A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas no todo ou em parte, não significa necessariamente, a adesão às ideias nelas contidas, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Todas postagens e comentários são de inteira responsabilidade de seus autores primários, e não representam de maneira alguma, a posição do blog. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo desta página.
Home » » Por que os ateus confundem ESTADO LAICO com ESTADO ATEU? Ironia ou falta de conhecimento?

Por que os ateus confundem ESTADO LAICO com ESTADO ATEU? Ironia ou falta de conhecimento?

Written By Beraká - o blog da família on domingo, 2 de dezembro de 2012 | 15:34



O QUE SIGNIFICA UM ESTADO LAICO E O QUE SERIA UM ESTADO ATEU?






Estado laico não é um estado ante-religioso como os ateus militantes e fanáticos o desejam. Vejamos racionalmente o por que. A Constituição brasileira de 1988, que: 







“sob a proteção de Deus”, se instituiu a laicidade, pois a constituição não está mais sob a jurisdição formal, ou informal, de nenhuma religião, portanto, estado laico, não é estado ateu, mas um estado que não tem preferência por nenhuma religião, mas defende e respeita a todas!






O "Preâmbulo" da Constituição da República Federativa do Brasil, promulgada em 05.10.1988, tem o seguinte enunciado:







"Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte, para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte Constituição da República Federativa do Brasil".





Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:





VI - é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias.





Contra fatos não existem argumentos contrários! Portanto, respeitemos o estado democrático de direito, ou seja, que a minoria respeite a decisão da maioria constituída na lei máxima do pais!





O Estado é laico sim! Porém, ser laico não significa ser ateu! Ser laico significa não tomar partido. Não cabe ao Estado defender essa ou aquela denominação ou agremiação religiosa, e tampouco cabe ao Estado pregar, ou tomar partido do ateísmo!Cabe ao Estado defender o direito das pessoas, individualmente, escolherem ou não terem de escolher no que quiserem acreditar. Se alguém resolver acreditar em Deus ou não, cabe ao Estado laico defender tal direito.Mas, a defesa desse direito tem limites. E o mais evidente – e talvez o mais difícil de lidar – é que o direito de uma pessoa termina onde o de outra começa, e na prática há situações mais difíceis para decidirmos onde o direito de um termina e do outro começa ? A lei, claro, não diz quais os limites nessas áreas cinzas. Fica a cargo do Judiciário (se alguém reclamar) decidir caso a caso, tentando usar princípios jurídicos e bom senso. Por fim, Estado laico não significa Estado ignorante ou que finge que as religiões não existem, ou que não se deva discutir e levar em conta esta parcela da população ao elaborar leis ignorando-os. Um professor de Geografia não só pode como deve discutir religião, e até pode formular julgamentos de valor e incitar debates e críticas a respeito dessa ou daquela religião naquela sociedade. O que não pode é um professor  seja ATEU OU RELIGIOSO tentar impor suas convicções pessoais, impedindo aos demais expressarem as suas, ou ainda pior: Humilhando-os sem chance de defesa. Em outras palavras, o professor deve  respeitar, não só os limites entre suas próprias convicções teístas ou ateísticas e a dos alunos, mas também, os limites entre a propagação de suas próprias certezas  e a instigação do debate acadêmico. Pois estado laico definitivamente, não é estado ante-religioso e nem muito menos "ateu militante!"




"Se enxerguei além dos outros, é por que estava no ombro de gigantes" (Isaac Newton)






------------------------------------------------------

 

 



APOSTOLADO BERAKASHComo você pode ver, ao contrário de outros meios midiáticos, decidimos por manter a nossa página livre de anúncios, porque geralmente, estes querem determinar os conteúdos a serem publicados. Infelizmente, os algoritmos definem quem vai ler o quê. Não buscamos aplausos, queremos é que nossos leitores estejam bem informados, vendo sempre os TRÊS LADOS da moeda para emitir seu juízo. Acreditamos que cada um de nós no Brasil, e nos demais países que nos leem, merece o acesso a conteúdo verdadeiro e com profundidade. É o que praticamos desde o início deste blog a mais de 20 anos atrás. Isso nos dá essa credibilidade que orgulhosamente a preservamos, inclusive nestes tempos tumultuados, de narrativas polarizadas e de muita Fake News. O apoio e a propaganda de vocês nossos leitores é o que garante nossa linha de conduta. A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas deste blog não significa, necessariamente, adesão às ideias neles contidas. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo deste blog. Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica desnecessária será prontamente banida. Todos as postagens e comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam necessariamente, a posição do blog. A edição deste blog se reserva o direito de excluir qualquer artigo ou comentário que julgar oportuno, sem demais explicações. Todo material produzido por este blog é de livre difusão, contanto que se remeta nossa fonte. Não somos bancados por nenhum tipo de recurso ou patrocinadores internos, ou externo ao Brasil. Este blog é independente e representamos uma alternativa concreta de comunicação. Se você gosta de nossas publicações, junte-se a nós com sua propaganda, ou doação, para que possamos crescer e fazer a comunicação dos fatos, doa a quem doer. Entre em contato conosco pelo nosso e-mail abaixo, caso queira colaborar:

 

 


 

filhodedeusshalom@gmail.com

 

Curta este artigo :

+ Comentário. Deixe o seu! + 8 Comentário. Deixe o seu!

Anônimo
5 de dezembro de 2012 às 03:57

Você jura que somos nós que confundimos?

Anônimo
5 de dezembro de 2012 às 10:16

Os ateus querm um estado ANTE-RELIGIOSO, o que não condiz com o conceito de Estado Laico.

Estado laico não é um estado ante-religioso como os ateus militantes e fanáticos o desejam,vejamos racionalmente porque:

A Constituição brasileira de 1988, que, “sob a proteção de Deus”, instituiu a laicidade,portanto, estado laico, não é estado ateu, mas um estado que não tem preferência por nenhuma religião, mas defende e respeita a todas.

O Preâmbulo da Constituição da República Federativa do Brasil, promulgada em 05.10.1988, tem o seguinte enunciado:


"Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte, para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte Constituição da República Federativa do Brasil".





Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:


VI - é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias.


Contra fatos não existem argumentos contrários, portanto respeitemos o estado democrático de direito: Que a minoria respeite a decisão da maioria constituída na lei máxima do pais.

Antônio Carlos - Natal

Anônimo
9 de dezembro de 2012 às 16:38

Os ateus precisam aprender e se conformar com isto.

Estado laico não é estado ateus nem muito mesmos ante-religioso


Simples assim


Shalom !!!

Anônimo
23 de janeiro de 2013 às 17:21

Esse blog é religioso ou é um blog de ataque á opinião dos ateus,porque não é possivel.. cada post rediculo!
Eu sou ateu e sei o que é um estado laico,vcs estão muito desinformados quando dizem que nós fazemos essa confusão,não é de forma alguma o que eu vejo,na verdade como sempre são vcs cristãos que sempre fazem confusões relacionados a toda história humana ate msmo porque religioso tem mente fechada,não aceita outras visões do mundo que não esteja na porra da biblia!!

Anônimo
24 de janeiro de 2013 às 18:38

Prezado ateu mau educado e precisando voltar aos bancos escolares.

Por unanimidade, e sem excessões temos observado que ateus como vc que odeia os religiosos acha que Estado laico significa Estado ignorante ou que finge que as religiões não existem, ou que não se deva discutir e levar em conta esta parcela da população ao elaborar leis ignorando-os.

Estado laico não é um estado ante-religioso como os ateus militantes e fanáticos o desejam,vejamos racionalmente porque:

A Constituição brasileira de 1988, que, “sob a proteção de Deus”, instituiu a laicidade,portanto, estado laico, não é estado ateu, mas um estado que não tem preferência por nenhuma religião, mas defende e respeita a todas.

O Preâmbulo da Constituição da República Federativa do Brasil, promulgada em 05.10.1988, tem o seguinte enunciado:


"Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte, para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte Constituição da República Federativa do Brasil".

Durma com esta...

25 de janeiro de 2013 às 00:52

essa discurção é uma piada,... to me vendo no meio de uma inquizição..... como pode os "representantes de um estado laico" dizer que as leis foram feitas sobre a proteção de deus? o estado laico não serve justamente ao direito de crença seja ela qual for? não seria essas palavras uma insitação ao cristianismo, derrubando toda a lei de laicidade?

me lembro que a 20 anos atras antes de entrar na sala de aula eramos pbrigados a rezar o pai nosso? isso é um estado laico? e os umbandistas? os judeus? os islamicos? com absoluta certeza estavam estudando em um colegio particular para não participar desse estupro a laicidade prevista em lei e "teoricamente" respeitada pelo estado.... enqnto houver pessoas que tenha um tipo de pensamento desse a semi-escravidão do povo aos interesses do estado será maior que a possibilidade de usufruir dos direitos que seus impostos lhe dão......

"Ateus : pensem antes de jogar pedras... "
"Cristãos: pensem antes de falar merda...."

Anônimo
25 de janeiro de 2013 às 15:05

Prezado ateu Alexandre que não entendeu nada sobre Laicismo e quer impor a ditadura atéia como nos paises Comunistas.

Olha as duas pérolas que você escreveu, que seriam cômicas se não fossem trágicas:

1ª PÉROLA:"...não seria essas palavras uma insitação ao cristianismo, derrubando toda a lei de laicidade? "

Desde quando laicidade significa a derrocada de qualquer religião meu caro ?

Entenda de uma vez por todas:Estado laico não é um estado ante-religioso como os ateus militantes e fanáticos o desejam.

1)- O Estado é laico. Ser laico não significa ser ateu. Ser laico significa não tomar partido. Não cabe ao Estado defender essa ou aquela denominação ou agremiação religiosa, e tampouco cabe ao Estado pregar, ou tomar partido do ateísmo.

2)- Cabe ao Estado defender o direito das pessoas, individualmente, escolherem ou não terem de escolher no que quiserem acreditarem. Se alguém resolver acreditar em Deus ou não, cabe ao Estado laico defender tal direito.


2ª PÉROLA:"...isso é um estado laico? e os umbandistas? os judeus? os islamicos? com absoluta certeza estavam estudando em um colegio particular para não participar desse estupro a laicidade prevista em lei e "teoricamente" respeitada pelo estado.... "

Meu caro no seu ódio cego nem leu direito o preâmbulo, se tivesse lido não teria escrito tamanha idiotice, posto aqui novamente para refrescar sua memória cauterizada e cega e cheia de ódio:

O Preâmbulo da Constituição da República Federativa do Brasil, promulgada em 05.10.1988, tem o seguinte enunciado:


"Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte, para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte Constituição da República Federativa do Brasil".


Meu caro o Deus que se refere ai não é o Deus Cristão, mas o Deus genérico, que pode ser dos Cristãos, Umbandistas, espírita,Islâmico,etc, ou qualquer religião que acredite na existência de Deus, pode até ser o deus da maçonaria: O Grande arquiteto.

Estude mais antes de vir aqui tentar passar por sábio e acabar passando por tôlo como foi seu caso agora.

Antônio Carlos - Natal

Anônimo
25 de janeiro de 2013 às 21:02

kkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!

Parabens Antônio Carlos !! Gostei de sua resposta !!! Mostrou que tem café no bule pra estes ateus metido a sabido!!!!

Ana Carla - Sobral

Postar um comentário

Todos os comentários publicados não significam a adesão às ideias nelas contidas por parte deste apostolado, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Conforme a lei o blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido(a), desde que a resposta não contenha palavrões e ofensas de cunho pessoal e generalizados. Os comentários serão analisados criteriosamente e poderão ser ignorados e ou, excluídos.

TRANSLATE

QUEM SOU EU?

Minha foto
CIDADÃO DO MUNDO, NORDESTINO COM ORGULHO, Brazil
Neste Apostolado APOLOGÉTICO (de defesa da fé, conforme 1 Ped.3,15) promovemos a “EVANGELIZAÇÃO ANÔNIMA", pois neste serviço somos apenas o Jumentinho que leva Jesus e sua verdade aos Povos. Portanto toda honra e Glória é para Ele.Cristo disse-nos:Eu sou o caminho, a verdade e a vida e “ NINGUEM” vem ao Pai senão por mim" (João14, 6).Defendemos as verdade da fé contra os erros que, de fato, são sempre contra Deus.Cristo não tinha opiniões, tinha a verdade, a qual confiou a sua Igreja, ( Coluna e sustentáculo da verdade – Conf. I Tim 3,15) que deve zelar por ela até que Ele volte(1Tim 6,14).Deus é amor, e quem ama corrige, e a verdade é um exercício da caridade. Este Deus adocicado, meloso, ingênuo, e sentimentalóide, é invenção dos homens tementes da verdade, não é o Deus revelado por seu filho: Jesus Cristo.Por fim: “Não se opor ao erro é aprová-lo, não defender a verdade é nega-la” - ( Sto. Tomás de Aquino).Este apostolado tem interesse especial em Teologia, Política e Economia. A Economia e a Política são filhas da Filosofia que por sua vez é filha da Teologia que é a mãe de todas as ciências. “Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao vosso nome dai glória...” (Salmo 115,1)

POSTAGENS MAIS LIDAS

SIGA-NOS E RECEBA AS NOVAS ATUALIZAÇÕES EM SEU CELULAR:

TOTAL DE ACESSOS NO MÊS

ÚLTIMOS 5 COMENTÁRIOS

ANUNCIE AQUI! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com

SÓ FALTA VOCÊ! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com

SÓ FALTA VOCÊ! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com
 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2013. O BERAKÁ - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger