Na lógica e na retórica, uma falácia é um argumento logicamente inconsistente, sem fundamento, inválido ou falho na capacidade de provar eficazmente o que alega.
VEJAMOS AS FALÁCIAS MAIS COMUNS:
1)- Apelo à emoção:Recorrer à emoção para validar o argumento.Ex.: Apelo ao júri para que contemple a condição do réu, porque ele é um homem de princípios.
2)- Apelo à novidade: Argumentar que o novo é sempre melhor. Ex.: Na filosofia, Sócrates já está ultrapassado. É melhor Sartre, pois é mais recente.
3)- Apelo ao preconceito:Associar valores morais a uma pessoa ou coisa para convencer o adversário.Ex.: Uma pessoa religiosa como você não é capaz de argumentar racionalmente comigo.A pessoa é estigmatizada e não a lógica do argumento.
4)- Apelo ao ridículo:Ridicularizar um argumento como forma de derrubá-lo.Ex.: Saci-Perêrê não Existe, logo, Deus não existe.
5)- Apelo à ignorância:Tentar provar algo a partir da ignorância quanto à sua validade.Ex.: Ninguém conseguiu provar que Deus existe, logo ele não existe.
6)- Egocentrismo ideológico:Realizar um argumento de forma parcial e tendenciosa.Ex.: O comunismo é o ideal, pois FULANO, sicrano, ou beltrano afirmou assim...
7)- Falácia genética:Consiste em aprovar ou desaprovar algo baseando-se unicamente em sua origem.Ex.: Você gosta de chocolate porque seu antepassado do século XVIII também gostava.Você só é Critão, por que nasceu num meio Cristão - Aponta-se a causa remota como o fator de validade.
8)- Falacia non causae ut causae (Falácia da falsa proclamação de vitória ou tratar como prova o que não é prova):Consiste na declaração de vitória, servindo-se de respostas fracas ou incompletamente respondidas pelo adversário, quando efetivamente os argumentos próprios não provaram logicamente a posição. Exemplo:
-O islamismo é baseado na fé.
-O cristianismo é baseado na fé.
-Logo, o islamismo é similar ao cristianismo!
É uma falsa aplicação do princípio do silogismo!
9)- Por fim, a Redução ao nazismo:Invalidar um argumento pela comparação com Hitler ou o nazismo.Ex.: Hitler acreditava em Deus, então os Cristãos não devem ser boas pessoas.
------------------------------------------------------
APOSTOLADO BERAKASH: Como você pode ver, ao contrário de outros meios midiáticos, decidimos por manter a nossa página livre de anúncios, porque geralmente, estes querem determinar os conteúdos a serem publicados. Infelizmente, os algoritmos definem quem vai ler o quê. Não buscamos aplausos, queremos é que nossos leitores estejam bem informados, vendo sempre os TRÊS LADOS da moeda para emitir seu juízo. Acreditamos que cada um de nós no Brasil, e nos demais países que nos leem, merece o acesso a conteúdo verdadeiro e com profundidade. É o que praticamos desde o início deste blog a mais de 20 anos atrás. Isso nos dá essa credibilidade que orgulhosamente a preservamos, inclusive nestes tempos tumultuados, de narrativas polarizadas e de muita Fake News. O apoio e a propaganda de vocês nossos leitores é o que garante nossa linha de conduta. A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas deste blog não significa, necessariamente, adesão às ideias neles contidas. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo deste blog. Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica desnecessária será prontamente banida. Todos as postagens e comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam necessariamente, a posição do blog. A edição deste blog se reserva o direito de excluir qualquer artigo ou comentário que julgar oportuno, sem demais explicações. Todo material produzido por este blog é de livre difusão, contanto que se remeta nossa fonte. Não somos bancados por nenhum tipo de recurso ou patrocinadores internos, ou externo ao Brasil. Este blog é independente e representamos uma alternativa concreta de comunicação. Se você gosta de nossas publicações, junte-se a nós com sua propaganda, ou doação, para que possamos crescer e fazer a comunicação dos fatos, doa a quem doer. Entre em contato conosco pelo nosso e-mail abaixo, caso queira colaborar:
filhodedeusshalom@gmail.com
Postar um comentário
Todos os comentários publicados não significam a adesão às ideias nelas contidas por parte deste apostolado, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Conforme a lei o blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido(a), desde que a resposta não contenha palavrões e ofensas de cunho pessoal e generalizados. Os comentários serão analisados criteriosamente e poderão ser ignorados e ou, excluídos.