A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas no todo ou em parte, não significa necessariamente, a adesão às ideias nelas contidas, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Todas postagens e comentários são de inteira responsabilidade de seus autores primários, e não representam de maneira alguma, a posição do blog. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo desta página.
Home » , , » A origem da inveja, seus exemplos na bíblia e como libertar-se desse pecado capital?

A origem da inveja, seus exemplos na bíblia e como libertar-se desse pecado capital?

Written By Beraká - o blog da família on terça-feira, 7 de fevereiro de 2023 | 10:27






5 Piores Exemplos de Inveja na Bíblia

 



Por: devocionaldiariovidaplena



De todos os sentimentos ruins registrados na bíblia, a inveja é o que mais se destaca. Devidos os resultados gerados por aqueles que agiram por inveja.É muito importante aprendermos sobre este assunto nas Escrituras Sagradas, para não cairmos nas armadilhas geradas pela inveja.Dessa maneira, separamos abaixo os Casos de Inveja na Bíblia o Pior Exemplo de Sentimento, para sua meditação e reflexão:


 

 


1) Caim Matou Abel por Inveja









Gênesis 4,8: "E falou Caim com o seu irmão Abel; e sucedeu que, estando eles no campo, se levantou Caim contra o seu irmão Abel, e o matou".




Logo após, Caim e Abel apresentarem as suas ofertas a Deus. A Bíblia diz que o Senhor se atentou para oferta de Abel, que era Pastor de Ovelhas. Porém, para a oferta de Caim, que era lavrador da terra, não se atentou.Primeiro, observamos que Deus não se atentou para oferta de Caim, não porque era ruim, porque o Senhor se agradava das ofertas de cereais. Mas o Senhor verificou a intenção do coração de Caim ao trazer a sua oferta.Contudo, ao olhar a intenção do coração de Caim, Deus não se agradou. Dessa maneira, Caim se encheu de ódio e inveja e cometeu o primeiro homicídio na bíblia contra o seu irmão.

 

 



2) Raquel teve inveja da sua irmã




Gênesis 30,1: "Vendo Raquel que não dava filhos a Jacó, teve inveja de sua irmã, e disse a Jacó: Dá-me filhos, se não morro."




Outro caso de inveja relatado na Palavra de Deus, foi quando Raquel, segunda esposa de Jacó, teve inveja de sua própria irmã Lia, que foi a primeira esposa de Jacó.O motivo da inveja era porque Lia podia ter filhos e Raquel não podia. Pois, naquele momento, ela ainda era estéril. Por isso, Raquel cobrou Jacó, como se depende-se só dele para ela ter filhos.Logo, Jacó lhe respondeu dizendo: Estou eu no lugar de Deus para que você possa gerar filhos. Então, ela lhe ofereceu sua serva Bila, para que Jacó pudesse ter um filho com ela, assim ela podia se alegrar com a criança.Mais tarde, como Deus tinha outros planos para Raquel, lhe permitiu que, também, gerasse filhos a Jacó.

 



 

3) José é vendido como escravo por seus irmãos




Gênesis 37,3-5: "Jacó já era velho quando José nasceu e por isso ele o amava mais do que a todos os seus outros filhos. Jacó mandou fazer para José uma túnica longa, de mangas compridas. Os irmãos viam que o pai amava mais a José do que a eles e por isso tinham ódio dele e eram grosseiros quando falavam com ele. Certa vez José teve um sonho e o contou aos seus irmãos. Aí é que ficaram com mais raiva dele."



De acordo com o texto bíblico, José é vendido por seus irmãos para os comerciantes ismaelitas e levado para o Egito. Chegando lá, ele é vendido para Potifar, eunuco de Faraó e capitão da guarda egípcia.Por causa de José, Deus abençoou a casa de Potifar grandemente. Porém, sua esposa cobiçou José, e criou uma situação falsa dizendo que ele queria se deitar com ela. Por causa disso, José é levado ao cárcere fica um tempo preso.No cárcere, José é abençoado por Deus, sendo colocado por auxílio sobre todos os presos. Numa oportunidade, ele revela os sonhos de um copeiro de Faraó e de um Padeiro, que veio a se cumprir como foi revelado.Todavia, teve outra oportunidade de revelar um sonho, dessa vez, de faraó. Que se agradou da interpretação de José, colocando-o por governador do Egito.

 

 



4) Saul invejou Davi




1 Samuel 18,6-9: "Sucedeu, porém, que, vindo eles, quando Davi voltava de ferir os filisteus, as mulheres de todas as cidades de Israel saíram ao encontro do rei Saul, cantando e dançando, com adufes, com alegria, e com instrumentos de música.E as mulheres dançando e cantando se respondiam umas às outras, dizendo: Saul feriu os seus milhares, porém, Davi os seus dez milhares.Então Saul se indignou muito, e aquela palavra pareceu mal aos seus olhos, e disse: Dez milhares deram a Davi, e a mim somente milhares; na verdade, que lhe falta, senão só o reino?E, desde aquele dia em diante, Saul tinha Davi em suspeita".





O principal motivo da perseguição de Saul contra Davi foi a inveja. Pois, de acordo com o texto bíblico, após a vitória de Davi contra o gigante Golias, o mesmo passou a ser elogiado pelo povo israelita. Isto despertou um certo orgulho no coração de Saul, que passou a perseguir Davi.Logo depois, Davi passou a fugir de Saul devido as ameaças de morte. Em outros momentos, Davi poderia ter tirado a vida de Saul. Todavia, ele se recusou, pois reconhecia a Unção de Deus sobre o Rei Saul.Embora, Saul como Rei estivesse desaprovado por Deus, pois o Senhor o havia rejeitado devido as suas péssimas atitudes de desobediência. Davi o respeitava grandemente, não tomando partido contra o Rei.Logo depois, numa investida dos filisteus contra o exercito israelita, Saul e seus filhos foram mortos e o exercito derrotado. Posteriormente, o novo ungido de Deus, Davi, passou a reinar sobre todo o Israel.

 

 

5) Jesus foi entregue por inveja




Mateus 27,16-18: "E tinham então um preso bem conhecido, chamado Barrabás.Portanto, estando eles reunidos, disse-lhes Pilatos: Qual quereis que vos solte? Barrabás, ou Jesus, chamado Cristo?Porque sabia que por inveja o haviam entregado".






Embora, temos toda a revelação que o Senhor Jesus se entregou voluntariamente para ser crucificado, por amor a toda a humanidade. Pois, através do seu sangue, todo aquele que crê obtêm o perdão e a remoção dos seus pecados, para se reconciliar com Deus Pai.Por outro lado, naquele momento, observa-se que os religiosos da época estavam motivados por inveja contra o Salvador. Pois, a sua fama já havia-se espelhado por toda parte.Aqueles que tinham posições elevadas se sentiam ameaçados pela fama de Jesus, por isso, contrataram um traidor chamado Judas Iscariotes, que os levou até Jesus para o prenderem.O Senhor Jesus foi preso, condenado, judiado e crucificado. Porém, ressuscitou ao terceiro dia, permanecendo na terra por um espaço de mais 40 dias ascendendo aos céus. Em seguida, no dia de Pentecostes, enviou o Espirito Santo aos seus discípulos.O Espirito Santo passou a fazer morada em todos aqueles que creem em Jesus, agindo poderosamente para convencer o pecador da justiça, do juízo e do pecado.


 

 

O pecado capital da inveja e o Sagrado Magistério

 




§2538 O décimo mandamento exige banir a inveja do coração humano. Quando o profeta Natã quis estimular o arrependimento do rei Davi, contou-lhe a história do pobre que possuía uma única ovelha, tratada como sua própria filha, e do rico que, apesar da multidão de seus rebanhos, invejava o primeiro e acabou roubando-lhe a ovelha. A inveja pode levar às piores ações. E pela inveja do demônio que a morte entrou no mundo: Nós nos combatemos mutuamente, e é a inveja que nos arma uns contra os outros... Se todos procuram por todos os meios abalar o Corpo onde acabaremos? Nós estamos enfraquecendo o Corpo de Cristo... Declaramo-nos membros de um mesmo organismo e nos devoramos como feras.

 



§2539 A inveja é um vício capital. Designa a tristeza sentida diante do bem do outro e do desejo imoderado de sua apropriação, mesmo indevida. Quando deseja um grave mal ao próximo, é um pecado mortal:Sto. Agostinho via na inveja "o pecado diabólico por excelência". "Da inveja nascem o ódio, a maledicência, a calúnia, a alegria causada pela desgraça do próximo e o desprazer causado por sua prosperidade."

 




§2540 A inveja representa uma das formas de tristeza e, portanto, uma recusa da caridade; o batizado lutará contra ela mediante a benevolência. A inveja provém muitas vezes do orgulho o batizado se exercitará no caminho da humildade: Quereríeis ver Deus glorificado por vós? Pois bem, alegrai-vos com os progressos de vosso irmão e imediatamente Deus será glorificado por vós. Deus será louvado dirão, porque seu servo soube vencer a inveja, colocando alegria nos méritos dos outros.

 



§2553 A inveja é a tristeza sentida diante do bem de outrem e o desejo imoderado de dele se apropriar. E um vício capital.

 



§2554 O batizado combate a inveja pela benevolência, pela humildade e pelo abandono nas mãos da Providência divina.

 




Conclusão




Concluindo, de acordo com 1 Coríntios 13.4, o amor é o melhor remédio para a inveja, porque age sem interesse próprio. A palavra também nos ensina para não termos inveja dos maus, pois o fim deles é triste, podemos observar isto nos exemplos citados acima.Enfim, sejamos gratos em tudo para com Deus, pois somos dependentes do seu amor, graça e fidelidade. Por isso, qualquer sinal de inveja na sua vida, arrependa-se por meio do Salvador diante de Deus, e viva uma nova vida sendo uma nova criatura em Cristo Jesus.

 

 



Oração contra a inveja



"Neste momento em que me encontro em oração nos Teus braços Jesus, Te peço a graça de ser livre deste veneno que é a inveja, trazida ao mundo por satanás. Senhor, peço que venhas em auxílio de minhas fraquezas e de minhas fragilidades.Entrego de todo coração a Ti, Senhor, todos os momentos que experimentei o sentimento de inveja, seja com amizades ou bens materiais. Te peço Espírito Santo, que venhas sobre meu coração e sobre minha vida, libertando-me das raízes da inveja.Vem, Espírito Santo de Deus, dá-me um coração puro e simples, que se alegra com aquilo que sou e que tenho. Vem, Espírito Santo, abrir meus olhos para as riquezas que possuo.Vem, Espírito Santo de Deus, blindar-me com Teu poder para me proteger contra os invejosos, que querem prejudicar a mim e a meus familiares.Eu renuncio toda inveja em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo."

Amém!

 




Oração a São Bento contra inveja 




“Glorioso São Bento, a vossa santidade, unida à força de Deus em vossa alma e em vossa mente, vos tornou capaz de desmascarar a trama dos maus. Até o copo com veneno estremecendo, partiu-se em mil pedaços e a droga venenosa perdeu sua força maléfica. São Bento, em vós confio! Dai-me calma e tranquilidade: dai força à minha mente e ao meu pensamento para que, unindo-me ao poder infinito de Deus, eu seja capaz de reagir contra as ameaças do mal espiritual, da calúnia e da inveja. Ajudai-me também a vencer as doenças do meu corpo e da minha mente. Que Deus me ajude e São Bento me proteja. Amém.”

 





Se você gostou desse artigo (ou outros deste apostolado), por favor, deixe o seu comentário e compartilhe com amigos (as) nas suas redes sociais para que outras pessoas possam ser alcançadas.





------------------------------------------------------






 

APOSTOLADO BERAKASHComo você pode ver, ao contrário de outros meios midiáticos, decidimos por manter a nossa página livre de anúncios, porque geralmente, estes querem determinar os conteúdos a serem publicadosInfelizmente, os algoritmos definem quem vai ler o quê. Não buscamos aplausos, queremos é que nossos leitores estejam bem informados, vendo sempre os TRÊS LADOS da moeda para emitir seu juízo. Acreditamos que cada um de nós no Brasil, e nos demais países que nos leem, merece o acesso a conteúdo verdadeiro e com profundidade. É o que praticamos desde o início deste blog a mais de 20 anos atrás. Isso nos dá essa credibilidade que orgulhosamente a preservamos, inclusive nestes tempos tumultuados, de narrativas polarizadas e de muita Fake News. O apoio e a propaganda de vocês nossos leitores é o que garante nossa linha de conduta. A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas deste blog não significa, necessariamente, adesão às ideias neles contidas. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo deste blog. Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica desnecessária será prontamente banida. Todos as postagens e comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam necessariamente, a posição do blog. A edição deste blog se reserva o direito de excluir qualquer artigo ou comentário que julgar oportuno, sem demais explicações. Todo material produzido por este blog é de livre difusão, contanto que se remeta nossa fonte. Não somos bancados por nenhum tipo de recurso ou patrocinadores internos, ou externo ao Brasil. Este blog é independente, e representamos uma alternativa concreta de comunicação. Se você gosta de nossas publicações, junte-se a nós com sua propaganda, ou doação, para que possamos crescer e fazer a comunicação dos fatos, doa a quem doer. Entre em contato conosco pelo nosso e-mail abaixo, caso queira colaborar:

 



filhodedeusshalom@gmail.com

 

 


Curta este artigo :

Postar um comentário

Todos os comentários publicados não significam a adesão às ideias nelas contidas por parte deste apostolado, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Conforme a lei o blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido(a), desde que a resposta não contenha palavrões e ofensas de cunho pessoal e generalizados. Os comentários serão analisados criteriosamente e poderão ser ignorados e ou, excluídos.

TRANSLATE

QUEM SOU EU?

Minha foto
CIDADÃO DO MUNDO, NORDESTINO COM ORGULHO, Brazil
Neste Apostolado APOLOGÉTICO (de defesa da fé, conforme 1 Ped.3,15) promovemos a “EVANGELIZAÇÃO ANÔNIMA", pois neste serviço somos apenas o Jumentinho que leva Jesus e sua verdade aos Povos. Portanto toda honra e Glória é para Ele.Cristo disse-nos:Eu sou o caminho, a verdade e a vida e “ NINGUEM” vem ao Pai senão por mim" (João14, 6).Defendemos as verdade da fé contra os erros que, de fato, são sempre contra Deus.Cristo não tinha opiniões, tinha a verdade, a qual confiou a sua Igreja, ( Coluna e sustentáculo da verdade – Conf. I Tim 3,15) que deve zelar por ela até que Ele volte(1Tim 6,14).Deus é amor, e quem ama corrige, e a verdade é um exercício da caridade. Este Deus adocicado, meloso, ingênuo, e sentimentalóide, é invenção dos homens tementes da verdade, não é o Deus revelado por seu filho: Jesus Cristo.Por fim: “Não se opor ao erro é aprová-lo, não defender a verdade é nega-la” - ( Sto. Tomás de Aquino).Este apostolado tem interesse especial em Teologia, Política e Economia. A Economia e a Política são filhas da Filosofia que por sua vez é filha da Teologia que é a mãe de todas as ciências. “Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao vosso nome dai glória...” (Salmo 115,1)

POSTAGENS MAIS LIDAS

SIGA-NOS E RECEBA AS NOVAS ATUALIZAÇÕES EM SEU CELULAR:

TOTAL DE ACESSOS NO MÊS

ÚLTIMOS 5 COMENTÁRIOS

ANUNCIE AQUI! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com

SÓ FALTA VOCÊ! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com

SÓ FALTA VOCÊ! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com
 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2013. O BERAKÁ - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger