A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas no todo ou em parte, não significa necessariamente, a adesão às ideias nelas contidas, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Todas postagens e comentários são de inteira responsabilidade de seus autores primários, e não representam de maneira alguma, a posição do blog. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo opinativo desta página.
Home » , , » São Roberto Belarmino, Doutor da Igreja, e a Consolidação da Contra-Reforma Católica

São Roberto Belarmino, Doutor da Igreja, e a Consolidação da Contra-Reforma Católica

Written By Beraká - o blog da família on sábado, 22 de junho de 2024 | 10:02

 



O século XVI foi marcado por profundas transformações religiosas, intelectuais e culturais na Europa. O Renascimento, com seu impulso humanista, trouxe florescimento das artes, da literatura e das ciências, mas também promoveu mudanças nos costumes e nas mentalidades que desafiaram tradições antigas. A valorização do individualismo, o questionamento da autoridade e o gosto pelo ceticismo intelectual repercutiram fortemente na Igreja, exigindo dela não apenas respostas teológicas, mas também renovação moral e disciplinar. Nesse contexto, surgiu a Reforma, que se desdobrou em duas fases: a Revolução Protestante e a Reforma Católica.  No entanto, a bem da verdade, a reforma na Igreja não foi uma reação à Reforma Protestante; ela teve início muito antes, de forma independente, com embriões reformistas já visíveis desde São Francisco e o pontificado de seu tempo, bem como com papas anteriores que empreenderam reformas significativas na disciplina e espiritualidade eclesiástica. Enquanto a Revolução Protestante fragmentou a unidade da Igreja no norte europeu, a Reforma Católica promoveu uma revitalização interna da fé, da disciplina clerical e da educação religiosa, gerando um novo rosto para a Igreja. Nesse cenário de crise e renovação, destacou-se São Roberto Belarmino, cujas contribuições intelectuais e espirituais consolidaram a doutrina tridentina e influenciaram decisivamente o rumo da Igreja Católica frente aos desafios do Protestantismo e das transformações científicas, culturais e morais da época.



Romanos 5,20: "Veio, porém, a lei para que a ofensa abundasse; mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça"



De acordo com Edward McNall Burns (professor de História da Rutgers University), o Renascimento foi acompanhado de um "outro movimento — A Reforma": Este movimento compreendeu duas fases principais:


-A "Revolução Protestante ou Reforma Protestante", que irrompeu em 1517 e levou a maior parte da Europa setentrional a separar-se da igreja romana. 



-E a "Reforma Católica", que alcançou o auge em 1560. Embora a última não seja qualificada de revolução, na verdade o foi em quase todos os sentidos do termo, pois pareceu que efetuou uma alteração profunda em alguns dos característicos mais notáveis do catolicismo da Idade Média."








Acontecimentos também reformistas, foram: 



-O Quinto Concílio de Latrão: Tentou promover reformas administrativas e disciplinares na Igreja, embora tenha alcançado resultados limitados.


-Os Sermões Reformistas de John Colet: Destacaram a necessidade de moralidade clerical e renovação espiritual, influenciando o pensamento humanista cristão.


-A publicação do "Consilium de Emendanda Ecclesia" de Gasparo Contarini: Documento que propunha reformas na estrutura e nos costumes eclesiásticos, precursor da Reforma Católica.


-A fundação do Oratório do Amor Divino: Movimento devocional que buscava promover vida espiritual e disciplina entre leigos e clérigos, reforçando práticas piedosas.



Para McNall Burns, a Contrarreforma não seria propriamente um movimento da Igreja Católica de reação à contestação iniciada por Martinho Lutero. A Revolução Protestante foi apenas uma das fases do grande movimento denominado como "Reforma", a outra fase foi a "Reforma Católica". 




Estudos recentes mostram que os primórdios do movimento reformista católico foram em tudo independentes da Revolução Protestante! 




Daniel-Rops, historiador da Academia Francesa, nega a existência de relações de causa e efeito entre a reforma católica e a reforma protestante: "Nem na ordem cronológica nem na ordem lógica temos o direito de falar de  contrarreforma para caracterizar esse salto gigantesco - esse admirável esforço de rejuvenescimento, e ao mesmo tempo de reorganização que, em cerca de trinta anos, deu à Igreja um rosto novo!"




Daniel-Rops afirma que "o capitão Inácio de Loyola, ferido em Pamplona, não escreveu nenhum tratado sobre a estratégia anti-herética, mas apenas os "Exercícios Espirituais"




E nem foi o ódio contra a tese luterana, mas o amor a Deus, que iluminou o rosto do São Caetano diante do presépio em Santa Maria Maggiore na noite de Natal 1517. G. Battelli no Dizionario di Storiografia online, afirma que a maioria dos historiógrafos católicos e protestantes, hoje distinguem claramente a "Reforma católica" da "Contrarreforma", o primeiro deles, no final do século XIX, foi o protestante Maurenbrecher. Confrome o historiador Daniel-Rops: 




"Já na segunda metade do século XV, tudo o que havia de mais representativo entre os católicos, todos os que tinham verdadeiramente consciência da situação, reclamavam a reforma, por vezes num tom de violência feroz, e mais frequentemente, como um ato de fé nos destinos eternos da 'Ecclesia Mater':


 


-Teresa de Ávila, reformadora das Carmelitas 



-Na Alemanha destacava-se Nicolau de Cusa. 



-Mas a Espanha foi que sobressaiu-se como vanguarda da Reforma Católica em fins do século XV". 



-Os reis católicos consideraram a reforma eclesiástica como uma parte essencial da restauração do Estado, o que norteou a sua política. 



-O Cardeal Cisneros, com a aprovação da monarquia, reformou os franciscanos com São Pedro de Alcântara e a vida monástica, em especial a dos beneditinos naquele país.



-A Universidade de Alcalá, fundada pelo Cardeal Francisco de Cisneros, foi um grande centro de estudos teológicos e humanísticos e fez publicar a célebre Bíblia Poliglota Complutense, em seis volumes em 1517 editada em hebraico, latim e grego. 




A Igreja espanhola, nas primeiras décadas do século XVI era, sem dúvida, a de maior nível espiritual e científico do continente!




A obra de renovação espiritual do clero e do povo levada a efeito por São João de Ávila constitui um capítulo à parte na história religiosa do século XVI.[17] Santa Teresa de Ávila reformou a Ordem do Carmelo[18] e São João da Cruz estendeu a reforma aos frades Carmelitas. 




Foram reformadas nessa época antigas ordens religiosas como: 



-A dos Beneditinos por Didier de la Cour e a Congregação de São Mauro na França. 


-Os Cistercienses por João Batista de la Barrière Abade de Notre-Dame de Feuillans. 


-Os Trapistas, por Rancé, Abade de Trappe. 


-Os Agostinianos foram reformados por Pedro Fourier. 


-Os Premonstratenses, por Lacruels (Lairvelz).

 

 


O apogeu da Reforma católica, no entanto, se deu com os papas reformistas: 




-O primeiro deles foi Adriano VI (1522-1523), que procurou moralizar os costumes da Cúria Romana e combater os desperdícios. Convocou a Dieta de Nuremberga na qual o seu legado reconheceu as culpas da Igreja e procurou estabelecer a união de França e Espanha.



-Sucedeu-lhe o Papa Clemente VII com um governo de onze anos (1523-1534). Inábil politicamente, aliou-se ao rei francês Francisco I que foi derrotado por Carlos V na disputa pelo cargo de Imperador Romano e por isto teve de suportar o Saque de Roma pelos Lansquenetes. 



-Os papas Paulo III, Paulo IV, Pio V e Sixto V, que cobriram um período que vai de 1534 a 1590, foram os mais zelosos reformistas que presidiram a Santa Sé desde Gregório VII.As finanças da Igreja foram reorganizadas e os cargos foram ocupados por padres e religiosos de reconhecida fama de disciplina e austeridade e foram rigorosos com os clérigos que persistiam no vício e no ócio. 




A ação dos papas reformistas foi completada com a convocação do Concílio ecuménico que se reuniu na cidade de Trento!




Foi sob a ação destes papas que a Reforma Católica alcançou o seu auge. Quando da sua eleição, o Papa Paulo III (Cardeal Alexandre Farnese) tinha 66 anos e parecia fraco e doente, mas pôs mãos à obra com grande energia. Era um reconhecido diplomata e estadista e decidiu convocar um Concílio. Começou a reforma da Igreja a partir da própria Cúria.




Reformou o "Colégio Cardinalício" nomeando homens como: 




-John Fisher, 


-Giacomo Simonetta, 


-Gasparo Contarini, 


-Reginaldo Pole, 


-João Pedro Carafa, 


-Fregoso, 


-Tomás Badia, 


-Gregório Cortese 


-E Giovanni Gerolamo Morone. 



John Fisher, como Thomas Morus, morreria mártir pelas mãos de Henrique VIII, outros viriam a ser canonizados como John Houghton, mártir também. Após reformar o colégio de cardeais, Paulo III empreendeu a reforma do clero e das ordens religiosas, especialmente os agostinhos, os dominicanos e os franciscanos.


 

Fonte: Wikipedia

 



 


 



São Roberto Belarmino defendeu a supremacia da fé com uma argúcia que poucos poderiam igualar!

 

 

Por Ramos Cleiton Ramos




 

O Intelecto Feroz no Campo de Batalha Teológico




Em uma época em que a Igreja Católica enfrentava suas maiores ameaças, emergiu uma figura cuja mente brilhante foi tanto escudo quanto espada contra os avanços do Protestantismo: Roberto Belarmino. Nascido em uma família nobre empobrecida, sua ascensão ao coração da política eclesiástica e suas batalhas intelectuais marcaram um dos capítulos mais vibrantes da história da Igreja.








Enfrentando Gigantes: De Reis a Cientistas!




Belarmino não recuou diante de adversários formidáveis, desde monarcas, como o Rei James I da Inglaterra, que desafiavam abertamente a autoridade papal, até cientistas renomados, como Galileu Galilei, cujas teorias ameaçavam sacudir os próprios fundamentos da doutrina católica. Em debates acalorados e correspondências penetrantes, Belarmino defendeu a supremacia da fé com uma argúcia que poucos poderiam igualar.










O Caso Galileu: Entre a Fé e as Estrelas!









A interação de Belarmino com Galileu é talvez seu momento mais emblemático. Nomeado para avaliar a controversa teoria heliocêntrica, Belarmino enfrentou um verdadeiro dilema ético e intelectual. Ele navegou habilmente por essas águas turbulentas, promovendo um equilíbrio delicado entre aceitação científica e conformidade teológica. Seu conselho a Galileu de manter o heliocentrismo como uma "mera hipótese" ilustra sua visão profética de que a ciência e a religião não são inimigas, mas duas formas de buscar a verdade.








Austeridade no Poder: O Cardeal que Renunciou ao Luxo!




Apesar de seu poder e influência, Belarmino escolheu uma vida de simplicidade. Esse homem, que poderia viver entre luxos, optou por dar tudo aos pobres, vivendo com a mesma austeridade de um eremita. Ele mostrava que o verdadeiro poder reside não na riqueza ou no prestígio, mas na capacidade de servir humildemente aos outros.










Legado de São Roberto Belarmino: "O Defensor da Fé que Moldou Gerações!"





O legado de Roberto Belarmino transcende suas polêmicas e suas vitórias teológicas. Seus escritos, especialmente suas "Disputações sobre as Controvérsias da Fé Cristã", são uma fortaleza intelectual que ainda hoje protege a doutrina católica. Sua vida é um testemunho de que a verdadeira grandeza vem de uma vida dedicada não apenas ao conhecimento, mas ao serviço apaixonado da fé.



Os livros de Belarmino trazem a marca de sua época; os esforços em busca da elegância literária (chamada "maraviglia") deram lugar a um desejo de juntar tanto material quanto possível, de abraçar todo o campo do conhecimento humano e incorporá-lo na teologia. Suas controversas obras provocaram muitas respostas e foram estudadas por décadas depois de sua morte. Em Leuven, ele estudou profundamente os Padres da Igreja e os teólogos escolásticos, o lhe forneceu extenso material para seu livro "De scriptoribus ecclesiasticis" (Roma, 1613).




Dogmáticas



Das pesquisas de Belarmino nasceu sua "Disputationes de controversiis christianae fidei" (amplamente conhecido como Disputationes), publicada primeiro em Ingolstadt in 1581–1593. Esta grande obra foi uma das primeiras tentativas de sistematizar as várias controvérsias religiosas de sua época. Belarmino dedicou onze anos de sua vida a ela enquanto lecionava no Colégio Romano. O primeiro volume trata da Palavra de Deus, de Cristo e do papa; o segundo, da autoridade dos concílios ecumênicos e da Igreja, seja militante, expectante ou triunfante; o terceiro, dos sacramentos; e o quarto, da graça divina, livre arbítrio, justificação e boas obras.



Controvérsia do juramento de fidelidade e a autoridade papal




Belarmino também se envolveu numa controvérsia com o rei James I da Inglaterra. Do ponto de vista dos princípios para os católicos ingleses, este debate atraiu a atenção de diversas personalidades da Europa Ocidental e acabou dando destaque aos dois protagonistas, o rei James como um campeão de seu próprio protestantismo calvinista e Belarmino por seu catolicismo tridentino.




Obras devocionais


-Dottrina cristiana breve, 1752



Escritos polêmicos



-Disputationes de controversiis christianae fidei adversus hujus temporis hereticos

-De exemptione clericorum, e De indulgentiis et jubilaeo, publicada como monografia em 1599, mas sucessivamente incorporada ao De controversiis

-De transitu Romani Imperii a graecis ad francos (1584)

-Responsio ad praecipua capita apologiae [...] pro successione Henrici Navarreni (1586)

-Judicium de libro quem lutherani vocant concordiae (1585)

-Responsio Matthaei Torti ad librum inscriptum triplici nodo triplex cuneus (1608)

-Apologia Bellarmini pro responsi one sub ad librum Jacobi Magnae Britanniae Regis (1609)

-Tractatus de potestate Summi Pontificis in rebus temporalibus, adversus Gulielmum Barclay (1610)




Obras de catequese e de espiritualidade



-Dottrina cristiana breve e Dichiarazione più copiosa della dottrina cristiana (1598)

-Dichiarazione del simbolo (1604), para uso dos padres

-Admonitio ad Episcopum Theanensem nepotem suum quae sint necessaria episcopo (1612)

-Exhortationes domesticae

-Conciones habitae Lovanii

-De ascensione mentis in Deum (1615)

-De aeterna felicitate sanctorum (1616)

-De gemitu columbae (1617)

-De septem verbis Christi (1618)

-De arte bene moriendi (1620)

-De scriptoribus ecclesiasticis (1615)



Exegese e outros



-De editione latinae Vulgatae, quo sensu a Concilio Tridentino definitum sit ut ea pro authenticae habeatur

-In omnes Psalmos dilucida expositio (1611)

-A edição completa da obra de Belarmino foi publicada em Colônia (1617), Veneza (1721), Nápoles (1856) e Paris (1870).




Canonização e sepultamento



Belarmino foi canonizado pelo papa Pio XI em 1930; no ano seguinte, ele foi declarado Doutor da Igreja. Seus restos, ainda com o traje vermelho dos cardeais, estão em exposição protegidos por um vidro num altar lateral da Igreja de Santo Inácio, a capela do Colégio Romano, perto do corpo de seu aluno, São Luís Gonzaga, como ele mesmo pediu. No Calendário de santos da Igreja Católica, comemora-se São Roberto Belarmino em 17 de setembro, o dia de sua morte.




Adaptado de: pt.churchpop.com




Conclusão  



São Roberto Belarmino permanece como um dos pilares da Reforma Católica, demonstrando que a defesa da fé e o rigor intelectual podem caminhar lado a lado com a humildade e a vida devota. Seus escritos, especialmente as "Disputationes de controversiis christianae fidei", estruturaram o debate teológico e forneceram um guia para gerações posteriores. Além disso, sua postura conciliadora frente à ciência e às autoridades políticas evidencia uma visão profética, em que a razão e a fé se complementam. Ao canonizá-lo e proclamá-lo Doutor da Igreja, a Igreja Católica reconheceu não apenas sua erudição, mas também seu exemplo de dedicação à verdade, à justiça e ao serviço espiritual, consolidando-o como referência essencial para compreender a dinâmica da Reforma Católica e a história da Igreja no controverso século XVI.






📌 Gostou do conteúdo?


👉  Clique aqui para seguir o Blog Berakash

👉 Clique aqui e siga  em nosso canal no YouTube

 

A Paz em Cristo e o Amor de Maria, a mãe do meu Senhor (Lucas 1,43)



Curta este artigo :

Postar um comentário

Todos os comentários publicados não significam nossa adesão às ideias nelas contidas.O blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido(a).Os comentários serão analisados criteriosamente e poderão ser ignorados e ou, excluídos se ofensivos a honra.

TRANSLATE

QUEM SOU EU?

Minha foto
CIDADÃO DO MUNDO, NORDESTINO COM ORGULHO, Brazil
Blog educativo e formativo inspirado em 1Pd 3,15, dedicado à defesa da fé e à evangelização. Nele somos apenas o jumentinho que leva Cristo e sua verdade aos povos, proclamando que Ele é “o caminho, a verdade e a vida” (João 14,6) e que sua Igreja é a coluna e sustentáculo da verdade (1Tm 3,15). Nossa Missão: promover a educação integral da pessoa, unindo fé, razão e cultura; fortalecer famílias e comunidades por meio da formação espiritual e intelectual; proclamar a verdade revelada por Cristo e confiada à Igreja. Nossa Visão: ser um espaço de evangelização que ilumina também os campos social, político e econômico, mostrando que fé e razão caminham juntas, em defesa da verdade contra ideologias que afastam de Deus. Áreas de Estudo: Teologia: mãe de todas as ciências. Filosofia: base da razão e da reflexão. Política: análise crítica de governos e ideologias à luz da fé. Economia: princípios éticos e cristãos aplicados à vida financeira. Rejeitamos uma imagem distorcida e meramente sentimentalista de Deus, proclamando o verdadeiro Deus revelado em Jesus Cristo. Nosso lema é o do salmista: “Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao vosso nome dai glória” (Sl 115,1).

SIGA-NOS E RECEBA AS NOVAS ATUALIZAÇÕES EM SEU CELULAR:

POSTAGENS MAIS LIDAS

TOTAL DE ACESSOS NO MÊS

ÚLTIMOS 5 COMENTÁRIOS

SOMOS CONSAGRADOS JESUS PELAS MÃOS DE MARIA SANTÍSSIMA

SOMOS CONSAGRADOS JESUS PELAS MÃOS DE MARIA SANTÍSSIMA
 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2013. O BERAKÁ - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger