A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas no todo ou em parte, não significa necessariamente, a adesão às ideias nelas contidas, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Todas postagens e comentários são de inteira responsabilidade de seus autores primários, e não representam de maneira alguma, a posição do blog. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo desta página.
Home » , , » Conforme o Salmo 37,25 : “O justo não iria mendigar o pão” - Por que então Lázaro o mendigava ?

Conforme o Salmo 37,25 : “O justo não iria mendigar o pão” - Por que então Lázaro o mendigava ?

Written By Beraká - o blog da família on quarta-feira, 6 de maio de 2015 | 10:40








Sempre somos tentados a dar soluções e respostas fáceis a situações e perguntas difíceis, tais como a esta, afirmando por uma suposta dedução que "Lázaro NÃO ERA UM JUSTO, mas sim um JUSTIFICADO"... Ora, isso é muito fácil de refutar: Se Lázaro não fosse um justo, evidentemente, não iria para o "seio de Abraão" (lugar daqueles que ainda aguardavam a JUSTIFICAÇÃO DE CRISTO na mansão dos Justos, pelo sacrifício redentor de Nosso Senhor Jesus Cristo no madeiro da cruz). Os justos mencionados no Antigo Testamento, e que morreram antes da morte e ressurreição de Jesus, só foram para o céu quando Cristo (conforme aprendemos com o Credo Apostólico) desceu à mansão dos mortos e lhes resgatou. Jesus não desceu ao inferno para ali libertar condenados, como  este homem rico, onde um abismo o separava dos justos, Jesus desceu à mansão dos Justos (conf.1 Pedro 3,9; 4, 6), e lhes anunciou a salvação! Dessa forma, podemos dizer que, antes de consumada a obra redentora de Cristo, não havia nenhum ser humano no céu, mas já tinham alguns condenados ao inferno. Percebemos que estas dúvidas normalmente surgem do contraste entre essas duas passagens: 




1ª)-O Salmo 37,25, onde Davi diz que: "Fui moço, e agora sou velho; mas nunca vi desamparado o justo, nem a sua semente a mendigar o pão...”










2ª)- E o evangelho de Lucas 16,20-23:  "Havia também um certo mendigo, chamado Lázaro, que jazia cheio de chagas à porta daquele; E desejava alimentar-se com as migalhas que caíam da mesa do rico; e os próprios cães vinham lamber-lhe as chagas. E aconteceu que o mendigo morreu, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; e morreu também o rico, e foi sepultado. E no inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio".













Ora, o texto nos fala claramente que após a morte, o "mendigo, chamado Lázaro", vai para o seio de Abraão, enquanto o rico vai para o inferno! Existem afirmações genéricas na Bíblia que não deixam de serem verdadeiras por serem genéricas. Por exemplo, dizer que os justos são abençoados é uma afirmação genérica. Embora existam muitos justos que morreram sem terem acesso à bênçãos (terrenas) em seu período de vida, mas, cedo ou tarde a afirmação se cumprirá, quer nesta ou na outra vida. Moisés, por exemplo, foi impedido de entrar na terra prometida, mesmo sendo fiel a Deus e era algo que sempre ele desejou fazer. Séculos depois, na cena da transfiguração, vemos Moisés exatamente na terra aonde almejava entrar, ao lado de Jesus e Elias. 










Deus enxerga as coisas em termos de eternidade! Vamos ver o texto dentro do seu real contexto da passagem do Salmo (o contexto é muito mais amplo, porque é um Salmo profético que se refere ao remanescente judeu que será salvo na tribulação):





Salmo 37,21-29 "O ímpio toma emprestado, e não paga; mas o justo se compadece e dá. Porque aqueles que ele abençoa herdarão a terra, e aqueles que forem por Ele amaldiçoados serão desarraigados. Os passos de um homem bom são confirmados pelo Senhor, e deleita-se no seu caminho. Ainda que caia, não ficará prostrado, pois o Senhor o sustém com a sua mão. Fui moço, e agora sou velho; mas nunca vi desamparado o justo, nem a sua semente a mendigar o pão. Compadece-se sempre, e empresta, e a sua semente é abençoada. Aparta-te do mal e faze o bem; e terás morada para sempre. Porque o Senhor ama o juízo e não desampara os seus santos; eles são preservados para sempre; mas a semente dos ímpios será desarraigada. Os justos herdarão a terra e habitarão nela para sempre".





Davi está falando de uma forma genérica, mas é preciso separar aqui a profecia em dois momentos: 






1º)-Nunca viu o justo desamparado. 



2º)-E a descendência (semente) do justo a mendigar o pão. 










Percebamos então, que Davi não diz que nunca viu o justo mendigar o pão, mas a sua descendência! Com relação direta ao justo, Davi diz que nunca viu o justo "DESAMPARADO". Portanto, não se pode dizer, do ponto de vista da eternidade, que Lázaro tenha sido desamparado, porque no final ele foi amparado sim, e é essa a história do evangelho e o contraste no qual ele aparece em relação ao rico ímpio (o rico epulão). Mas veja que todo o capítulo deste Salmo de Davi não está fazendo uma afirmação categórica e isolada, mas mostrando o contraste entre o ímpio e o justo e o que cada um ganha por ser assim. O assunto aqui é o contraste entre o justo e o ímpio. Veja também que não é possível entender o versículo isolado, pois ele está falando da descendência do justo, e pelos versículos seguintes sabemos que ele está falando de alguém que "compadece-se sempre, e empresta, e a sua semente é abençoada". Parafraseando este Salmo, seria como se Davi estivesse dizendo que, das pessoas que observou em seu tempo de vida (de quando era moço até o momento em que escreve, quando é velho), o que ele deduziu foi que aqueles que eram justos, compassivos, liberais em emprestar e ajudar etc. tiveram descendentes que (tendo aprendido tal exemplo) nunca precisaram mendigar o pão. A lição é tão clara e simples que até hoje observamos isso na sociedade, quando vemos alguém bem sucedido e damos o crédito de seu sucesso aos pais que o educaram corretamente e deixaram um bom exemplo. Quem tentar fazer uma comparação desta passagem com os evangelhos, e escolher justamente Lázaro, o mendigo, para isso, estará perdendo de vista o foco da Bíblia que é Jesus. A sublimidade da passagem que diz "nunca vi desamparado o justo" está justamente em perceber a força que ela tem quando comparamos com o que aconteceu com o único realmente justo que já pisou este mundo: Jesus, Ele foi sim pelos nossos pecados aparentemente e momentaneamente desamparado, e aí sim poderíamos dizer que Davi errou. Jesus gritou: "Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?" Isso contradiz cabalmente, as palavras ditas por Davi, a menos que a gente entenda que Deus precisou desamparar o Justo para fazer a sua obra, a sua estranha obra, e para executar o seu ato, o seu estranho ato de amor: "Pois o Senhor vai se levantar, como se levantou no monte Perazim; Ele vai ficar irado, como ficou no vale de Gibeão. Ele vai realizar o seu plano misterioso; vai fazer o seu trabalho estranho."(Isa 28,21)






Postado originalmente por:  MARIO PERSONA em: https://www.respondi.com.br/2010/12/se-o-justo-nao-iria-mendigar-por-que.html





Por que Deus permite tantas dificuldades a quem está a lhe servir?












Podemos até perguntar: “Não entendo por que que depois que passei a servir a Deus, tenho passado tantas dificuldades? Por  que estas coisas não acontecem com aqueles que não estão nem ai pra Deus ?"Que resposta podemos dar a este questionamento, senão, "as podas de Deus, que  nos são necessárias!?" - João 15, 1-6 : “Eu sou a videira verdadeira e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que não dá fruto em mim, ele corta; e todo ramo que dá fruto, Ele PODA, para que dê mais fruto ainda. Vós já estais limpos por causa da palavra que vos falei. Permanecei em mim, e eu permanecerei em vós. Como o ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira, assim também vós não podereis dar fruto se não permanecerdes em mim. Eu sou a videira e vós, os ramos. Aquele que permanece em mim, como eu nele, esse dá muito fruto; pois sem mim, nada podeis fazer. Quem não permanecer em mim será lançado fora, como um ramo, e secará. Tais ramos são apanhados, lançados ao fogo e queimados".Da mesma forma que uma planta precisa ser podada para que cresçam novos ramos mais bonitos, floresça e dê frutos, é assim que Deus faz conosco. Ele realiza a limpeza para nos fortalecer e nos tornar melhores. No entanto, só seremos capazes de darmos bons frutos se permanecermos em Jesus e seguirmos o Seu mandamento: "amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei".






CONCLUSÃO











Muitas vezes, podemos não entender quando o Senhor faz as podas em nossas vidas, elas doem, ficamos tristes, confusos, e choramos como uma parreira de uva chora quando se corta um ramo dela. Mas todas as podas são necessárias para que tenhamos força e vida. Podemos nos questionar como elas acontecem, vou citar algumas podas que talvez você esteja passando: uma promoção que desejou conquistar, mas não conseguiu; um desemprego que bateu na sua porta; um relacionamento que não deu certo; aquela pessoa que te abandonou; ou te traiu, ou aquela pessoa querida que partiu para a vida eterna; e tantas outras coisas que desejou, mas que não lhe foi concedido(a) (para sua Salvação como um LIVRAMENTO). Para suportarmos as dores das podas é necessário permanecermos em Jesus, longe d'Ele seremos lançados fora e queimados pelas circunstâncias da vida, pelas nossas dores, pelas nossas magoas, pelos nossos pecados, por tantas outras "prioridades" e falsas ocupações que nos desviam de Deus e de nossa meta que é a Santidade e o Reino de Deus:Lucas 14,15-20: “E, ouvindo isto, um dos que estavam com ele à mesa, disse-lhe: Bem-aventurado o que comer pão no reino de Deus. Porém, ele lhe disse: Um certo homem fez uma grande ceia, e convidou a muitos. E à hora da ceia mandou o seu servo dizer aos convidados: Vinde, que já tudo está preparado. E todos à uma começaram a escusar-se. Disse-lhe o primeiro: Comprei um campo, e importa ir vê-lo; rogo-te que me hajas por escusado. E outro disse: Comprei cinco juntas de bois, e vou experimentá-los; rogo-te que me hajas por escusado. E outro disse: Casei, e portanto não posso ir...” Este maravilhoso ensinamento desta parábola do grande banquete, onde Jesus está comparando o Reino dos Céus com um grande banquete de festa. Quem é que não gosta de ser convidado para um banquete? Quem é que não gosta de ser convidado para aquela festa onde vai comer de tudo? O Reino dos Céus é uma grande festa que o Pai preparou para nós, Seus filhos. Cada um de nós somos convidados para este grande banquete! Mas não pense em banquete apenas no sentido do alimento material e substancial, onde comemos frutas, verduras e aquelas coisas saborosas que se tem num banquete. É muito mais do que isso, porque os alimentos que comemos são necessárias para a nossa subsistência aqui na terra, mas comemos e voltamos a ter fome. Jesus está falando do grande banquete que o Pai preparou para nós, onde ninguém mais terá fome e sede, onde todos nós somos saciados, e o próprio Cristo é o alimento que nos sacia!




(cena do filme "Inteligência Artificial" que nos remete a música Deus de amor de Tomás de Aquino)




“Ó Jesus, que nesta vida, pela fé eu vejo,

Realiza, eu te suplico, este meu desejo:

Ver-te, enfim, face a face, meu Divino Amigo!

Lá no Céu, eternamente, ser feliz contigo!”









A presença de Deus nos enche e nos preenche, de modo que a nossa fome e nossa sede interior são saciadas por essa presença de Deus! Para este banquete todos nós fomos convidados mas, infelizmente, como na parábola do Evangelho houve aqueles que se portaram com indiferença e fizeram vista grossa, colocaram dificuldade, deram desculpa, cada um tinha uma escusa, um trabalho, uma coisa para fazer, cada um tinha um compromisso. A vida vai se enchendo de ocupações, ocupamo-nos com tanta coisa e deixamos perder o essencial. Vamos rezar agora suplicando a Deus a graça de suportarmos todas as podas necessárias que Ele precisa fazer em nós?






OREMOS...






"Senhor nosso Deus e nosso Pai, ajuda-me com a tua graça a compreender e aceitar todas as podas que o Senhor faz em nossas vidas! Hoje eu entendo que nem tudo que eu desejo é bom e necessário para mim e para minha salvação, eu entendo que é necessário a poda para que eu tenha força e vida, e para ser mais santo e te servir melhor, não em vista de minha santidade egoísta e pessoal, mas em virtude de um povo que ainda sofre, e que na sombra da morte estão sentados por não te conhecerem: o Deus verdadeiro e misericordioso que eu experimento todos os dias! Que Tua santa vontade se cumpra em minha vida, como um tesouro em vaso de argila, Amém!”






“LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO











------------------------------------------------------

 






 

APOSTOLADO BERAKASHComo você pode ver, ao contrário de outros meios midiáticos, decidimos por manter a nossa página livre de anúncios, porque geralmente, estes querem determinar os conteúdos a serem publicados. Infelizmente, os algoritmos definem quem vai ler o quê. Não buscamos aplausos, queremos é que nossos leitores estejam bem informados, vendo sempre os TRÊS LADOS da moeda para emitir seu juízo. Acreditamos que cada um de nós no Brasil, e nos demais países que nos leem, merece o acesso a conteúdo verdadeiro e com profundidade. É o que praticamos desde o início deste blog a mais de 20 anos atrás. Isso nos dá essa credibilidade que orgulhosamente a preservamos, inclusive nestes tempos tumultuados, de narrativas polarizadas e de muita Fake News. O apoio e a propaganda de vocês nossos leitores é o que garante nossa linha de conduta. A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas deste blog não significa, necessariamente, adesão às ideias neles contidas. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo deste blog. Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica desnecessária será prontamente banida. Todos as postagens e comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam necessariamente, a posição do blog. A edição deste blog se reserva o direito de excluir qualquer artigo ou comentário que julgar oportuno, sem demais explicações. Todo material produzido por este blog é de livre difusão, contanto que se remeta nossa fonte. Não somos bancados por nenhum tipo de recurso ou patrocinadores internos, ou externo ao Brasil. Este blog é independente e representamos uma alternativa concreta de comunicação. Se você gosta de nossas publicações, junte-se a nós com sua propaganda, ou doação, para que possamos crescer e fazer a comunicação dos fatos, doa a quem doer. Entre em contato conosco pelo nosso e-mail abaixo, caso queira colaborar:

 




filhodedeusshalom@gmail.com


Curta este artigo :

+ Comentário. Deixe o seu! + 6 Comentário. Deixe o seu!

12 de julho de 2015 às 11:31

Em verdade digo, certa vez fui ignorado por compara as dificuldades de uma senhora viúva, dizendo que ela não precisaria mendigar favores aos homens, pois Jesus lhe daria condições. ela disse que eu não o respeitei sua fidelidade como membro. Bom seria se ela lesse este seu artigo, muito bom.

31 de outubro de 2016 às 19:55

LAZARO NÃO ERA UM JUSTO

29 de junho de 2019 às 13:28

Concordo plenamente...ele nao nra justo mas sim JUSTIFICADO

26 de setembro de 2019 às 03:25

Concordo plenamente,oro ao SENHOR para nós dar sabedoria e escancarar nossa mente, pois bendito é quem lê e guarda.aleluias!!!!

26 de setembro de 2019 às 03:32

Glórias ao SENHOR, que possamos Tamar posse da palavra, bem aventurados os que lê e guardam as escrituras destas profesias!!!, Estou FORTE obrigado senhor!!!!

9 de agosto de 2021 às 12:10

Prezado pastor Henrique Coe e demais irmãos em Cristo,


Somos tentados a dar logo uma resposta fácil à pergunta afirmando por uma suposta dedução lógica que Lázaro NÃO ERA UM JUSTO, mas sim um JUSTIFICADO. Ora meus irmãos, isso é muito fácil de refutar: Se lázaro não fosse um justo, evidentemente, não iria para o "seio de de Abraâo" (lugar daqueles que ainda aguardavam a JUSTIFICAÇÃO DE CRISTO na mansão dos Justos,pelo sacrifício redentor de Nosso Senhor Jesus Cristo no madeiro da cruz). Os justos mencionados no Antigo Testamento, e que morreram antes da morte e ressurreição de Jesus, só foram para o céu quando Cristo, conforme aprendemos com o Credo Apostólico,desceu à mansão dos mortos e lhes resgatou. Jesus não desceu ao inferno para ali libertar condenados, mas à mansão dos Justos (conf.1 Pedro 3,9; 4, 6). Dessa forma, podemos dizer que, antes de consumada a obra redentora de Cristo, não havia nenhum ser humano no céu.

Shalom !!!

Postar um comentário

Todos os comentários publicados não significam a adesão às ideias nelas contidas por parte deste apostolado, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Conforme a lei o blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido(a), desde que a resposta não contenha palavrões e ofensas de cunho pessoal e generalizados. Os comentários serão analisados criteriosamente e poderão ser ignorados e ou, excluídos.

TRANSLATE

QUEM SOU EU?

Minha foto
CIDADÃO DO MUNDO, NORDESTINO COM ORGULHO, Brazil
Neste Apostolado APOLOGÉTICO (de defesa da fé, conforme 1 Ped.3,15) promovemos a “EVANGELIZAÇÃO ANÔNIMA", pois neste serviço somos apenas o Jumentinho que leva Jesus e sua verdade aos Povos. Portanto toda honra e Glória é para Ele.Cristo disse-nos:Eu sou o caminho, a verdade e a vida e “ NINGUEM” vem ao Pai senão por mim" (João14, 6).Defendemos as verdade da fé contra os erros que, de fato, são sempre contra Deus.Cristo não tinha opiniões, tinha a verdade, a qual confiou a sua Igreja, ( Coluna e sustentáculo da verdade – Conf. I Tim 3,15) que deve zelar por ela até que Ele volte(1Tim 6,14).Deus é amor, e quem ama corrige, e a verdade é um exercício da caridade. Este Deus adocicado, meloso, ingênuo, e sentimentalóide, é invenção dos homens tementes da verdade, não é o Deus revelado por seu filho: Jesus Cristo.Por fim: “Não se opor ao erro é aprová-lo, não defender a verdade é nega-la” - ( Sto. Tomás de Aquino).Este apostolado tem interesse especial em Teologia, Política e Economia. A Economia e a Política são filhas da Filosofia que por sua vez é filha da Teologia que é a mãe de todas as ciências. “Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao vosso nome dai glória...” (Salmo 115,1)

POSTAGENS MAIS LIDAS

SIGA-NOS E RECEBA AS NOVAS ATUALIZAÇÕES EM SEU CELULAR:

TOTAL DE ACESSOS NO MÊS

ÚLTIMOS 5 COMENTÁRIOS

ANUNCIE AQUI! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com

SÓ FALTA VOCÊ! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com

SÓ FALTA VOCÊ! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com
 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2013. O BERAKÁ - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger