O próximo passo é
aceitar a intercessão dos Anjos e Santos que já estão salvos em Cristo, e junto a Ele em espirito e em verdade, e entre os salvos estão Maria Santíssima, a mãe de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo! Vejam o que cantam
em várias DENOMINAÇÕES pentecostais no
Brasil: “Estou andando para o Céu, onde os santos já estão!" Trata-se do Hino
número 485 da Harpa Cristã, autoria de Joel Carlson, do HINÁRIO da "denominação Cristã ASSEMBLEIA DE DEUS", adotado também, por outras
DENOMINAÇÕES PENTECOSTAIS. Ora, e como alguns protestantes dizem que Maria e os Santos não estão
no céu? Isto não é uma contradição ?
ESTUDO BÍBLICO SOBRE O ESTADO INTERMEDIÁRIO DOS
MORTOS Por Pastor (protestante): Damásio Missias Farias
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Alguns afirmam que
quando o homem morre tudo se acaba; outros, que ao morrer, o homem vai para a
sepultura; outros, que o homem fica vagando no espaço; e, outros, que fica
entregue ao esquecimento. Por
conta da existência de especulações quanto ao estado em que se encontra o
homem depois que vai a óbito, é imprescindível um estudo específico sobre o
estado intermediário.Por “estado” entende-se
“situação; posição; condição; etc.”. Por “intermediário” entende-se “no meio;
intervalo entre dois atos, entre a morte e ressurreição; etc.”. Portanto,
vejamos o que a Bíblia diz sobre o estado intermediário dos mortos, assim,
muitas dúvidas com relação a ente queridos falecidos poderão ser dirimidas.
AO MORRER, O HOMEM DEVE IR
CONCIENTE PARA AS REGIÕES DOS MORTOS!?
Heb.9,27: “Só se morre
uma vez e logo após vem o juízo”
Ora como o homem logo
após a morte pode realizar este julgamento se não estiver consciente ? “e disse: Nu saí do ventre de minha mãe e nu tornarei para lá; o SENHOR o deu e o SENHOR o tomou; bendito seja o nome do SENHOR” (Jó 1:21). “Que homem há, que viva e não veja a morte? Ou que livre a sua alma
do poder do mundo invisível? (Selá) (Sl 89:48).
Isto é, após a morte
física, o homem deve ir para uma posição (Sl 16:10; 63:9; Ez 32:17ss.; Lc
16:19-31) no Intervalo entre os dois atos seguintes:
-A Vida Terrena, que
é finalizada com a morte física; -A Eternidade,
através do Arrebatamento (para os santos – lTs 4:13-18), ou do Juízo Final
(para os ímpios – Ap 20:11-15).
1. O homem possui
estrutura material e estrutura espiritual – “Por isso, não desfalecemos;
mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se
renova de dia em dia” (2Co 4:16) - Gn 1:26; 2:7; lTs 5:23.A Estrutura Material
(Homem Externo) – É composta de um corpo, com cinco sentidos (visão, olfato,
audição, paladar e tato), sendo assim a oficina da alma mais o espírito.A
Estrutura Espiritual (Homem Interno – Rm 7:22) – É composta de alma, com três
faculdades: (a) Intelecto (com memória, razão e imaginação); (b) Sentimento; (c) Emoções; e, espírito, com duas faculdades: (a) Fé; e (b) Consciência. Sendo assim, o Homem
Interior possui uma fisionomia semelhante a do Homem Exterior; isto é
observado em Mt 17:1-8, quando Moisés e Elias (Homem Interior no estado
intermediário) foram reconhecidos pelos três apóstolos.
2. Quando o homem vai a
óbito, ocorre uma separação – “E Abraão expirou e morreu em boa velhice,
velho e farto de dias; e foi congregado ao seu povo”. (Gn 25:8) - Gn
25:17; 35:29.A morte é a separação do Homem Interno, que sai
de dentro do Homem Externo.
3. Quando ocorre o
óbito, o corpo do homem (Homem Externo) vai para a sepultura (Queber,
hebraico) e, a alma mais o espírito (Homem Interno), para as regiões dos
mortos. Veja 2Co 4:16; 5:1; 2Pe 1:14.No
estado intermediário, todas as pessoas estão conscientes (não há como impedir
as ações das faculdades da alma e do espírito – Mt 17:1-3); só não sabem o
que ocorre na terra no momento; a não ser quando encontram outros que vem da
terra, via óbito, e lhes dão notícias.
4. Quanto ao Sheol (as
regiões dos mortos, hebraico – Sl 16:10; 89:48) ou Hades (o além, grego),
vejamos a prova de que estão conscientes:“E aconteceu que o
mendigo morreu e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; e morreu
também o rico e foi sepultado. E no Hades, ergueu os
olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão e Lázaro, no seu seio” (Lc 16:22, 23).Por um lado, está o
Seio de Abraão, para onde eram levados os que morriam na esperança (Gn 4:8,
9; lRs 17:21, 22; Jó 1:21; Lc 16:22, 23); em seguida o Abismo (Lc 16:26),
tendo abaixo de si o Poço do Abismo (tartaroo, grego – onde estão presos os
anjos caídos e onde Satanás será preso no final da Grande Tribulação – Ap
9:1-11; Ap 20:1-3, 7).Por outro lado, do
Abismo, está o Lugar de Tormento, o “Inferno Intermediário”, onde são
lançados os ímpios (Dt 32:22; Jó 26:5; Sl 9:17; Lc 16:24). Certamente, em algum
lugar do Sheol está guardado o Geena, o Lago de Fogo e Enxofre, que será
inaugurado pelas duas bestas, no final da Grande Tribulação (Ap 19:20;
20:10).Ao findar o Milênio,
após uma revolta, Satanás ali será lançado (Ap 20:10); e, após a segunda ressurreição,
e o julgamento no Juízo Final, os ímpios, que estavam no “Inferno
Intermediário, também, ali serão lançados (Mt 25:46; Ap 20:11-15).
O HOMEM VAI PARA O ESTADO INTERMEDIÁRIO POR CONTA
DA SUA QUEDA NO ÉDEN - Gn 3:1-7
“Pelo que, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, por isso que todos pecaram”. (Rm 5:12).O homem, antes da queda, vivia em estado de inocência – Gn 2:15-25. Neste estado de inocência, não havia morte para ele (espiritual, física, ou eterna, que é a segunda morte). Então, era possível o homem viver eternamente no estado de inocência. Mas, a entrada do pecado na raça humana fez com que a sua estrutura fosse mudada.O homem perdeu a comunhão com Deus, passou a conhecer, além do bem, muito mais o mal, e estar sujeito, além da morte espiritual, da morte física e da morte eterna. Seus seis instintos (Aquisição, domínio, auto proteção, reprodução, comunhão e alimentação) entraram em evidência na sua natureza modificada (Gn 3:7-24).
O HOMEM DEVE IR PARA O ESTADO INTERMEDIÁRIO PARA
AGUARDAR O ARREBATAMENTO OU O JUÍZO FINAL (a doutrina do arrebatamento protestante não é aceito pela igreja católica, onde se prevê 3 vindas de cristo) “Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro” (lTs 4:16). “E deu o mar os mortos que nela havia; e a morte e o
inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as
suas obras” (Ap 20:13). -Do Arrebatamento, que é a primeira
fase (parusia, grego) da segunda vinda de Cristo(lCo 15:50-58; lTs 4:13-18),
vai participar o homem que está no Paraíso (ante-sala do terceiro céu – Sl
68:18; Lc 23:43; Rm 10:7; 2Co 4:16-18; 12:1-4; Ef 4:8, 9; lPe 3:18, 19; 2Pe
1:14.), juntamente com os santos vivos que serão transformados; os que estão
no Paraíso ressuscitarão primeiro; depois, os santos vivos seremos
transformados. Após, todos com corpos gloriosos e semelhantes ao de Cristo,
irão para as regiões celestiais, passando pelo Tribunal de Cristo, pelas
Bodas do Cordeiro, e, pela Ceia das Bodas do Cordeiro.
-Do Juízo Final, que é o julgamento após a segunda vinda de cristo, vai participar o homem que está no “inferno intermediário”; logo após, com corpo tenebroso, será lançado no Geena, o lago de fogo e enxofre (Ap 20:10-15), que foi inaugurado pelas duas bestas no final da Grande Tribulação (Ap 19:20; 20:10), onde ficará para sempre; assim como, atualmente, as cidades têm cadeias, penitenciárias, etc., a Nova Terra terá sua “cadeia” eterna – o Lago de Fogo e Enxofre. ESTADO INTERMEDIÁRIO DO HOMEM “E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso” (Lc 23:43). “Pelo que diz: Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro
e deu dons aos homens. Ora, isto – ele subiu – que é, senão que também,
antes, tinha descido às partes mais baixas da terra?” (Ef 4:8, 9).
1)-O Estado Intermediário antes de Cristo (conforme doutrina protestante):
Depois da Dispensação
da Inocência, o homem vivia na terra por certo tempo, sabendo que ia partir
para o outro lado da vida. Sua vida aqui na terra seria de acordo com o tempo
histórico e suas condições. Por exemplo, sem ser apenas dispensacionalista,
considera-se as Dispensações: Consciência; Governo Humano; Patriarcal ou da
Promessa; e, da Lei; com suas condições, mesmo havendo a graça de Deus.Quando esse homem
morria, seu corpo era sepultado, mas, sua alma e seu espírito - que dão forma
ao Homem Interno com a mesma fisionomia do Homem Externo - iam para o Sheol
(ou Hades), onde estão as regiões dos mortos. Se tal homem, na terra, tivesse
vivido impiamente; seu Homem Interior ia para a região de Tormento, o
“Inferno Intermediário” (Lc 16:24), onde há sensação de queimadura por fogo,
solidão, trevas, etc.; inclusive a ação da Consciência (que é o bicho que não
morre, em Mc 9:48, isto é, a Consciência “martela” dizendo que tal homem já
está condenado – Jo 3:18-21), tal homem fica aguardando, ali, o Juízo Final.Porém, se esse homem,
na terra, tivesse vivido piedosamente; exemplo, na Dispensação da Lei, um
judeu ou um justo prosélito, que tinha sacrificado de acordo com os delitos,
tendo como base Lv 1 a 7, onde seus pecados eram expiados (Sl 32:1; 51:9 –
pecados prorrogados, cobertos), seu Homem Interior ia para a região chamada
Seio de Abraão, aguardando, ali, o sacrifício do verdadeiro Cordeiro de Deus
(Jo 1:29), cujo sacrifício provocaria o derramamento do sangue, que não
prorroga, mas apaga os pecados (Êx 24:8; Jó 19:25; Jo 19:34; Hb 9:22; l Pe
1:18, 19; lJo 1:7), e, também, aguardava o Arrebatamento da Igreja.
2. O Estado intermediário depois de Cristo (conforme doutrina protestante):
Conforme Sl 16:10;
68:18; Is 9:2; Lc 23:43; lPe 3:18, 19 Jesus, num dado momento após a sua
morte na Cruz Imíssia, e vencer o pecado, a morte e a Satanás (Jo 16:33;
19:17; 20:1ss.), cumprindo todas as exigências da Lei [(Lv 1 a 7; Mt 5:17-19)
- uma vez que nada do que aconteceu na vida terrena dele foi por acaso];Desceu ao Sheol (Sl 16:10;
49:15; Ef 4:8-10; Fp 2:10) e pregou aos espíritos em prisão, isto é, anunciou
a vitória pelo sacrifício com sangue expiatório, aos santos que estavam no
SEIO DE ABRAÃO, e anunciou a perca da eleição, aos anjos caídos (lPe 3:19;
2Pe 2:4), e a perca da salvação aos ímpios que estão no lugar de tormento
(lPe 3:20; 2Pe 2:5).Após isto transportou
Jesus os santos (inclusive um dos dois ladrões – Lc 23:43) que estavam no
Seio de Abraão (que hoje está completamente vazio) para o PARAÍSO que está na
ante-sala do Terceiro Céu (2Co 2:1-4; Ef 4:8, 9).Após este trabalho,
quem morre com Cristo é levado, pelos anjos (pois na atmosfera e no espaço
sideral se encontram as hostes espirituais da maldade – 2Rs 3:27; Dn 10:13,
20; Ef 6:12; lPe 5:8, 9), num instante, ao Paraíso Celestial; quem morre sem
Cristo, como dantes, desce ao Sheol, para o lugar de tormento, o “Inferno
Intermediário”.Há pessoas que, no
momento do óbito, da transição de um meio material para um meio espiritual,
demonstram suas experiências para os vivos que o rodeiam. Por exemplo, houve
uma pessoa que no momento de sua passagem (cuja passagem dura geralmente
alguns minutos) dizia:“Ai
que escuro; ai que quente”; sabemos que o Pr. Cícero Canuto de Lima, pouco
antes de sua passagem, enquanto tomava uma xícara de café, parou, ficou
atento, e dizia: “Estou ouvindo lindas músicas lá do Céu”.É possível, também, que
um salvo, no momento da transição, com a permissão de Deus, veja outro que já
se foi para o Paraíso, como se estivesse pertinho dele, no meio espiritual
(Mt 17:2, 3).
CONCLUSÃO (conforme a doutrina protestante):
O Homem - que é
constituído de corpo, alma e espírito, e é constituído de homem externo e
homem interno; ao morrer, vai para um estado intermediário, por conta da
queda; onde vive conscientemente, aguardando a ressurreição. Antes da Cruz de
Cristo, após a morte física, o corpo do homem (homem externo) ia para a
sepultura; já o homem interno ia ou para o Seio de Abraão, na esperança,
porque o sangue de animais apenas prorrogava o pecado; ou ia para o lugar de
tormento. Porém, após Cristo morrer na Cruz derramando seu sangue que limpa o
pecado, foi ao Sheol e pregou aos espíritos em prisão; imediatamente,
transportou os santos do Seio de Abraão para o Paraíso, antes do Terceiro
Céu. Atualmente, quem morre com Cristo é levado por anjos até ao Paraíso,
onde aguarda o Arrebatamento, que se dará na primeira fase da segunda vinda
de Cristo, o momento principal da primeira ressurreição; porém, quem morre
sem Cristo é levado, como dantes, para o lugar de tormento (“inferno
intermediário”), onde aguarda a segunda ressurreição, que se dará ao findar o
Milênio, para ser julgado lavrando-se a sentença de sua condenação, na
ocasião do Juízo Final.
*Por Pr. Damásio Missias Farias
(texto examinado pelos Pastores: Carlos Padilha de Siqueira; David Ferreira da
Costa; e Marcos Areias Soares).
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O Estado da Alma Depois da Morte? (conforme mídia gospel):
Refutação:
a. O espírito não morre nem dorme na morte do homem! Dormir se refere ao corpo – Mt 27.52 e não à alma – Dt 34.5-6, comparado com Mt 17.1-3;
b. O espírito se separa do corpo na hora da morte e continua a viver consciente de si mesmo e com todas as suas faculdades depois da morte, seja ímpio ou justo. Quando é cristão vai estar com Cristo no céu: 2 Co 5.6-8; Fp 1.21-23; Lc 23.43; At 7.59; 2 Co 12.2-4 c.c. At 14.19; Hb 12.23; Ap 6.9-11. Se é ímpio vai para o Hades estar em tormento – Lc 16.22-25; 2 Pe 2.17.
c. Para provar que não procede afirmar que o espírito do homem é o seu fôlego de vida ou o ar que respiramos e que é reintegrado à atmosfera por ocasião da morte física, basta substituir a palavra espírito nas referências bíblicas pela palavra fôlego ou sopro e ver o resultado: o texto fica sem sentido — Mc 2.8; 8.12; At 17.16; Jo 13.21; 2 Co 7.1; 1 Pe 3.4; Mt 26.41.
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Quais outras igrejas pentecostais que adotaram esse hino?
Cardoso quem deve responder essa pergunta são os protestantes e não os católicos.
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