5 Piores Exemplos de Inveja na Bíblia
Por: devocionaldiariovidaplena
De todos os sentimentos ruins registrados na bíblia, a inveja é o que mais se destaca. Devidos os resultados gerados por aqueles que agiram por inveja.É muito importante aprendermos sobre este assunto nas Escrituras Sagradas, para não cairmos nas armadilhas geradas pela inveja.Dessa maneira, separamos abaixo os Casos de Inveja na Bíblia o Pior Exemplo de Sentimento, para sua meditação e reflexão:
1) Caim Matou Abel por Inveja
Gênesis 4,8: "E falou Caim com o seu irmão Abel; e
sucedeu que, estando eles no campo, se levantou Caim contra o seu irmão Abel, e
o matou".
Logo após, Caim e Abel apresentarem as suas ofertas a Deus. A Bíblia diz que o Senhor se atentou para oferta de Abel, que era Pastor de Ovelhas. Porém, para a oferta de Caim, que era lavrador da terra, não se atentou.Primeiro, observamos que Deus não se atentou para oferta de Caim, não porque era ruim, porque o Senhor se agradava das ofertas de cereais. Mas o Senhor verificou a intenção do coração de Caim ao trazer a sua oferta.Contudo, ao olhar a intenção do coração de Caim, Deus não se agradou. Dessa maneira, Caim se encheu de ódio e inveja e cometeu o primeiro homicídio na bíblia contra o seu irmão.
2) Raquel teve inveja da sua irmã
Gênesis 30,1: "Vendo Raquel que não dava filhos a Jacó,
teve inveja de sua irmã, e disse a Jacó: Dá-me filhos, se não morro."
Outro caso de inveja relatado na Palavra de Deus, foi quando Raquel, segunda esposa de Jacó, teve inveja de sua própria irmã Lia, que foi a primeira esposa de Jacó.O motivo da inveja era porque Lia podia ter filhos e Raquel não podia. Pois, naquele momento, ela ainda era estéril. Por isso, Raquel cobrou Jacó, como se depende-se só dele para ela ter filhos.Logo, Jacó lhe respondeu dizendo: Estou eu no lugar de Deus para que você possa gerar filhos. Então, ela lhe ofereceu sua serva Bila, para que Jacó pudesse ter um filho com ela, assim ela podia se alegrar com a criança.Mais tarde, como Deus tinha outros planos para Raquel, lhe permitiu que, também, gerasse filhos a Jacó.
3) José é vendido como escravo por seus
irmãos
Gênesis 37,3-5: "Jacó já era velho quando José nasceu e por isso ele o amava mais do que a todos os seus outros filhos. Jacó mandou fazer para José uma túnica longa, de mangas compridas. Os irmãos viam que o pai amava mais a José do que a eles e por isso tinham ódio dele e eram grosseiros quando falavam com ele. Certa vez José teve um sonho e o contou aos seus irmãos. Aí é que ficaram com mais raiva dele."
De acordo com o texto bíblico, José é vendido por seus irmãos para os comerciantes ismaelitas e levado para o Egito. Chegando lá, ele é vendido para Potifar, eunuco de Faraó e capitão da guarda egípcia.Por causa de José, Deus abençoou a casa de Potifar grandemente. Porém, sua esposa cobiçou José, e criou uma situação falsa dizendo que ele queria se deitar com ela. Por causa disso, José é levado ao cárcere fica um tempo preso.No cárcere, José é abençoado por Deus, sendo colocado por auxílio sobre todos os presos. Numa oportunidade, ele revela os sonhos de um copeiro de Faraó e de um Padeiro, que veio a se cumprir como foi revelado.Todavia, teve outra oportunidade de revelar um sonho, dessa vez, de faraó. Que se agradou da interpretação de José, colocando-o por governador do Egito.
4) Saul invejou Davi
1 Samuel 18,6-9: "Sucedeu, porém, que, vindo eles, quando
Davi voltava de ferir os filisteus, as mulheres de todas as cidades de Israel
saíram ao encontro do rei Saul, cantando e dançando, com adufes, com alegria, e
com instrumentos de música.E as mulheres dançando e cantando se respondiam umas
às outras, dizendo: Saul feriu os seus milhares, porém, Davi os seus dez
milhares.Então Saul se indignou muito, e aquela palavra pareceu mal aos seus
olhos, e disse: Dez milhares deram a Davi, e a mim somente milhares; na
verdade, que lhe falta, senão só o reino?E, desde aquele dia em diante, Saul
tinha Davi em suspeita".
O principal motivo da perseguição de Saul contra Davi foi a inveja. Pois, de acordo com o texto bíblico, após a vitória de Davi contra o gigante Golias, o mesmo passou a ser elogiado pelo povo israelita. Isto despertou um certo orgulho no coração de Saul, que passou a perseguir Davi.Logo depois, Davi passou a fugir de Saul devido as ameaças de morte. Em outros momentos, Davi poderia ter tirado a vida de Saul. Todavia, ele se recusou, pois reconhecia a Unção de Deus sobre o Rei Saul.Embora, Saul como Rei estivesse desaprovado por Deus, pois o Senhor o havia rejeitado devido as suas péssimas atitudes de desobediência. Davi o respeitava grandemente, não tomando partido contra o Rei.Logo depois, numa investida dos filisteus contra o exercito israelita, Saul e seus filhos foram mortos e o exercito derrotado. Posteriormente, o novo ungido de Deus, Davi, passou a reinar sobre todo o Israel.
5) Jesus foi entregue por inveja
Mateus 27,16-18: "E tinham então um preso bem conhecido,
chamado Barrabás.Portanto, estando eles reunidos, disse-lhes Pilatos: Qual
quereis que vos solte? Barrabás, ou Jesus, chamado Cristo?Porque sabia que por
inveja o haviam entregado".
Embora, temos toda a revelação que o Senhor Jesus se entregou voluntariamente para ser crucificado, por amor a toda a humanidade. Pois, através do seu sangue, todo aquele que crê obtêm o perdão e a remoção dos seus pecados, para se reconciliar com Deus Pai.Por outro lado, naquele momento, observa-se que os religiosos da época estavam motivados por inveja contra o Salvador. Pois, a sua fama já havia-se espelhado por toda parte.Aqueles que tinham posições elevadas se sentiam ameaçados pela fama de Jesus, por isso, contrataram um traidor chamado Judas Iscariotes, que os levou até Jesus para o prenderem.O Senhor Jesus foi preso, condenado, judiado e crucificado. Porém, ressuscitou ao terceiro dia, permanecendo na terra por um espaço de mais 40 dias ascendendo aos céus. Em seguida, no dia de Pentecostes, enviou o Espirito Santo aos seus discípulos.O Espirito Santo passou a fazer morada em todos aqueles que creem em Jesus, agindo poderosamente para convencer o pecador da justiça, do juízo e do pecado.
O pecado capital da inveja e o Sagrado
Magistério
§2538 O décimo mandamento exige banir a inveja do coração humano. Quando o profeta Natã quis estimular o arrependimento do rei Davi, contou-lhe a história do pobre que possuía uma única ovelha, tratada como sua própria filha, e do rico que, apesar da multidão de seus rebanhos, invejava o primeiro e acabou roubando-lhe a ovelha. A inveja pode levar às piores ações. E pela inveja do demônio que a morte entrou no mundo: Nós nos combatemos mutuamente, e é a inveja que nos arma uns contra os outros... Se todos procuram por todos os meios abalar o Corpo onde acabaremos? Nós estamos enfraquecendo o Corpo de Cristo... Declaramo-nos membros de um mesmo organismo e nos devoramos como feras.
§2539 A inveja é um vício capital. Designa a tristeza sentida diante do bem do outro e do desejo imoderado de sua apropriação, mesmo indevida. Quando deseja um grave mal ao próximo, é um pecado mortal:Sto. Agostinho via na inveja "o pecado diabólico por excelência". "Da inveja nascem o ódio, a maledicência, a calúnia, a alegria causada pela desgraça do próximo e o desprazer causado por sua prosperidade."
§2540 A inveja representa uma das formas de tristeza e, portanto, uma recusa da caridade; o batizado lutará contra ela mediante a benevolência. A inveja provém muitas vezes do orgulho o batizado se exercitará no caminho da humildade: Quereríeis ver Deus glorificado por vós? Pois bem, alegrai-vos com os progressos de vosso irmão e imediatamente Deus será glorificado por vós. Deus será louvado dirão, porque seu servo soube vencer a inveja, colocando alegria nos méritos dos outros.
§2553 A inveja é a tristeza sentida diante
do bem de outrem e o desejo imoderado de dele se apropriar. E um vício capital.
§2554 O batizado combate a inveja pela
benevolência, pela humildade e pelo abandono nas mãos da Providência divina.
Conclusão
Concluindo, de acordo com 1 Coríntios 13.4, o amor é o melhor remédio para a inveja, porque age sem interesse próprio. A palavra também nos ensina para não termos inveja dos maus, pois o fim deles é triste, podemos observar isto nos exemplos citados acima.Enfim, sejamos gratos em tudo para com Deus, pois somos dependentes do seu amor, graça e fidelidade. Por isso, qualquer sinal de inveja na sua vida, arrependa-se por meio do Salvador diante de Deus, e viva uma nova vida sendo uma nova criatura em Cristo Jesus.
Oração contra a inveja
"Neste momento em que me encontro em oração nos Teus braços Jesus, Te peço a graça de ser livre deste veneno que é a inveja, trazida ao mundo por satanás. Senhor, peço que venhas em auxílio de minhas fraquezas e de minhas fragilidades.Entrego de todo coração a Ti, Senhor, todos os momentos que experimentei o sentimento de inveja, seja com amizades ou bens materiais. Te peço Espírito Santo, que venhas sobre meu coração e sobre minha vida, libertando-me das raízes da inveja.Vem, Espírito Santo de Deus, dá-me um coração puro e simples, que se alegra com aquilo que sou e que tenho. Vem, Espírito Santo, abrir meus olhos para as riquezas que possuo.Vem, Espírito Santo de Deus, blindar-me com Teu poder para me proteger contra os invejosos, que querem prejudicar a mim e a meus familiares.Eu renuncio toda inveja em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo."
Amém!
Oração a São Bento contra inveja
“Glorioso
São Bento, a vossa santidade, unida à força de Deus em vossa alma e em vossa
mente, vos tornou capaz de desmascarar a trama dos maus. Até o copo com veneno
estremecendo, partiu-se em mil pedaços e a droga venenosa perdeu sua força
maléfica. São Bento, em vós confio! Dai-me calma e tranquilidade: dai força à
minha mente e ao meu pensamento para que, unindo-me ao poder infinito de Deus,
eu seja capaz de reagir contra as ameaças do mal espiritual, da calúnia e da
inveja. Ajudai-me também a vencer as doenças do meu corpo e da minha mente. Que
Deus me ajude e São Bento me proteja. Amém.”
Se você gostou desse artigo (ou outros deste apostolado), por favor, deixe o seu comentário e compartilhe com amigos (as) nas suas redes sociais para que outras pessoas possam ser alcançadas.
------------------------------------------------------
Postar um comentário
Todos os comentários publicados não significam a adesão às ideias nelas contidas por parte deste apostolado, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Conforme a lei o blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido(a), desde que a resposta não contenha palavrões e ofensas de cunho pessoal e generalizados. Os comentários serão analisados criteriosamente e poderão ser ignorados e ou, excluídos.