A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas no todo ou em parte, não significa necessariamente, a adesão às ideias nelas contidas, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Todas postagens e comentários são de inteira responsabilidade de seus autores primários, e não representam de maneira alguma, a posição do blog. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo desta página.
Home » , » Qual a explicação para um "aparente escondimento e silêncio de Deus" na obra de maturidade humana?

Qual a explicação para um "aparente escondimento e silêncio de Deus" na obra de maturidade humana?

Written By Beraká - o blog da família on quinta-feira, 25 de julho de 2013 | 22:52








POR QUE DEUS SE ESCONDE e muitas vezes parece silenciar?




"Verdadeiramente, TU ÉS O DEUS QUE TE OCULTAS, o Deus de Israel, o Salvador."(Isaías 45,15)



“BUSCAI ao Senhor enquanto se pode achar, INVOCAI-O enquanto está perto. (Isaías 55,6)



Na história da redenção quem primeiro se escondeu foi o homem no Éden ao perceber-se nu. “Onde estás?” bradava o Senhor. Não que Deus o tenha perdido de vista, mas ele quem se perdeu de si mesmo. Seus olhos foram abertos para discernir o bem e o mal, porém, vendados para a percepção da glória de Deus.O Criador, porém, não desistiu de Sua criatura, e desde então, vem se revelando discreta e gradativamente através dos meios por Ele estabelecidos. Se quisermos saber como Deus Se revela, temos que investigar onde e como Ele Se oculta. Mesmo depois de ter tido uma extraordinária experiência em que Deus Se revelou a ele, o profeta Isaías concluiu: “Verdadeiramente tu és o Deus que te ocultas, o Deus de Israel, o Salvador” (Is. 45,15).Ocultar-se do homem não foi apenas uma manifestação do Seu justo juízo, mas também de Sua misericórdia.O homem, em seu estado pecaminoso, não poderia fitar seus olhos no Eterno sem que sua vida fosse consumida (Êx.33,20).A humanidade ferida pelo pecado original foi pega por uma sensação de abandono, ignorando por completo o paradeiro do seu Criador. 





A história de um "rito de iniciação indígena" do jovem para a vida adulta, que nos dará algumas respostas!
















Gosto muito de uma história dos índios Cherokee, dos Estados Unidos, que ilustra de uma maneira  profunda e simples esta relação entre Deus e a humanidade depois que nossa percepção foi afetada pelo pecado, e de certa forma nos traz luzes e entendimentos para o aparente ocultamento de Deus: O pai leva o filho para a floresta durante o final da tarde, venda-lhe os olhos e deixa-o sozinho. O filho se senta sozinho no topo de uma montanha toda a noite e não pode remover a venda até os raios do sol brilharem no dia seguinte. Ele não pode gritar por socorro para ninguém. Se ele passar a noite toda lá, será considerado um homem! Ele não pode contar a experiência aos outros meninos porque cada um deve tornar-se homem do seu próprio modo, enfrentando o medo do desconhecido.O menino está naturalmente amedrontado. Ele pode ouvir toda espécie de barulho. Os animais selvagens podem, naturalmente, estar ao redor dele. Talvez alguns humanos possam feri-lo. Os insetos e cobras podem vir picá-lo. Ele pode estar com frio, fome e sede. O vento sopra a grama e a terra sacode os tocos, mas ele se senta estoicamente, nunca removendo a venda. Segundo os Cherokees, este é o único modo dele se tornar um homem. Finalmente...Após a noite horrível, o sol aparece e a venda é removida. Ele então descobre seu pai sentado na montanha perto dele. Ele estava a noite inteira protegendo seu filho do perigo.












Deus jamais desistiu da raça humana! Mesmo que tenha ficado em silêncio por muito tempo, Ele caminhou ao nosso lado, impedindo que fôssemos destruídos!














Há momentos de tamanho sofrimento, que nos recusamos a acreditar que Ele esteja ali ao nosso lado...













Jó, o homem cuja paciência foi relatada nas Escrituras como sua principal virtude, não escapou deste sentimento de abandono! Veja o que ele diz: “Ah! Se eu soubesse onde encontrá-lo! Então me chegaria ao seu tribunal (...) Mas se me adianto, ali não está; se torno para trás, não o percebo, se opera à esquerda, não o vejo; encobre-se à direita, e não o diviso. Mas Ele conhece o meu caminho...” (Jó 23,3.8-10a).Repare que as palavras de Jó são a antítese do que dissera Davi em seu conhecido Salmo 139. Enquanto Jó admite sua ignorância, e afirma não saber onde encontrá-lo, Davi toma o caminho oposto e diz não saber onde NÃO encontrar Deus, e onde ocultar-se de Deus? “Tu me cercaste em volta; puseste sobre mim a tua mão...Para onde me irei do teu Espírito? Para onde fugirei da tua face? Se subir ao céu, Tu aí estás; se fizer nas profundezas a minha cama, Tu ali também estás. Se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar, ainda ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá” (Sl.139,5.7-10).A mesma realidade examinada de dois pontos de vista antagônicos. “Onde encontrar Deus?” se opõe à verdadeira questão “Onde não encontrá-lo?”






Por que Deus se esconde? "Se Deus quer a salvação de todos, por que então alguns nascem pagãos ou ateus?"













A pergunta acima é um falso problema!






Se Deus é onipotente, pode e sabe tudo, por que já não nos deu a evidência, a clareza de sua existência de tal forma que não fosse necessário buscá-lo continuamente. Por que Deus não se impõe? Pela própria natureza da verdade e do amor divino, e daquilo que Deus é em plenitude. Ele é uma verdade tal que quem o vir face a face não será capaz de resistir, de dizer não. Não poderíamos então escolher e amar livremente, dizer quero ou não quero. Na sua infinita bondade Deus quer filhos que o amem livremente. Isto faz parte da natureza do amor da criatura. Deus pode tudo, mas não pode forçar você a amá-Lo. Se fizesse isso, não seria amor que, por definição, precisa ser livre e espontâneo. Por isso Deus, na sua bondade, se esconde de nós para que, atraídos por Ele de forma indireta, possamos livremente buscá-Lo, livremente amá-Lo e livremente servi-Lo. Nosso amor eterno por Deus depende da liberdade exercida enquanto ainda não o vemos face a face.





Existem pessoas ateias porque existe a liberdade racional de decidir e optar!











Porém, ninguém é ateu naturalmente! Deus nos criou voltados para Ele. A tendência natural do ser humano é a fé. A falta de fé é algo contrário à natureza humana e destrói o ser humano, ninguém é ateu e feliz, tranquilo e realizado! Ser ateu é necessariamente uma posição contrária à natureza humana, e isso exige esforço e justificação contínua!











Por isso que o futuro da humanidade jamais será o ateísmo! O racionalista moderno infla o ego e acha que não precisa de Deus. Mas assim que a pessoa abraça essa ideia ateia, percebe-se que sua vida está cheia de deuses falsos, mesmo que ela não o admita! Por fim, não esqueçamos que em Cristo Deus se revela plenamente aos homens e já não há mais nada a revelar, pois tudo está consumado!




“E ainda que venha um anjo de Deus revelar  algo novo, que seja anátema (Galatas 1,8)”












Adoro Te devote  (Santo Tomás de Aquino)




DEUS de Amor, 
nós te adoramos neste Sacramento,
Corpo e Sangue que fizeste nosso alimento.
És o DEUS escondido, vivo e vencedor!
A teus pés depositamos todo nosso amor.



Meus pecados redimistes sobre a Tua Cruz,
Com Teu Corpo e com Teu Sangue, 
Ó SENHOR JESUS!
Sobre os nossos altares, vítima sem par,
Teu Divino sacrifício queres renovar.



No Calvário se escondia Tua Divindade,
Mas aqui também se esconde tua humanidade!
Creio em ambas e peço, como o bom ladrão,
No Teu Reino, eternamente, Tua Salvação!



Creio em Ti ressuscitado, mais que São Tomé.
Mas aumenta na minha alma o poder da fé!
Guarda a minha esperança, cresce o meu amor.
Creio em Ti ressuscitado, meu DEUS e SENHOR!




Ó JESUS que nesta vida pela fé eu vejo,
Realiza, eu Te suplico este meu desejo:
Ver-Te, enfim, Face a Face, meu Divino Amigo,
Lá no Céu, eternamente, ser feliz Contigo!








----------------------------------------------------------

 

 

 



 

 

APOSTOLADO BERAKASH: Como você pode ver, ao contrário de outros meios midiáticos, decidimos por manter a nossa página livre de anúncios, porque geralmente, estes querem determinar os conteúdos a serem publicados. Infelizmente, os algoritmos definem quem vai ler o quê. Não buscamos aplausos, queremos é que nossos leitores estejam bem informados, vendo sempre os TRÊS LADOS da moeda para emitir seu juízo. Acreditamos que cada um de nós no Brasil, e nos demais países que nos leem, merece o acesso a conteúdo verdadeiro e com profundidade. É o que praticamos desde o início deste blog a mais de 20 anos atrás. Isso nos dá essa credibilidade que orgulhosamente a preservamos, inclusive nestes tempos tumultuados, de narrativas polarizadas e de muita Fake News. O apoio e a propaganda de vocês nossos leitores é o que garante nossa linha de conduta. Sempre nos preocupamos com as questões de direito autoral e de dar o crédito a quem lhe é devido. Se por acaso alguém se sentir ferido(a) em seus direitos autorais quanto a textos completos, ou parciais, publicados ou traduzidos aqui (já que não consegui identificar e contatar alguns autores(as), embora tenha tentado), por favor, não hesite em nos escrever para que possamos fazer o devido registro de seus créditos, sejam de textos, fontes, ou imagens. Para alguns, erros de ortografia e de digitação valem mais que o conteúdo, e  já invalida “todes” o texto? A falta de um “a”, de alguma vírgula, ou alguns trocadilhos, já são suficientes para não se ater a essência do conteúdo? Esclareço que levo mais tempo para escrever, ou repostar um conteúdo do que corrigi-lo, em virtude do tempo e  falta de assessoria para isto. A maioria aqui de nossos(as) leitores(as) preferem focar no conteúdo e não na superficialidade da forma (não quero com isto menosprezar as regras gramaticais, mas aqui, não é o essencial). Agradeço as correções pontuais, não aquelas genéricas, tipo: “seu texto está cheio de erros de português” - Nas próximas pontuem esses erros (se puderem e souberem) para que eu faça as devidas correções. Semanalmente faço postagens sobre os mais diversos assuntos: política, religião, família, filosofia, sociologia, moral Cristã, etc. Há quem goste e quem não gosta de minhas postagens! Faz parte do processo, pois nem todos pensamos igual. Isso também aconteceu com Jesus e com os apóstolos e com a maioria daqueles(as) que assim se expõem. Jesus não disse que só devemos pregar o que agrada aos outros, mas o que precisamos para nossa salvação! Paulo disse o mesmo ao jovem bispo Timóteo (2Tm 4,1-4). Padre, seminarista, leigo católico e catequista não devem ter medo de serem contestados! Seja fiel ao Magistério Integral da igreja! Quem disse que seria fácil anunciar Jesus e seus valores? A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas deste blog não significa, necessariamente, adesão às ideias neles contidas. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo deste blog. Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica desnecessária será prontamente banida. Todos as postagens e comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam necessariamente, a posição do blog. A edição deste blog se reserva o direito de excluir qualquer artigo ou comentário que julgar oportuno, sem demais explicações. Todo material produzido por este blog é de livre difusão, contanto que se remeta nossa fonte. Não somos bancados por nenhum tipo de recurso ou patrocinadores internos, ou externo ao Brasil. Este blog é independente e representamos uma alternativa concreta de comunicação. Se você gosta de nossas publicações, junte-se a nós com sua propaganda, ou doação, para que possamos crescer e fazer a comunicação dos fatos, doa a quem doer. Entre em contato conosco pelo nosso e-mail abaixo, caso queira colaborar:

 

 


 

filhodedeusshalom@gmail.com







Curta este artigo :

+ Comentário. Deixe o seu! + 1 Comentário. Deixe o seu!

Anônimo
28 de agosto de 2022 às 08:29

sem palavras...

Postar um comentário

Todos os comentários publicados não significam a adesão às ideias nelas contidas por parte deste apostolado, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Conforme a lei o blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido(a), desde que a resposta não contenha palavrões e ofensas de cunho pessoal e generalizados. Os comentários serão analisados criteriosamente e poderão ser ignorados e ou, excluídos.

TRANSLATE

QUEM SOU EU?

Minha foto
CIDADÃO DO MUNDO, NORDESTINO COM ORGULHO, Brazil
Neste Apostolado APOLOGÉTICO (de defesa da fé, conforme 1 Ped.3,15) promovemos a “EVANGELIZAÇÃO ANÔNIMA", pois neste serviço somos apenas o Jumentinho que leva Jesus e sua verdade aos Povos. Portanto toda honra e Glória é para Ele.Cristo disse-nos:Eu sou o caminho, a verdade e a vida e “ NINGUEM” vem ao Pai senão por mim" (João14, 6).Defendemos as verdade da fé contra os erros que, de fato, são sempre contra Deus.Cristo não tinha opiniões, tinha a verdade, a qual confiou a sua Igreja, ( Coluna e sustentáculo da verdade – Conf. I Tim 3,15) que deve zelar por ela até que Ele volte(1Tim 6,14).Deus é amor, e quem ama corrige, e a verdade é um exercício da caridade. Este Deus adocicado, meloso, ingênuo, e sentimentalóide, é invenção dos homens tementes da verdade, não é o Deus revelado por seu filho: Jesus Cristo.Por fim: “Não se opor ao erro é aprová-lo, não defender a verdade é nega-la” - ( Sto. Tomás de Aquino).Este apostolado tem interesse especial em Teologia, Política e Economia. A Economia e a Política são filhas da Filosofia que por sua vez é filha da Teologia que é a mãe de todas as ciências. “Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao vosso nome dai glória...” (Salmo 115,1)

POSTAGENS MAIS LIDAS

SIGA-NOS E RECEBA AS NOVAS ATUALIZAÇÕES EM SEU CELULAR:

TOTAL DE ACESSOS NO MÊS

ÚLTIMOS 5 COMENTÁRIOS

ANUNCIE AQUI! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com

SÓ FALTA VOCÊ! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com

SÓ FALTA VOCÊ! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com
 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2013. O BERAKÁ - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger