A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas no todo ou em parte, não significa necessariamente, a adesão às ideias nelas contidas, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Todas postagens e comentários são de inteira responsabilidade de seus autores primários, e não representam de maneira alguma, a posição do blog. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo desta página.
Home » , » Padre Zezinho -SCJ perguntou: Qual dos dois catecismos você “ACEITA”? O Catecismo Romano(verde), ou do Vaticano II (amarelo)?

Padre Zezinho -SCJ perguntou: Qual dos dois catecismos você “ACEITA”? O Catecismo Romano(verde), ou do Vaticano II (amarelo)?

Written By Beraká - o blog da família on domingo, 5 de setembro de 2021 | 16:38

 


 

Com todo respeito ao querido padre Zezinho, um padre santo, mas os santos também erram! Cresci ouvindo suas boas músicas e fui catequisado com a doutrina do Concílio Vaticano II e seus documentos posteriores. A Igreja de Cristo, de mais de 2.000 anos de história, é ininterrupta e sem rupturas com a tradição apostólica. Me corrijam se eu estiver errado, mas os catecismos colocados pelo padre em sua postagem, se complementam, pois não há e não deve haver duas Igrejas! Mas uma só, desde Jerusalém, Niceia... até o Vaticano II. A igreja não começou em 1962 após o Vaticano II. Ela é a de sempre! Sua verdade é a de sempre.Quem acredita que existe uma igreja católica errante antes do Concílio e a igreja certa depois dele, não difere em quase nada do erro protestante, ao colocar Matinho Lutero como o marco.

 

 


Apesar das renovações que o Espírito Santo promove, e das atualizações de linguagem que a Igreja adota para a evangelização dos povos, o que é necessário e muito importante - e daí vemos a importância do Concílio Vaticano II, a Fé é a mesma de sempre e imutavelmente em sua essência e para sempre. Neste sentido, peço ao querido padre Zezinho que reze pelo nosso S. Padre o papa Francisco e por todo clero, por nossas famílias e pela unidade dos cristãos, pois um reino dividido é um reino destruído. Lutemos pela união de todos nós, católicos. O Vaticano II deve ser entendido dentro da "hermenêutica da continuidade " e não da ruptura! A essência dos catecismo tanto do passado como do presente, é a mesma, ou seja, nossa fé apostólica. Não há duas igrejas, nem duas tradições, mas apenas adequações necessárias. Os pilares de nossa fé são e serão sempre os mesmos. Acredito piamente, que era isso que o Padre Zezinho quis dizer e não ficou muito bem explicado gerando maus entendidos com sua pergunta inicial da postagem em referência. Adequar-se não é necessariamente esquecer, mudar ou renunciar a sagrada tradição apostólica. Do contrário estaríamos a condenar os catequistas e catequisados anteriores ao Vaticano II. Estariam todos eles errados e ensinaram algum erro ao usarem estes catecismos anteriores ao Vaticano II? Nenhum concilio e nenhum catecismo revoga ou nega os anteriores, assim como o novo testamento não nega o velho. Mais uma vez repito com todo respeito a sua formação, isto é apenas minha insignificante opinião, mas, acho que pedir para escolher qual dos dois catecismos ACEITAR, ou seja, aceitando um e negando o outro, é como para pedir para escolher entre o velho e novo testamento, ou seja, aceitando o novo, e negando o velho. A Igreja usa os dois em sua sabedoria milenar. Os santos erram, Agostinho errou e se retratou, o papa Francisco sempre erra e humildemente se retrata. Aqui acho que ou padre errou, ou não se expressou direito. Meus pais, avós e tios, foram catequisados com a doutrina anterior ao Vaticano II, e muito do que me ensinaram eu guardo e sigo até hoje. E quando me atrevi a contradizer esses ensinos, me dei mal. Hoje estamos em novos tempos, que nos chama a INCLUSÃO e o acolhimento, mas devemos acolher sim, o pecador, e não o pecado. Devemos inculturar com os valores do evangelho aquilo que precisa ser evangelizado, como nos pede a encíclica Evangelii Nuntiandi Nº 18-19, do Papa Paulo VI. Se alguns valores deste mundo novo não me acrescentam nada de bom e não contribui para a via de santidade, simplesmente os ignoro.

 

 

Finalizando, sinceramente padre Zezinho, acho que a pergunta está muito dúbia: "QUE CATECISMO VC ACEITA?" Lógico que a resposta será “OS DOIS”, agora qual dos dois está mais atualizado com a problemática de nosso tempo? a resposta é clara: O amarelo, e é esse que usamos na catequese, e ACEITANDO sem negar e ou, revogar nada do Verde (Romano), pois a Igreja não negou e nem revogou nada dele. Mas usamos apenas como referência ou aprofundamento, como usamos até a DIDAQUÊ antiga, como referência alguma vezes em nossa catequese.

 

 

P.S.: Para um maior esclarecimento, sugiro a leitura desta matéria no link abaixo:

 

 

http://berakash.blogspot.com/2019/12/qual-catecismo-o-catolico-deve-usar-o.html

 

 

 

------------------------------------------------------

 

 

APOSTOLADO BERAKASH: Como você pode ver, ao contrário de outros meios midiáticos, decidimos por manter a nossa página livre de anúncios, porque geralmente, estes querem determinar os conteúdos a serem publicados. Infelizmente, os algoritmos definem quem vai ler o quê. Não buscamos aplausos, queremos é que nossos leitores estejam bem informados, vendo sempre os TRÊS LADOS da moeda para emitir seu juízo. Acreditamos que cada um de nós no Brasil, e nos demais países que nos leem, merece o acesso a conteúdo verdadeiro e com profundidade. É o que praticamos desde o início deste blog a mais de 20 anos atrás. Isso nos dá essa credibilidade que orgulhosamente a preservamos, inclusive nestes tempos tumultuados, de narrativas polarizadas e de muita Fake News. O apoio e a propaganda de vocês nossos leitores é o que garante nossa linha de conduta. A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas deste blog não significa, necessariamente, adesão às ideias neles contidas. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo deste blog. Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica desnecessária será prontamente banida. Todos as postagens e comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam necessariamente, a posição do blog. A edição deste blog se reserva o direito de excluir qualquer artigo ou comentário que julgar oportuno, sem demais explicações. Todo material produzido por este blog é de livre difusão, contanto que se remeta nossa fonte. Não somos bancados por nenhum tipo de recurso ou patrocinadores internos, ou externo ao Brasil. Este blog é independente e representamos uma alternativa concreta de comunicação. Se você gosta de nossas publicações, junte-se a nós com sua propaganda, ou doação, para que possamos crescer e fazer a comunicação dos fatos, doa a quem doer. Entre em contato conosco pelo nosso e-mail abaixo, caso queira colaborar:

 

filhodedeusshalom@gmail.com

 

Curta este artigo :

Postar um comentário

Conforme a lei o blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido(a), desde que a resposta não contenha palavrões e ofensas de cunho pessoal e generalizados.Os comentários serão analisados criteriosamente e poderão ser ignorados e ou, excluídos.

TRANSLATE

QUEM SOU EU?

Minha foto
CIDADÃO DO MUNDO, NORDESTINO COM ORGULHO, Brazil
Neste Apostolado APOLOGÉTICO (de defesa da fé, conforme 1 Ped.3,15) promovemos a “EVANGELIZAÇÃO ANÔNIMA", pois neste serviço somos apenas o Jumentinho que leva Jesus e sua verdade aos Povos. Portanto toda honra e Glória é para Ele.Cristo disse-nos:Eu sou o caminho, a verdade e a vida e “ NINGUEM” vem ao Pai senão por mim" (João14, 6).Defendemos as verdade da fé contra os erros que, de fato, são sempre contra Deus.Cristo não tinha opiniões, tinha a verdade, a qual confiou a sua Igreja, ( Coluna e sustentáculo da verdade – Conf. I Tim 3,15) que deve zelar por ela até que Ele volte(1Tim 6,14).Deus é amor, e quem ama corrige, e a verdade é um exercício da caridade. Este Deus adocicado, meloso, ingênuo, e sentimentalóide, é invenção dos homens tementes da verdade, não é o Deus revelado por seu filho: Jesus Cristo.Por fim: “Não se opor ao erro é aprová-lo, não defender a verdade é nega-la” - ( Sto. Tomás de Aquino).Este apostolado tem interesse especial em Teologia, Política e Economia. A Economia e a Política são filhas da Filosofia que por sua vez é filha da Teologia que é a mãe de todas as ciências. “Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao vosso nome dai glória...” (Salmo 115,1)

POSTAGENS MAIS LIDAS

SIGA-NOS E RECEBA AS NOVAS ATUALIZAÇÕES EM SEU CELULAR:

VISUALIZAÇÃO DE ACESSOS NO MÊS

ÚLTIMOS 5 COMENTÁRIOS

 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2013. O BERAKÁ - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger