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Ninguém afirma: “o inferno não existe sem antes ter desejado que ele não exista!"

Written By Beraká - o blog da família on sexta-feira, 4 de agosto de 2023 | 09:13

 

 


 

 

Por *Francisco José Barros Araújo 




Os privilégios do homem excepcional de Dostoevsky:











"É permitido a todo indivíduo que tenha consciência da verdade regularizar sua vida como bem entender, de acordo com os novos princípios. Neste sentido, tudo é permitido...Como Deus e a imortalidade não existem, é permitido ao homem novo tornar-se um homem-deus, seja ele o único no mundo a viver assim." -  (F. Dostoiévski - O diálogo com o demônio - in Irmãos Karamazov, 1879)

 

 



 

Não existe, e nem pode existir nenhuma contradição em Deus!

 

 

 

Podem existir más interpretações e contradições  em nós, ou seja,  em nossa inteligência limitada. A contradição é  uma imperfeição, uma falha ou uma fraude, e portanto se houvesse contradição  em Deus ele não seria Deus. Aristóteles, e São Tomás de Aquino demonstram  que Deus é Ato puro, ou seja, contém todas as perfeições e qualidades do “SER”. O fato de Deus ser Onipotente, não significa que Deus possa fazer qualquer coisa ilógica. Deus não pode fazer um absurdo, como por exemplo: um triângulo de quatro lados, nem pode cometer um pecado, por exemplo fazer uma injustiça com um homem, criar um outro Deus igual a Ele, e não pode deixar de existir, pois é um ser eterno. A Onipotência de Deus significa que ele tem o poder de fazer qualquer bem. E nisto consiste a absoluta liberdade de Deus, sempre fazer o que é certo, sempre fazer o que é bom. Nós, por não sermos deuses, e por causa do pecado original, temos uma falha  em nossa liberdade. Nós podemos, e muitas vezes escolhemos o errado. Deus nos dá sempre força para que façamos o bem, mas por nossos defeitos, e nossas fraquezas, muitas vezes preferimos fazer o errado.

 

 

 

 

Atenção! O fato de Deus pela sua Onisciência conhecer  e prever o futuro porque está fora do tempo, não nos tira a liberdade. Assim, por exemplo:

 

 

 

 

“Se eu vejo um cego  caminhando para um abismo eu sei que ele irá cair no abismo. Se eu o aviso  do abismo, mas ele insiste em continuar no caminho eu sei que ele cairá, mas  ele não cairá por que eu sei, mas devido a sua obstinação! Assim age Deus  conosco! Ele não nos tira a liberdade.”

 




 

Ademais, a Bíblia usa uma linguagem antropomórfica, ou seja, algumas expressões  são imagens para nos fazer compreender melhor as atitudes de Deus, por exemplo: a expressão "a mão de Deus", ora, Deus não tem corpo e portanto, não  poderia ter mão. Na Suma Teológica, logo depois da exposição das provas da existência de Deus, você encontrará exatamente as qualidades próprias de Deus. E a primeira delas na Suma é sobre a oniciência de Deus e a perdição das almas.

 

 





Deus existe na eternidade, fora do tempo! Deus é atemporal (sem principio nem fim) e acategoremático (não se enquadra em nenhuma categoria explicativa)!

 



 

 






Para Deus não há antes, agora ou depois. Ele conhece tudo no mesmo eterno e fixo agora. Ele não sabe o que faremos, antes de que nós façamos algo, porque para Deus tudo é agora. Deus nos criou livres, para o bem, e para sermos eternamente felizes com Ele. Ele nos dá toda a ajuda que necessitamos para nos salvar. Mas, para que ser justo ao nos dar o prêmio eterno, Ele nos fez livres e responsáveis por nossos atos.

 

 

 

“Seres sem liberdade não podem ser nem premiados, nem castigados. Deus nos fez seres livres, para poder nos premiar. Por isso, o saber de deus não condiciona a nossa liberdade! Nós não agimos porque Deus sabe, agimos porque Deus nos fez livres, até para escolher e praticar o mal."

 

 



 

Um exemplo para melhor entendimento

 

 



 

Se estamos no alto de uma torre da qual vemos um cego caminhando em direção a um abismo, nós gritamos avisando-o do perigo. Se ele continua a andar na mesma direção apesar de nosso aviso, nós sabemos que ele irá morrer. Mas ele não morre porque nós sabemos. Morre porque quis, porque repeliu nosso aviso. Não foi o nosso saber antecipado que determinou sua ação. Nós previmos a sua morte, mas não a causamos. Do mesmo modo, Deus sabe o que faremos, mas não é o saber dele que determina nossa ação. Escolhemos livremente o que queremos. Só vai para o céu quem Deus leva IMERECIDAMENTE. Só vai para o inferno quem livremente por suas ações deliberadas e conscientes o quer, e fez por fazer sem arrependimento, ou desconhecimento pleno.

 




Com relação a existência do mal, antes de tudo, há que distinguir mal ontológico, e mal moral. Os gnósticos se perguntavam de onde vem o mal ?

 

 


 

Deus é bom e tudo o que ele fez é bom! É o que se lê no Gênesis capítulo I, Deus dizia ser boa cada coisa que Ele criava. E, contemplando o conjunto de sua obra, Deus disse que o todo era "muito bom". Portanto tudo o que existe é bom. O ser é na medida que tem qualidades em ato. Deus sendo ato puro é bem absoluto.

 

 

 


MAS ATENÇÃO! "Tudo o que DEUS criou é BOM RELATIVAMENTE, pois não É ainda O bem absoluto!"

 

 

 

 

Existe o bem e mal relativos. Toda criatura é boa, mas seu bem é limitado, finito, relativo. Então toda criatura, não tendo o bem absoluto, carece de algum bem, e nesse sentido restritivo, teria carência de uma bem maior que ela.  

 

 

 

 

Por outro lado, o mal não pode existir enquanto "ser" (SATANÁS FOI CRIADO BOM E PARA O BEM)

 

 



 

Como explicou Santo Agostinho em seu livro Contra Manicheos: existir é melhor do que não existir. Existir é um bem. Se o mal absoluto existisse, ele teria o bem da existência. Então não seria mal absoluto.

 

 

 

O mal é uma falta de ser, uma falta do que devia existir, ou uma falta de ordem

 

 

 

Se me faltasse um braço, isso seria um mal. Um buraco na pista de uma rodovia é um mal, pela falta de asfalto.Se tenho uma orelha a mais na fronte, isso seria um mal pela falta de ordem.A treva não existe. O que existe é a luz. A treva é uma falta de luz. O inferno existe, ele não é bom, mas ele é um bem, pois faz justiça com aqueles pecadores empedernidos e sem arrependimentos, que não reconhecem o mal como mal, e que fizeram a livre opção de viver eternamente na ausência de Deus. O inferno de certa forma, é um bem para aqueles que decidiram de forma definitiva viver a eternidade na ausência de Deus, pois viver em sua presença, seria para estes, um mal.

 

 

 

Por outro lado, o mal moral existe

 

 

 

 

“Roubar é um mal moral. Mas roubar não é uma coisa. É uma ação. Não há então coisas más, mas pode haver ações más. Não há substantivos maus. Há verbos maus. Mentir, roubar, adulterar, fraudar são verbos que indicam ações más. Quando alguém rouba, faz uma desordem nos bens. O dinheiro que se busca roubando é bom. É um bem. Mas a Justiça é um bem maior que o dinheiro. Roubar é colocar o dinheiro (bem menor) acima da justiça (bem maior). Roubar é desordenar bens. Roubar é uma ação má. Roubar é pecado por desordenar os bens.”

 

 



A lei é a expressão/revelação imperfeita da perfeita Vontade de Deus

 

 

 

A lei natural é a própria Vontade de Deus enquanto governa a natureza. Por isso, tudo o que vai contra a natureza vai contra a Vontade de Deus. Questionar com sinceridade de coração, como fez Maria na anunciação é um bem, pois compreendemos para melhor crer.Deus nos mandou que o amássemos com todo o entendimento, porque só podemos amar aquilo que conhecemos. Ninguém pode amar "xoró no avesso", porque "xoró" não existe. Imagine no avesso...“Portanto, para amar a Deus devemos procurar conhecer todo o possível a respeito D’ele, pois se ama aquilo que se conhece. Por isso o estudo é a fonte da que alimenta o amor. Todo amor vem do conhecimento. Pergunte, estude e ame a Deus com toda a sua inteligência e vontade." As escrituras sagradas é sem duvida alguma a palavra de Deus, ela não é produto da mente humana. Mais a verdade é que existem coisas que para Deus são impossíveis, coisas que vão contra a sua essência ou natureza, isto é, tudo o que é essencial ao seu ser como Deus. Se tornando para Deus não impossíveis para Ele, mas não realizáveis, pois não teriam sentido, lógica e utilidade a sua realização. 

 

 


 

 

CONCLUSÃO:

 

 









 

Com efeito, o devedor gostaria muito que seu credor não existisse. Evidentemente, o pecador que não quer deixar a sua vida de pecado, passa a negar também, a existência do inferno. Por isso, quando se dá as provas da existência do inferno para alguém, não se deve esquecer que a maior força a vencer não é a dos argumentos do suposto incrédulo, e sim o desejo deles de que o inferno não exista. Não adiantará dar provas a quem não quer aceitar sua conclusão. Em todo caso, as provas argumentativas sejam elas bíblicas, filosóficas ou racionais sobre uma punição temporária ou definitiva pós morte, têm tal brilho e tal força que convencem a qualquer um que tenha um mínimo de boa vontade e de retidão intelectual. Até mesmo porque, se o inferno não existisse, tudo seria permitido! Tanto faria você agir como Hitler ou Madre Teresa de Calcutá, pois no fim, tudo acabaria em Pizza...





Por *Francisco José Barros Araújo – Bacharel em Teologia pela Faculdade Católica do RN, conforme diploma Nº 31.636 do Processo Nº  003/17






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Neste Apostolado APOLOGÉTICO (de defesa da fé, conforme 1 Ped.3,15) promovemos a “EVANGELIZAÇÃO ANÔNIMA", pois neste serviço somos apenas o Jumentinho que leva Jesus e sua verdade aos Povos. Portanto toda honra e Glória é para Ele.Cristo disse-nos:Eu sou o caminho, a verdade e a vida e “ NINGUEM” vem ao Pai senão por mim" (João14, 6).Defendemos as verdade da fé contra os erros que, de fato, são sempre contra Deus.Cristo não tinha opiniões, tinha a verdade, a qual confiou a sua Igreja, ( Coluna e sustentáculo da verdade – Conf. I Tim 3,15) que deve zelar por ela até que Ele volte(1Tim 6,14).Deus é amor, e quem ama corrige, e a verdade é um exercício da caridade. Este Deus adocicado, meloso, ingênuo, e sentimentalóide, é invenção dos homens tementes da verdade, não é o Deus revelado por seu filho: Jesus Cristo.Por fim: “Não se opor ao erro é aprová-lo, não defender a verdade é nega-la” - ( Sto. Tomás de Aquino).Este apostolado tem interesse especial em Teologia, Política e Economia. A Economia e a Política são filhas da Filosofia que por sua vez é filha da Teologia que é a mãe de todas as ciências. “Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao vosso nome dai glória...” (Salmo 115,1)

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