A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas no todo ou em parte, não significa necessariamente, a adesão às ideias nelas contidas, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Todas postagens e comentários são de inteira responsabilidade de seus autores primários, e não representam de maneira alguma, a posição do blog. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo desta página.
Home » » Beato Francisco de Paula Victor: Primeiro Escravo a se tornar Padre no Brasil

Beato Francisco de Paula Victor: Primeiro Escravo a se tornar Padre no Brasil

Written By Beraká - o blog da família on terça-feira, 9 de junho de 2020 | 18:30

(Beato Francisco de Paula Victor - Sacerdote)



O Beato Francisco de Paula Victor foi Sacerdote Brasileiro da Igreja Católica de 1850 a 1905 .É conhecido no Brasil como o "Apóstolo da Caridade" por seu tratamento caritativo aos pobres .



É o primeiro ex escravo brasileiro que se tornou padre a ser considerado para canonização. Nascido em Campanha; Minas Gerais, filho de Mãe Escrava Lourença Justiniana de Jesus e Pai desconhecido. Sua madrinha era Dona de sua mãe, Marianna Santa Barbara Ferreira, que era conhecida por tratar seus escravos com “dignidade” .









Sob a tutela de sua madrinha, Victor aprendeu a ler e a escrever, além de aprender a língua francesa e as nuances do piano. Victor foi aprendiz de um alfaiate, mas seu único desejo era se tornar um sacerdote. Dom Antônio Ferreira Viçoso, bispo de Mariana, visitou Campanha em 1848. Victor, então procurou dom Viçoso e disse que tinha o desejo de ser padre. Com a ajuda do Bispo, entrou para o seminário de Mariana, onde foi aceito em 05 de junho de 1849.



No entanto, sofreu muita discriminação de seus colegas seminaristas, sendo tratado como um escravo. Um seminarista reconheceu mais tarde seus méritos: "Victor foi paciente, sempre paciente" enquanto outro escreveu que "Victor sempre teve esperança". Foi por causa de sua natureza humilde, bem como sua pura determinação para se tornar um padre que ele conseguiu ganhar a simpatia de todos.



Foi ordenado Padre em 1850, porém grande parte da população não aceitava que um ex-escravo negro pudesse ser um padre e por isso se recusaram a receber o Santíssimo Sacramento dele. Com a intervenção de Dom Antônio Ferreira Viçoso, sempre seu protetor, foi enviada uma carta ao imperador Pedro II para ajudar de alguma forma.


D. Pedro II o convidou para servir como vigário da paróquia em Três Pontas, onde serviria até sua morte, infelizmente Victor foi recebido no início com confusão e raiva pela elite proprietária de escravos da cidade. Nas missas que celebrava, ele foi submetido pelos paroquianos brancos a piadas ofensivas e outras humilhações lançadas contra ele. Apesar disso, ele foi resoluto em cumprir seus deveres como pároco, sempre ouvindo os conselhos do Bispo de Mariana, que o alertava da importância de pregar a fé independente da hostilidade.








Victor era humilde e paciente e sua determinação nos assuntos paroquiais levou a muito apoio do público. Uma de suas iniciativas foi o estabelecimento do Colégio da Sagrada Família com incentivo da Princesa Imperial Dona Isabel. Estava aberto a todas as crianças, independentemente de raça, e classe social, e ali ensinava música, a língua francesa e catecismo. Também ajudou a construir a Paróquia Nossa Senhora D'Ajuda de Três Pontas também com incentivo social e financeiro da Princesa Isabel.



O Beato Victor Morreu em 1905 após um derrame, causando comoção na população da região.






Em 2012 ganhou o título de Venerável da Igreja Católica e em 2015 teve seu início de processo de beatificação autorizada pelo Vaticano.


Beato Francisco de Paula Victor, rogai por nós junto a Cristo!


----------------------------------------------------------




Apostolado Berakash – Trazendo a Verdade: Se você gosta de nossas publicações e caso queira saber mais sobre determinado tema, tirar dúvidas, ou até mesmo agendar palestras e cursos em sua paróquia, cidade, pastoral, e ou, movimento da Igreja, entre em contato conosco  pelo e-mail:



filhodedeusshalom@gmail.com



Curta este artigo :

Postar um comentário

Todos os comentários publicados não significam a adesão às ideias nelas contidas por parte deste apostolado, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Conforme a lei o blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido(a), desde que a resposta não contenha palavrões e ofensas de cunho pessoal e generalizados. Os comentários serão analisados criteriosamente e poderão ser ignorados e ou, excluídos.

TRANSLATE

QUEM SOU EU?

Minha foto
CIDADÃO DO MUNDO, NORDESTINO COM ORGULHO, Brazil
Neste Apostolado APOLOGÉTICO (de defesa da fé, conforme 1 Ped.3,15) promovemos a “EVANGELIZAÇÃO ANÔNIMA", pois neste serviço somos apenas o Jumentinho que leva Jesus e sua verdade aos Povos. Portanto toda honra e Glória é para Ele.Cristo disse-nos:Eu sou o caminho, a verdade e a vida e “ NINGUEM” vem ao Pai senão por mim" (João14, 6).Defendemos as verdade da fé contra os erros que, de fato, são sempre contra Deus.Cristo não tinha opiniões, tinha a verdade, a qual confiou a sua Igreja, ( Coluna e sustentáculo da verdade – Conf. I Tim 3,15) que deve zelar por ela até que Ele volte(1Tim 6,14).Deus é amor, e quem ama corrige, e a verdade é um exercício da caridade. Este Deus adocicado, meloso, ingênuo, e sentimentalóide, é invenção dos homens tementes da verdade, não é o Deus revelado por seu filho: Jesus Cristo.Por fim: “Não se opor ao erro é aprová-lo, não defender a verdade é nega-la” - ( Sto. Tomás de Aquino).Este apostolado tem interesse especial em Teologia, Política e Economia. A Economia e a Política são filhas da Filosofia que por sua vez é filha da Teologia que é a mãe de todas as ciências. “Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao vosso nome dai glória...” (Salmo 115,1)

POSTAGENS MAIS LIDAS

SIGA-NOS E RECEBA AS NOVAS ATUALIZAÇÕES EM SEU CELULAR:

TOTAL DE ACESSOS NO MÊS

ÚLTIMOS 5 COMENTÁRIOS

ANUNCIE AQUI! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com

SÓ FALTA VOCÊ! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com

SÓ FALTA VOCÊ! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com
 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2013. O BERAKÁ - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger