A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas no todo ou em parte, não significa necessariamente, a adesão às ideias nelas contidas, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Todas postagens e comentários são de inteira responsabilidade de seus autores primários, e não representam de maneira alguma, a posição do blog. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo desta página.
Home » , » Por que pessoas comuns, ou intelectuais de direita e esquerda não conseguem dialogar?

Por que pessoas comuns, ou intelectuais de direita e esquerda não conseguem dialogar?

Written By Beraká - o blog da família on segunda-feira, 19 de julho de 2021 | 13:58

 


 

Gente, digo e repito: Eu não tenho absolutamente nada pessoal contra qualquer pessoa de esquerda, e nem os odeio cegamente, como eles odeiam qualquer pessoa que seja de direita, ou conservador. Inclusive,tenho vários(as) amigos(as) que conservo até hoje pela minha passagem de 10 anos filiado e militando no PCdoB e como dirigente sindical na década de 90.Já falei aqui e repito que ser de direita ou de esquerda são apenas formas de ver o mundo por perspectivas e pontos de vista diferentes. E todo ponto de vista é a vista de um ponto, e não do todo. Obviamente, o que não tolero são os extremismos sejam de direita ou esquerda, mas aí é outro papo. O que me incomoda mesmo no debate com a galera de esquerda –me desculpem– é a falta de leitura de vocês, o pouco ou nulo preparo para um debate de ideias, que é o que há de mais fascinante na política e nas DEMOCRACIAS. 






Digo sempre aqui que toda moeda tem TRÊS LADOS, mas o pessoal da esquerda insiste em olhar apenas um lado e querer convencer a todos que estão certos e os outros errados, ora, isso no mínimo é querer diminuir a inteligência dos outros, mas entendo que tudo isso são ainda frutos e resquícios do autoritarismo do SOCIALISMO REAL, que quer o pensamento e partido único. É preciso respeitar o opositor, e o direito ao contraditório, mas para isso é preciso que o opositor se faça também, respeitar, pois o respeito é uma via de MÃO DUPLA. Não há como debater política com gente que só ler Paulo Freire, Marilena Chaui, Gramsci, Boff, Frei Beto e CIA LTDA, na vida, ou que alimenta seu intelecto com a revista Carta Capital e Brasil 247. Não dá para discutir com gente que baseia seu discurso contra a direita e o Conservadorismo nas bobagens destes guias "politicamente corretos" para estudantes de primeiro grau e fazer redação do ENEM.





É impossível travar um duelo com alguém que só cita Marx e Gramsci, autores completamente distante da realidade brasileira, cujas obras e práxis são questionadas hoje pelos próprios esquerdistas (e que, vamos falar a verdade, muitos nem mesmo os leram, apenas artigos, resenhas, ou o velho OUVI DIZER de algum professor doutrinador em sala de aula). Vocês podem ser melhores que isso CAMARADAS CUMPANHEIROS(AS). Que tal contribuir para elevar o nível do debate nas redes sociais? É chato demais para quem é libreral, de direita ou Conservador ficar lendo e ouvindo o tempo todo coisas infantis como:

 

-O marxismo é científico!!!

 

-O que faliu foi o Comunismo real e não o utópico...

 

-Qual pais onde o Capitalismo deu certo???

 

-Cuba tem o melhor sistema de saúde e educação do mundo e ponto final!!!

 

-Fora “fulano”!!!  genocida, homofóbico, fascista, taxista, etc...

 

E outras frases e jargões que já lemos e ouvimos TROCENTAS VEZES em todos os lugares possíveis e imagináveis. Não tenho dúvidas que o jovem e o meu povo brasileiro do qual faço parte, são inteligentes, seja de esquerda ou de direita, e querem o melhor para o Brasil. Mas se esforcem mais, não aceitem formar seu pensamento pela diluição vinda da internet, artistas metidos a gurus, professores doutrinadores e jornalistas sem compromisso com a verdade. E pior ainda formar opinião por influencers como o youtuber Felipe Neto e a cantora Anitta, misericórdia! (Diante desse quadro patético, cabe perguntar se não é melhor ser “alienado” e “ignorante”, quiçá “fascista”, do que ver o mundo pela lente vermelha desses incríveis “sábios”?).Coxinhas e Mortadelas para serem bons de se engolir tem que ter qualidade! Numa discussão, é importante possuir repertório. E só se consegue repertório com boas leituras, tendo até sangue de barata para ver os três lados da moeda, mesmo sem concordar, mas para entender o ponto de vista do opositor, que também, é sincero em suas convicções. Só assim contribuiremos para o bem de todos e felicidade geral da Nação, do contrário, viveremos esta eterna polarização burra e idiota com discursos de ódio e exclusões de ambos os lados e ninguém ganha nada com isso.

 

 


Essas visões diferentes de mundo levam a diferenças fundamentais na abordagem da política partidária de esquerda e direita:

 

 

-A esquerda tem um caráter eminentemente reformista e acredita no uso da política e do Estado como a maneira mais apropriada para melhorar a sociedade – ou seja, a filosofia e a política devem alterar a realidade. Por isso, a esquerda desenvolve como características na sua prática política uma grande militância e uma forte burocracia partidária.

 

 


-Já a direita enxerga que a melhoria da sociedade se dá pela melhoria da qualidade dos indivíduos, o que é um objetivo essencialmente pessoal e não político.

 

 


 

Para a direita, a política é um meio de garantir a ordem e a liberdade, criando um ambiente benigno no qual as pessoas possam exercitar as suas virtudes. A política não é vista como uma ferramenta para reformar a sociedade ou alterar a natureza do ser humano, ou seja, a filosofia e a política devem refletir a realidade.

 

 


Por este motivo, a direita costuma ser menos militante quando comparada aos movimentos de esquerda.

 

 


 

É possível perceber estas visões de mundo refletidas em várias posições políticas de esquerda e direita:

 

 

-Uma das mais evidentes é a atitude com relação ao crime e à segurança pública. Para a direita, o crime, os vícios e as mazelas da sociedade são originários das falhas de caráter e da natureza imperfeita do ser humano. Por essas falhas serem pessoais, todos os indivíduos são responsáveis por suas decisões e ações e devem arcar com as suas consequências.

 

 

-Para a esquerda esses mesmos fenômenos são fruto de instituições ruins, das desigualdades e das condições sociais adversas impostas aos indivíduos, e não do caráter intrinsicamente benevolente do ser humano. Por essas falhas terem um forte componente ambiental e social, não é justo atribuir aos indivíduos toda a culpa e consequências de suas ações, principalmente àqueles indivíduos de origem social vulnerável, como é comum nos casos da criminalidade urbana.

 

 


Essas diferentes visões levam a reações distintas sobre a mesma questão: enquanto a direita pode parecer excessivamente dura e intolerante, a esquerda é criticada por parecer muito leniente e paternalista.

 

“Caminheiros caminhemos, pois é caminhando que se faz caminhada”

 

------------------------------------------------------

 



APOSTOLADO BERAKASH: A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas deste blog não significa, necessariamente, adesão às ideias neles contidas. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo deste blog, não sendo a simples indicação, ou reprodução a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica desnecessária será prontamente banida. Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, de maneira alguma, a posição do blog. Não serão aprovados os comentários escritos integralmente em letras maiúsculas, ou CAIXA ALTA. A edição deste blog se reserva o direito de excluir qualquer artigo ou comentário que julgar oportuno, sem demais explicações. Todo material produzido por este blog é de livre difusão, contanto que se remeta nossa fonte. Se você gosta de nossas publicações e caso queira saber mais sobre determinado tema, tirar dúvidas, ou até mesmo agendar palestras e cursos em sua Igreja, grupo de oração, paróquia, cidade, pastoral, e ou, movimento da Igreja, entre em contato conosco pelo e-mail:

 

 



 

filhodedeusshalom@gmail.com


Curta este artigo :

Postar um comentário

Conforme a lei o blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido(a), desde que a resposta não contenha palavrões e ofensas de cunho pessoal e generalizados.Os comentários serão analisados criteriosamente e poderão ser ignorados e ou, excluídos.

TRANSLATE

QUEM SOU EU?

Minha foto
CIDADÃO DO MUNDO, NORDESTINO COM ORGULHO, Brazil
Neste Apostolado APOLOGÉTICO (de defesa da fé, conforme 1 Ped.3,15) promovemos a “EVANGELIZAÇÃO ANÔNIMA", pois neste serviço somos apenas o Jumentinho que leva Jesus e sua verdade aos Povos. Portanto toda honra e Glória é para Ele.Cristo disse-nos:Eu sou o caminho, a verdade e a vida e “ NINGUEM” vem ao Pai senão por mim" (João14, 6).Defendemos as verdade da fé contra os erros que, de fato, são sempre contra Deus.Cristo não tinha opiniões, tinha a verdade, a qual confiou a sua Igreja, ( Coluna e sustentáculo da verdade – Conf. I Tim 3,15) que deve zelar por ela até que Ele volte(1Tim 6,14).Deus é amor, e quem ama corrige, e a verdade é um exercício da caridade. Este Deus adocicado, meloso, ingênuo, e sentimentalóide, é invenção dos homens tementes da verdade, não é o Deus revelado por seu filho: Jesus Cristo.Por fim: “Não se opor ao erro é aprová-lo, não defender a verdade é nega-la” - ( Sto. Tomás de Aquino).Este apostolado tem interesse especial em Teologia, Política e Economia. A Economia e a Política são filhas da Filosofia que por sua vez é filha da Teologia que é a mãe de todas as ciências. “Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao vosso nome dai glória...” (Salmo 115,1)

POSTAGENS MAIS LIDAS

SIGA-NOS E RECEBA AS NOVAS ATUALIZAÇÕES EM SEU CELULAR:

VISUALIZAÇÃO DE ACESSOS NO MÊS

ÚLTIMOS 5 COMENTÁRIOS

 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2013. O BERAKÁ - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger