre si seus sinais (pescoço, pulso, tornozelos, orelhas...) depois, se voltam para a assembléia, e todos são acolhidos pela assembleia com aplausos. Sentam-se, ou retornam em silêncio aos seus lugares, e o sacerdote dar continuidade normal a Santa Missa.
*OBS.2 - Após a missa, sobre o altar (na sacristia, ou lugar convenientemente preparado),deverá proceder as assinaturas da "fórmula de consagração, escrita de próprio punho", pelos neo-consagrados e pelo Ministro ordenado, com a respectiva data da consagração e ou renovação.
------------------------------------------------------
....................................................................
GOSTOU Do APOSTOLADO berakash? QUER SER UM (A) SEGUIDOR (a) E RECEBER AS ATUALIZÇÕES EM SEU CELULAR, OU, E-MAIL?
Segue no link abaixo o “PASSO-A-PASSO” para se tornar um(a) seguidor(a) - (basta clicar):
https://berakash.blogspot.com/2023/10/como-ser-um-ser-um-seguidor-e-ou.html
Shalom!
.............................................
APOSTOLADO BERAKASH - A serviço da Verdade: Este blog não segue o padrão comum, tem opinião própria, não querendo ser o dono da verdade, mas, mostrando outras perspectivas racionais para ver assuntos que interessam a todos. Trata basicamente de pessoas com opiniões e ideias inteligentes, para pessoas inteligentes. Ocupa-se de ideias aplicadas à política, a religião, economia, a filosofia, educação, e a ética. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre literatura, questões culturais, e em geral, focando numa discussão bem fundamentada sobre temas os mais relevantes em destaques no Brasil e no mundo. A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas deste blog não significa, necessariamente, adesão às ideias neles contidas. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo deste blog, não sendo a simples indicação, ou reprodução a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. As notícias publicadas nesta página são repostadas a partir de fontes diferentes, e transcritas tal qual apresentadas em sua origem. Este blog não se responsabiliza e nem compactua com opiniões ou erros publicados nos textos originais. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com as fontes originais para as devidas correções, ou faça suas observações (com fontes) nos comentários abaixo para o devido esclarecimento aos internautas. Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica desnecessária será prontamente banida. Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, de maneira alguma, a posição do blog. Não serão aprovados os comentários escritos integralmente em letras maiúsculas, ou CAIXA ALTA. A edição deste blog se reserva o direito de excluir qualquer artigo ou comentário que julgar oportuno, sem demais explicações. Todo material produzido por este blog é de livre difusão, contanto que se remeta nossa fonte.Não somos bancados por nenhum tipo de recurso ou patrocinadores internos, ou externo ao Brasil. Este blog é independente e representamos uma alternativa concreta de comunicação. Se você gosta de nossas publicações, junte-se a nós com sua propaganda para que possamos crescer e fazer a comunicação dos fatos, doa a quem doer. Entre em contato conosco pelo nosso e-mail abaixo, caso queira colaborar de alguma forma:
filhodedeusshalom@gmail.com
Postar um comentário
Todos os comentários publicados não significam a adesão às ideias nelas contidas por parte deste apostolado, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Conforme a lei o blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido(a), desde que a resposta não contenha palavrões e ofensas de cunho pessoal e generalizados. Os comentários serão analisados criteriosamente e poderão ser ignorados e ou, excluídos.