A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas no todo ou em parte, não significa necessariamente, a adesão às ideias nelas contidas, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Todas postagens e comentários são de inteira responsabilidade de seus autores primários, e não representam de maneira alguma, a posição do blog. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo desta página.
Home » , » Ressurreição de Jesus, mito ou fato histórico? Realidade, ou mera simbologia?

Ressurreição de Jesus, mito ou fato histórico? Realidade, ou mera simbologia?

Written By Beraká - o blog da família on quarta-feira, 3 de abril de 2024 | 11:17

 


 


Toda a vida de Cristo nos levam a responder duas perguntas:"por que e para que" Jesus se encarnou, viveu, e livremente se entregou para morrer  numa Cruz?






Responder a primeira pergunta é mais fácil (Por que?) - Jesus se encarnou, viveu, e se entregou livremente a morte de cruz por amor! Ele mesmo nos revelou:




João 15,13-15: "Ninguém demonstra maior amor do que Aquele que dá a sua vida pelos seus amigos."





O "para que" - duas passagem nos auxiliam na resposta:





Isaias 53,5: "Ele carregou os nossos pecados em seu corpo sobre o madeiro para que, mortos os nossos pecados, vivamos para a justiça. Por fim, por suas chagas fomos sarados..."





Hebreus 4, 14-16: "Portanto, visto que temos um grande sumo sacerdote que adentrou os céus, Jesus, o Filho de Deus, apeguemo-nos com toda a firmeza à fé que professamos, pois não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas, mas sim alguém que, como nós, passou por todo tipo de tentação, porém, sem pecado. Assim sendo, aproximemo-nos do trono da graça com toda a confiança, a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça que nos ajude no momento da necessidade..."












ATENÇÃO! Com Jesus, ou sem Jesus, crendo ou não, "todos passamos pelas mesmas dificuldades terrenas!" 











Porém, a diferença do Cristão que crêr, para aquele(a) que não crer, é como se encara e vive esses desafios? Com fé, e dando sentido sentido! O racionalismo exarcebado e alguns teólogos por ele influenciados negaram, a realidade histórica da Ressurreição de Jesus que está nos evangelhos!  Eis abaixo, algumas de suas teorias, motivadas pelo preconceito racionalista (que deseja enquadrar toda a realidade na gaiola da medida da razão humana), imanentista, que de modo revanchsita e sem fundamebtação cabal, exclui toda ação de Deus no mundo:










1. Jesus não morrera na cruz; fora retirado dela ainda com vida, sepultado e reavivado no sepulcro, e dele retirado.





O Novo Testamento, porém, não tem nenhuma informação que apoie tal teoria! Ao contrário, afirma claramente que Jesus morreu realmente (cf. 1Cor 15,3b-5). Outras fontes, não-cristãs, confirmam esta realidade: Flávio Josefo, nas Antiguidades 18,63s, Tácito, historiador romano, em seus Anais 15,44 e até uma obscura passagem do Talmud babilônio afirma que Jesus foi apedrejado na véspera da Páscoa. Não há nenhuma tese entre os judeus que dê base a esta teoria. Além do mais, como poderia um semi-morto aparecer cheio de glória?


 


2. A Ressurreição de Jesus "seria plágio dos mitos de deuses que morrem e ressuscitam", como Dionísio, Ísis, Osíris e o culto a Adônis.




Tal paralelismo não tem o menor sentido. Os deuses mitológicos em geral seguem o ciclo das estações; no caso de Adônis, seu mito em nada tem o significado da Ressurreição de Jesus: Adônis fora morto enquanto caçava um javali; cada ano permitia-se que subisse dos abismos e, por seis meses, procurasse sua amante. Nenhum devoto desse deus afirmou jamais que ele morreu por amor pela humanidade e que ressuscitou por nós e por nossa salvação! Seu retorno era o mito cíclico da vegetação, um assunto anual da natureza, não uma Ressurreição final de uma vez por todas entre os mortos!



 

3. A Ressurreição de Jesus "reduzir-se-ia a uma mera mudança na percepção na vida dos discípulos, sem nenhuma ressurreição real de Jesus, pois Ele apenas ressuscitara simbolicamente no coração de seus discípulos" que o amaram e o sentiam agora mais próximo. Ele ressuscita de novo, a cada dia, nos corações de todos os homens...





Então, o que aconteceu após a crucificação seria somente a descoberta, por parte dos discípulos, do sentido, do significado de Jesus? Ora, não é nesta direção que os documentos do Novo Testamento apontam! Eles testemunham cabalmente, que o Pai ressuscitou Jesus Cristo dentre os mortos (cf. Gl 1,1),veremos adiante em maiores detalhes, essa certeza histórica.



 

4. A brutalidade da crucifixão causou tal impacto nos discípulos, que provocou neles alucinações.





Já Celso, no século II, defendia tal teoria. Tratar-se-iam, então, de visões simplesmente subjetivas. Ora, tal teoria não se sustenta: primeiro, os discípulos não creram logo nas aparições (cf. Mt 28,17; Lc 24,36s; Jo 20,24s); também, o fato de que Jesus não era logo reconhecido pelos que o viram atesta contra a ideia de alucinação; além do mais, as aparições realizavam-se nas situações mais corriqueiras da vida. Falar, portanto, em alucinações, é completamente infundado.

 



5. Por último: os apóstolos fraudaram, pura e simplesmente, roubando o corpo e inventando a ideia de Ressurreição!






Isto contraria totalmente o que sabemos dos apóstolos: eles não eram desonestos, e principalmente, eles não morreriam para testemunhar e sustentar uma fraude! Interessante também, observar o cuidado das comunidades cristãs em preservar os textos intactos, apesar das discrepâncias em suas narrativas. Este dado revela o respeito dos primeiros cristãos por suas fontes: não eram nem visionários, nem exaltados, nem muito menos fraudadores!

 

 



 


 



As testemunhas do Jesus Salvador ressurreto no Novo Testamento podem ajudar-nos a testemunha-lo também com nossas vidas! A ressurreição de Cristo é uma das verdades mais importantes para o Cristianismo! Sem ela não há Cristianismo, evangelho ou esperança de salvação! 



É a vitoria de Cristo “sobre a morte” que separa Jesus Cristo de:




1.        Abraão – o líder do Judaísmo.

2.        Buda – o líder do Budismo.

3.        Maomé – o líder do Islamismo.

4.        Allan Kardec – um dos líderes do Espiritismo.

5.        E de todos fundadores das demais religiões e filosofias.





Só com Jesus, o Cristianismo é a única religião que exibe uma sepultura vazia!










Através dos séculos os cristãos têm sido perseguidos, aprisionados, torturados e executados por causa desta verdade! Mas a igreja nunca abriu mão desta certeza! 





Por isso, não é por acaso que todos os anos, por ocasião da Páscoa, o diabo levanta um boato contra a divindade ou ressurreição! Exemplos?




-Em 1988 o diretor Martin Scorsese lançou o filme “A Ultima Tentação de Cristo”, que apresenta um messias indeciso e mal resolvido.



-Em 2003 o autor Dan Brown lança “O Código Da Vinci”, romance que questiona a divindade de Cristo.



-Em 2012 um arqueólogo declarou ter achado um ossuário com os restos mortais de Jesus Cristo. Depois de muitas reportagens, especulações, e danos á fé de alguns, o achado foi declarado falso!



-Em na véspera desta páscoa de 2014, alguns jornais sensacionalistas noticiaram sobre um papiro antigo que revelaria que Cristo teve uma esposa! Fui pesquisar (D. Henrique) sobre o assunto numa fonte mais séria e descobri que se tratava de mais um outro alarme falso! (Veja na Folha de São Paulo de 11/04/14 artigo: "De novo, a mulher de Jesus" - pelo jornalista Reinaldo José Lopes).





A ressurreição de Cristo tem base histórica sólida e irrefutável! Em I Cor 15, temos testemunhos convincentes da ressurreição de Cristo!










Se você for acusado falsamente de um crime, processado, e levado diante de um tribunal de justiça, torça para ter a seu favor 2 ou 3 testemunhas oculares! Quero dizer, se alguém quiser julgar “a ressurreição”, se foi fato ou fraude, Paulo apresenta mais de 500 testemunhas oculares! Muitos que morreram por causa deste testemunho! Antes de falar das testemunhas oculares Paulo apresenta o seguinte:




I. O testemunho da Igreja Primitiva (1-2)




"1Irmãos, quero lembrar-lhes o evangelho que lhes preguei, o qual vocês receberam e no qual estão firmes. 2 E por meio deste evangelho vocês são salvos…"





Qual a mensagem do Evangelho? Que Cristo morreu pelos nossos pecados e ressuscitou (versos 3-4). Logo, nestes dois primeiros versos (acima) Paulo esta dizendo o seguinte: Os irmãos da igreja em Corinto, que viveram nos tempos de Cristo, não tinham nenhuma dúvida acerca da sua divindade, morte vicária e ressurreição! Permaneciam firmes! Pois eles tinham sido transformados pelo Cristo ressurreto! Eles tinham sido libertos da idolatria, adultério, avareza, vida de contravenção, alcoolismo e práticas homossexuais! (I Cor 6,9-10).




II. O testemunho das Escrituras (3-4)








"3 Pois o que primeiramente lhes transmiti foi o que recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, 4 foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia (após sepultado), segundo as Escrituras..."









Além do testemunho vivo de Cristo e da igreja, Paulo menciona o testemunho das Escrituras! Declarando que, tudo o que aconteceu com Jesus Cristo, aconteceu “segundo as Escrituras”! O Antigo Testamento profetizou sua encarnação, morte vicária e ressurreição (leia o texto de Isaías 53 para confirmar).





III. O relato detalhado de testemunhas "oculares!" (5-8)












"5 e apareceu a Pedro e depois aos Doze. 6 Depois disso apareceu a mais de quinhentos irmãos de uma só vez, a maioria dos quais ainda vive, embora alguns já tenham adormecido. 7 Depois apareceu a Tiago e, então, a todos os apóstolos;8 depois destes apareceu também a mim, como a um que nasceu fora de tempo."




A primeira testemunha ocular mencionada é Pedro. Pedro é uma ótima testemunha, pois no princípio ele não acreditava na ressurreição. Tanto é que ele negou a Cristo três vezes, e voltou a zona de conforto e consolo de sua antiga profissão. A segunda testemunha são os doze! Atos 1,3 diz: “Depois do seu sofrimento, Jesus apresentou-se a eles e deu-lhes muitas provas indiscutíveis de que estava vivo. Apareceu-lhes por um período de quarenta dias falando-lhes acerca do Reino de Deus.” A terceira testemunha é o grupo dos 500 irmãos! Aos quais Cristo se revelou de uma só vez – a maioria dos quais ainda estavam vivos. Lembre-se que Paulo escreveu esta defesa vinte e cinco anos após a ressurreição. A quarta testemunha é Tiago. Provavelmente, este não é o Tiago apóstolo, mas um dos irmãos de Cristo, pois aqui, Paulo o destaca à parte dos doze. Este também é uma testemunha relevante, pois em João 7,5 diz que os parentes de Jesus não criam na sua divindade. Mas, após a ressurreição sabemos que este Tiago, se converteu! Tornou-se um dos líderes da Igreja em Jerusalém! A quinta testemunha é o próprio Paulo! Por várias razões Paulo é uma ótima testemunha a favor da ressurreição. Cidadão romano, Judeu comprometido, inteligente e bem preparado academicamente falando; inimigo famoso e ferrenho do Senhor! Ele não cria em Jesus, nem na sua Divindade, muito menos na sua Ressurreição.Ele perseguia e encarcerava os cristãos!Porém, após um encontro sobrenatural com Cristo ressurreto tornou-se um adorador! Testemunha ocular! Disposto a viver e morrer por Jesus! Na manhã de domingo após a Crucificação de Jesus Cristo, Maria Madalena foi ao sepulcro onde Seu corpo havia sido colocado. Ela encontrou a grande e pesada pedra removida e o sepulcro vazio. Acreditando que o corpo do Salvador havia sido levado, Maria chorou. Alguém se aproximou dela e perguntou: “Mulher, por que choras?” Maria não reconheceu a voz que falava com ela. Achando que era o jardineiro, ela disse: “Dize-me onde o puseste, e eu o levarei” - “Maria”, respondeu a voz. Ela soube imediatamente quem chamou seu nome. Era o Salvador — agora glorificado e ressurreto! (Ver João 20,15–16.)










Maria se tornou a primeira pessoa a ver que Jesus Cristo vive! As escrituras nos dizem que outras pessoas também testemunharam que Ele venceu a morte. Como essas experiências fortalecem nossa fé? Como podemos hoje mesmo sem vê-Lo fisicamente, testificar que Jesus nosso Salvador e libertador vive?




Jesus aparece após a ressurreição, a dois discípulos na estrada para Emaús!






 



Certo dia, pouco depois da Crucificação de Cristo, um desconhecido se juntou a dois discípulos que viajavam para Emaús. Juntos, falaram de profecias sobre a Ressurreição. Essa conversa encheu de alegria os discípulos aflitos e desanimados com os fatos recentes da morte de Jesus no madeiro da cruz. Quando chegaram a Emaús, os discípulos pediram ao desconhecido que permanecesse com eles. Durante a refeição noturna, Ele abençoou e serviu a comida. De repente, os discípulos reconheceram "Aquele desconhecido", mas, antes que pudessem dizer qualquer coisa, Ele desapareceu. Eles perceberam que o Salvador esteve com eles o tempo todo! - “Não ardia em nós o nosso coração?”, perguntaram um ao outro. O Espírito confirmou que era realmente Jesus quem esteve com eles (ver Lucas 24,13–34).




Jesus Cristo apareceu a dez de Seus apóstolos (faltava Judas traidor, que se suicidara, e o apóstolo Tomé), enquanto eles falavam sobre os testemunhos que ouviram sobre Sua Ressurreição! 








“Paz seja convosco”, disse Ele: Vede as minhas mãos e os meus pés, que sou eu mesmo; apalpai-me e vede, pois um espírito não tem carne nem ossos, como vedes que eu tenho...” (Lucas 24,36, 39). 




Cada apóstolo viu e sentiu as mãos e os pés do Salvador, bem como as marcas dos cravos.




Jesus aparece ao apóstolo incrédulo de sua ressurreição, Tomé!








Tomé não estava lá quando o Salvador apareceu aos outros apóstolos. Ele não conseguia acreditar que Jesus havia realmente ressuscitado. Ele disse: “Se eu não vir o sinal dos cravos em suas mãos, (…) de maneira nenhuma o crerei” (João 20,25)Oito dias depois, Jesus apareceu novamente aos apóstolos. Dessa vez, Tomé estava lá e acreditou. Disse Jesus a Tomé: 





“Porque me viste, Tomé, creste; bem-aventurados os que não viram, e creram” (ver João 20,26–29).




Precisamos também, como Cristõs,encontrar meios para "testemunhar a ressurreição de Cristo" com nossas vidas!




(Chiara Luce, Guido Schäffer, Carlo Acutis, e São José Sánchez del Río)





Jesus Cristo apareceu a outras pessoas após Sua Ressurreição (Mateus 28,9–10; Atos 9,4–8; 1 Coríntios 15,6). Embora nós hoje, não o tenhamos visto fisicamente como essas testemunhas oculares da ressureição, podemos sim, dar ao mundo o testemunho da ressurreição de Cristo com a nossa fé e vida!





Jesus perguntou aos Seus discípulos: “Quem dizem por ai ser o Filho do Homem? Eles responderam: Uns, que Tu eis João Batista, ou um dos profetas...Depois, Jesus perguntou: E vós, quem dizeis que Eu sou? Pedro respondeu: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo! Bem-aventurado és Tu, disse Jesus a Pedro. Porque não te revelou isso a carne e o sangue, mas meu Pai, que está nos céus!” (Mateus 16,13–17).



Jesus estava em frente a Pedro. Pedro tinha andado, conversado com Jesus e visto muitos de Seus milagres, mas isso infelizmente, não foi suficiente para Pedro testemunhar a Cristo. Jesus salientou que o testemunho de Pedro foi revelado por nosso Pai Celestial. Jesus ensinou assim, atodos que ali estavam, que esse testemunho de Pedro é mais seguro do que ver com os olhos! Mesmo sem ver Jesus Cristo fisicamente, nós hoje podemos buscá-Lo pessoalmente e aprender mais sobre sua vida e seus ensinamentos. Assim como aqueles que realmente viram o Salvador ressurreto, também hoje, podemos testemunhar com nossas vidas que Ele vive, nos ama e está sempre ao nosso lado, pois Jesus nos prometeu:



“Eis que estou convosco todos os dias, até o fim dos tempos” (Mt 28,20).

 

 

Podemos encontrar Jesus na sagrada escritura, na eucaristia dominical, na oração pessoal, nos documentos oficiais da igreja, em nossos pastores, diretores espirituais, nossas autoridades, nossos pais, parentes, nos bons amigos que querem o nosso bem e nos levar para Deus, e principalmente, naqueles que sofrem, como Jesus nos assegurou:"O que fizerdes a um destes meus irmãos mais pequeninos é a mim que o fazeis” (cf. Mt 25,34-46).



 

Vejamos, agora, algumas reflexões sobre a "credibilidade da Ressurreição:



1. Fato histórico incontestável: a brusca e inexplicável mudança de comportamento dos discípulos: de medrosos, passam a testemunharem ousada e destemidamente, com a própria vida!




Durante todo o ministério de Jesus, muitíssimas vezes os evangelhos dão testemunho da lentidão e da dificuldade dos Doze em compreender Jesus (cf. Mc 8,14-22; 8,31-33; 10,32-45); um dos Doze o traiu, os outros apóstolos não lhe foram solidários e até fugiram (cf. Mt 26,36-56), seu líder negou Jesus por três vezes (cf. Mc 14,66-72). Tudo isto é historicamente irrefutável. O moral do grupo após a sexta-feira era o pior possível; ninguém esperava uma ressurreição de Jesus (cf. Lc 24,21-24). Ora, logo após, os apóstolos mudaram completamente de atitude, de ânimo, de vida! Passaram da depressão ao ânimo, da estupefação ao testemunho, da dispersão à comunhão em torno dos Doze. Resta a pergunta insistente e que não quer se calar: o que houve? Uma fraude, ou alucinação poderia causar tal transformação? Certamente não, pois inexiste testemunho similar na história universal.




2. Os relatos dos evangelhos também, impedem uma teoria de mera alucinação coletiva.




Note-se que as manifestações do Ressuscitado dão-se no cotidiano, quando os apóstolos não esperavam e não estavam em estado de excitação místico-religiosa. Também, é importante o fato de não reconhecerem logo a Jesus (cf. Lc 24,16; Jo 21,4) e mais importante ainda é a surpreendente informação que muitos até duvidaram (cf. Mt 28,16; Mc 16,9-14; Jo 20,24-29). É impressionante a insistência dessa dúvida!




3. Há discrepâncias nos relatos dos personagens nos evangelhos, ou seja, nem todos acreditaram, ou concordaram que Jesus havia ressuscitado!




A Igreja não as harmonizou, num claríssimo sinal de respeito às fontes! Não são portanto, lendas ou frutos de imaginações excitadas! Também, apontam para a historicidade: 




a)-O fato de Jesus confiar o anúncio da Ressurreição a mulheres.


b)-O fato de Jesus não ser reconhecido imediatamente após a ressurreição. 


c)- O fato da incredulidade inicial dos discípulos. 



Nada disso apareceria num texto fraudulento, pois deporia contra a veracidade da Ressurreição!




4. É digno de nota também, que o túmulo vazio nunca foi contestado pelos judeus ou pelos romanos!




Se é exato que tal fato não garante nem prova a Ressurreição, também, é verdadeiro que deixa uma pergunta não respondida: onde está o corpo de Jesus? O que lhe aconteceu? Os discípulos respondem, decididos: “Ele ressuscitou! Nós o vimos!” Porém, note-se que os cristãos nunca usaram o sepulcro vazio como argumento ou prova em favor da Ressurreição; foram os encontros com o Ressuscitado que primeiramente fundamentaram a fé na ressurreição. O sepulcro vazio apenas ajudou a confirmou o fato! Ele fecha a porta para interpretar as manifestações como alucinações ou para uma interpretação “espiritualizada” da Ressurreição de Jesus!




5. É impressionante também, a concordância da Ressurreição com a fé de Israel.

 



Se é verdade que ninguém em Israel esperava uma ressurreição antes do fim dos tempos – e neste sentido a Ressurreição de Jesus é algo absolutamente original e revolucionário -, não é menos verdadeiro que o Senhor Deus é sempre apresentado como o Deus da vida, da justiça, do poder e da fidelidade, de modo que conheciam o Deus de Israel, revelado nos textos sagrados, estavam preparados para compreender a Ressurreição de Jesus como ação culminante desse Deus! Aquele que foi obediente e fiel até a morte, não foi abandonado pelo Senhor Deus que, “segundo as Escrituras” o ressuscitou em sua fidelidade!




6. É interessante também, o quanto a Ressurreição de Jesus dá uma chave potente e coerente para tudo quanto aconteceu na história de Israel e do próprio Jesus de Nazaré, sugerindo realmente a veracidade de tal evento!




A própria fé cristã somente pode explicar-se e articular-se à luz da Ressurreição: sem ela todo o edifício teológico cai e o próprio Antigo Testamento fica sem um final e sem sentido pleno.





7. Não menos digno de nota é o testemunho dos discípulos: eles nunca falaram de aparições, ou vozes interiores, nem de um cadáver reanimado; falaram de um Jesus totalmente transformado e glorioso!





Ora, crer neste testemunho é aceitar a palavra de pessoas que se encontraram com Jesus ressuscitado através de um tipo especial de experiência exclusiva deles. Desde Orígenes e dos Padres da Igreja, chama-se atenção para a coerência dos apóstolos e suas vidas heroicas até o martírio, exatamente por causa de sua experiência com o Ressuscitado.

 




Pode-se concluir tudo isso com o raciocínio lúcido de São Tomás de Aquino: 




Nenhuma razão particular, em si mesma, pode provar a Ressurreição: os argumentos individuais tomados em si mesmos não são prova suficiente da Ressurreição de Cristo, porém tomados em conjunto, de um modo cumulativo, manifestam-na de um modo perfeito. A Ressurreição, por um lado, exige sempre o salto da fé; por outro lado, uma fé esclarecida e racionalmente justificável. Por quanto sejam louváveis, os seguintes versos fideístas não são suficientes para uma adesão humanamente responsável: 





“Vive, vive Jesus Cristo vive hoje:/ 

Passeia comigo e me fala/ 

Ao largo do estreito caminho da vida./ 

Vive, vive para nos salvar;/ 

tu me perguntas como sei que vive?

Vive dentro do meu coração!” 





Se Jesus vive simplesmente porque vive no meu coração, então eu o ressuscito e não ele a mim; eu o salvo da morte e do esquecimento do nada e não ele a mim! É muito mais lúcida, humana, responsável, madura e católica a observação de Tomás de Aquino: "Não devemos crer se não tivermos razões para crer!"



Por Dom Henrique Soares da Costa

 




Conclusão:




Se você é batizado na fé Cristã,seja uma testemunha! Todos os batizados, discípulos e missionários de Jesus, precisamos crescer na consciência de que somos hoje as testemunhas do Ressuscitado, levando a todos a alegria e a esperança da Vida Nova! Na Vigília Pascal, o Papa Francisco convocou o povo a não silenciar a ressurreição nestes tempos difíceis. Pois, é este anúncio que sustenta a esperança e a transforma em gestos concretos de caridade:




“Não fujamos da ressurreição de Jesus; nunca nos demos por mortos, suceda o que suceder!” (Evangelii gaudium, 3). 



Consolidamos a Vitória de Cristo em nosso mundo assumindo no cotidiano práticas de justiça, de verdade e de misericórdia manifestadas no perdão e no amor. Celebramos e anunciamos a Páscoa do Senhor quando não permitimos palavras ou gestos de humanidade reconcilida com Cristo, por Cristo, e em Cristo. Os discípulos fizeram a sua parte. Agora, o convite é dirigido a todos nós: 



"anunciar Cristo Ressuscitado na situação em que nos encontramos, naquilo que fazemos e somos! Renovemos a nossa vida, as nossas escolhas e a nossa existência! Jesus ressuscitou e, com Ele, ressurge a nossa esperança criativa para enfrentar os problemas atuais, porque sabemos que não estamos sozinhos.” (Papa Francisco, homilia na Vigília Pascal).



Seja você, uma testemunha da ressurreição! A fé cristã tem base histórica sólida! Jesus Cristo ressurgiu com poder e grande gloria! As profecias se cumpriram! A morte foi vencida! E sua divindade e poder foi autenticada historicamente! Por isso os apóstolos perderam o medo e a covardia! Por isso sua igreja se espalhou pelo mundo inteiro!



"Cristo Ressuscitou! Sim! Verdadeiramente Ressuscitou! Aleluia!"







Link para o catálogo de nossos livros: https://amzn.to/3vFWLq5





....................................................................






GOSTOU Do APOSTOLADO berakash?  QUER SER UM (A) SEGUIDOR (a) E RECEBER AS ATUALIZÇÕES EM SEU CELULAR, OU, E-MAIL?

 


 

Segue no link abaixo o “PASSO-A-PASSO” para se tornar um(a) seguidor(a) - (basta clicar):

 

 

https://berakash.blogspot.com/2023/10/como-ser-um-ser-um-seguidor-e-ou.html

 

 

Shalom!






.............................................

 





 

APOSTOLADO BERAKASH - A serviço da Verdade: Este blog não segue o padrão comum, tem opinião própria, não querendo ser o dono da verdade, mas, mostrando outras perspectivas racionais para ver assuntos que interessam a todos. Trata basicamente de pessoas com opiniões e ideias inteligentes, para pessoas inteligentes. Ocupa-se de ideias aplicadas à política, a religião, economia, a filosofia, educação, e a ética. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre literatura,  questões culturais, e em geral, focando numa discussão bem fundamentada sobre temas os mais relevantes em destaques no Brasil e no mundo. A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas deste blog não significa, necessariamente, adesão às ideias neles contidas. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo deste blog, não sendo a simples indicação, ou reprodução a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. As notícias publicadas nesta página são repostadas a partir de fontes diferentes, e transcritas tal qual apresentadas em sua origem. Este blog não se responsabiliza e nem compactua com opiniões ou erros publicados nos textos originais. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com as fontes originais para as devidas correções, ou faça suas observações (com fontes) nos comentários abaixo para o devido esclarecimento aos internautas. Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica desnecessária será prontamente banida. Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, de maneira alguma, a posição do blog. Não serão aprovados os comentários escritos integralmente em letras maiúsculas, ou CAIXA ALTA. A edição deste blog se reserva o direito de excluir qualquer artigo ou comentário que julgar oportuno, sem demais explicações. Todo material produzido por este blog é de livre difusão, contanto que se remeta nossa fonte.Não somos bancados por nenhum tipo de recurso ou patrocinadores internos, ou externo ao Brasil. Este blog é independente e representamos uma alternativa concreta de comunicação. Se você gosta de nossas publicações, junte-se a nós com sua propaganda para que possamos crescer e fazer a comunicação dos fatos, doa a quem doer. Entre em contato conosco pelo nosso e-mail abaixo, caso queira colaborar de alguma forma:

 

 

 

 

filhodedeusshalom@gmail.com

 

Curta este artigo :

Postar um comentário

Todos os comentários publicados não significam a adesão às ideias nelas contidas por parte deste apostolado, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Conforme a lei o blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido(a), desde que a resposta não contenha palavrões e ofensas de cunho pessoal e generalizados. Os comentários serão analisados criteriosamente e poderão ser ignorados e ou, excluídos.

TRANSLATE

QUEM SOU EU?

Minha foto
CIDADÃO DO MUNDO, NORDESTINO COM ORGULHO, Brazil
Neste Apostolado APOLOGÉTICO (de defesa da fé, conforme 1 Ped.3,15) promovemos a “EVANGELIZAÇÃO ANÔNIMA", pois neste serviço somos apenas o Jumentinho que leva Jesus e sua verdade aos Povos. Portanto toda honra e Glória é para Ele.Cristo disse-nos:Eu sou o caminho, a verdade e a vida e “ NINGUEM” vem ao Pai senão por mim" (João14, 6).Defendemos as verdade da fé contra os erros que, de fato, são sempre contra Deus.Cristo não tinha opiniões, tinha a verdade, a qual confiou a sua Igreja, ( Coluna e sustentáculo da verdade – Conf. I Tim 3,15) que deve zelar por ela até que Ele volte(1Tim 6,14).Deus é amor, e quem ama corrige, e a verdade é um exercício da caridade. Este Deus adocicado, meloso, ingênuo, e sentimentalóide, é invenção dos homens tementes da verdade, não é o Deus revelado por seu filho: Jesus Cristo.Por fim: “Não se opor ao erro é aprová-lo, não defender a verdade é nega-la” - ( Sto. Tomás de Aquino).Este apostolado tem interesse especial em Teologia, Política e Economia. A Economia e a Política são filhas da Filosofia que por sua vez é filha da Teologia que é a mãe de todas as ciências. “Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao vosso nome dai glória...” (Salmo 115,1)

POSTAGENS MAIS LIDAS

SIGA-NOS E RECEBA AS NOVAS ATUALIZAÇÕES EM SEU CELULAR:

TOTAL DE ACESSOS NO MÊS

ÚLTIMOS 5 COMENTÁRIOS

ANUNCIE AQUI! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com

SÓ FALTA VOCÊ! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com

SÓ FALTA VOCÊ! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com
 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2013. O BERAKÁ - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger