Santa
Teresa D’Ávila é uma religiosa, mística e doutora da Igreja do século XVI, que
em suas memórias relatou como, após uma longa experiência, aprendeu que “não há
coisa de que os demônios fujam mais, para não mais voltar, do que a água benta”.
O que não é tão conhecido são as experiências que a levaram a essa conclusão, que a santa descreve em sua autobiografia, o “Livro da vida”:
“Eu
estava certa vez num oratório e me apareceu, do lado esquerdo, uma figura
abominável; percebi especialmente a boca, porque falava: era horrível. Parecia
que lhe saía do corpo uma grande chama, muito clara, sem nenhuma sombra.
Disse-me, aterrorizando-me, que eu me livrara de suas garras, mas que voltaria
a elas”, revelou Santa Teresa no início do capítulo 31 de sua obra.
Em seguida, assustada, tentou espantá-lo com o sinal da Cruz. O demônio a abandonou, mas logo voltou. Isso aconteceu várias vezes, até que notou que tinha água benta perto:
“Isso me aconteceu por duas vezes. Não sabendo o que
fazer, peguei da água benta que ali havia e lancei-a para onde essa figura se
encontrava. Ela nunca mais voltou”.
Em outro momento, santa Teresa escreveu que:
"O demônio esteve cinco horas a
atormentando com dores e desassossegos interiores e exteriores tão terríveis
que pensei não poder suportar. As pessoas que estavam comigo ficaram espantadas
e não sabiam o que fazer, nem eu a que recorrer”.
A santa admitiu que só encontrou alívio depois de pedir água benta e jogá-la no local onde viu um demônio perto. É na explicação desse fato que é dada a conhecer a sua citação mais famosa sobre esse sacramental:
“A
partir de muitos fatos, obtive a experiência de que não há coisa de que os demônios
fujam mais, para não mais voltar, do que da água benta! Eles também fogem da
cruz, mas retornam! Deve ser grande a virtude da água benta”, assinalou.
Mais tarde, assegurou que:
Conheceu o consolo da alma depois de tomar a água, o que lhe gerou “uma espécie de deleite interior” que a confortava. - “Não se trata de ilusão nem de coisa que só aconteceu uma vez, mas sim de algo frequente que tenho observado com cuidado. Digamos que seja como se a pessoa estivesse com muito calor e sede e bebesse um jarro de água fria, sentindo todo o seu corpo refrescar. Penso em quão importante é tudo o que a Igreja ordena, e alegra-me muito ver que tenham tanta força as palavras que comunica à água benta para que esta fique tão diferente da comum”, continuou.
Santa
Teresa D’Ávila conta muitas outras histórias sobre o poder da água benta no
restante do capítulo.
Fazer o sinal da cruz com água benta é uma oração em si e pede à Santíssima Trindade que nos cerque de proteção e graça.No entanto, há também uma oração adicional que pode ser dita. É uma prece curta, adaptada do Salmo 51 (Miserere), e resume perfeitamente o simbolismo encontrado no uso da água benta para nos abençoar.
Sobre o uso do "sal abençoado"
Também, é um antigo costume manter em casa um pequeno recipiente de sal abençoado. É preciso pedi-lo ao pároco, embora hoje em dia muitos padres não estejam mais familiarizados com esta prática. De fato, o sal abençoado é hoje um sacramental muitas vezes negligenciado. Apesar disso, ele representa uma poderosa arma contra o mal, conforme o texto usado na sua bênção de acordo com o Ritual Romano: o sal abençoado é descrito como símbolo de saúde para a mente e o corpo daqueles que o utilizam porque tem o sentido de nos livrar da impureza e nos proteger dos ataques malignos. O próprio Cristo nos exorta, no Evangelho, a sermos "sal da terra e luz do mundo"(confr.Mateus 5, 13-16).
O
Rito Romano da Igreja Católica também menciona o uso de sal abençoado. O
Rituale Romanum de 1962 inclui o sal como componente em três ritos:
1º)-Batismo: Antes dos candidatos entrarem na igreja ou batistério, o sal é benzido com um exorcismo, podendo-se colocar uma pitada na boca dos candidatos. No entanto, na prática moderna, isso pode ser ignorado.
2º)-Reconsagração de um altar: Em um rito para a reconsagração de um altar que foi perturbado, o sal é exorcizado, abençoado e misturado com cinzas, água e vinho, sendo a mistura resultante, usada para fazer a argamassa com a qual o altar é selado novamente.
3º)- Bênção da água benta: O sal é adicionado à água em silêncio após uma oração em que Deus é convidado a abençoar o sal, lembrando o sal abençoado "espalhado sobre a água pelo profeta Eliseu" (confr. 2Reis 2,19-25). É invocando seu forte memorial para"afastar o poder do mal".
Sal
como sacramental
O sal também, pode ser abençoado para uso como sacramental, usando a mesma oração usada durante a preparação da água benta. Este sal pode ser aspergido em uma sala, ou em um limiar, ou em outros lugares como uma invocação de proteção divina. Isso manterá os demônios e as pessoas possuídas longe de um local ou pessoa, onde eles evitam cruzar uma linha, ou círculo feito com sal. Também, o mesmo pode ser consumido de forma prudente e moderada, durante o ritual.
Abaixo estão duas orações opcionais que nos auxiliam na benção e aspersão com a água benta:
“Asperge-me,
ó Senhor, com hissopo, e eu serei purificado; lava-me, e ficarei mais branco
que a neve! Constrói em mim um coração limpo, ó Deus, e renova um espírito reto
dentro de mim.” (Salmo 51).Em nome do Pai, do Filho, e do Espírito Santo, Amém!
“Levanta-se Deus, e eis que se dispersam seus inimigos! (Salmo 67).Fugi potências inimigas! Venceu o Leão da tribo de Judá! (Apocalipse 5,5).Eu e minha casa serviremos ao Senhor! (Josué 24,15) Portanto,não temos parte contigo espírito répobro! Afasta-te satanás em nome de Jesus! É mal tudo que nos ofereces! Bebe tu mesmo de teu próprio veneno! Colocamos entre mim juntamente com toda minha familia, e ti, a potência do sangue redentor, e o suor de Cristo substanciado nesta água benta! Pelos meritos de todos os Santos e Santas, e na autoridade do poderoso nome Nosso Senhor Jesus Cristo, te lembramos e ordenamos que vás para o lugar que a Santíssima Trindade já te reservou, desde a tua queda (II Pd 2, 4), em nome do Pai, do Filho e Espírito Santo, Amém!
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Infelizmente, o Ritual de Bênçãos traduzido para o Português, não prescreve ao sacerdote o exorcismo da água e do sal, seguido da mistura com a devida oração. Virou uma bendição.
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