A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas deste blog não significa, necessariamente, adesão às ideias neles contidas. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo deste blog, não sendo a simples indicação, ou reprodução a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica desnecessária será prontamente banida. Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, de maneira alguma, a posição do blog. Não serão aprovados os comentários escritos integralmente em letras maiúsculas, ou CAIXA ALTA. A edição deste blog se reserva o direito de excluir qualquer artigo ou comentário que julgar oportuno, sem demais explicações. Todo material produzido por este blog é de livre difusão, contanto que se remeta nossa fonte.
Home » » Cuba: detidos 240 ativistas no Dia dos Direitos Humanos

Cuba: detidos 240 ativistas no Dia dos Direitos Humanos

Written By Beraká - o blog da família on domingo, 14 de dezembro de 2014 | 20:18


Presos por razões políticas em Cuba chegam a 110, segundo Comissão Cubana de Direitos Humanos e Reconciliação Nacional.



Como acontece em todo 10 de dezembro, a polícia cubana deteve mais de duas centenas de dissidentes que participaram nesta quarta-feira de manifestações convocadas em sete províncias da ilha para comemorar o Dia Internacional dos Direitos Humanos.





Pelo menos 32 pessoas foram presas em Havana quando tentavam se juntar a uma concentração convocada com antecedência pelas Damas de Branco e pelo Movimento Nova República. Dois repórteres do jornal digital 14 y Medio, dirigido pela jornalista Yoani Sánchez, também foram presos enquanto cobriam a notícia. Os dois foram liberados três horas mais tarde.



“O Observatório Cubano de Direitos Humanos (OCDH) confirma a detenção de ao menos 240 pessoas que tentavam participar de atividades do Dia dos Direitos Humanos”, informou nesta quinta-feira o próprio OCDH em comunicado, denunciando “o bloqueio sistemático das comunicações entre os ativistas da ilha e grupos da diáspora cubana”.



As Damas de Branco afirmaram que as forças de segurança impediram muitas delas de sair de casa para ir à manifestação que tinham convocado diante da popular sorveteria Coppelia, no centro da capital. “A casa não é um calabouço”, protestaram no Twitter. A líder do grupo, Berta Soler, e seu esposo, o ex-preso político Ángel Moya, foram detidos a poucos metros de sua residência.


O Movimento Cristão Libertação (MCL) celebrou o Dia dos Direitos Humanos em Santiago de Cuba, segundo informações de Andrés Chacón, membro do secretariado executivo, de Miami. “Expressamos incondicional solidariedade para com os detidos e agredidos em Cuba neste dia 10 de dezembro. Viva Cuba livre!”, manifestou-se o MCL em uma breve nota.


As prisões cubanas mantêm 110 presos por razões políticas, segundo o último informe da Comissão Cubana de Direitos Humanos e Reconciliação Nacional (CCDHRN), dirigida pelo ativista Elizardo Sánchez, em Havana.


Sánchez explicou que o governo cubano trocou as longas condenações por prisões de curta duração e por ações de intimidação, como os “atos de repúdio” para calar as vozes dissidentes.


Até novembro deste ano(2014), a CCDHRN registrou 8.410 detenções temporárias, uma média de 764 por mês.



Fonte: Zenit



*Caso queira saber mais e participar de nosso apostolado, bem como agendar palestras e cursos em sua paróquia, cidade,pastoral, e ou movimento da Igreja, entre em contato conosco  pelo e-mail:  


filhodedeusshalom@gmail.com
Curta este artigo :

Postar um comentário

Conforme a lei o blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido, desde que a resposta não contenha palavrões e ofensas de cunho pessoal e generalizados.Serão analisadas e poderão ser ignoradas e ou, excluídas.

Quem sou eu?

Minha foto
CIDADÃO DO MUNDO, NORDESTINO COM ORGULHO, Brazil
Neste Apostolado promovemos a “EVANGELIZAÇÃO ANÔNIMA", pois neste serviço somos apenas o Jumentinho que leva Jesus e sua verdade aos Povos. Portanto toda honra e Glória é para Ele.Cristo disse-nos:Eu sou o caminho, a verdade e a vida e “ NINGUEM” vem ao Pai senão por mim." ( João, 14, 6).Como Católicos,defendemos a verdade, contra os erros que, de fato, são sempre contra Deus.Cristo não tinha opiniões, tinha verdades, a qual confiou a sua Igreja, ( Coluna e sustentáculo da verdade – Conf. I Tim 3,15) que deve zelar por elas até que Cristo volte.Quem nos acusa de falta de caridade mostra sua total ignorância na Bíblia,e de Deus, pois é amor, e quem ama corrige, e a verdade é um exercício da caridade.Este Deus adocicado,meloso,ingênuo, e sentimentalóide,é invenção dos homens tementes da verdade, não é o Deus revelado por seu filho: Jesus Cristo.Por fim: “Não se opor ao erro é aprová-lo, não defender a verdade é nega-la” - ( Sto. Tomáz de Aquino)

As + lidas!

 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2013. O BERAKÁ - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger