A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas no todo ou em parte, não significa necessariamente, a adesão às ideias nelas contidas, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Todas postagens e comentários são de inteira responsabilidade de seus autores primários, e não representam de maneira alguma, a posição do blog. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo desta página.
Home » , » #Terêncio: um eterno e sempre "atual humanista"

#Terêncio: um eterno e sempre "atual humanista"

Written By Beraká - o blog da família on domingo, 31 de março de 2019 | 09:32






Públio Terêncio Afro, em latim Publius Terentius Afer (Cartago: 195/185 a.C. — Lago Estínfalo: 159 a.C.), foi um dramaturgo e poeta romano, negro, e  autor de pelo menos seis comédias:





1)- Andria (A moça de Andros).

2)- Hecyra (A Sogra).

3)- Heaautontimorumenos (O Punidor de Si Mesmo).

4)- Eunuchus (O Eunuco).

5)- Phormio (Formião).

6)- Adelphoe (Os Dois Irmãos).





Terêncio nasceu na África Proconsular, em meados do ano 185 a.C. - era de cor negra. Foi vendido como escravo ao senador Terêncio Lucano, que percebendo sua inteligência, deu-lhe educação e, tempos depois, o libertou. Por ser muito amigo de Cipião, muitos atribuíram a esse último a autoria de várias comédias de Terêncio. Pouco apreciado pelo público romano, que preferiam as farsas mais vivas e coloridas de Plauto, foi mais apreciado na Idade Média e na Renascença, sendo muito imitado até os tempos de Molière. Foi tão grande a preferência por Terêncio na Idade Média que suas peças eram representadas nos colégios, e na Renascença foram traduzidas em várias línguas. Seus personagens pertencem em sua maioria às classes sociais mais altas. Suas obras são escritas em verso, e seu estilo é "puro". Apesar disso, ele hoje é considerado um autor menor que seu contemporâneo Plauto.





O pensamento humanista de Terêncio continua atual, o qual podemos resumir nesta sua máxima basilar:






"Homo sum: nihil humani a me alienum puto" - (sou homem: nada do que é humano considero alheio a mim); diz Terêncio, o poeta negro e orador romano, nascido na magnífica Cartago.





O Humanismo Romano de Terêncio, vinha da Humanitas. Esta significava "o ato de tornar o homem mais humano, mais útil aos outros". Tal dito, segundo Sêneca, deve estar  in pectore et in ore, “no coração e na boca.” Essa máxima, retomada na idade média, por João de Salisbury, pensador católico, clamava por conduzir o homem a solidariedade. Não apenas para lembrar, mas fundamentalmente para resgatar a humanidade do homem que vagabundeia confuso entre a bestializarão de agir com o instinto  animal e a frieza da máquina. Basta um olhar atento ao hodierno para observarmos a constante desumanização do ser humano. O longo curso da história tem registrado uma constante violação da natureza, destruição do homem pelo próprio homem, que levou o filósofo inglês Thomas Hobbes a resgatar Plauto, dramaturgo romano, com a sentença: “Homo homini lupus” – “o homem é lobo do homem.” Mas Terêncio primorosamente, como aquele sábio e fiel a seus princípios humanistas, que está sempre a se colocar no lugar do outro, nos alerta:






“Tu si hic sis, aliter sentias” – (Se estivesses no lugar dele, pensarias de modo diferente?)





Sócrates, o sábio grego, já havia observado que o homem faz o que julga ser bom dentro do seu ponto de vista, e frequentemente o ponto de vista do ego. De modo que cada homem carrega em si uma constelação de claridades e obscuridades, uma gruta de pedras brutas e diamantes em potencial. Em suma, um microcosmo. Vejamos um pouco essa constelação. Cecílio, o dramaturgo romano disse: 





“Homo homini deus” – (O homem é deus para o homem) ou seja, afirmando que o homem que contribui para o crescimento do outro, é divino.





Libânio, o filósofo grego, dizia que essa capacidade de coparticipar na criação da realidade humanitas, portanto, participando para a felicidade do outro, é o que distingue o homem das feras. E ainda encontraremos em Plínio: 





“deus est mortali iuvare mortalem, et haec ad aeternam gloriam via” - (é divino para o mortal ajudar outro mortal, e esse é caminho para a glória eterna).




Em Plínio é significativo que ele diz ajudar outro mortal, não apenas o humano, mas o mortal, abarcando os animais e as plantas, ou seja, o planeta terra. E Plínio ainda dirá que: 






“Virtutes habet abunde qui alienas amat” – (Tem virtudes em abundância aquele que ama as virtudes alheias). 




Esse pensamento humanista é compartilhado por João Crisóstomo, um dos patronos do cristianismo primitivo, ao dizer: 





“Quem honra os outros honra a si mesmo!”





Um dos pontos fundamentais do humanismo é o olhar que trata de alargar o horizonte humano, transformando-o em sol. Não do ponto de vista do egocentrismo, mas sim, refletidor de alegria, felicidade, sabedoria e o verdadeiro amor (ágape). Cada ser humano como uma semente, cada ser humano como uma flor do imenso jardim da humanidade a desabrochar numa dialética individual e coletiva, uma dança de formas e diversidades de aromas humanitário. Por isso o poeta John Donne disse:






“no man is an island” – (nenhum homem é uma ilha).






Temos que lembrar como diz Guimarães Rosa, de que: 







“É de fenômenos humanamente sutis que estamos tratando: A sutileza de despir-se das máscaras e descobrir a si mesmo! Que possamos enquanto humanidade despertar para a graça que habita dentro de cada um de nós".






Terêncio é autor das frases:







-“Sou um homem, e nada do que é humano me é estranho...”



-“Enquanto há vida, há esperança.”



-“O mais próximo desconhecido de mim, sou eu...”



-“A justiça inflexível é frequentemente a maior das injustiças...”



-“Conheço o caráter das mulheres: não querem quando queres; quando não queres, são as primeiras a querer!”



-“Quanta injustiça e quanta maldade não fazemos por hábito?...”








BIBLIOGRAFIA:




- Wikipedia




- Biblioteca Vaticana





.............................................

 




GOSTOU Do APOSTOLADO berakash?  QUER SER UM (A) SEGUIDOR (a) E RECEBER AS ATUALIZAÇÕES EM SEU CELULAR, OU, E-MAIL?

 

 


Segue no link abaixo o “PASSO-A-PASSO” para se tornar um(a) seguidor(a) - (basta clicar):

 

 

https://berakash.blogspot.com/2023/10/como-ser-um-ser-um-seguidor-e-ou.html

 

 

Shalom!

 

 

.............................................

 

 




APOSTOLADO BERAKASH - A serviço da Verdade: Este blog não segue o padrão comum, tem opinião própria, não querendo ser o dono da verdade, mas, mostrando outras perspectivas racionais para ver assuntos que interessam a todos. Trata basicamente de pessoas com opiniões e ideias inteligentes, para pessoas inteligentes. Ocupa-se de ideias aplicadas à política, a religião, economia, a filosofia, educação, e a ética. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre literatura,  questões culturais, e em geral, focando numa discussão bem fundamentada sobre temas os mais relevantes em destaques no Brasil e no mundo. A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas deste blog não significa, necessariamente, adesão às ideias neles contidas. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo deste blog, não sendo a simples indicação, ou reprodução a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. As notícias publicadas nesta página são repostadas a partir de fontes diferentes, e transcritas tal qual apresentadas em sua origem. Este blog não se responsabiliza e nem compactua com opiniões ou erros publicados nos textos originais. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com as fontes originais para as devidas correções, ou faça suas observações (com fontes) nos comentários abaixo para o devido esclarecimento aos internautas. Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica desnecessária será prontamente banida. Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, de maneira alguma, a posição do blog. Não serão aprovados os comentários escritos integralmente em letras maiúsculas, ou CAIXA ALTA. A edição deste blog se reserva o direito de excluir qualquer artigo ou comentário que julgar oportuno, sem demais explicações. Todo material produzido por este blog é de livre difusão, contanto que se remeta nossa fonte.Não somos bancados por nenhum tipo de recurso ou patrocinadores internos, ou externo ao Brasil. Este blog é independente e representamos uma alternativa concreta de comunicação. Se você gosta de nossas publicações, junte-se a nós com sua propaganda para que possamos crescer e fazer a comunicação dos fatos, doa a quem doer. Entre em contato conosco pelo nosso e-mail abaixo, caso queira colaborar de alguma forma:

 

 

 

 

filhodedeusshalom@gmail.com


Curta este artigo :

+ Comentário. Deixe o seu! + 2 Comentário. Deixe o seu!

4 de janeiro de 2024 às 16:07

Juro que eu queria saber de onde tirou que Terêncio era filósofo, ou mesmo que ele tinha pele negra. Na verdade nem mesmo podemos atestar se de fato ele nasceu na África. Ainda assim, não há negros nó norte do continente africano. Os berberes são um povo aparentado com o oriente médio.

Anônimo
5 de janeiro de 2024 às 10:30

“Juro que eu queria saber de onde tirou que Terêncio era filósofo, ou mesmo que ele tinha pele negra. Na verdade nem mesmo podemos atestar se de fato ele nasceu na África. Ainda assim, não há negros nó norte do continente africano. Os berberes são um povo aparentado com o oriente médio.” (Maycon – 04 de janeiro de 2024)


Esse tal de Maycon tentando se passar por sábio, fez papel de idiota (printei para que se ele se envergonhar e retirar, vai ficar registrado) – bom, pelo ao menos as afirmações do blog tem fontes, e as dele? Deve ter retirado de sua alta e infalível ACHOLOGIA kkkkkkk!

Everaldo – Colaborador do Apostolado Berakash

Postar um comentário

Todos os comentários publicados não significam a adesão às ideias nelas contidas por parte deste apostolado, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Conforme a lei o blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido(a), desde que a resposta não contenha palavrões e ofensas de cunho pessoal e generalizados. Os comentários serão analisados criteriosamente e poderão ser ignorados e ou, excluídos.

TRANSLATE

QUEM SOU EU?

Minha foto
CIDADÃO DO MUNDO, NORDESTINO COM ORGULHO, Brazil
Neste Apostolado APOLOGÉTICO (de defesa da fé, conforme 1 Ped.3,15) promovemos a “EVANGELIZAÇÃO ANÔNIMA", pois neste serviço somos apenas o Jumentinho que leva Jesus e sua verdade aos Povos. Portanto toda honra e Glória é para Ele.Cristo disse-nos:Eu sou o caminho, a verdade e a vida e “ NINGUEM” vem ao Pai senão por mim" (João14, 6).Defendemos as verdade da fé contra os erros que, de fato, são sempre contra Deus.Cristo não tinha opiniões, tinha a verdade, a qual confiou a sua Igreja, ( Coluna e sustentáculo da verdade – Conf. I Tim 3,15) que deve zelar por ela até que Ele volte(1Tim 6,14).Deus é amor, e quem ama corrige, e a verdade é um exercício da caridade. Este Deus adocicado, meloso, ingênuo, e sentimentalóide, é invenção dos homens tementes da verdade, não é o Deus revelado por seu filho: Jesus Cristo.Por fim: “Não se opor ao erro é aprová-lo, não defender a verdade é nega-la” - ( Sto. Tomás de Aquino).Este apostolado tem interesse especial em Teologia, Política e Economia. A Economia e a Política são filhas da Filosofia que por sua vez é filha da Teologia que é a mãe de todas as ciências. “Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao vosso nome dai glória...” (Salmo 115,1)

POSTAGENS MAIS LIDAS

SIGA-NOS E RECEBA AS NOVAS ATUALIZAÇÕES EM SEU CELULAR:

TOTAL DE ACESSOS NO MÊS

ÚLTIMOS 5 COMENTÁRIOS

ANUNCIE AQUI! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com

SÓ FALTA VOCÊ! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com

SÓ FALTA VOCÊ! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com
 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2013. O BERAKÁ - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger