Normalmente
quando entramos em uma loja e perguntamos qual o preço de um produto ou o valor
de uma determinada mercadoria, não nos atentamos realmente o porquê o que pode
parecer caro ou barato pra nós pode ser totalmente contrário à outra pessoa.Isso
acontece porque talvez você não tenha um total entendimento sobre a diferença
entre preço e valor. Vamos para uma breve explicação sobre o
assunto.
Valor = O valor de um bem varia de
pessoa para pessoa, pois, depende do grau de necessidade, satisfação e
utilidade para cada um.
Vamos exemplificar:
Sua
esposa possui dezenas de pares de sapatos no armário, mais quer comprar mais
um. Você acha caro o novo sapatos porque não percebe o valor que este novo par
de sapatos vai proporcionar a ela na festa de sábado a noite. Sua esposa está
comprando pela satisfação de calçar o novo sapato e se sentir bem na ocasião. Da
mesma forma ela pode achar um absurdo o preço que você pagou por um par de
chuteiras, pois, as mesmas não tem valor para ela que não joga futebol, para
ela são todas iguais e as classifica como caras também. Já, você,
comprou e pagou pelo valor e satisfação em jogar bola com uma chuteira assinada
por um craque do futebol.
Preço = Pode-se concluir então que
preço é a expressão quantitativa do valor de um bem ou serviço, onde um
determinado produto poderá ser de grande utilidade para algumas pessoas enquanto
que para outras não terá utilidade nenhuma.
“Preço é
o que se paga por um produto e valor é o que o consumidor leva para casa.”
A Janete é a dona de uma loja de sapatos. Ela me mandou um e-mail
hoje, muito triste pois está fechado sua empresa. Ela também está muito
irritada com a crise e disse que no Brasil só progride quem não é honesto. Ela
explica que, neste momento, seus clientes só pedem desconto o tempo todo, e
chegou a um ponto em que ela não tem mais margem de lucro. Em resposta ao email
da Janete, eu vou decidir pontuar aqui minha visão do porque a maioria das
empresas fecha:
1)- E não é seu mercado. Não é
a crise. Não é a falta de vendas.Falta de vendas é o sintoma, não a doença.
2)- Se seu cliente sempre pede
por desconto, chegando ao ponto de você ficar sem lucro, a responsabilidade é
sua. Não dele.
3)- Quando você decide focar em trabalhar com descontos, preços
baixos e promoções, é um caminho perigoso. Muitos não conseguem mais voltar.
4)- Dar descontos é institucionalizar a destruição de valor. É
dizer para seu cliente que você não sabe realmente quanto cobrar. É
levá-lo a pensar que você cobra um preço, mas sempre vai fechar por menos.
Para ajudar a Janete, vou compartilhar com você 3 coisas que
você precisa ajustar no seu negócio imediatamente - e estas seriam as 3
primeiras coisas que eu iria analisar se fosse dar uma consultoria para a
Janete.Se seu cliente somente pede descontos, tem algumas coisas que você pode
fazer:
1. Venda
Valor, Não Preço
Seu cliente entende muito MENOS
do que você imagina sobre seu produto. A maioria tem uma vaga ideia, e por isso
não sabe a diferença entre algo que custa R$50 e algo que custa R$500.
O vendedor que tira
o tempo para explicar sobre os materiais, histórias, propósitos e funções do
design do produto ou serviço, estão mostrando o VALOR daquilo que vende.
Como você tem educado seu cliente sobre o VALOR do que você
vende? Você conta a história de origem? Fala em detalhes dos problemas que
resolve? Mostra como aquilo vai impactar a vida da pessoa, narrando cenários
específicos e com detalhes?Quanto mais valor ele entender, menos vai
reclamar do preço.
2. Não
Troque de Técnica, Troque de Cliente
Existem dois tipos de clientes. Aqueles que só querem
preço, não importa a qualidade. E aqueles que querem qualidade, não importa o
preço.
Você tem o cliente que você merece, pois foi você que o atraiu.
Se você fala em preço, promoções, descontos, 50% OFF, Black Friday, etc, atrai
clientes que só se importam com isso. Dê uma analisada fria no seu marketing e
veja para onde está enviando mensagens de que é um “abaixador de preços”, não um
vendedor de valor.
Nas
consultorias eu constantemente vejo o mesmo problema:
Não é falta de marketing, é focar
no cliente errado. Você não precisa aprender “técnicas de vendas e persuasão”
para convencer seu cliente a comprar. Precisa talvez mudar de cliente.
Quem já gasta mais
para comprar um bom vinho, carro ou faculdade entende o valor das coisas e vai
entender mais facilmente o motivo do seu preço não ser o mais barato. Atrair
quem tem para gastar é muito mais fácil do que convencer quem não tem dinheiro
a arranjar para comprar de você.
3. Foque no
Lucro, Não Faturamento
Conheço muitos donos de negócios milionários, mas que não dá
dinheiro no fim do mês. Faturamento não é lucro. Parece
simples, muitos empreendedores fazem de tudo para não perder uma venda, e na
prática, acabam gastando mais do que lucrando para atender aquele cliente.Clientes
de alta qualidade vão querer comprar muitas vezes, mas somente se você souber
antecipar suas necessidades com produtos e serviços que o surpreendam, antes
que eles tenham que pedir.
Sempre pense: “Quem
compra essa minha oferta, vai precisar de que a seguir?”. Cria um funil aonde o
cliente vai entrar comprando, mas acabe comprando B, C e D nas próximas
semanas/meses/anos.Pense no que ele precisa, para que ele não precise pensar.
Esse cliente vai te recompensar bem por isso.
Empresas que só focam em
descontos são as primeiras a fechar as portas. Por favor, eu imploro que você
resista a tentação de baixar seus preços sem uma estratégia.Eu duvido um
negócio que aplicar 3 estas dicas não vender mais e melhor não este ano, não
este semestre… esta semana !!!Pode confiar !!!
Quer aprender mais como fazer isso? Olha
só!
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