O diabo apareceu para três monges e disse a
eles:
“Se eu
lhes desse o poder de mudar algo do passado, o que você mudaria?”
-O primeiro deles, com grande fervor
apostólico, respondeu:
"Eu criatura
pérfida e insolente, te impediria de fazer com que Adão e Eva caíssem em
pecado, para que a humanidade não se afastasse de Deus e estivéssemos a ver
viver todo esse sofrimento no mundo”
-O segundo monge, um homem cheio de misericórdia,
disse a ele:
"Eu impediria você de não cair em suas próprias tentações, e
assim, evitaria todas as consequências de sua maldade, e você não se condenaria
eternamente..."
-O terceiro monge era o mais simples e, em
vez de responder ao tentador, ajoelhou-se, fez o sinal da cruz e rezou dizendo:
"Senhor
Deus, livra-me da tentação de não me perdoar pelo que eu
poderia ter sido e não fui, pelo que eu poderia ter feito e não fiz, e dai-me a
graça de viver santamente o tempo que me resta, não
me deixando desesperar, mas confiar na tua Misericórdia, pois me reconheço como
mal e pecador"
O diabo, dando um grito rouco e se contorcendo de uma dor espiritual terrível, semelhante a uma grande e depressiva tristesa, por relembrar tudo que ele irremediavelmente era, desapareceu. Os outros dois monges, amedrontados e surpresos, disseram a ele:
"Irmão,
por que você respondeu assim?"
Ele sábia e calmamente respondeu-lhes:
-Primeiro: "NUNCA devemos dialogar com o diabo!"
-Segundo: "NINGUÉM no mundo tem o poder de mudar o passado!"
-Terceiro: "O INTERESSE de Satanás não era provar nossa virtude, mas nos prender ao
passado", e neste desespero negligenciemos o presente, o único momento em que
Deus nos dá Sua Graça Atual, na qual podemos cooperar com Ele para cumprir Sua
santíssima e perfeita vontade".
MORAL DA PARÁBOLA:
De todos os demônios infernais, aquele que mais aprisiona os homens e os impedem de viverem plenamente, é o demônio da tentação do: " o que eu poderia ter sido e não fui". O passado fica à mercê de Deus, pois não podemos muda-lo, o presente é uma dádiva de Deus, por isso se chama "presente!" É no presente que construímos e reconstruímos nossa história com Deus! O futuro a Deus pertence, pois não sabemos o dia de amanhã, nem ao menos se estaremos vivos! Somente o presente está em nossas mãos!
"Viva o presente, pois a cada dia já basta os seus cuidados!”
(cf. Mateus 6,34).
Isaias 43, 25: "Sou Eu, Eu mesmo, Aquele que apaga tuas transgressões, por amor de mim, e que não se lembra mais de teus erros e pecados"
Hebreus 8,12-13: "Pois Eu lhes perdoarei a malignidade e não me permitirei lembrar mais dos seus pecados. Ao proclamar “Nova” esta aliança, Ele transformou em antiquada a primeira. E o que se torna superado e envelhecido, está próximo do aniquilamento".
.............................................
Link para o catálogo de nossos livros: https://amzn.to/3vFWLq5
....................................................................
GOSTOU Do APOSTOLADO berakash? QUER SER UM (A) SEGUIDOR (a) E RECEBER AS ATUALIZÇÕES EM SEU CELULAR, OU, E-MAIL?
Segue no link abaixo o “PASSO-A-PASSO” para se tornar um(a) seguidor(a) - (basta clicar):
https://berakash.blogspot.com/2023/10/como-ser-um-ser-um-seguidor-e-ou.html
Shalom!
.............................................
APOSTOLADO BERAKASH - A serviço da Verdade: Este blog não segue o padrão comum, tem opinião própria, não querendo ser o dono da verdade, mas, mostrando outras perspectivas racionais para ver assuntos que interessam a todos. Trata basicamente de pessoas com opiniões e ideias inteligentes, para pessoas inteligentes. Ocupa-se de ideias aplicadas à política, a religião, economia, a filosofia, educação, e a ética. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre literatura, questões culturais, e em geral, focando numa discussão bem fundamentada sobre temas os mais relevantes em destaques no Brasil e no mundo. A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas deste blog não significa, necessariamente, adesão às ideias neles contidas. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo deste blog, não sendo a simples indicação, ou reprodução a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. As notícias publicadas nesta página são repostadas a partir de fontes diferentes, e transcritas tal qual apresentadas em sua origem. Este blog não se responsabiliza e nem compactua com opiniões ou erros publicados nos textos originais. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com as fontes originais para as devidas correções, ou faça suas observações (com fontes) nos comentários abaixo para o devido esclarecimento aos internautas. Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica desnecessária será prontamente banida. Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, de maneira alguma, a posição do blog. Não serão aprovados os comentários escritos integralmente em letras maiúsculas, ou CAIXA ALTA. A edição deste blog se reserva o direito de excluir qualquer artigo ou comentário que julgar oportuno, sem demais explicações. Todo material produzido por este blog é de livre difusão, contanto que se remeta nossa fonte.Não somos bancados por nenhum tipo de recurso ou patrocinadores internos, ou externo ao Brasil. Este blog é independente e representamos uma alternativa concreta de comunicação. Se você gosta de nossas publicações, junte-se a nós com sua propaganda para que possamos crescer e fazer a comunicação dos fatos, doa a quem doer. Entre em contato conosco pelo nosso e-mail abaixo, caso queira colaborar de alguma forma:
filhodedeusshalom@gmail.com
Postar um comentário
Todos os comentários publicados não significam a adesão às ideias nelas contidas por parte deste apostolado, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Conforme a lei o blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido(a), desde que a resposta não contenha palavrões e ofensas de cunho pessoal e generalizados. Os comentários serão analisados criteriosamente e poderão ser ignorados e ou, excluídos.