A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas no todo ou em parte, não significa necessariamente, a adesão às ideias nelas contidas, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Todas postagens e comentários são de inteira responsabilidade de seus autores primários, e não representam de maneira alguma, a posição do blog. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo desta página.
Home » » Curiosidades sobre a Celebração Litúrgica da Eucaristia

Curiosidades sobre a Celebração Litúrgica da Eucaristia

Written By Beraká - o blog da família on sexta-feira, 10 de junho de 2022 | 14:38

 


 



“Toda celebração litúrgica, como obra de Cristo Sacerdote e de seu Corpo que é a Igreja, é uma ação sagrada por excelência, cuja eficácia, no mesmo título e grau, não é igualada por nenhuma outra ação da Igreja”. (SC n.º 7)

 

 

 

“A Liturgia é o cimo para o qual se dirige a ação da Igreja e, ao mesmo tempo, a fonte donde emana toda a sua força. Na verdade, o trabalho apostólico ordena-se a conseguir que todos os que se tornaram filhos de Deus pela fé e pelo batismo, se reúnam em assembleia, louvem a Deus na Igreja, participem no sacrifício e comam a Ceia do Senhor”  (SC, 10).

 

 

 

A partir destas palavras da constituição Sacrosanctum Concilium do Concílio Vaticano II sobre a liturgia católica, percebemos que estudar e se aprofundar na Santa Liturgia é mais do que aprender ritos e rubricas do culto sagrado. É aprofundar sua espiritualidade e dispor-se a descobrir novos aspectos da figura de Cristo Sacerdote, do Sacramento da Igreja e das celebrações da vida cristã.É proporcionar firme fundamento à sua vida de oração e comunhão com Deus. A Liturgia, intimamente associada ao uso da S. Escritura, é a grande fonte de vitalidade da Igreja e do cristão. Toda nossa fé se fundamenta na Revelação. Nasce da manifestação de um Deus que ordinariamente não poderia ser alcançado, visto, tocado, escutado, mas somente temido, venerado. Aqui se apresenta o grande mistério que transpassa todo o percurso histórico da fé cristã, longamente preparado pelo antigo Israel, realizado plenamente em Jesus Cristo e prolongado na Igreja: “Não é a criatura que chega até Deus, mas é Deus que em primeiro lugar alcança o ser humano, caminha na sua direção, a ele se revela, dele assume não somente a carne, mas o próprio ser”(cf. GS, 22).



(não é igual, mas semelhante)




1)-As vestes sacerdotais - As roupas utilizadas pelos ministros sagrados nas celebrações litúrgicas são derivadas das vestimentas gregas-romanas. Nos primeiros séculos, a forma de vestir das pessoas de uma determinada classe social (os honestiores) foi também adotada para o culto cristão, e esta prática foi mantida na Igreja, mesmo após a paz de Constantino. Como contado por alguns escritores eclesiásticos, os ministros sagrados usavam suas melhores roupas, provavelmente reservadas para a ocasião. Enquanto que na antiguidade cristã as vestimentas litúrgicas diferiam das de uso cotidiano não pela forma particular, mas apenas pela qualidade dos tecidos e decoração particular, no curso das invasões bárbaras, os costumes, e com eles também a forma de vestir dos novos povos, foram introduzidos no Ocidente, levando a mudanças na moda profana. A Igreja, ao contrário, manteve essencialmente inalteradas as roupas usadas pelos sacerdotes nos cultos públicos; foi assim que as vestimentas de uso cotidiano acabaram por se diferenciar das de uso litúrgico. Na época carolíngia, finalmente, os paramentos próprios de cada grau do sacramento da ordem foram definitivamente definidos, assumindo a aparência que conhecemos hoje. Pode-se dizer que a “ocultação” do corpo do ministro sob as vestes, em certo sentido, despersonaliza-o, removendo o ministro celebrante do centro, para revelar o verdadeiro Protagonista da ação litúrgica: Cristo. A forma das vestes, portanto, lembra-nos que a liturgia é celebrada in persona Christi, e não em próprio nome.

 



 

(altar central da basílica de Aparecida)



 

2)-Procissão de entrada e saída – A princípio era devido as grandes catedrais, ou seja, palácios reais que eram doados a Igreja pelos imperadores convertidos ao Cristianismo. E para se chegar até o altar central, o sacerdote e equipe de liturgia percorriam grandes distâncias. Depois foram introduzidos os cânticos de entrada para preencher esta lacuna de tempo de deslocamento, e posteriormente estes cantos foram direcionados a predispor a assembleia reunida a penetrarem no mistério a ser celebrado naquela missa específica. A procissão de saída faz parte dos ritos finais, formando o último gesto da celebração litúrgica. Esse direcionar-se até a porta da Igreja, se torna sinal de que congregados no Senhor somos enviados em missão. Após sermos nutridos pela Palavra e de comungarmos do Corpo e Sangue do Senhor, a própria dinâmica da Eucaristia nos impele a testemunhar a presença de Cristo em nós. Somos portadores dessa presença e o envio litúrgico exorta a vivermos essa graça em nosso cotidiano. Concretamente, a procissão de saída muitas vezes não é realizada em nossas comunidades, ou não se dá muita importância para esse gesto. No entanto, a profundidade desse momento nos reporta ao próprio envio do Ressuscitado aos seus discípulos (cf. Mc 16,15-20).  De forma prática, a procissão é organizada sob a mesma ordem da procissão de entrada. Primeiramente a cruz processional e por último o presidente da celebração. O canto litúrgico também pode favorecer a consciência desse envio missionário. Esse rito também provoca ao presidente da celebração realizar o seu cumprimento na porta da Igreja a cada pessoa que participou da celebração litúrgica. Hoje as procissões de entrada e saída na celebração litúrgica são sinais visíveis da unidade e do envio missionário. São gestos que nos introduzem no mistério celebrado e nos animam a viver o que se celebra. É realizar diariamente em nós a relação mistagógica de fé e vida, identidade da Igreja peregrina.

 


 

(Senhor, tende piedade!)

 



3)-Kyrie eleison - Kyrie é o vocativo da palavra grega κύριος (transl. kyrios, "Senhor"), traduzido livremente como "ó Senhor", enquanto eleison (ελεησον) é o imperativo aoristo do verbo eleéo (ελεεω; "ter piedade", "compadecer-se"). É originário do salmo penitencial 51 (50 na versão da bíblia Septuaginta), usado como começo de uma antiga oração cristã repetida nas liturgias dos primeiros séculos da Igreja - Supõem-se que foi de certa forma um substituto da liturgia romana, quando os imperadores desfilavam após as vitórias nas batalhas com derrotados e vencedores, e estes últimos pediam aos imperadores: “Senhor tende piedade!” Pedido que ficava a cargo dos imperadores atender ou não! Para nós Cristãos, o nosso imperador é Cristo, ao qual clamamos também, sua misericórdia e patrocínio em nossas vicissitudes. Essa palavra tem a mesma raiz da palavra grega para o óleo, ou mais precisamente, óleo de oliva – uma substância que era amplamente utilizada como agente calmante para hematomas e pequenas feridas. A palavra hebraica que também é traduzida como ‘eleos’ e piedade é ‘hesed’, cujo significado é ‘amor firme’. As palavras gregas para ‘Senhor, tem piedade’ são ‘Kyrie, eleison’, que significam: ‘Senhor, acalma-me, consola-me, tira minha dor, mostra-me o seu amor firme’. Assim, a piedade não se refere tanto à justiça ou à absolvição, mas à infinita bondade amorosa de Deus e sua compaixão por seus filhos sofredores! É nesse sentido que rezamos ‘Senhor, tende piedade’, com grande frequência ao longo da Divina Liturgia”. À luz desta explicação, a frase ganha vida e destaca a beleza e a profundidade da misericórdia de Deus. Isso mostra um Deus amoroso que quer amarrar nossas feridas, já que ele é o Médico Divino. Ao invés de ficarmos na frente de um tribunal humano, pedindo a piedade de um poderoso imperador, estamos cara a cara com um Deus compassivo, que está pronto para nos segurar quando caímos.Enfim, embora pareça estranho pronunciar palavras gregas na Missa, temos que lembrar que a Igreja escolheu essas palavras há séculos especificamente por seu significado profundo e poderoso.

 

 

(a cruz ao meio nos lembra que o centro é Cristo!)

 



4)-Cruz sobre o altar - O papa Bento XVI incentivou a utilização de uma cruz sobre o altar voltada para o sacerdote para que tanto ele quanto todo o povo lembrem-se que Cristo é o principal, é o centro de toda a celebração. O fato de estar voltado para o povo não quer dizer que o sacerdote esteja celebrando “para o povo”, mas sim oferecendo ao Pai com todo o povo de Deus o sacrifício de Cristo que se renova na Santa Missa. Colocar o crucifixo sobre o altar é, então, uma forma de fazer com que povo e sacerdote se recordem sempre do sentido da celebração litúrgica e também possibilitar que o padre celebre tanto voltado para o povo (pois fica de frente para o povo) como também voltado para Deus (representado pelo crucifixo sobre o altar).Confira abaixo pequenos trechos dos livros “Introdução ao Espírito da Liturgia” e “Teologia della Liturgia”, onde o papa explica suas motivações para essa prática: “A cruz deveria encontrar-se no meio do altar, sendo o ponto de vista comum para o sacerdote e para a comunidade orante.Assim, seguimos a antiga exclamação de oração no limiar da Eucaristia “Conversi ad Dominum” – voltai-vos para o Senhor.Desta maneira olhamos juntos para Aquele cuja morte rasgou o véu – para o que está diante do Pai por nós e que nos abraça, fazendo de nós templos vivos.Considero as inovações mais absurdas das últimas décadas aquelas que põem de lado a cruz, a fim de libertar a vista dos fiéis para o sacerdote.Será que a cruz incomoda a Eucaristia? Será que o sacerdote é mais importante que o Senhor? Este erro deveria ser corrigido o mais depressa possível, não sendo precisas para isso nenhumas reconstruções. O Senhor é o ponto de referência. Ele é o Sol nascente da História. A cruz pode ser a da paixão, que presencia Jesus que por nós deixou transpassar seu lado, donde derramou sangue e água – eucaristia e batismo – tal como pode ser a cruz triunfal, que reflete a ideia do regresso, guiando o nosso olhar para Ele. Pois é sempre o mesmo Senhor Jesus Cristo, é sempre o mesmo ontem, hoje e por toda a eternidade (Hb 13,8).” (Joseph Ratzinger – Introdução ao espírito da Liturgia).

 



 

(nossa humanidade pecadora é diluída na divindade misericordiosa de Cristo)

 

 

5)-Água no Vinho - Para quem não sabe, a gota de água que o padre coloca no cálice representa a nossa humanidade pecadora que é diluída na divindade de Jesus com sua infinita misericórdia! É apenas uma gota, que, quando se mistura ao vinho, desaparece, assim como os nossos pecados diante da grandiosa e imensurável misericórdia divina! São Cipriano de Cartago dizia: “Se houver apenas água, sem vinho, nós estamos sozinhos, sem Cristo. E se houvesse só vinho sem água estaria Cristo sozinho sem nós”. Esta gota de água tem um simbolismo muito forte e muito bonito. Esse simbolismo está bem expresso na oração que o sacerdote faz, enquanto coloca a agua no cálice: “Pelo mistério desta água e deste vinho possamos participar da divindade do vosso Filho, que se dignou assumir a nossa humanidade”. Desta forma entendemos que a gota de água simboliza a nossa humanidade pecadora e decaída, que é mergulhada no mistério de Cristo. E, da mesma forma como a Igreja reza, ela crê que pela força do sacramento da Eucaristia, todo fiel possa estar em plena comunhão com Deus, participando de sua vida divina, da mesma forma que o Cristo assumiu e participa da nossa natureza humana.

 




Que paralelo podemos estabelecer entre a paixão, morte e ressurreição de Cristo e a Santa Missa?

 



1 - Jesus ora no Horto, com o rosto prostrado na terra: O sacerdote, ao pé do altar, recita o Confiteor, em humilde postura.



 




2 - Jesus, amarrado, sobe a Jerusalém: O sacerdote, cingido com todos os paramentos, sobe ao altar.

 





3 - Jesus foi, de tribunal em tribunal, instruindo o povo, seus acusadores e seus juízes: O sacerdote vai de um ao outro lado do altar, para multiplicar e difundir a instrução preparatória.

 







4 - Jesus Cristo, assim que sentenciado e despojado de suas roupas, oferece seu corpo à flagelação, prelúdio da sua execução e morte: O sacerdote descobre as oblações, retirando o véu que cobre o cálice e a hóstia, ainda não consagrados, e faz a oferenda do pão e do vinho, que vão ser consagrados, e cuja substância vai ser consumida.

 

 




5 - Jesus é pregado na cruz: Da mesma forma como Ele se fixa no altar com as palavras da Consagração!

 

 


 

6 - Jesus é suspenso na Cruz, entre o céu e a terra:  Como no momento da Elevação das espécies consagradas na Missa.

 

 

(João 12,32: “Mas, quando Eu for erguido da terra, atrairei todos a mim”)



7 -Jesus expira na cruz: O sacerdote parte a Hóstia, indicando, sensivelmente, esta morte.

 

 

(João 19,30: “Jesus disse: Tudo está consumado! Com isso, curvou a cabeça e entregou o espírito”)

 


8 - Jesus é colocado no sepulcro: Na Comunhão, Jesus é colocado no coração do sacrificador e dos cristãos. A Igreja escolheu, como último momento da preparação para o recebimento da Eucaristia, retomar as palavras do centurião romano de Cafarnaum, quando disse a Jesus: “Senhor, eu não sou digno de que entreis em minha casa. Dizei uma só palavra e meu servo será salvo” (Mateus 8, 8).  A atitude de extrema humildade e de profunda confiança que caracterizou esse oficial pagão ao pedir a intervenção salvadora de Cristo em sua casa – uma verdadeira e autêntica profissão de fé – quer e deve ser a atitude de todos nós, sacerdotes e fiéis (estas palavras são pronunciadas por ambos, padre e povo) no momento em que estamos a ponto de receber o Senhor em nosso coração.  Certamente, nenhum de nós é “digno” de Jesus, de sua presença e do seu amor, mas sabemos pela fé que basta somente um gesto, uma palavra, e um simples olhar para que Ele nos salve.  Fórmulas parecidas, imediatamente antes da comunhão, já aparecem desde o século X; gradualmente se firma, do século XI em diante. Depois da reforma litúrgica, o Missal de Paulo VI (1970) conservou-se estas palavras, mas pronunciando-as uma só vez e omitindo o gesto do peito e o sinal da cruz com a hóstia, usados desde o século XV.  Ainda hoje, mesmo tendo passado tanto tempo, todos nós confiamos nas palavras evangélicas daquele centurião romano para renovar nossa atitude de humildade e de confiança, esperando poder obter, como ele, o milagre da salvação! (João 6,56)

 



(Sr. eu não sou digno que entreis em minha morada...)


9 - Jesus ressuscita glorioso: A ressurreição é significada pelo lançamento de um fragmento da hóstia consagrada (o corpo de Cristo) no cálice que contém o sangue de Cristo, na hora em que o sacerdote diz a oração “Pax Domini sit semper vobiscum” (A paz do Senhor esteja sempre convosco). A paz é o primeiro dom do Ressuscitado! O sacerdote pede o efeito desta vida nova através das orações após a Comunhão.

 

 

(1 Coríntios 15,55:"Onde está, ó morte, a tua vitória?"

 


10 - Jesus sobe aos céus, abençoando sua Igreja: O sacerdote se despede dos fiéis e os abençoa com a ordenança de Mateus 28,19: "Ide por todo mundo e anunciai o evangelho a toda criatura!"






 


É importante frisar que apesar de necessário e irrenunciável o esforço intelectual e moral na vida cristã, este por si só, não é suficiente para se chegar até Deus! A fé sim, esta se apresenta como um dom gratuito de Deus! A fé, porém, não é transmitida e recebida por meio da doutrina ou pelas aplicações de leis morais, que têm como objetivo levar a humanidade a tornar-se melhor, por meio do querigma, do anúncio de Cristo e da história da salvação, porque é exatamente ali, na história da salvação, que se dá a revelação de Deus encarnado em Jesus Cristo, o qual distribui gratuitamente os dons necessários a missão de anunciar e formar discípulos. Aqui entra a liturgia que se configura como uma constante renovação e motivação em fazer memória, para que não nos percamos nos princípios, meios e fins da história de salvação!

 







BIBLIOGRAFIA CONSULTADA E RECOMENDADA

 

 

 

-Constituição Gaudium et spes. n. 22. In: AAS 58 (1966) 22, p. 1042-1043; Documentos do Concílio Ecumênico Vaticano II. 2. ed. São Paulo: Paulus, 2002.

 

 

https://www.montfort.org.br/bra/documentos/catecismo/missa/

 

 

-KHATLAB, Roberto. As Igrejas Orientais, católicas e ortodoxas, tradições vivas. São Paulo: Ave Maria edições,  1997. 256p.

 

-SILVA, Jerônimo Pereira. O RICA, um caminho de iniciação antes e depois do batismo. Revista de Liturgia, São Paulo, n. 249, p. 12-17, mai./jun. 2015.

 

-CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA. 2ª. ed. Petrópolis: Vozes; São Paulo: Paulinas, Loyola, Ave-Maria, 1993

 

 


------------------------------------------------------

 

 

 

 

 

 

APOSTOLADO BERAKASH: Como você pode ver, ao contrário de outros meios midiáticos, decidimos por manter a nossa página livre de anúncios, porque geralmente, estes querem determinar os conteúdos a serem publicados. Infelizmente, os algoritmos definem quem vai ler o quê. Não buscamos aplausos, queremos é que nossos leitores estejam bem informados, vendo sempre os TRÊS LADOS da moeda para emitir seu juízo. Acreditamos que cada um de nós no Brasil, e nos demais países que nos leem, merece o acesso a conteúdo verdadeiro e com profundidade. É o que praticamos desde o início deste blog a mais de 20 anos atrás. Isso nos dá essa credibilidade que orgulhosamente a preservamos, inclusive nestes tempos tumultuados, de narrativas polarizadas e de muita Fake News. O apoio e a propaganda de vocês nossos leitores é o que garante nossa linha de conduta. Sempre nos preocupamos com as questões de direito autoral e de dar o crédito a quem lhe é devido. Se por acaso alguém se sentir ferido(a) em seus direitos autorais quanto a textos completos, ou parciais, publicados ou traduzidos aqui (já que não consegui identificar e contatar alguns autores(as), embora tenha tentado), por favor, não hesite em nos escrever para que possamos fazer o devido registro de seus créditos, sejam de textos, fontes, ou imagens. Para alguns, erros de ortografia e de digitação valem mais que o conteúdo, e  já invalida “todes” o texto? A falta de um “a”, de alguma vírgula, ou alguns trocadilhos, já são suficientes para não se ater a essência do conteúdo? Esclareço que levo mais tempo para escrever, ou repostar um conteúdo do que corrigi-lo, em virtude do tempo e  falta de assessoria para isto. A maioria aqui de nossos(as) leitores(as) preferem focar no conteúdo e não na superficialidade da forma (não quero com isto menosprezar as regras gramaticais, mas aqui, não é o essencial). Agradeço as correções pontuais, não aquelas genéricas, tipo: “seu texto está cheio de erros de português” - Nas próximas pontuem esses erros (se puderem e souberem) para que eu faça as devidas correções. Semanalmente faço postagens sobre os mais diversos assuntos: política, religião, família, filosofia, sociologia, moral Cristã, etc. Há quem goste e quem não gosta de minhas postagens! Faz parte do processo, pois nem todos pensamos igual. Isso também aconteceu com Jesus e com os apóstolos e com a maioria daqueles(as) que assim se expõem. Jesus não disse que só devemos pregar o que agrada aos outros, mas o que precisamos para nossa salvação! Paulo disse o mesmo ao jovem bispo Timóteo (2Tm 4,1-4). Padre, seminarista, leigo católico e catequista não devem ter medo de serem contestados! Seja fiel ao Magistério Integral da igreja! Quem disse que seria fácil anunciar Jesus e seus valores? A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas deste blog não significa, necessariamente, adesão às ideias neles contidas. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo deste blog. Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica desnecessária será prontamente banida. Todos as postagens e comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam necessariamente, a posição do blog. A edição deste blog se reserva o direito de excluir qualquer artigo ou comentário que julgar oportuno, sem demais explicações. Todo material produzido por este blog é de livre difusão, contanto que se remeta nossa fonte. Não somos bancados por nenhum tipo de recurso ou patrocinadores internos, ou externo ao Brasil. Este blog é independente e representamos uma alternativa concreta de comunicação. Se você gosta de nossas publicações, junte-se a nós com sua propaganda, ou doação, para que possamos crescer e fazer a comunicação dos fatos, doa a quem doer. Entre em contato conosco pelo nosso e-mail abaixo, caso queira colaborar:

 

 

 

filhodedeusshalom@gmail.com


Curta este artigo :

Postar um comentário

Todos os comentários publicados não significam a adesão às ideias nelas contidas por parte deste apostolado, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Conforme a lei o blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido(a), desde que a resposta não contenha palavrões e ofensas de cunho pessoal e generalizados. Os comentários serão analisados criteriosamente e poderão ser ignorados e ou, excluídos.

TRANSLATE

QUEM SOU EU?

Minha foto
CIDADÃO DO MUNDO, NORDESTINO COM ORGULHO, Brazil
Neste Apostolado APOLOGÉTICO (de defesa da fé, conforme 1 Ped.3,15) promovemos a “EVANGELIZAÇÃO ANÔNIMA", pois neste serviço somos apenas o Jumentinho que leva Jesus e sua verdade aos Povos. Portanto toda honra e Glória é para Ele.Cristo disse-nos:Eu sou o caminho, a verdade e a vida e “ NINGUEM” vem ao Pai senão por mim" (João14, 6).Defendemos as verdade da fé contra os erros que, de fato, são sempre contra Deus.Cristo não tinha opiniões, tinha a verdade, a qual confiou a sua Igreja, ( Coluna e sustentáculo da verdade – Conf. I Tim 3,15) que deve zelar por ela até que Ele volte(1Tim 6,14).Deus é amor, e quem ama corrige, e a verdade é um exercício da caridade. Este Deus adocicado, meloso, ingênuo, e sentimentalóide, é invenção dos homens tementes da verdade, não é o Deus revelado por seu filho: Jesus Cristo.Por fim: “Não se opor ao erro é aprová-lo, não defender a verdade é nega-la” - ( Sto. Tomás de Aquino).Este apostolado tem interesse especial em Teologia, Política e Economia. A Economia e a Política são filhas da Filosofia que por sua vez é filha da Teologia que é a mãe de todas as ciências. “Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao vosso nome dai glória...” (Salmo 115,1)

POSTAGENS MAIS LIDAS

SIGA-NOS E RECEBA AS NOVAS ATUALIZAÇÕES EM SEU CELULAR:

TOTAL DE ACESSOS NO MÊS

ÚLTIMOS 5 COMENTÁRIOS

ANUNCIE AQUI! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com

SÓ FALTA VOCÊ! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com

SÓ FALTA VOCÊ! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com
 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2013. O BERAKÁ - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger