A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas no todo ou em parte, não significa necessariamente, a adesão às ideias nelas contidas, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Todas postagens e comentários são de inteira responsabilidade de seus autores primários, e não representam de maneira alguma, a posição do blog. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo desta página.
Home » , , » Orientações para católicos a partir da DSI (Doutrina Social da Igreja) e do Papa Francisco sobre eleições

Orientações para católicos a partir da DSI (Doutrina Social da Igreja) e do Papa Francisco sobre eleições

Written By Beraká - o blog da família on quinta-feira, 29 de setembro de 2022 | 20:36

 






Para o voto dos católicos em qualquer eleição, há seguras diretrizes e princípios iluminadores que a Doutrina Social da Igreja oferece. Na maioria desses temas se exige o posicionamento firme do candidato; em outros há uma gradação, ou seja, determinado tema pode ser aceito com ressalvas. Por exemplo, um item que não cabe sequer negociação é o do aborto! O sagrado magistério não abre nenhuma exceção ao aborto, pois é e sempre será a favor da vida desde a sua origem até o seu fim. Portanto, muito cuidado com candidatos que são declaradamente a favor do aborto e ainda se dizem católicos, bem como políticos de linguagem dúbia e “escorregadia” que dizem que é o aborto é uma “questão de saúde pública”, e usam palavras como: descriminalização, antecipação do parto, etc. O sagrado magistério da Igreja em todos seus documentos, jamais dará tal tratamento aos nascituros. Se o candidato se posiciona de forma ambígua, ou é declaradamente a favor do aborto, nem perca seu tempo olhando os demais itens, coloque outro candidato dentro dessa sua planilha e analise.


 

 


 


ORIENTAÇÃO PARA "O VOTO DOS CATÓLICOS"  a partir da doutrina social da igreja

 

 

 

Autor: Delcy Pereira Carvalho Filho

 

 




 



Buscando orientar católicos para votarem bem, elaborei uma lista com 17 itens para ajudar na escolha de candidatos para as próximas eleições. Espero contribuir com uma escolha consciente segundo a nossa fé.

 


 


 



Lembramos que "a Igreja não tem candidato oficial nem partido próprio", mas no campo da política sua orientação é precisa, clara e consistente!

 



 


 



1. Direito à Vida “233 Quanto aos «meios » para atuar a procriação responsável, há que se excluir como moralmente ilícitos tanto a esterilização como o aborto [521). Este último, em particular, é um abominável delito e constitui sempre uma desordem moral particularmente grave [5221; 







longe de ser um direito, é antes um triste fenômeno que contribui gravemente para a difusão de uma mentalidade contra a vida, ameaçando perigosamente uma convivência social justa e democrática [523).” (Compêndio da Doutrina Social da Igreja)

 

 

 


 

2. Família, fundada no matrimônio entre o homem e a mulher "Uma sociedade à medida da família é a melhor garantia contra toda a deriva de tipo individualista ou coletivista, porque nela a pessoa está sempre no centro da atenção enquanto fim e nunca como meio." (Compêndio da Doutrina Social da Igreja).

 






 

3. Ideologia de Gênero: “224 Em face das teorias que consideram a identidade de gênero somente o produto cultural e social derivante da interação entre a comunidade e o indivíduo, prescindindo da identidade sexual pessoal e sem referência alguma ao verdadeiro significado da sexualidade, a Igreja não se cansará de reafirmar o próprio ensinamento: «Cabe a cada um, homem e mulher, reconhecer e aceitar sua identidade sexual original como dom de Deus” (Compêndio da Doutrina Social da Igreja).

 

 

 


 


4. Legalização de Drogas "Não é deixando livre o uso das drogas, como se discute em várias partes da América Latina, que se conseguirá reduzir a difusão e a influência da dependência química" e "Não a todo tipo de droga! Sobre isso não podem existir compromissos para legalizar um delito, ou vício" (Papa Francisco).

 


 


 


5. Propriedade Privada “176 Mediante o trabalho, o homem, usando a sua inteligência, consegue dominar a terra e torná-la sua digna morada: «Deste modo, ele apropria-se de uma parte da terra, adquirida precisamente com o trabalho. Está aqui a origem da propriedade individual» [3681. A propriedade privada, bem como as outras formas de domínio privado dos bens, «assegura a cada qual um meio absolutamente necessário para a autonomia pessoal e familiar e deve ser considerada como uma prolongação da liberdade humana” (Compêndio da Doutrina Social da Igreja)

 

 

 

6. Ordem econômica que vise colocar no centro a pessoa humana (não o estado) - “«Também na vida econômico-social se deve respeitar e fomentar a dignidade da pessoa humana, a sua vocação integral e o bem de toda a sociedade. Pois o homem é o autor, o centro e o fim de toda a vida econômico-social » [692)." (Compêndio da Doutrina Social da Igreja)

 

 

 

7. Estímulo ao direito ao trabalho - “287 O trabalho é um direito fundamental e é um bem para o homem [6191: um bem útil, digno dele porque apto a exprimir e a acrescer a dignidade humana. A Igreja ensina o valor do trabalho não só porque este é sempre pessoal, mas também pelo caráter de necessidade [620].” (Compêndio da Doutrina Social da Igreja)

 

 

 

 

8. Ação do Estado “351 A ação do estado e dos outros poderes públicos deve conformar-se com o princípio da subsidiariedade para criar situações favoráveis ao livre exercício da atividade econômica; esta deve inspirar-se também no principio de solidariedade e estabelecer os limites da autonomia das partes para defender a parte mais frágeis [7331. A solidariedade sem subsidiariedade pode, de fato, degenerar facilmente em assistencialismo, ao passo que a subsidiariedade sem a solidariedade se expõe ao risco de alimentar formas de localismo egoísta. Para respeitar estes dois fundamentais princípios, a intervenção do Estado em âmbito econômico não deve ser nem açambarcadora, nem remissiva, mas sim apropriada às reais exigências da sociedade: «O Estado tem o dever de secundar a atividades das empresas, criando as condições que garantam ocasiões de trabalho, estimulando-a onde for insuficiente e apoiando-a nos momentos de crise. O Estado tem também o direito de intervir quando situações particulares de monopólio criem atrasos ou obstáculos ao desenvolvimento. Mas, além destas tarefas de harmonização e condução do progresso, pode desempenhar funções de suplência em situações excepcionais » [7341." (Compêndio da Doutrina Social da Igreja)

 

 

 

 

9. Tamanho do Estado - Estado grande ou Estado que favoreça a subsidiariedade? "Com o princípio de subsidiariedade estão em contraste formas de centralização, de burocratização, de assistencialismo, de presença injustificada e excessiva do Estado e do aparato público: «Ao intervir diretamente, irresponsabilizando a sociedade, o Estado assistencial provoca a perda de energias humanas e o aumento exagerado do sector estatal, dominando mais por lógicas burocráticas do que pela preocupação de servir os usuários com um acréscimo enorme das despesas» [4001. A falta de reconhecimento ou o reconhecimento inadequado da iniciativa privada, também econômica, e da sua função pública, bem como os monopólios, concorrem para mortificar o princípio de subsidiariedade."

 

 

 

 

10. Liberdade Religiosa “422 A liberdade de consciência e de religião «diz respeito ao homem individual e socialmente» [861]: o direito à liberdade religiosa deve ser reconhecido no ordenamento jurídico e sancionado como direito civil [8621," (Compêndio da Doutrina Social da Igreja)

 

 

 

 

11. Contra o Socialismo - “A«Rerum novarum» enumera os erros que provocam o mal social, exclui o socialismo como remédio e expõe, precisando-a e atualizando-a, «a doutrina católica acerca do trabalho, do direito de propriedade, do princípio de colaboração contraposto à luta de classe (propondo o diálogo e a conciliação) como meio fundamental para a mudança social, sobre o direito dos fracos, sobre a dignidade dos pobres e sobre as obrigações dos ricos, sobre o aperfeiçoamento da justiça mediante a caridade, sobre o direito a ter associações profissionais» [144].” (Compêndio da Doutrina Social da Igreja).

 

 

 

 

12. Críticas ao Liberalismo Econômico: "Conheceis, veneráveis Irmãos e amados Filhos, e sabeis perfeitamente a admirável doutrina, que tornou a encíclica « Rerum novarum » digna de eterna memória. Nela o bom Pastor, condoído ao ver « a miserável e desgraçada condição, em que injustamente viviam » tão grande parte dos homens, tomou animoso a defesa dos operários, que« as condições do tempo tinham entregado e abandonado indefesos à crueldade de patrões desumanos e à cobiça de uma concorrência desenfreada ».(9) Não pediu auxílio nem ao liberalismo nem ao socialismo, pois que o primeiro se tinha mostrado de todo incapaz de resolver convenientemente a questão social, e o segundo propunha um remédio muito pior que o mal, que lançaria a sociedade em perigos

mais funestos." (CARTA ENCÍCLICA QUADRAGESIMO ANNO)

 

 

 

 

13. A importância da economia de mercado fundada na livre iniciativa “ 335 Na perspectiva do desenvolvimento integral e solidário, pode-se dar uma justa apreciação à avaliação moral que a doutrina social oferece sobre a economia de mercado ou, simplesmente, economia livre: «Se por "capitalismo" se indica um sistema econômico que reconhece o papel fundamental e positivo da empresa, do mercado, da propriedade privada e da conseqüente responsabilidade pelos meios de produção, da livre criatividade humana no sector da economia, a resposta é certamente positiva, embora talvez fosse mais apropriado falar de “economia de empresa", ou de "economia de mercado", ou simplesmente de "economia livre"."

 

 

 

 

14. Apreço pela Democracia -  “«A Igreja encara com simpatia o sistema da democracia, enquanto assegura a participação dos cidadãos nas opções políticas e garante aos governados a possibilidade quer de escolher e controlar os próprios governantes, quer de os substituir pacificamente, quando tal se torne oportuno; ela não pode, portanto, favorecer a formação de grupos restritos de dirigentes, que usurpam o poder do Estado a favor dos seus interesses particulares ou dos objetivos ideológicos." (Compêndio da Doutrina Social da Igreja).



 

 


 



15. A importância da Soberania das nações:"435 0 Magistério reconhece a importância da soberania nacional, concebida antes de tudo como expressão da liberdade que deve regular as relações entre os Estados [889) . A soberania representa a subjetividade [8901 de uma nação sob o aspecto político, econômico e também cultural. A dimensão cultural adquire um valor particular como ponto de força para a resistência aos atos de agressão ou às formas de domínio que condicionam a liberdade de um País: a cultura constitui a garantia de conservação da identidade de um povo, exprime e promove a sua soberania espiritual[891]." (Compêndio da Doutrina Social da Igreja)

 

 

 


 

16. Corrupção - 411 Entre as deformações do sistema democrático, a corrupção política é uma das mais graves [8431 porque trai, ao mesmo tempo, os princípios da moral e as normas da justiça social, compromete o correto funcionamento do Estado, influindo negativamente na relação entre governantes e governados; introduzindo uma crescente desconfiança em relação à política e aos seus representantes, com o conseqüente enfraquecimento das instituições. A corrupção política distorce na raiz a função das instituições representativas, porque as usa como terreno de barganha política entre solicitações clientelares e favores dos governantes. Deste modo, as opções políticas favorecem os objetivos restritos de quantos possuem os meios para influenciá-las e impedem a realização do bem comum de todos os cidadãos.

 

 


 


17. Síntese dos Direitos - “155 Os ensinamentos de João XXIII[3141, do Concilio Vaticano II [3151, de Paulo VI[3161 ofereceram amplas indicações da concepção dos direitos humanos delineada pelo Magistério. Na Encíclica «Centesimus annus» João Paulo II sintetizou-as num elenco: «o direito à vida, do qual é parte integrante o direito a crescer à sombra do coração da mãe depois de sergerado; o direito a viver numa família unida e num ambiente moral favorável ao desenvolvimento da própria personalidade; o direito a maturar a sua inteligência e liberdade na procura e no conhecimento da verdade; o direito a participar no trabalho para valorizar os bens da terra e a obter dele o sustento próprio e dos seus familiares; o direito a fundar uma família e a acolher e educar os filhos, exercitando responsavelmente a sua sexualidade. Fonte e síntese destes direitos é, em certo sentido, a liberdade religiosa, entendida como direito a viver na verdade da própria fé e em conformidade com a dignidade transcendente da pessoa» [317]." (Compêndio da Doutrina Social da Igreja)

 

 


Oração (para uso privado):

 

 

"Ó nação amada, em cujo seio fomos acolhidos. O Brasil esplêndido de povo amável e riquezas sem par! És soberano, em teu solo nasceram tantos enquanto tantos outros para cá trouxeram a riqueza de suas vidas. O terra bendita, porque não dizer que tu és a terra de onde mana leite e mel? Veneramos-te como nossa mãe, desejamos liberdade! Que essa nação nos permita pregar, falar, dar opinião, debater, dialogar, gerar sabedoria entre os homens e as gerações. Nessa passagem terrena, nessa pátria, desejamos progredir, espiritual e materialmente, nos tornar filhos honrados dessa nobre mãe, que és tu, ó Terra de Santa Cruz! Aqui desejamos adorar a Deus com todo o nosso ser, cultivar amizades, exercer a solidariedade. Nesse tempo de eleições, oro por Ti, para que tu não sejas sequestrada por ideologias equivocadas que desejam perverter-te, desviar-te de tua nobre vocação e tornar-te vassala de interesses contrários ao teus, desconfigurando-te! Nasceste para ser Sal e Luz para a América Latina e para os povos! Que mais santos brotem do teu território, que saibamos cuidar de nossas famílias, de nossos filhos, dos jovens, dos pobres e desse amado país! Que a Mãe Aparecida abrace e demonstre, como sempre tem feito, sua predileção por ti, o amado, ó admirável Brasil!

 

 

Delcy Pereira Carvalho Filho






------------------------------------------------------

 

 





APOSTOLADO BERAKASHComo você pode ver, ao contrário de outros meios midiáticos, decidimos por manter a nossa página livre de anúncios, porque geralmente, estes querem determinar os conteúdos a serem publicados. Infelizmente, os algoritmos definem quem vai ler o quê. Não buscamos aplausos, queremos é que nossos leitores estejam bem informados, vendo sempre os TRÊS LADOS da moeda para emitir seu juízo. Acreditamos que cada um de nós no Brasil, e nos demais países que nos leem, merece o acesso a conteúdo verdadeiro e com profundidade. É o que praticamos desde o início deste blog a mais de 20 anos atrás. Isso nos dá essa credibilidade que orgulhosamente a preservamos, inclusive nestes tempos tumultuados, de narrativas polarizadas e de muita Fake News. O apoio e a propaganda de vocês nossos leitores é o que garante nossa linha de conduta. A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas deste blog não significa, necessariamente, adesão às ideias neles contidas. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo deste blog. Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica desnecessária será prontamente banida. Todos as postagens e comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam necessariamente, a posição do blog. A edição deste blog se reserva o direito de excluir qualquer artigo ou comentário que julgar oportuno, sem demais explicações. Todo material produzido por este blog é de livre difusão, contanto que se remeta nossa fonte. Não somos bancados por nenhum tipo de recurso ou patrocinadores internos, ou externo ao Brasil. Este blog é independente e representamos uma alternativa concreta de comunicação. Se você gosta de nossas publicações, junte-se a nós com sua propaganda, ou doação, para que possamos crescer e fazer a comunicação dos fatos, doa a quem doer. Entre em contato conosco pelo nosso e-mail abaixo, caso queira colaborar:

 

 

 

filhodedeusshalom@gmail.com

Curta este artigo :

+ Comentário. Deixe o seu! + 1 Comentário. Deixe o seu!

Anônimo
3 de outubro de 2022 às 11:33

O Papa Francisco? Esse vai fazer campanha pro Lula esteja certo.

Postar um comentário

Todos os comentários publicados não significam a adesão às ideias nelas contidas por parte deste apostolado, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Conforme a lei o blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido(a), desde que a resposta não contenha palavrões e ofensas de cunho pessoal e generalizados. Os comentários serão analisados criteriosamente e poderão ser ignorados e ou, excluídos.

TRANSLATE

QUEM SOU EU?

Minha foto
CIDADÃO DO MUNDO, NORDESTINO COM ORGULHO, Brazil
Neste Apostolado APOLOGÉTICO (de defesa da fé, conforme 1 Ped.3,15) promovemos a “EVANGELIZAÇÃO ANÔNIMA", pois neste serviço somos apenas o Jumentinho que leva Jesus e sua verdade aos Povos. Portanto toda honra e Glória é para Ele.Cristo disse-nos:Eu sou o caminho, a verdade e a vida e “ NINGUEM” vem ao Pai senão por mim" (João14, 6).Defendemos as verdade da fé contra os erros que, de fato, são sempre contra Deus.Cristo não tinha opiniões, tinha a verdade, a qual confiou a sua Igreja, ( Coluna e sustentáculo da verdade – Conf. I Tim 3,15) que deve zelar por ela até que Ele volte(1Tim 6,14).Deus é amor, e quem ama corrige, e a verdade é um exercício da caridade. Este Deus adocicado, meloso, ingênuo, e sentimentalóide, é invenção dos homens tementes da verdade, não é o Deus revelado por seu filho: Jesus Cristo.Por fim: “Não se opor ao erro é aprová-lo, não defender a verdade é nega-la” - ( Sto. Tomás de Aquino).Este apostolado tem interesse especial em Teologia, Política e Economia. A Economia e a Política são filhas da Filosofia que por sua vez é filha da Teologia que é a mãe de todas as ciências. “Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao vosso nome dai glória...” (Salmo 115,1)

POSTAGENS MAIS LIDAS

SIGA-NOS E RECEBA AS NOVAS ATUALIZAÇÕES EM SEU CELULAR:

TOTAL DE ACESSOS NO MÊS

ÚLTIMOS 5 COMENTÁRIOS

ANUNCIE AQUI! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com

SÓ FALTA VOCÊ! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com

SÓ FALTA VOCÊ! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com
 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2013. O BERAKÁ - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger