A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas no todo ou em parte, não significa necessariamente, a adesão às ideias nelas contidas, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Todas postagens e comentários são de inteira responsabilidade de seus autores primários, e não representam de maneira alguma, a posição do blog. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo desta página.
Home » , , , » Afinal, devemos ou não fazer comparações para fazermos as escolhas corretas?

Afinal, devemos ou não fazer comparações para fazermos as escolhas corretas?

Written By Beraká - o blog da família on segunda-feira, 25 de março de 2024 | 14:11






Por *Francisco José Barros Araújo 




"Como saber o que é bom, ou mal, certo ou errado, belo ou feio, moral, imoral, ou amoral,  se não tenho com o que comparar?"









O próprio Jesus estabeleceu o critério por excelência da comparação: "pelo fruto conhecerei a árvore..." (Mateus 7,16-18). São Paulo também, estabeleceu o critério Paulino de comparação, que é usado até hoje pela igreja: "pesai (comparai) tudo e ficai apenas com o que é bom" (1 Tessalonicenses 5,21). A comparação é inata ao ser humano! Ao observar os outros, aprendemos os diferentes modelos de comportamento. O sinal vermelho, no entanto, acende quando alguém ao invés de melhorar, está piorando com as comaparações, fazendo mal a si mesma e aos demais.Estar em permanente estado de comparação, para considerar-se melhor que os outros, é um comportamento extremamente tóxico que leva a criação de padrões inatingíveis.Quando alguém se compara com o outro e se identifica como superior ou inferior, em relação às suas características físicas, financeiras ou intelectuais, está impedindo que suas verdadeiras potencialidades se sobressaiam e permitam sua missão nesse mundo. Comparar-se intensamente é como manter uma imagem distorcida o tempo todo no espelho da vida. Frustração e infelicidade passam a ser as principais companheiras da pessoa, sentimentos que são portas abertas para ansiedade, depressão e outros transtornos psíquicos. Comparar-se não é de todo ruim. As crianças, ao observarem os pais, buscam aprender o certo e o errado. Vivemos em sociedade e é comum que nas relações em diferentes campos, como o financeiro e o social, busquemos referências para fazer as nossas escolhas. Nos comparamos uns aos outros a fim de evoluirmos e termos referências do que é bom ou ruim. Essa tarefa de conhecimento mútuo requer, no entanto, para além do conhecimento superficial de cada um. 




Como não comparar, se vivemos no mundo de constantes comparações?



Bom, alguém pode dizer que não é correto, nem conveniente, fazer comparações. Mas, pessoas e suas atitudes estão como produtos expostos em lojas, nos diferentes setores da nossa sociedade. Pessoas são submetidas a provas e comparadas em colégios, universidades, concursos, programas de TV, escolha de miss,nos esportes, na escolha para presidente, governador, prefeito, prêmio nobel, etc...




Vivemos em um mundo onde a comparação é inevitável - Como não fazer comparação?




Fazer comparação é uma lei imposta por nossa sociedade, não se sai de casa sem ela! Esta lei é ambígua, pois causa tristeza, desalento, inveja, ciume, violência, ansiedade, depressão e morte. Mas, também, causa: desejo de mudanças, sucesso, sentido, alegria e vida!




Abolindo essa lei, nossa mente sossegará, e a paz reinará no mundo?









Ninguém vai considerar algo, ou alguem, bonito ou feio, bom ou mal, se não tem com o que comparar! Essa vida utópica, em completa paz, sem a corrida maluca da comparação, pode perder o sentido da existência e da pluralidade. A comparação, como ferramenta para a construção do conhecimento não é um dado nem um processo meramente técnico-cartesiano. Envolve a consideração de toda uma série de questões que é necessário levar em conta na hora de definir a realização dos estudos indispensáveis que possam aportar efetivamente para esse processo nato da comparação. Se a comparação não consiste na simples justaposição de casos, senão no reconhecimento de traços comuns e especificidades próprias, no conhecimento do outro enquanto tal, e de nós a partir do outro, ela permitiria, ainda no caso de evoluções diferentes, e talvez precisamente por isso, um grande enriquecimento na compreensão de cada um dos casos estudados. Por isso, frente aos discursos da globalização do mundo, da uniformização das soluções e da imposição de "modelos únicos de desenvolvimento". Em outras palavras, a pesquisa comparativa nos permite re-conhecer a diversidade. Mas, aqui é preciso perguntar (e tentar responder), quê diversidade é essa? Para dar conta dessa questão precisamos, primeiro, determo-nos em alguns conceitos-chave na atual conjuntura.



 





 

RISCOs DAS COMPARAÇÕES EQUIVOCADAS:

 

 


Em um chat com uma protestante, foi levantada a seguinte acusação contra o catolicismo (e, ao mesmo tempo, uma apologia do protestantismo):




"O protestantismo é um dos responsáveis pela riqueza dos países da Europa Setentrional e dos Estados Unidos, ao passo que o catolicismo, predominante no sul da Europa e na América Latina, levou ao empobrecimento, ao subdesenvolvimento".



 

 

Podemos responder ao argumento protestante da seguinte forma:




a. A posição de Max Weber consiste em afirmar que para o calvinismo a riqueza é uma bem-aventurança e um sinal de predestinação. Essa crença teria levado os calvinistas a procurarem o sucesso comercial e influenciado a gênese do capitalismo.Embora seja uma posição tremendamente simplista, há algo de verdadeiro nisso.Ainda que se admitisse ser essa tese totalmente verdadeira, ela mostra apenas como para o calvinista a caridade é inútil, pois os pobres, além da miséria desta vida, já são predestinados ao inferno. Isso está bem de acordo com a mentalidade capitalista bruta, de só valorizar o lucro comercial.




b. Quanto ao resultado histórico desse processo, o argumento é grosseiramente falso: o Brasil no período colonial era muito mais rico que os EUA. A França Católica, era a nação mais rica do mundo. Os países de forte influência colonial católica são todos hoje, senão ricos, pelo menos culturalmente avançados (Brasil, Argentina, México, Filipinas, etc.) enquanto muitos países de colonização protestante continuam na semi-barbárie (Nigéria, Botswana, Ruanda, etc.). Tome-se como exemplo a comparação entre o Equador e a Guiana Holandesa.




c. Alguns dos países protestantes que se tornaram ricos, é preciso não desconsiderar um fato importante: a grande riqueza desses países pode ser explicada também pelo fato de que os grandes banqueiros do mundo nos séculos XVI e XVII eram judeus, e seus bancos se situavam em Londres e Amsterdam. Nesses casos, a riqueza dos protestantes não é proprimente protestante, e sim judaica!




d. De qualquer forma, ainda que se admitisse que o argumento da protestante fosse verdadeiro, o que ele provaria? Que o protestantismo é uma forma melhor de produzir dinheiro que o Catolicismo. Mas é esse o objetivo da religião? Esse espírito está de acordo com o Evangelho?



 

 

Não temos a "nossa" verdade! É completamente equivocado dizer, que cada um tem a sua verdade!







A verdade é uma só, e ela não depende da opinião e nem da sinceridade de ninguém!  



"Verdade é a adequação da idéia do sujeito conhecedor ao objeto conhecido. Quando a idéia que temos de uma coisa corresponde a essa coisa, temos a verdade!"




Se cada um tivesse uma idéia diferente da realidade que conhecemos pelos sentidos e pela inteligência, você não poderia ter certeza de nada! Nem teria certeza se, de fato, tem diante de si, tem um computador ou celular, ao qual no lê. 



"Imagine se cada um tivesse uma idéia particular da realidade, sem ter certeza de que os outros tivessem a mesma idéia? Imagine, por exemplo, dois jogadores de xadrez disputando um partida, ou dois engenheiros tendo conclusões diferentes sobre o resultado da soma de 2+2? Que confusão haveria!" 




A confusão de nosso dias, advém exatamente da idéia de que cada um tem a sua verdade! 




Essa idéia, bem espalhada em nosso tempo, torna o século XX parecido a um hospício, pois é nos manicômios que cada um pensa o que quer de cada coisa! Cada um vive uma realidade diferente! Eu não tenho fé que estou usando meu computador: sei que o estou usando! Eu não tenho Fé que o quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos. Eu compreendo essa verdade pela minha razão natural. Eu não tenho Fé que Deus existe. Eu sei que Ele existe pelo uso de minha razão, porque a existência de Deus se prova racionalmente, e , então, sua existência não é de Fé, e isto está nas escrituras e na doutrina Católica (conforme Romanos 1, 19-21).




Fé, nós temos somente nas verdades que Deus nos revelou e que nossa razão não pode compreender!




Assim, temos Fé que em Deus há três pessoas iguais e distintas, porque Nosso Senhor Jesus Cristo, Deus e Homem verdadeiro, nos revelou isso (conforme Mateus 28,19-20). E sendo Deus, Ele não pode se enganar e nem nos enganar! Por isso cremos no que Ele nos revelou. E cremos com certeza absoluta!





Alguem ainda pode dizer que: "crer em si mesmo, em Deus, ou em satanás, e que isto seria apenas questão de escolha..."




-Ora, quem cresse em si mesmo de forma absoluta, como se crer em Deus, seria um louco, porque eu conheço a mim mesmo, e por isso, não posso crer de forma absoluta em mim. Ademais, cada um sabe que não compreende tudo, e por isso, um homem que tivesse "fé" absoluta em si mesmo, seria um louco!



-Crer em satanás seria outra loucura! Como crer de forma absoluta no pai da mentira?


 

Qual a diferença entre ética, norma, valor, e moral?

 



-A moral prevê certo e errado; a ética prevê bem e mal.



-A moral é uma conduta específica e normativa; valores éticos são princípios, frutos de reflexão sobre ações e normas de conduta.



-Norma é cultural e temporal; valor é universal e atemporal.



-A norma é a conduta de um determinado valor; o valor justifica a existência de uma norma.

 

 


*Francisco José Barros Araújo – Bacharel em Teologia pela Faculdade Católica do RN, conforme diploma Nº 31.636 do Processo Nº  003/17






 BIBLIOGRAFIA



 

-BLOCH, Marc, Por una historia comparada de las sociedades europeas, em GODOY, G. e HOURCADE, E., Marc Bloch. Uma historia viva, CEAL, Buenos Aires, 1992.



-CHILCOTE, Ronald H., Perspectivas alternativas de políticas comparadas, em Revista Ciência Política, 31(2): 52-65, Rio de Janeiro, abr./jun. 1988.



-CIAVATTA FRANCO, María A., Estudios comparados en educación en América Latina. Una discusión teórico metodológica a partir de la cuestión del otro, em CIAVATTA FRANCO, María (org.), Estudios comparados en educación en América Latina, Libros del Quirquincho, Buenos Aires, 1992.



-GOERGEN, Pedro, Educação comparada: uma disciplina atual ou obsoleta? Em Pro-posições, vol. 2, nº 3 (6), Campinas, UNICAMP, Cortez Ed., 1991.



-LIPJHART, Arend, A política comparativa e o método comparativo, em Revista Ciência Política, 18(4): 3-19, Rio de Janeiro, out./dez. 1975.







Link para o catálogo de nossos livros: https://amzn.to/3vFWLq5




....................................................................






GOSTOU Do APOSTOLADO berakash?  QUER SER UM (A) SEGUIDOR (a) E RECEBER AS ATUALIZÇÕES EM SEU CELULAR, OU, E-MAIL?

 


 

Segue no link abaixo o “PASSO-A-PASSO” para se tornar um(a) seguidor(a) - (basta clicar):

 

 

https://berakash.blogspot.com/2023/10/como-ser-um-ser-um-seguidor-e-ou.html

 

 

Shalom!






.............................................

 





 

APOSTOLADO BERAKASH - A serviço da Verdade: Este blog não segue o padrão comum, tem opinião própria, não querendo ser o dono da verdade, mas, mostrando outras perspectivas racionais para ver assuntos que interessam a todos. Trata basicamente de pessoas com opiniões e ideias inteligentes, para pessoas inteligentes. Ocupa-se de ideias aplicadas à política, a religião, economia, a filosofia, educação, e a ética. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre literatura,  questões culturais, e em geral, focando numa discussão bem fundamentada sobre temas os mais relevantes em destaques no Brasil e no mundo. A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas deste blog não significa, necessariamente, adesão às ideias neles contidas. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo deste blog, não sendo a simples indicação, ou reprodução a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. As notícias publicadas nesta página são repostadas a partir de fontes diferentes, e transcritas tal qual apresentadas em sua origem. Este blog não se responsabiliza e nem compactua com opiniões ou erros publicados nos textos originais. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com as fontes originais para as devidas correções, ou faça suas observações (com fontes) nos comentários abaixo para o devido esclarecimento aos internautas. Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica desnecessária será prontamente banida. Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, de maneira alguma, a posição do blog. Não serão aprovados os comentários escritos integralmente em letras maiúsculas, ou CAIXA ALTA. A edição deste blog se reserva o direito de excluir qualquer artigo ou comentário que julgar oportuno, sem demais explicações. Todo material produzido por este blog é de livre difusão, contanto que se remeta nossa fonte.Não somos bancados por nenhum tipo de recurso ou patrocinadores internos, ou externo ao Brasil. Este blog é independente e representamos uma alternativa concreta de comunicação. Se você gosta de nossas publicações, junte-se a nós com sua propaganda para que possamos crescer e fazer a comunicação dos fatos, doa a quem doer. Entre em contato conosco pelo nosso e-mail abaixo, caso queira colaborar de alguma forma:

 

 

 

 

filhodedeusshalom@gmail.com

Curta este artigo :

Postar um comentário

Todos os comentários publicados não significam a adesão às ideias nelas contidas por parte deste apostolado, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Conforme a lei o blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido(a), desde que a resposta não contenha palavrões e ofensas de cunho pessoal e generalizados. Os comentários serão analisados criteriosamente e poderão ser ignorados e ou, excluídos.

TRANSLATE

QUEM SOU EU?

Minha foto
CIDADÃO DO MUNDO, NORDESTINO COM ORGULHO, Brazil
Neste Apostolado APOLOGÉTICO (de defesa da fé, conforme 1 Ped.3,15) promovemos a “EVANGELIZAÇÃO ANÔNIMA", pois neste serviço somos apenas o Jumentinho que leva Jesus e sua verdade aos Povos. Portanto toda honra e Glória é para Ele.Cristo disse-nos:Eu sou o caminho, a verdade e a vida e “ NINGUEM” vem ao Pai senão por mim" (João14, 6).Defendemos as verdade da fé contra os erros que, de fato, são sempre contra Deus.Cristo não tinha opiniões, tinha a verdade, a qual confiou a sua Igreja, ( Coluna e sustentáculo da verdade – Conf. I Tim 3,15) que deve zelar por ela até que Ele volte(1Tim 6,14).Deus é amor, e quem ama corrige, e a verdade é um exercício da caridade. Este Deus adocicado, meloso, ingênuo, e sentimentalóide, é invenção dos homens tementes da verdade, não é o Deus revelado por seu filho: Jesus Cristo.Por fim: “Não se opor ao erro é aprová-lo, não defender a verdade é nega-la” - ( Sto. Tomás de Aquino).Este apostolado tem interesse especial em Teologia, Política e Economia. A Economia e a Política são filhas da Filosofia que por sua vez é filha da Teologia que é a mãe de todas as ciências. “Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao vosso nome dai glória...” (Salmo 115,1)

POSTAGENS MAIS LIDAS

SIGA-NOS E RECEBA AS NOVAS ATUALIZAÇÕES EM SEU CELULAR:

TOTAL DE ACESSOS NO MÊS

ÚLTIMOS 5 COMENTÁRIOS

ANUNCIE AQUI! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com

SÓ FALTA VOCÊ! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com

SÓ FALTA VOCÊ! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com
 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2013. O BERAKÁ - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger