A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas no todo ou em parte, não significa necessariamente, a adesão às ideias nelas contidas, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Todas postagens e comentários são de inteira responsabilidade de seus autores primários, e não representam de maneira alguma, a posição do blog. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo desta página.
Home » , » #etiros de Carnaval: "uma alegria que não se acaba na quarta feira!"

#etiros de Carnaval: "uma alegria que não se acaba na quarta feira!"

Written By Beraká - o blog da família on domingo, 29 de janeiro de 2017 | 11:05






Carnaval, para muitos, é sinônimo de curtição, bebedeira, bastante folia, enfim, a liberdade total, alimentando a carne com todos os prazeres possíveis e imagináveis! Mas há quem prefira alimentar o espírito. É o caso de jovens, adultos e até crianças e pré-adolescentes que aproveitam o feriado prolongado para participar dos retiros espirituais. O principal objetivo do retiro é promover a evangelização, com experiência renovada da misericórdia de Deus, e a união das pessoas durante as orações, missas, pregações e momentos de recreação, que são muitos. É também uma excelente opção para quem pretende tirar os quatros dias de festa para refletir e descansar a mente, e fazer uma revisão de vida, participando de atividades religiosas. Enfim, não dá pra descrever com palavras, é preciso participar! Experimente viver uma alegria que não passa e não se acaba na quarta feira de cinzas, que não tem prazo de validade, e um amor que não se cansa. A festa que se vive nos retiros não é algo que acaba no dia seguinte, ou após o efeito de drogas e bebidas, e que deixa sempre um vazio interior, e aquela terrível RESSACA MORAL. Participar de um Retiro de Carnaval é sempre uma experiência ímpar e transformadora, vale no mínimo nem que seja por curiosidade participar e experimentar. O Retiro é um afastamento temporário de nossas atividades e tribulações diárias, para conversar com Deus e refletir sobre nossa própria vida de forma positiva. Trata-se de uma prática muito tradicional na história do Cristianismo, vivamente recomendada pela Igreja Católica. É também chamado de “Exercícios Espirituais”. Geralmente, os retiros são organizados em locais afastados das cidades, ou fechados (embora abertos ao público e gratuitos), justamente para facilitar a reflexão e o silêncio. O retiro católico costuma ser conduzido por um animador, com a presença de pregadores, cursos rápidos e específicos para jovens, adultos e casais. Geralmente conta com o auxílio de sacerdotes para conduzir as missas, adorações ao Santíssimo e ouvir confissões. O Ministério de aconselhamento também está presente nestes eventos. Estruturas de lanchonetes, livrarias e outros stands. Apresentações musicais, dança, teatro, estrutura para o acolhimento de crianças, e enfermaria básica.













O significado do "Retiro" nas Escrituras sagradas







Os evangelhos relatam que antes de tomar decisões ou realizar atos importantes, Jesus se retirava para uma região montanhosa ou desértica, onde passava longos tempos de silêncio e de oração. Desta maneira, por exemplo, escolheu seus seguidores mais próximos:“… naqueles dias subiu ao monte a orar, e passou a noite em oração a Deus. E, quando já era dia, chamou a si os seus discípulos, e escolheu doze deles, a quem também deu o nome de apóstolos” (Lc, 6, 12-13).Imitando o exemplo de Jesus, cristãos de todos os tempos se beneficiam deste exercício espiritual para fazer as escolhas certas rumo à felicidade pessoal e do próximo. O retiro espiritual tem por objetivo fazer com que os participantes façam a experiência particular do Amor e da Misericórdia de Deus. Perante essa descoberta espiritual, a vida diária ganha um novo peso e uma nova dimensão, dados e acolhidos pela luz da razão iluminada pela fé, que nos ajuda a enxergar a mão amorosa de Deus por trás de cada acontecimento, os quais não havíamos parado para perceber a condução de Deus.








(foto reprodução)








"Retiros espirituais" são opções disponíveis durante o Carnaval em todo o País!







Na Comunidade Católica Shalom, o evento acontece simultaneamente em mais de 80 cidades brasileiras. A entrada é gratuita! O Retiro de Carnaval RENASCER, que teve início em Fortaleza em 1986 e depois se expandiu para outras cidades brasileiras, tem a proposta de ser um carnaval diferente, cuja alegria não acaba na Quarta-feira de Cinzas. A programação conta com palestras, cursos, Seminário de Vida no Espírito Santo e atrações musicais. O evento conta ainda com padres para confissão, além de ministros de oração e aconselhamento. Voluntários se revezam nos diversos serviços do Renascer. “Venha experimentar uma alegria nova, uma paz que não passa. Renascer/ Reviver é a experiência de um carnaval diferente que muda o coração, que muda a nossa vida e nos dá uma vida toda nova”, destacou o fundador da Comunidade Shalom, Moysés Azevedo. Uma das marcas do Renascer na capital cearense e já expandindo-se a outros centros Brasil afora, é a solidariedade. Há quatorze anos, existe uma parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce). A expectativa é alcançar 400 bolsas de sangue. Os deficientes auditivos estarão em um local reservado próximo ao palco e contarão com traduções em libras durante todo o evento. Também serão recolhidos alimentos não perecíveis na entrada do evento.





                                                                 (foto reprodução)







Quando se fala de carnaval, alguns lembram logo de alegria, de carros alegóricos, de trios elétricos, de folia. Outros lembram também de alegria, mas a relacionam com calmaria e descanso, pois para estes o carnaval é tempo de repouso. No entanto, há um povo que renasce no carnaval e para este a alegria tem uma sentido diferente , pois ela não acaba na quarta-feira de cinzas. Carnaval é para muitos, sinônimo de liberdade.O Carnaval tradicional é a festa do “ tudo me é permitido ”. No entanto, para os cristãos, esta afirmação tem um complemento fundamental: “ mas nem tudo me convém ”. Alegria e liberdade andam juntas, pois é alegre quem é livre. Já falamos da verdadeira alegria acima, mas creio que a alegria de correr atrás do trio ou de passar os dias descansando, não consegue contemplar a alegria diferente do povo que renasce no carnaval. A alegria é fruto da plena liberdade que gozam os filhos de Deus. Algumas pessoas, tendo o pensamento no conceito de liberdade em que tudo me é permitido, colocam uma fantasia, usam uma máscara, ou mesmo, não usam nada, sentem-se livres para expor, vender e até abusar do próprio corpo. Digo que estes vivem uma alegria superficial e explico o porquê: “o conceito deturpado de liberdade os leva a querer mostrar para os outros que tudo podem fazer, sem, no entanto, esta permissividade ser sinônimo da verdadeira liberdade . A liberdade plena é fruto da misericórdia de Deus. Aqueles que experimentam da misericórdia de Deus sentem-se plenamente livres e consequentemente muito mais alegres, pois é uma alegria verdadeira e não passageira, a ponto de contagiar a todos ao seu redor. Há mais alegria na misericórdia de Deus que proporciona a liberdade interior.” Concordo em dizer que o carnaval é a festa da alegria e da liberdade, pois nos prepara para um tempo de autoconhecimento. Conhecendo a mim mesmo sou capaz de verdadeiramente entender o que realmente me faz feliz. A alegria que outrora falei do povo renascido destes retiros, não termina na quarta-feira de cinzas, na verdade, podemos dizer que ela começa, pois se inicia o tempo de quaresma, tempo de viver a liberdade plena e interior, e não a superficial, mascarada e momentânea, dependente de drogas bebidas e uso desordenado do corpo. Uma opção para quem busca viver um Carnaval diferente, se divertir, viver momentos de paz, longe da folia da festa de momo, essa é a proposta do Renascer, retiro de Carnaval promovido pela Comunidade Católica Shalom, um evento, que tem a duração de três dias.A programação do Renascer inicia com louvor, adoração e pregações, já no período da tarde está reservado para o seminário de vida no Espírito Santo e os cursos rápidos de evangelização, e finalizando o dia de atividades a celebração da Santa Missa.






AS CRIANÇAS TAMBÉM PARTICIPAM DO RENASCER KIDS!








(foto reprodução)






Durante o Renascer um espaço está sendo preparado especialmente para acolher as crianças, é o Renascer Kids.  No local os pequeninos terão uma programação especialmente preparada para eles, com muitas brincadeiras, louvor e momentos de adoração ao Santíssimo! Para os pais, o espaço é a garantia de poder aproveitar melhor o evento com seus filhos se divertindo em segurança.







(foto reprodução)






A Comunidade Católica Shalom realiza o retiro de Carnaval Renascer ou Reviver em mais de 80 cidades do Brasil. A comunidade envia também missionários a eventos promovidos por movimentos e paróquias onde o Shalom não está presente, para assim favorecer a experiência com o amor de Deus e a cultura de paz, que é fruto primeiro da conversão.







Onde encontrar informações sobre os Retiros de Carnaval do Shalom?







Se você tem interesse em fazer a experiência de participar de um retiro, entre em contato com a Comunidade Católica Shalom mais próximo onde você mora, ou contate pelos Canais abaixo:







1)- Fortaleza e demais estadosINFORMAÇÕES: SHALOM DA PAZ - Endereço: Rua Maria Tomásia, 72 - Aldeota, Fortaleza – CE / Telefone: 0800 602 2829; (85)3452-8813; (85) 3261- 4630





2)- Em Mossoró-RN: Centro de Evangelização Santa Teresinha: Rua Lopes Trovão, 805, Bairro: Boa Vista Mossoró-RN.




 





GOSTOU Do APOSTOLADO berakash?  QUER SER UM (A) SEGUIDOR (a) E RECEBER AS ATUALIZÇÕES EM SEU CELULAR, OU, E-MAIL?

 


 

Segue no link abaixo o “PASSO-A-PASSO” para se tornar um(a) seguidor(a) - (basta clicar):

 

 

https://berakash.blogspot.com/2023/10/como-ser-um-ser-um-seguidor-e-ou.html

 

 

Shalom!




.............................................

 





 

APOSTOLADO BERAKASH - A serviço da Verdade: Este blog não segue o padrão comum, tem opinião própria, não querendo ser o dono da verdade, mas, mostrando outras perspectivas racionais para ver assuntos que interessam a todos. Trata basicamente de pessoas com opiniões e ideias inteligentes, para pessoas inteligentes. Ocupa-se de ideias aplicadas à política, a religião, economia, a filosofia, educação, e a ética. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre literatura,  questões culturais, e em geral, focando numa discussão bem fundamentada sobre temas os mais relevantes em destaques no Brasil e no mundo. A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas deste blog não significa, necessariamente, adesão às ideias neles contidas. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo deste blog, não sendo a simples indicação, ou reprodução a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. As notícias publicadas nesta página são repostadas a partir de fontes diferentes, e transcritas tal qual apresentadas em sua origem. Este blog não se responsabiliza e nem compactua com opiniões ou erros publicados nos textos originais. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com as fontes originais para as devidas correções, ou faça suas observações (com fontes) nos comentários abaixo para o devido esclarecimento aos internautas. Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica desnecessária será prontamente banida. Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, de maneira alguma, a posição do blog. Não serão aprovados os comentários escritos integralmente em letras maiúsculas, ou CAIXA ALTA. A edição deste blog se reserva o direito de excluir qualquer artigo ou comentário que julgar oportuno, sem demais explicações. Todo material produzido por este blog é de livre difusão, contanto que se remeta nossa fonte.Não somos bancados por nenhum tipo de recurso ou patrocinadores internos, ou externo ao Brasil. Este blog é independente e representamos uma alternativa concreta de comunicação. Se você gosta de nossas publicações, junte-se a nós com sua propaganda para que possamos crescer e fazer a comunicação dos fatos, doa a quem doer. Entre em contato conosco pelo nosso e-mail abaixo, caso queira colaborar de alguma forma:

 

 

 

 

filhodedeusshalom@gmail.com

Curta este artigo :

Postar um comentário

Todos os comentários publicados não significam a adesão às ideias nelas contidas por parte deste apostolado, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Conforme a lei o blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido(a), desde que a resposta não contenha palavrões e ofensas de cunho pessoal e generalizados. Os comentários serão analisados criteriosamente e poderão ser ignorados e ou, excluídos.

TRANSLATE

QUEM SOU EU?

Minha foto
CIDADÃO DO MUNDO, NORDESTINO COM ORGULHO, Brazil
Neste Apostolado APOLOGÉTICO (de defesa da fé, conforme 1 Ped.3,15) promovemos a “EVANGELIZAÇÃO ANÔNIMA", pois neste serviço somos apenas o Jumentinho que leva Jesus e sua verdade aos Povos. Portanto toda honra e Glória é para Ele.Cristo disse-nos:Eu sou o caminho, a verdade e a vida e “ NINGUEM” vem ao Pai senão por mim" (João14, 6).Defendemos as verdade da fé contra os erros que, de fato, são sempre contra Deus.Cristo não tinha opiniões, tinha a verdade, a qual confiou a sua Igreja, ( Coluna e sustentáculo da verdade – Conf. I Tim 3,15) que deve zelar por ela até que Ele volte(1Tim 6,14).Deus é amor, e quem ama corrige, e a verdade é um exercício da caridade. Este Deus adocicado, meloso, ingênuo, e sentimentalóide, é invenção dos homens tementes da verdade, não é o Deus revelado por seu filho: Jesus Cristo.Por fim: “Não se opor ao erro é aprová-lo, não defender a verdade é nega-la” - ( Sto. Tomás de Aquino).Este apostolado tem interesse especial em Teologia, Política e Economia. A Economia e a Política são filhas da Filosofia que por sua vez é filha da Teologia que é a mãe de todas as ciências. “Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao vosso nome dai glória...” (Salmo 115,1)

POSTAGENS MAIS LIDAS

SIGA-NOS E RECEBA AS NOVAS ATUALIZAÇÕES EM SEU CELULAR:

TOTAL DE ACESSOS NO MÊS

ÚLTIMOS 5 COMENTÁRIOS

ANUNCIE AQUI! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com

SÓ FALTA VOCÊ! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com

SÓ FALTA VOCÊ! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com
 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2013. O BERAKÁ - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger