A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas no todo ou em parte, não significa necessariamente, a adesão às ideias nelas contidas, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Todas postagens e comentários são de inteira responsabilidade de seus autores primários, e não representam de maneira alguma, a posição do blog. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo desta página.
Home » , , » Papa Francisco pede aos Padres que NÃO FAÇAM PROSELITISMO político e religioso no altar

Papa Francisco pede aos Padres que NÃO FAÇAM PROSELITISMO político e religioso no altar

Written By Beraká - o blog da família on terça-feira, 20 de julho de 2021 | 11:05

 


 

 

VATICANO (ANSA) – O papa Francisco afirmou nesta quarta-feira (25/11/20) que:

 

“A Igreja Católica não poder ser considerada um mercado, um grupo de empresário ou um partido político, porque é apenas “a obra do Espírito Santo”. 

 

 

 

A declaração foi dada durante a tradicional audiência geral celebrada sem público na biblioteca do Palácio Apostólico, por conta da pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2).

 

 

 

“Às vezes sinto uma grande tristeza quando vejo alguma comunidade que, com boa vontade, segue o caminho errado, porque pensa de fazer a Igreja uma reunião como se fosse um partido político”, afirmou.  

 

 

 

O Pontífice dedicou a catequese às orações e explicou que existem quatro coordenadas essenciais para que a Igreja não se torne algo sem fundamento:

 

 

1)-Escutar os ensinamentos dos apóstolos.

 

2)-Cuidar da comunhão mútua.

 

3)-Compartilhar o pão.

 

4)-Compartilhar a oração.  

 

 

“A Igreja torna-se uma sociedade humana, um partido político, as mudanças são feitas como se fosse uma empresa, mas não há o Espírito Santo”, afirmou o argentino.  

 

 

 

Segundo Jorge Bergoglio, para avaliar uma situação eclesial ou não, é preciso questionar sobre como se desenvolve a vida nessas características:

 

-Pregação

 

-Vida comunitária

 

-Oração

 

-Eucaristia.

 

 

“O que não está dentro dessas coordenadas carece da virtude do ser eclesial. É como uma casa construída em cima de areia”, enfatizou. 

 

 

 

O Pontífice ainda citou uma frase do papa emérito Bento XVI e sinalizou que:

 

“A Igreja não cresce por proselitismo. A Igreja não cresce fazendo proselitismo, cresce por atração. Se falta o Espírito Santo, que é o que atrai Jesus, ali não há Igreja. Há um lindo clube de amigos, bom, com boas intenções, mas não há Igreja”.  

 

 

Por fim, Francisco disse que:

 

 

“É Deus quem faz a Igreja, e é a palavra Dele que faz os nossos esforços terem sentido. É na humildade que se constrói o futuro do mundo”.

 

 

Fonte: ANSA

 

 


“O proselitismo é a caricatura da evangelização”, diz Francisco aos padres

 

 

(Por: André  - 15 Junho 2015 - IHU.UNISINOS)

 

 

 

“Não façam proselitismo. O proselitismo é a caricatura da evangelização”.

 

 

O Papa Francisco mostrou-se contundente na tarde do dia 12 de junho de 2015, durante um encontro com sacerdotes de todo o mundo. Ele respondeu a todas as perguntas que lhe foram feitas em castelhano, improvisando. Desde a situação da África à pobreza, passando por futuros acordos com outras confissões cristãs, como uma data fixa para a celebração da Páscoa, ou a possibilidade de que a viagem à África inclua uma ida ao Quênia.

 

 

A reportagem é de Jesús Bastante e publicada por Religión Digital, 12-06-2015. A tradução é de André Langer:

 

 

 

“A Igreja não cresce por proselitismo, mas por atração, como disse Bento XVI”, destacou o Papa, que disse que esta atração deve dar-se com a linguagem dos gestos, e que provoquem a curiosidade. Como já assinalara na JMJ do Brasil, Bergoglio assinalou que são duas as colunas sobre as quais se apóia o cristianismo: as Bem-aventuranças e Mateus 25, que é o protocolo em base ao qual seremos julgados”.

 

 

“Devemos atender as pessoas que não podem sobreviver, doentes, nesta cultura do descarte, onde quem não produz não tem utilidade. A armadilha na qual podemos cair, e não devemos cair, é da pregação moralista, advertiu o Papa, que pediu homens e mulheres que gastam suas vidas servindo outros que o mundo descarta”.

 

 

Proximidade, e adeus à teologia do “não”.

 

 

“Não há outro caminho. Não condenar ninguém; se seu inimigo lhe faz mal, devolve-lhe o bem. Se encontra alguém jogado pelo caminho da vida, comporte-se como o bom samaritano: cumprir as bem-aventuranças e deixar que o Espírito Santo faça o resto”, proclamou Francisco, que animou a “dar testemunho”, dando como exemplo a Charles de Foucauld.

 

 

“Tantos cristãos, leigos, que vivem as Bem-aventuranças, o que Jesus ensinou, o Evangelho. E o Evangelho, literalmente. Mas nunca o proselitismo, por favor, nunca”, disse o Papa ao responder a uma pergunta, destacando a necessidade de semear esperança e lutar “contra o problema da injustiça social”, na América Latina e no mundo.

 

 

“Há muita miséria, mas isso não é nenhuma novidade”, destacou Francisco, que animou para “ser homens que se movem, a estar junto dos que mais sofrem, mas sem desprezar a ninguém”, pois “a ideologia despreza, ela lhe arma a luta de classes, e isso não é Evangelho. Se há uma luta de classes no Evangelho, é a que existe entre a misericórdia que Jesus prega e a rigidez dos Doutores da Lei”, ressaltou o Papa. Em seguida disse que “Jesus não fez parte de nenhum dos partidos políticos: nem dos fariseus, nem dos saduceus, nem dos essênios nem dos zelotes. Dedicou-se a anunciar o Evangelho, a estar com os pobres”.

 

 

“Coloquem-se a caminho, anunciem, gratuitamente”, acrescentou Bergoglio. “Nosso povo fiel perdoa um padre que dá uma resvalada afetiva, que bebe um pouco além da conta... mas o povo fiel de Deus nunca vai perdoá-lo se está apegado ao dinheiro ou se maltrata as pessoas. São culpados”.

 

 

“A América Latina tem a possibilidade de ser uma Igreja pobre e para os pobres, mas não esqueçam que o demônio se mete no bolso”, alertou o Papa, assinalando a “vaidade e a soberba” como grandes tentações.

 

 

Ao mesmo tempo, pediu para não esquecer que “os pobres são a riqueza da Igreja. Se não estamos convencidos de que os pobres são a riqueza da Igreja, os utilizaremos para nossa ideologia”.Sobre o ecumenismo, o Papa destacou a magnífica relação com os patriarcas ortodoxos, mesmo quando “há uma parte geopolítica que só com o diálogo se pode solucionar. O caso concreto dos russos da Ucrânia. O problema está resolvido nos papéis, o Tratado de Minsk foi assinado por todos, mas se recusam a cumpri-lo”.Neste ponto, anunciou os diálogos para “chegar a uma data fixa comum” para a Páscoa. “Sei lá, segunda semana de abril. A Igreja católica está disposta a aceitar uma data comum”. Na linha dos anúncios, indicou que junto com a África Central e a Uganda, há a possibilidade, “ainda não fechada”, de visitar o Quênia, em novembro.

 

 

“É necessário que a Europa vá à África não para espoliar, mas para investir e para que as pessoas não tenham que emigrar. O trabalho mais social é dar trabalho”, concluiu o Pontífice.

 

 

 

Fonte: IHU.UNISINOS

 


------------------------------------------------------

 



APOSTOLADO BERAKASH: A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas deste blog não significa, necessariamente, adesão às ideias neles contidas. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo deste blog, não sendo a simples indicação, ou reprodução a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica desnecessária será prontamente banida. Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, de maneira alguma, a posição do blog. Não serão aprovados os comentários escritos integralmente em letras maiúsculas, ou CAIXA ALTA. A edição deste blog se reserva o direito de excluir qualquer artigo ou comentário que julgar oportuno, sem demais explicações. Todo material produzido por este blog é de livre difusão, contanto que se remeta nossa fonte. Se você gosta de nossas publicações e caso queira saber mais sobre determinado tema, tirar dúvidas, ou até mesmo agendar palestras e cursos em sua Igreja, grupo de oração, paróquia, cidade, pastoral, e ou, movimento da Igreja, entre em contato conosco pelo e-mail:

 

 



 

filhodedeusshalom@gmail.com


Curta este artigo :

Postar um comentário

Todos os comentários publicados não significam a adesão às ideias nelas contidas por parte deste apostolado, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Conforme a lei o blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido(a), desde que a resposta não contenha palavrões e ofensas de cunho pessoal e generalizados. Os comentários serão analisados criteriosamente e poderão ser ignorados e ou, excluídos.

TRANSLATE

QUEM SOU EU?

Minha foto
CIDADÃO DO MUNDO, NORDESTINO COM ORGULHO, Brazil
Neste Apostolado APOLOGÉTICO (de defesa da fé, conforme 1 Ped.3,15) promovemos a “EVANGELIZAÇÃO ANÔNIMA", pois neste serviço somos apenas o Jumentinho que leva Jesus e sua verdade aos Povos. Portanto toda honra e Glória é para Ele.Cristo disse-nos:Eu sou o caminho, a verdade e a vida e “ NINGUEM” vem ao Pai senão por mim" (João14, 6).Defendemos as verdade da fé contra os erros que, de fato, são sempre contra Deus.Cristo não tinha opiniões, tinha a verdade, a qual confiou a sua Igreja, ( Coluna e sustentáculo da verdade – Conf. I Tim 3,15) que deve zelar por ela até que Ele volte(1Tim 6,14).Deus é amor, e quem ama corrige, e a verdade é um exercício da caridade. Este Deus adocicado, meloso, ingênuo, e sentimentalóide, é invenção dos homens tementes da verdade, não é o Deus revelado por seu filho: Jesus Cristo.Por fim: “Não se opor ao erro é aprová-lo, não defender a verdade é nega-la” - ( Sto. Tomás de Aquino).Este apostolado tem interesse especial em Teologia, Política e Economia. A Economia e a Política são filhas da Filosofia que por sua vez é filha da Teologia que é a mãe de todas as ciências. “Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao vosso nome dai glória...” (Salmo 115,1)

POSTAGENS MAIS LIDAS

SIGA-NOS E RECEBA AS NOVAS ATUALIZAÇÕES EM SEU CELULAR:

TOTAL DE ACESSOS NO MÊS

ÚLTIMOS 5 COMENTÁRIOS

ANUNCIE AQUI! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com

SÓ FALTA VOCÊ! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com

SÓ FALTA VOCÊ! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com
 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2013. O BERAKÁ - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger