A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas no todo ou em parte, não significa necessariamente, a adesão às ideias nelas contidas, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Todas postagens e comentários são de inteira responsabilidade de seus autores primários, e não representam de maneira alguma, a posição do blog. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo desta página.
Home » , » Você sabe a diferença entre evangelização e proselitismo?

Você sabe a diferença entre evangelização e proselitismo?

Written By Beraká - o blog da família on terça-feira, 27 de setembro de 2011 | 23:31







Missão, Evangelização e Proselitismo




Por Steven Hayes - Traduzido do inglês por: Natalia Waszczynskyi




Será que esta pode ser a diferença entre evangelização e proselitismo?





- Evangelização, dentro do uso do termo (em inglês), significa dizer ou espalhar a Boa-nova. Os quatro Evangelhos falam das boas novas sobre Jesus Cristo. Quando nós, como cristãos, dizemos aos outros o que Deus fez em Jesus Cristo, nós estamos evangelizando.






- Proselitismo, de outro lado, significa «trazer pessoas para dentro», fazendo-as mudar suas convicções, seu partido, suas opiniões ou sua religião. No proselitismo há uma forte tendência de dizer às pessoas o quão ruim ou erradas são suas crenças atuais. Dizer às pessoas que suas crenças são más ou erradas não parece ser «Boa-nova.» - Se nós evangelizamos, não estamos dizendo «nossa religião é melhor que a sua religião.» 






Não estamos nos colocando como seres moralmente ou espiritualmente superiores, e tentando conquistar pessoas para deixar sua religião juntando-se a nós, de forma que se sintam tão superiores como nós. Quando evangelizamos, dizemos, de fato, que Deus fez grandes coisas.“Alguém descreveu uma vez que  a evangelização é como um mendigo dizendo a outro mendigo aonde conseguir pão.Para um mendigo faminto, esta é uma «boa-nova.» E um mendigo transmitindo a outro mendigo tais «boas notícias» não pode se sentir vangloriado ou superior por este motivo.” Quando os primeiros missionários budistas saíram da Índia para ir a outros lugares, chegando ao novo local, disseram apenas dois tipos de coisas: «Isto é o que fazemos» e «Isto é o que não fazemos.» Eles não fizeram nenhum comentário sobre o que as pessoas lá já estavam fazendo em sua religião ou filosofia. Não criticaram ou condenaram as crenças e práticas das pessoas. Este pode ser um bom exemplo para os missionários cristãos também seguirem. Se agirmos assim, então estaremos evangelizando e não fazendo proselitismo. Muitos missionários ortodoxos seguiram seguem este exemplo dos budistas com sucesso em terras Muçulmanas e de outras crenças majoritárias. - “Se as pessoas que ouvem a Sagrada Escritura dizem que querem seguir Cristo e ser batizados, então, é claro, haverá mais o que aprender. Se eles quiserem realmente seguir Cristo, então vão querer também aprender mais a respeito da fé cristã e sua aplicação em suas próprias vidas e comportamento.”













Quando o Príncipe Vladimir de Ruskiev se tornou cristão em 988, ele surpreendeu os missionários bizantinos ao buscar abolir a principal punição em seu reino. Houve uma mudança radical em seu estilo de vida. “Necessariamente, as pessoas não se tornam cristãs simplesmente mudando seu estilo de vida, especialmente se elas mudaram através da força ou fraude. Forçar tais mudanças nas pessoas é proselitismo e não evangelização. Evangelização é feita com espírito de humildade e amor, enquanto o proselitismo é caracterizado pela arrogância e orgulho. É muito mais fácil fazer proselitismo do que evangelizar; entretanto, somos chamados a evangelizar.” Tentei, neste artigo, indicar onde, segundo penso, residem as principais diferenças entre evangelização e proselitismo. A diferença é importante e acredito que é uma das mais sérias questões que os estudiosos de missiologia da Igreja nos dias de hoje.Se não a enfrentamos com seriedade, verdade e misericórdia esta situação, nós cristãos , podemos nos deparar fazendo críticas às ações que nós próprios praticamos, e condenando o que, em certos lugares e situações nós também o fazemos.





Fonte: revista da OCMC - Outubro 2002 - pg 14 e 15




DOCUMENTO VATICANO: "EVANGELIZAÇÃO NÃO É PROSELITISMO NEM RELATIVISMO!"













(Nota doutrinal da Congregação para a Doutrina da Fé - CIDADE DO VATICANO, sexta-feira, 14 de dezembro de 2007) -  Diante da «crescente confusão» sobre o termo evangelização, a Santa Sé publicou esta sexta-feira um documento no qual declara que ela não significa nem «proselitismo» nem «relativismo» - «Toda pessoa tem direito de escutar a Boa Nova de Deus que se revela e se entrega em Cristo para que viva em plenitude sua própria vocação. A este direito, corresponde-lhe o dever de evangelizar», explica.Trata-se da «Nota Doutrinal acerca de alguns aspectos da Evangelização», redigida pela Congregação para a Doutrina da Fé, resultado de um trabalho de anos, que o anterior prefeito desse organismo vaticano, o cardeal Joseph Ratzinger, havia começado.Alguns, explica o texto, consideram que não se deve promover a conversão a Cristo, pois é possível salvar-se sem um conhecimento explícito de Jesus e sem uma incorporação formal à Igreja.Estas convicções tomam mais força em um ambiente de relativismo, que nega a capacidade humana de conhecer a verdade.O documento propõe o ensinamento e o diálogo, em respeito à plena liberdade de toda pessoa, para anunciar o amor de Cristo.Ao mesmo tempo, declara, não é evangelização cristã a postura de diálogo que comporta a coerção ou a instigação, que não respeita a dignidade e a liberdade religiosa.«A incorporação de novos membros à Igreja não é a expansão de um grupo de poder, mas a entrada na rede de amizade com Cristo, que une o céu e a terra, continentes e épocas diferentes», declara.A Igreja, segundo a fé católica, é «instrumento da presença de Deus e, por este motivo, instrumento de uma autêntica humanização do homem e do mundo». O documento cita a constituição do Concílio Vaticano II Gaudium et Spes para afirmar que o respeito à liberdade religiosa e sua promoção «não devem fazer-nos indiferentes por nenhum motivo perante a verdade e o bem. E mais, o próprio amor leva os discípulos de Cristo a anunciar a todos os homens a verdade que salva». E «para que a luz da verdade seja irradiada a todos os homens, precisa-se antes de tudo do testemunho da santidade. Se a palavra é desmentida pela conduta, dificilmente é acolhida».Mas ao mesmo tempo, acrescenta recordando o pensamento de Paulo VI:«inclusive o testemunho mais lindo será no longo prazo impotente se não for iluminado, justificado e explicitado por um anúncio claro e inequívoco do Senhor Jesus».Evangelização e ecumenismo não estão em oposição, acrescenta o documento. Mas sim, sucede o contrário. As divisões dos cristãos podem comprometer seriamente a credibilidade da missão evangelizadora da Igreja. Se o ecumenismo consegue realizar uma maior unidade entre os cristãos, a evangelização também resultará mais eficaz.O documento conclui com uma mensagem do pontificado de Bento XVI:«O anúncio e o testemunho do Evangelho são o primeiro serviço que os cristãos podem oferecer a toda pessoa e a todo o gênero humano».





Fonte: Zenit






----------------------------------------------------------

 

 

 



 

 

APOSTOLADO BERAKASH: Como você pode ver, ao contrário de outros meios midiáticos, decidimos por manter a nossa página livre de anúncios, porque geralmente, estes querem determinar os conteúdos a serem publicados. Infelizmente, os algoritmos definem quem vai ler o quê. Não buscamos aplausos, queremos é que nossos leitores estejam bem informados, vendo sempre os TRÊS LADOS da moeda para emitir seu juízo. Acreditamos que cada um de nós no Brasil, e nos demais países que nos leem, merece o acesso a conteúdo verdadeiro e com profundidade. É o que praticamos desde o início deste blog a mais de 20 anos atrás. Isso nos dá essa credibilidade que orgulhosamente a preservamos, inclusive nestes tempos tumultuados, de narrativas polarizadas e de muita Fake News. O apoio e a propaganda de vocês nossos leitores é o que garante nossa linha de conduta. Sempre nos preocupamos com as questões de direito autoral e de dar o crédito a quem lhe é devido. Se por acaso alguém se sentir ferido(a) em seus direitos autorais quanto a textos completos, ou parciais, publicados ou traduzidos aqui (já que não consegui identificar e contatar alguns autores(as), embora tenha tentado), por favor, não hesite em nos escrever para que possamos fazer o devido registro de seus créditos, sejam de textos, fontes, ou imagens. Para alguns, erros de ortografia e de digitação valem mais que o conteúdo, e  já invalida “todes” o texto? A falta de um “a”, de alguma vírgula, ou alguns trocadilhos, já são suficientes para não se ater a essência do conteúdo? Esclareço que levo mais tempo para escrever, ou repostar um conteúdo do que corrigi-lo, em virtude do tempo e  falta de assessoria para isto. A maioria aqui de nossos(as) leitores(as) preferem focar no conteúdo e não na superficialidade da forma (não quero com isto menosprezar as regras gramaticais, mas aqui, não é o essencial). Agradeço as correções pontuais, não aquelas genéricas, tipo: “seu texto está cheio de erros de português” - Nas próximas pontuem esses erros (se puderem e souberem) para que eu faça as devidas correções. Semanalmente faço postagens sobre os mais diversos assuntos: política, religião, família, filosofia, sociologia, moral Cristã, etc. Há quem goste e quem não gosta de minhas postagens! Faz parte do processo, pois nem todos pensamos igual. Isso também aconteceu com Jesus e com os apóstolos e com a maioria daqueles(as) que assim se expõem. Jesus não disse que só devemos pregar o que agrada aos outros, mas o que precisamos para nossa salvação! Paulo disse o mesmo ao jovem bispo Timóteo (2Tm 4,1-4). Padre, seminarista, leigo católico e catequista não devem ter medo de serem contestados! Seja fiel ao Magistério Integral da igreja! Quem disse que seria fácil anunciar Jesus e seus valores? A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas deste blog não significa, necessariamente, adesão às ideias neles contidas. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo deste blog. Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica desnecessária será prontamente banida. Todos as postagens e comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam necessariamente, a posição do blog. A edição deste blog se reserva o direito de excluir qualquer artigo ou comentário que julgar oportuno, sem demais explicações. Todo material produzido por este blog é de livre difusão, contanto que se remeta nossa fonte. Não somos bancados por nenhum tipo de recurso ou patrocinadores internos, ou externo ao Brasil. Este blog é independente e representamos uma alternativa concreta de comunicação. Se você gosta de nossas publicações, junte-se a nós com sua propaganda, ou doação, para que possamos crescer e fazer a comunicação dos fatos, doa a quem doer. Entre em contato conosco pelo nosso e-mail abaixo, caso queira colaborar:

 

 


 

filhodedeusshalom@gmail.com


Curta este artigo :

+ Comentário. Deixe o seu! + 1 Comentário. Deixe o seu!

18 de julho de 2013 às 20:34

Aqui vai uma história interessante e esclarecedora sobre o proselitismo judaico.

http://cafehistoria.ning.com/profiles/blogs/e-o-mundo-ocidental-quase-foi-judeu

Postar um comentário

Todos os comentários publicados não significam a adesão às ideias nelas contidas por parte deste apostolado, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Conforme a lei o blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido(a), desde que a resposta não contenha palavrões e ofensas de cunho pessoal e generalizados. Os comentários serão analisados criteriosamente e poderão ser ignorados e ou, excluídos.

TRANSLATE

QUEM SOU EU?

Minha foto
CIDADÃO DO MUNDO, NORDESTINO COM ORGULHO, Brazil
Neste Apostolado APOLOGÉTICO (de defesa da fé, conforme 1 Ped.3,15) promovemos a “EVANGELIZAÇÃO ANÔNIMA", pois neste serviço somos apenas o Jumentinho que leva Jesus e sua verdade aos Povos. Portanto toda honra e Glória é para Ele.Cristo disse-nos:Eu sou o caminho, a verdade e a vida e “ NINGUEM” vem ao Pai senão por mim" (João14, 6).Defendemos as verdade da fé contra os erros que, de fato, são sempre contra Deus.Cristo não tinha opiniões, tinha a verdade, a qual confiou a sua Igreja, ( Coluna e sustentáculo da verdade – Conf. I Tim 3,15) que deve zelar por ela até que Ele volte(1Tim 6,14).Deus é amor, e quem ama corrige, e a verdade é um exercício da caridade. Este Deus adocicado, meloso, ingênuo, e sentimentalóide, é invenção dos homens tementes da verdade, não é o Deus revelado por seu filho: Jesus Cristo.Por fim: “Não se opor ao erro é aprová-lo, não defender a verdade é nega-la” - ( Sto. Tomás de Aquino).Este apostolado tem interesse especial em Teologia, Política e Economia. A Economia e a Política são filhas da Filosofia que por sua vez é filha da Teologia que é a mãe de todas as ciências. “Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao vosso nome dai glória...” (Salmo 115,1)

POSTAGENS MAIS LIDAS

SIGA-NOS E RECEBA AS NOVAS ATUALIZAÇÕES EM SEU CELULAR:

TOTAL DE ACESSOS NO MÊS

ÚLTIMOS 5 COMENTÁRIOS

ANUNCIE AQUI! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com

SÓ FALTA VOCÊ! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com

SÓ FALTA VOCÊ! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com
 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2013. O BERAKÁ - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger