A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas no todo ou em parte, não significa necessariamente, a adesão às ideias nelas contidas, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Todas postagens e comentários são de inteira responsabilidade de seus autores primários, e não representam de maneira alguma, a posição do blog. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo opinativo desta página.
Home » , , » Nos relacionamentos abertos, poliamor, e adultério consentido, não existe pecado?

Nos relacionamentos abertos, poliamor, e adultério consentido, não existe pecado?

Written By Beraká - o blog da família on domingo, 10 de janeiro de 2021 | 12:10

 



 

Falar sobre este tema, não nos coloca em situação privilegiada ou imune, pois não existe vacina para nenhum tipo de pecado. Acompanhando pessoas que viveram esta realidade, sem expô-las, partilho aqui o correto ensino da Igreja e o remédio eficaz no combate a este pecado que tem assolado as famílias, incluindo casais e lideranças cristãs (padres e pastores) que ao invés de combater este mal, com a via da santidade, infelizmente, o douraram, minimizaram, justificaram e levaram muitos casais a uma verdadeira escravidão. E quando em algum momento um dos dois após uma experiência de Deus, quiseram sair desta depravação, viram o quanto seu cônjuge já estava totalmente escravizado(a). A boa notícia é que com Cristo e com a verdade que liberta, existe sim um caminho de volta, de retorno, enfim, de conversão, difícil, mas não impossível!

 

 


O sagrado MAGISTÉRIO DA IGREJA E O "PECADO DO ADULTÉRIO"







 

Adultério e coração do homem

 

 

 

§ 1853 - Pode-se distinguir os pecados segundo seu objeto, como em todo ato humano, ou segundo as virtudes a que se opõem, por excesso ou por defeito, ou segundo os mandamentos que eles contrariam. Pode-se também classificá-los conforme dizem respeito a Deus, ao próximo ou a si mesmo; pode-se dividi-los em pecados espirituais e carnais, ou ainda em pecados por pensamento, palavra, ação ou omissão. A raiz do pecado está no coração do homem, em sua livre vontade, segundo o ensinamento do Senhor: "Com efeito, é do coração que procedem más inclinações, assassínios, adultérios, prostituições, roubos, falsos testemunhos e difamações. São estas as coisas que tomam o homem impuro" (Mt 15,19-20). No coração reside também a caridade, princípio das obras boas e puras, que o pecado fere.

 

 

§ 2517 - O coração é a sede da personalidade moral: "É do coração que procedem más intenções, assassínios, adultérios, prostituições, roubos, falsos testemunhos e difamações" (Mt 15,19). A luta contra a concupiscência da carne passa pela purificação do coração e a prática da temperança:Conserva-te na simplicidade, na inocência, e serás como a criancinhas, que ignoram o mal destruidor da vida dos homens.

 

 

Adultério e desejo

 

 

§ 2336 - Jesus veio restaurar a criação na pureza de sua origem. No Sermão da Montanha, Ele interpreta de maneira rigorosa o plano de Deus: "Ouvistes o que foi dito: 'Não cometerás adultério'. Eu, porém, vos digo: todo aquele que olha para uma mulher com desejo libidinoso já cometeu adultério com ela em seu coração" (Mt 5,27-28). O homem não deve separar o que Deus uniu.A Tradição da Igreja entendeu o sexto mandamento como englobando o conjunto da sexualidade humana.

 

 

§ 2528 - "Todo aquele que olha para uma mulher com desejo libidinoso já cometeu adultério com ela em seu coração" (Mt 5,28).

 

 

Adultério e preceito de Deus

 

 

§ 2052 - "Mestre, que devo fazer de bom para ter a vida eterna?" Ao jovem que lhe faz esta pergunta, Jesus responde primeiro invocando a necessidade de reconhecer a Deus como "o único bom", com o bem por excelência e como a fonte de todo bem. Depois, Jesus diz: "Se queres entrar para a Vida, guarda os mandamentos". E cita ao seu interlocutor os preceitos que se referem ao amor do próximo: "Não matarás, não adulterarás, não roubarás, não levantarás falso testemunho, honra pai e mãe". Finalmente, Jesus resume estes mandamentos de maneira positiva: "Amarás o teu próximo como a ti mesmo" (Mt 19,16-19).

 

 

Adultério injúria imposta à dignidade do casamento - Definição de adultério

 

 

§ 2380 - O adultério. Esta palavra designa a infidelidade conjugal. Quando dois parceiros, dos quais ao menos um é casado, estabelecem entre si uma relação sexual, mesmo efêmera, cometem adultério. Cristo condena o adultério mesmo de simples desejo. O sexto mandamento e o Novo Testamento proscrevem absolutamente o adultério. Os profetas denunciam sua gravidade. Vêem no adultério a figura do pecado de idolatria.

 



§ 2381 - O adultério é uma injustiça. Quem o comete falta com seus compromissos. Fere o sinal da Aliança que é o vínculo matrimonial, lesa o direito do outro cônjuge e prejudica a instituição do casamento, violando o contrato que o fundamenta. Compromete o bem da geração humana e dos filhos, que têm necessidade da união estável dos pais.

 

 

Gravidade do adultério

 

 

§ 1756 - É errado, pois, julgar a moralidade dos atos humanos considerando só a intenção que os inspira ou as circunstâncias (meio ambiente, pressão social, constrangimento ou necessidade de agir etc.) que compõem o quadro. Existem atos que por si mesmos e em si mesmos, independentemente das circunstâncias e intenções, são sempre gravemente ilícitos, em virtude de seu objeto: a blasfêmia e o perjúrio, o homicídio e o adultério. Não é permitido praticar um mal para que dele resulte um bem.

 





 

§ 1856 - O pecado mortal, atacando em nós o princípio vital, que é a caridade, exige uma nova iniciativa da misericórdia de Deus e uma conversão do coração, que se realiza normalmente no sacramento da Reconciliação:Quando a vontade se volta para uma coisa contrária â caridade pela qual estamos ordenados ao fim último, há no pecado, por seu próprio objeto, matéria para ser mortal... quer seja contra o amor a Deus, como a blasfêmia, o perjúrio etc., quer seja contra o amor ao próximo, como o homicídio, o adultério etc.

 

 

§ 1858 - A matéria grave é precisada pelos Dez mandamentos, segundo a resposta de Jesus ao jovem rico: "Não mates, não cometas adultério, não roubes, não levantes falso testemunho, não dó fraudes ninguém, honra teu pai e tua mãe" (Mc 10,19). A gravidade dos pecados é maior ou menor: um assassinato é mais grave que um roubo. A qualidade das pessoas lesadas é levada também em consideração. A Violência exercida contra os pais é em si mais grave que contra um estranho.

 

 

§ 2400 - O adultério e o divórcio, a poligamia e a união livre são ofensas graves à dignidade do casamento.






A TEOLOGIA MORAL SOBRE O ADULTÉRIO 

 

 

 

 

Infelizmente, constatamos hoje que até padres e lideranças Cristãs preferem falar EXCLUSIVAMENTE da libertação social, e não a libertação do pecado, ou seja, querem construir seu próprio paraíso depravado e libertino aqui na terra, aquela cidade dos homens que Santo Agostinho preconizou em sua obra: “A cidade de Deus”. Precisamos aprender o quanto é perigoso a escravidão do adultério e da fornicação, principalmente sendo casado(a).O mundo hoje está vivendo uma total libertinagem, a qual confundem com liberdade, pois trocam de parceiros como troca-se de roupas.Nós servos consagrados(as), separados por e para Deus não podemos nos conformar com este mundo. (Rm 12,2) Nem tão pouco adotar em nosso meio este comportamento depravado e pagão, devemos combater através da palavra de Deus e no combate da fé. A Concupiscência é o desejo desordenado da carne, um mal terrível. (Rm 1,24; 6,12) que leva as pessoas muitas vazes a estas práticas depravadas, viciantes e escravizantes (Mt 19,9; 1Cor.5,1) e a lascívia. (Mc 7,21-23; Gl 5,19) Muitos por não atentarem para a palavra de Deus, caem nestes tipos de pecados, sem ao menos conhecer a profundidade do abismo em que entra e o quão é difícil sair. Por isso é muito importante conhecer todos os detalhes a respeito de cada assunto das escrituras, para que o inimigo de Deus não faça com que venhamos transgredir os santos ensinamentos de Deus, e seja um caminho sem volta. Pecar contra os dez mandamentos é muito grave e muito perigo, podendo levar a pecar contra o Espírito santo. E sabemos que o único pecado que não tem perdão é blasfêmia contra o Espírito santo. (Mt 12,32). Antes, porém de entrarmos no assunto sobre adultério e casamento muito importante saber o que é fornicação e prostituição:

 




a)-Fornicação: Relação sexual ilícita ou acasalamento Ilícito por solteiros ou casados. (Ef 5,5; Ap 21,8)

 

b)-Prostituição: Ato ou efeito de se prostituir. Prostituição é quando a pessoa solteira ou casada, tem relação com uma e com outra em troca de dinheiro, bens e vantagens. (Isaias 47;Ezequiel 16,36ss;Oseias 2,2ss).

 

b)-Adultério: É infidelidade conjugal. Quando um dos cônjuges decide fazer a vontade de satanás, procurando um relacionamento fora de seu matrimonio. (Ex.20,14)

 

 

 

A REVELAÇÃO DE DEUS NAS ESCRITURAS, NÃO DÁ ESPAÇO PARA O "ADULTÉRIO CONSENTIDO"!

 



 



 

 

 

 

O adultério é quando o homem ou a mulher casado(a) no Senhor, ou que vive com um companheiro (a) e tem um relacionamento com outro(a) casado (a), ou solteiro (a) comete adultério. (Ml 2,16).A pergunta sempre feita: É necessário concluir a fornicação para definir se adultério ou não? Disse Jesus: "Eu, porém, vos digo que qualquer que atentar numa mulher para cobiçá-la, já em seu coração cometeu adultério com ela." (Mt 5,28) imagine uma intimidade maior.

 

 

 

 

 


 

 

 

 

Reconhecer e dar o nome correto ao problema e buscar ajuda é fundamental para se alcançar a libertação deste mal da carne. Esteja certo de que sua convicção é fruto do trabalho do Espírito Santo que despertou em sua mente o senso de pecado. Cristo é a grande solução! Realmente essa é uma das maiores dificuldades do homem de todas as épocas; os homens são atraídos pela beleza física e às vezes parece impossível apenas achar uma pessoa bonita sem cobiçá-la. Jesus disse que o adultério começa na mente e que, portanto, é preciso ser cuidadoso em não alimentar sentimentos indevidos no coração (cf. Mateus 5,28).Comungando com Cristo e tendo a poderosa influência do Espírito Santo na vida é possível adotar uma atitude mental saudável e positiva. Você até poderá ver pessoas e achá-las bonitas, o que é natural, mas se pensamentos impuros surgirem, você terá a opção de alimentá-los, e isso se tornaria em pecado, ou você poderá escolher cortar o pensamento e não permitir que ele se desenvolva e o domine. O grande segredo para se obter a vitória é se consagrar-se todos os dias à nosso Senhor jesus Cristo. Dessa maneira, sua permanência em Cristo será fortalecida, e quando aparecer uma tentação, você terá muito mais confiança para se apegar ao Senhor e cortar o pensamento impuro. Assim, você terá de aprender a lidar com a situação, dependendo de Cristo e não das ocasiões, cultivando pensamentos úteis e agradáveis a Deus, evitando qualquer lixo visual e obsceno, seja na TV, em revistas, internet, ou em conversas com pessoas, desviadas e afastadas de Deus.

 

 

 

 

 


 



 

Quando sua mente começar a “planejar” ou a “fantasiar”, deverá rezar e suplicar ao nosso Senhor Jesus, cortar, ou mudar o pensamento! Fuja! não dialogue com a tentação! Se você dialogar você vai ceder e se entrgar a tentação! Simplesmente diga com autoridade: "Eu renuncio a tudo isso em nome Jesus!"









Essa habilidade (domínio dos pensamentos), quando adquirida, é a chave que abre as portas para o sucesso. Não desanime em sua caminhada. Volte-se para Deus em arrependimento e confissão, pois Deus é rico em misericórdia para nos perdoar” (Isaías 55,7).Ele não se cansa de nos perdoar. Sua graça pode transformar seu coração e libertá-lo completamente desse pecado. A graça de Jesus o capacitará para buscar o Céu, sua salvação e de sua família, mas é necessário perseverar! (cf. Lucas 21,19; Hebreus 10,38). 







O decidir-se pelo equilíbrio na vida sexual já é uma resposta positiva à influência do Espírito Santo, e é um dos primeiros passos para o êxito. É fundamental permanecer em Cristo. Jesus disse:

 

 

 


“Permanecei em mim, e eu permanecerei em vós. Como não pode o ramo produzir fruto de si mesmo, se não permanecer na videira, assim, nem vós o podeis dar, se não permanecerdes em mim” (João 15,4). Esse é o segredo para sermos vitoriosos sobre o pecado: permanecer em Cristo!

 




 






Por fim, não nos esqueçamos do conselho de Pedro nosso primeiro papa:

 



1 Pedro 2, 15-16: "Porque a vontade de Deus é que praticando o bem, caleis a ignorância dos insensatos.Considerando que sois livres, não useis a liberdade como pretexto para fazer o que é mal, mas vivei como servos de Deus."

 

 


 

 

(Recomendação de leitura)


 

 

 

Como já dizia São João Paulo II: “O verdadeiro santo não é aquele que nunca cai, mas aquele que ao cair, levanta-se e recorre a misericórdia divina”. Se  em algum momento de sua caminhada Cristã você cair, recorra a Jesus imediatamente! Busque a confissão, aconselhamento, e direção espiritual, pois Ele é fiel em nos perdoar se nos arrependemos e confessamos os nossos pecados (conforme 1 João 1,9; Tiago 5,16; João 20,23).Clame a Deus, como fez o rei Davi, que em sua angústia, orou ao Senhor: "Deus, dai-me um coração puro e renova dentro de mim um espírito inabalável” (Salmos 51,10). Ele pode fazer isso em sua vida, pois a Deus nada é impossível!

 

 

 

 

 

__________________________

 

 




 


 

Link para o catálogo de nossos livros: https://amzn.to/3vFWLq5






....................................................................






GOSTOU Do APOSTOLADO berakash?  QUER SER UM (A) SEGUIDOR (a) E RECEBER AS ATUALIZÇÕES EM SEU CELULAR, OU, E-MAIL?

 


 

Segue no link abaixo o “PASSO-A-PASSO” para se tornar um(a) seguidor(a) - (basta clicar):

 

 

https://berakash.blogspot.com/2023/10/como-ser-um-ser-um-seguidor-e-ou.html

 

 

Shalom!






.............................................

 





 

APOSTOLADO BERAKASH - A serviço da Verdade: Este blog não segue o padrão comum, tem opinião própria, não querendo ser o dono da verdade, mas, mostrando outras perspectivas racionais para ver assuntos que interessam a todos. Trata basicamente de pessoas com opiniões e ideias inteligentes, para pessoas inteligentes. Ocupa-se de ideias aplicadas à política, a religião, economia, a filosofia, educação, e a ética. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre literatura,  questões culturais, e em geral, focando numa discussão bem fundamentada sobre temas os mais relevantes em destaques no Brasil e no mundo. A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas deste blog não significa, necessariamente, adesão às ideias neles contidas. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo deste blog, não sendo a simples indicação, ou reprodução a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. As notícias publicadas nesta página são repostadas a partir de fontes diferentes, e transcritas tal qual apresentadas em sua origem. Este blog não se responsabiliza e nem compactua com opiniões ou erros publicados nos textos originais. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com as fontes originais para as devidas correções, ou faça suas observações (com fontes) nos comentários abaixo para o devido esclarecimento aos internautas. Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica desnecessária será prontamente banida. Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, de maneira alguma, a posição do blog. Não serão aprovados os comentários escritos integralmente em letras maiúsculas, ou CAIXA ALTA. A edição deste blog se reserva o direito de excluir qualquer artigo ou comentário que julgar oportuno, sem demais explicações. Todo material produzido por este blog é de livre difusão, contanto que se remeta nossa fonte.Não somos bancados por nenhum tipo de recurso ou patrocinadores internos, ou externo ao Brasil. Este blog é independente e representamos uma alternativa concreta de comunicação. Se você gosta de nossas publicações, junte-se a nós com sua propaganda para que possamos crescer e fazer a comunicação dos fatos, doa a quem doer. Entre em contato conosco pelo nosso e-mail abaixo, caso queira colaborar de alguma forma:

 

 

 

 

filhodedeusshalom@gmail.com

 


Curta este artigo :

+ Comentário. Deixe o seu! + 1 Comentário. Deixe o seu!

Anônimo
12 de junho de 2024 às 14:57

Ao invés de combater este mal, com a via da santidade, infelizmente, o douraram, minimizaram, justificaram e levaram muitos casais a uma verdadeira escravidão. E quando em algum momento um dos dois após uma experiência de Deus, quiseram sair desta depravação, viram o quanto seu cônjuge já estava totalmente escravizado(a). A boa notícia é que com Cristo e com a verdade que liberta, existe sim um caminho de volta, de retorno, enfim, de conversão, difícil, mas não impossível...

Fernando José - SP

Postar um comentário

Todos os comentários publicados não significam a adesão às ideias nelas contidas por parte deste apostolado, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Conforme a lei o blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido(a), desde que a resposta não contenha palavrões e ofensas de cunho pessoal e generalizados. Os comentários serão analisados criteriosamente e poderão ser ignorados e ou, excluídos.

TRANSLATE

QUEM SOU EU?

Minha foto
CIDADÃO DO MUNDO, NORDESTINO COM ORGULHO, Brazil
Neste Apostolado APOLOGÉTICO (de defesa da fé, conforme 1 Ped.3,15) promovemos a “EVANGELIZAÇÃO ANÔNIMA", pois neste serviço somos apenas o Jumentinho que leva Jesus e sua verdade aos Povos. Portanto toda honra e Glória é para Ele.Cristo disse-nos:Eu sou o caminho, a verdade e a vida e “ NINGUEM” vem ao Pai senão por mim" (João14, 6).Defendemos as verdade da fé contra os erros que, de fato, são sempre contra Deus.Cristo não tinha opiniões, tinha a verdade, a qual confiou a sua Igreja, ( Coluna e sustentáculo da verdade – Conf. I Tim 3,15) que deve zelar por ela até que Ele volte(1Tim 6,14).Deus é amor, e quem ama corrige, e a verdade é um exercício da caridade. Este Deus adocicado, meloso, ingênuo, e sentimentalóide, é invenção dos homens tementes da verdade, não é o Deus revelado por seu filho: Jesus Cristo.Por fim: “Não se opor ao erro é aprová-lo, não defender a verdade é nega-la” - ( Sto. Tomás de Aquino).Este apostolado tem interesse especial em Teologia, Política e Economia. A Economia e a Política são filhas da Filosofia que por sua vez é filha da Teologia que é a mãe de todas as ciências. “Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao vosso nome dai glória...” (Salmo 115,1)

POSTAGENS MAIS LIDAS

SIGA-NOS E RECEBA AS NOVAS ATUALIZAÇÕES EM SEU CELULAR:

TOTAL DE ACESSOS NO MÊS

ÚLTIMOS 5 COMENTÁRIOS

ANUNCIE AQUI! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com

SÓ FALTA VOCÊ! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com

SÓ FALTA VOCÊ! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com
 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2013. O BERAKÁ - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger