A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas no todo ou em parte, não significa necessariamente, a adesão às ideias nelas contidas, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Todas postagens e comentários são de inteira responsabilidade de seus autores primários, e não representam de maneira alguma, a posição do blog. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo desta página.
Home » , » Não tenho perfil para ser uma "eterna metamorfose ambulante" - #Prefiro ter opinião formada sobre tudo!

Não tenho perfil para ser uma "eterna metamorfose ambulante" - #Prefiro ter opinião formada sobre tudo!

Written By Beraká - o blog da família on sábado, 23 de abril de 2016 | 14:40







Efésios 4,14: “Para que não sejamos mais como crianças, levados de um lado para o outro pelas ondas , nem jogados para cá e para lá por todo vento de doutrina e pela malícia de certas pessoas que induzem os incautos ao erro...” 











Por *Francisco José Barros Araújo





Prefiro ter opinião formada sobre tudo, porque muitas vezes somos influenciados justamente por não termos uma opinião sobre algo, mas é claro sempre com a mente e o bom senso em alerta para reconhecer a verdade e a hora das mudanças, não que a verdade mude, mas ter humildade de se deixar ser vencido por ela. Eu acredito que o perigo existe quando agimos de maneira extremista, pois ser fundamentalista é tão perigoso quanto ser leviano, se deixando levar por qualquer opinião diferente, só porque é diferente, ou simplesmente para ser do contra. A resposta está sempre no equilíbrio. Eu procuro sempre ver os TRÊS LADOS DA MOEDA, analisar com frieza, sem me deixar influenciar por minhas próprias paixões e opiniões. Como Cristão a minha base é a palavra de Deus e o Sagrado Magistério. Nem a  Bíblia e nem o sagrado magistério nos recomenda a alienação; pelo contrário ela nos ensina a renovar a nossa mente; mas essa renovação, essa verdadeira e autêntica metanoia de alma, mente e coração, deve ser feita de acordo com a Palavra de Deus; eu me transformo para ajustar a minha mente a mente de Cristo. 















O que irrelevante, não essencial, e que não interfere na minha salvação, aquilo que é fruto dos meus preconceitos, as idéias oriundas da minha ignorância e de minhas limitações, destas eu posso sim abrir mão! Porém aqueles valores que ultrapassam a ciência dos homens , tempo (época) e espaço (lugar), eu não posso me desfazer. Creio firmemente que há princípios eternos e inegociáveis, que regem o mundo antes mesmo de qualquer um de nós existir. É aquela certeza natural que vem precedida
 de um  “SEI DISSO” tão forte, que nem precisam ser ditos, ou questionados, pois é tudo muito lógico e óbvio.













O Bom Senso nos faz-nos perceber as manipulações  falaciosas, seja ela  Progressista, Conservadora, Carismática, Protestante, ou Ortodoxa, e qualquer outra corrente religiosa, ou até mesmo ideológica, ou filosófica.












Na filosofia, o senso comum (ou conhecimento vulgar) é a primeira suposta compreensão do mundo resultante da herança fecunda de um grupo social e das experiências sedimentadas por tentativas de erros e acertos que continuam sendo o grande patrimônio da humanidade. “É um tipo de conhecimento que se acumula no nosso cotidiano, chamado de senso comum como fruto maduro de tentativas coletivas de acertos e erros (O Povo Europeu por exemplo, é arredio a novidades por terem sido vítimas de muitas experiências negativas).” Sensus fidei (sentido da fé), também chamada de sensus fidelium (sentido dos fiéis), quando exercida pelo corpo dos fiéis como um todo, é "a apreciação sobrenatural da fé por parte de todo o povo, quando, a partir dos bispos ao último dos fiéis, eles manifestam um consentimento universal em matéria de fé e moral ".















Citando o documento Lumen gentium do Concílio Vaticano II , do Catecismo da Igreja Católica acrescenta:








"Por esta valorização da fé , excitado e sustentado pelo Espírito da verdade, o Povo de Deus, guiado pelo Magistério sagrado, recebe a fé, uma vez por todas que foi entregue aos santos,o povo infalivelmente adere esta fé, penetra-a mais profundamente com o juízo (Bom Senso),  e aplica-o mais plenamente na vida cotidiana ". 














ATENÇÃO! O Concílio Vaticano II deixou claro que o sensus fidelium (sentido dos fiéis) não significa sensus laicorum (sentido dos leigos ), como se fosse um carisma concedido aos leigos de forma isolada a partir da hierarquia da Igreja Católica, e como se  o clero não fora  incluído entre os "fiéis". Ele afirmou:






“Todo o corpo de fiéis, ungido como eles são, por parte do Santo, não pode errar em matéria de crença. Eles manifestam esta propriedade especial por meio de discernimento sobrenatural de todo o povo em matéria de fé, quando eles mostram consenso universal em matéria de fé e moral "fiel dos Bispos até ao último dos leigos. Esse discernimento em matéria de fé é despertado e sustentado pelo Espírito da verdade. É exercida sob a orientação da autoridade sagrada de ensino, em fiel e respeitosa obediência, à qual o povo de Deus aceita o que não é apenas a palavra dos homens, mas verdadeiramente a palavra de Deus.”







Apesar de os filósofos acharem  que são um pacote só, considero o bom-senso diferente do senso comum !















Para mim, o bom-senso é o programa da lógica intuitiva com que nascemos. Nasci com o meu bom senso muito forte, de tal maneira que, quando me apresentaram pela primeira vez à logica formal (a apologética de são Tomás de Aquino), fiquei tão maravilhado que me tornei católico de novo, pois fui um católico do senso comum e não do bom senso.






O pressuposto do mundo moderno é o de que a verdade não existe, só assim todos conseguem se aceitar sem entrarem em conflito.















Ora, sicrano diz a verdade e fulano também, portanto, respeitam-se nas suas verdades. Esse utilitarismo também é relativista. Vivemos, na verdade, o mundo dos sofistas. Aqueles vencidos por Sócrates, Platão, Aristóteles e Cia, hoje, parecem ser os vencedores. Parece que eles têm razão. Mas, parecer é pressuposto de verdade? Ora se nem a sinceridade é o critério da verdade, pois uma pessoa PODE ESTAR SINCERAMENTE ENGANADA, quanto mais apenas parecer ser verdadeiro, a verdade ou é ou não é, não existe meia verdade, pois não existe meia mentira, é puro sofisma. Vamos ver se os argumentos se sustentam quando confrontados com eles mesmos. Não vamos atrás de outras refutações mais óbvias, vamos ficar simplesmente na lógica da coisa. “Tudo é relativo!” – Se tudo é relativo, essa afirmação de que tudo é relativo, é relativa? Se tudo for relativo, a própria expressão que afirma que tudo é relativo tem sua ressalva, então, por ela mesma, existe algo de absoluto. Mas, se existe algo absoluto, nem tudo é relativo. Portanto, a própria afirmação não se sustenta. É impossível que tudo seja relativo, porquanto a relativização do relativo acarreta no absoluto. “A verdade não existe!” – Será isso verdade? Obviamente, a verdade é algo mais do que necessário. Se for verdade que a verdade não existir, chegamos ao ponto de duvidar da própria existência e ter a necessidade de lembrar que penso, para que possa existir. Ora, isso é loucura! Diria eu: “penso, sinto, imagino, cheiro, ouço, vejo, falo, comunico-me, abraço, amo, por isso, é claro que eu existo”! É o tolo que, levado pelo relativismo, e é a consequência imediata desse conceito, questiona a própria existência. Não existe uma só verdade, na verdade, elas são muitas. Bem, esse argumento não é demente, mas completamente esquizofrênico! Vamos para suas consequências: Bem, eu sou cristão e acredito que Jesus morreu na cruz por mim para que fosse salvo dos meus pecados dos quais eu mesmo não posso, por mim mesmo, nem me livrar, nem me salvar.FULANO acredita no espiritismo, no qual, Jesus é um ser de luz, incrivelmente evoluído, e que todos vão se reencarnar. João acredita no budismo, que nem fala muito de Jesus, já que Sidarta Gautama parece mais com São Francisco. Joaquim é judeu, e crê que Jesus é só um profeta, e que, na verdade, ele ainda vai vir. Entre outros, enfim. Afinal, quem é Jesus? Se tudo isso for verdade, Jesus é uma pessoa bem complexa: é um espírito de luz, um simples profeta, ninguém, e Deus ao mesmo tempo. Pior que isso, se considerar tudo isso como relativo, eu vou para o Céu, assim espero, José vai reencarnar, Joaquim vai para a mansão dos mortos, e João, não sei para onde vai. Bem, se isso é verdade, tudo vai acontecer ao mesmo tempo, afinal todos estão sendo verdadeiros. Vivemos em universos paralelos e, não se sabe como, eles se conectam, porém, outros dirão: Não! Estamos completamente sós, pois somos mera obra do acaso...Pior, se considerarmos todas as teorias sobre o universo e a criação sendo verdadeiras, no final das contas, nenhuma é, pois algo não pode ser e não ao mesmo tempo. Alguém pode se perguntar: “Como argumentos tão fracos podem ser tão fortes?”. – Simples, eles são convenientes. Imagine a verdade existindo no Direito, muitos advogados vão perder a profissão, por não terem mais o que fazer. Imagine a verdade existindo na política ?






CONCLUSÃO:







Agora imagine a verdade nas várias religiões com conceitos contraditórios entre elas... muitas vão ter que acabar! Como já dizia o filósofo Kierkegaard: "A humanidade, em geral, não dá nenhuma importância à verdade, e sim ao bem-estar, a si mesmo, pois já diz a sabedoria que a humanidade é como pessoas em um transatlântico que não se importam com o destino do mesmo, mas se preocupam apenas com o cardápio que vai ser servido no dia..."














*Francisco José Barros Araújo – Bacharel em Teologia pela Faculdade Católica do RN, conforme diploma Nº 31.636 do Processo Nº  003/17






................................................................






Apostolado Berakash –  Se você gosta de nossas publicações e caso queira saber mais sobre determinado tema, tirar dúvidas, ou até mesmo agendar palestras e cursos em sua Igreja, grupo de oração, paróquia, cidade, pastoral, e ou, movimento da Igreja, entre em contato conosco  pelo e-mail:






filhodedeusshalom@gmail.com





Curta este artigo :

+ Comentário. Deixe o seu! + 1 Comentário. Deixe o seu!

29 de abril de 2016 às 10:57

excelente parabéns!

Postar um comentário

Todos os comentários publicados não significam a adesão às ideias nelas contidas por parte deste apostolado, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Conforme a lei o blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido(a), desde que a resposta não contenha palavrões e ofensas de cunho pessoal e generalizados. Os comentários serão analisados criteriosamente e poderão ser ignorados e ou, excluídos.

TRANSLATE

QUEM SOU EU?

Minha foto
CIDADÃO DO MUNDO, NORDESTINO COM ORGULHO, Brazil
Neste Apostolado APOLOGÉTICO (de defesa da fé, conforme 1 Ped.3,15) promovemos a “EVANGELIZAÇÃO ANÔNIMA", pois neste serviço somos apenas o Jumentinho que leva Jesus e sua verdade aos Povos. Portanto toda honra e Glória é para Ele.Cristo disse-nos:Eu sou o caminho, a verdade e a vida e “ NINGUEM” vem ao Pai senão por mim" (João14, 6).Defendemos as verdade da fé contra os erros que, de fato, são sempre contra Deus.Cristo não tinha opiniões, tinha a verdade, a qual confiou a sua Igreja, ( Coluna e sustentáculo da verdade – Conf. I Tim 3,15) que deve zelar por ela até que Ele volte(1Tim 6,14).Deus é amor, e quem ama corrige, e a verdade é um exercício da caridade. Este Deus adocicado, meloso, ingênuo, e sentimentalóide, é invenção dos homens tementes da verdade, não é o Deus revelado por seu filho: Jesus Cristo.Por fim: “Não se opor ao erro é aprová-lo, não defender a verdade é nega-la” - ( Sto. Tomás de Aquino).Este apostolado tem interesse especial em Teologia, Política e Economia. A Economia e a Política são filhas da Filosofia que por sua vez é filha da Teologia que é a mãe de todas as ciências. “Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao vosso nome dai glória...” (Salmo 115,1)

POSTAGENS MAIS LIDAS

SIGA-NOS E RECEBA AS NOVAS ATUALIZAÇÕES EM SEU CELULAR:

TOTAL DE ACESSOS NO MÊS

ÚLTIMOS 5 COMENTÁRIOS

ANUNCIE AQUI! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com

SÓ FALTA VOCÊ! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com

SÓ FALTA VOCÊ! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com
 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2013. O BERAKÁ - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger