O presidente Bolsonaro sempre tem criticado as pesquisas eleitorais em virtude do contraste com a realidade das ruas (pesquisa DATA-POVO). No encontro nacional do PL, no final de março, Bolsonaro disse que “uma pesquisa mentirosa repetida mil vezes não fará um presidente da República”. Quando Bolsonaro esteve em Pelotas-RS (localidade que Lula disse exportar viados) onde participou de um evento para inaugurar a duplicação da BR-116 e da BR-392, disse que não confiará em “duas ou três pessoas” no processo eleitoral desse ano.
Sem citar nomes, o presidente afirmou que ninguém em Brasília “manda em
tudo” e que os “votos nas eleições de outubro serão contados”.
O índice de confiança da população nas urnas eletrônicas em maio de 2.022 marcou 73%, segundo pesquisa Datafolha divulgada em maio de 2022. O número indica queda em relação ao último levantamento feito pelo instituto, em março que foi de 82%.
Dentre os entrevistados, 24% disseram não confiar, enquanto 2% não souberam responder.No grupo dos 73% que afirmaram confiar nas urnas eletrônicas, 42% disseram confiar muito. Outros 31% confiam um pouco.
Em março, 82% afirmavam que confiavam nas urnas eletrônicas, enquanto 17% diziam não confiar no sistema de votação. Bolsonaro tem defendido uma maior atuação das Forças Armadas como mediadoras do processo eleitoral, o que tem sido reiteradamente negado pelo TSE.
A desconfiança surpreende até com aqueles que declaram voto no ex-presidente Lula-PT (o que deveria ser uma unanimidade, haja vista o molusco liderar as pesquisas)os ptistas apesar de mostrarem maior índice de confiança no sistema eleitoral com 54% confiando muito, porém, 29% confiam um pouco! Enquanto 16% disseram não confiar!
Jovens e mulheres são os que
menos confiam nas urnas!
Entre os jovens de 16 a 24 anos que participaram do levantamento, o índice dos que confiam muito nas urnas é de 31%. Já entre as mulheres, 38% dizem confiar muito. Na população em geral, esse número é de 42%. Já entre o público que se declara evangélico, 32% confiam muito, 35% confiam pouco e 31% não confiam.
O Datafolha
ouviu 2.556 pessoas presencialmente em 181 cidades do país. A pesquisa tem
margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos e está
registrada no TSE com o número BR-05166/2022.
Dizer que urnas são auditáveis
e seguras é “fake news”! Afirma a comentarista Ana
Paula Henkel
A comentarista concorda com presidente Jair Bolsonaro sobre falta de transparência dos equipamentos usados para eleições no Brasil!
A
preocupação com as urnas foi tema de debate no programa Os Pingos Nos Is, da
Jovem Pan News, e a comentarista Ana Paula Henkel citou problemas que vê no
processo:
“O presidente colocou os pingos nos is e mexeu em feridas importantes no Brasil hoje, e acredito que a principal seja mais uma vez a liberdade, inclusive a liberdade de questionar! E agora, o questionamento do momento é justamente nossas urnas eletrônicas, por que não questionar? Uma coisa é você endereçar algumas situações que não são possíveis de serem reais, como o TSE tem tentado fazer.
Não é possível saber se tivemos fraude (2018) porque as urnas não são
auditáveis, não existe o voto físico. Aquele relatório
que eu sempre leio da Polícia Federal [produzido em 2016], que não é possível
auditar de forma satisfatória essa viagem do voto entre a urna eletrônica e o
boletim de urna, o software não sabe, ninguém sabe, nem o próprio TSE sabe, o
que acontece nessa viagem do voto. Não tem como saber se um hacker entrou. Não
tem como saber se o voto do jeito que o eleitor teclou na urna vai entrar com o
mesmo número no software. Quando eles dizem que tem como auditar e que
as urnas são seguras, isso é fake news, para usar o termo do momento! Não tem
como auditar, não tem como saber se houve ou não! O que incomoda muito a
sociedade é a histeria por parte do TSE. Essa mesma pessoa que “descondensou”
um corrupto condenado em três instância e preside o TSE não quer que a gente questione
as urnas, é no mínimo estranho.Então, temos que seguir questionando, protegendo
a nossa liberdade constitucional”, avaliou Ana Paula sobre o assunto.
REFERÊNCIAS:
-https://jovempan.com.br/programas/os-pingos-nos-is/dizer-que-urnas-sao-auditaveis-e-seguras-e-fake-news-afirma-ana-paula-henkel.html
-https://www.cnnbrasil.com.br/politica/quem-acreditar-em-pesquisa-acredita-em-papai-noel-tambem-diz-bolsonaro/
-https://www.cnnbrasil.com.br/politica/se-aparecer-corrupcao-colaboraremos-para-que-fatos-sejam-elucidados-diz-bolsonaro/
-https://extra.globo.com/noticias/brasil/datafolha-indice-de-confianca-das-urnas-de-73-25518899.html
------------------------------------------------------
APOSTOLADO BERAKASH: Como você pode ver, ao contrário de outros meios midiáticos, decidimos por manter a nossa página livre de anúncios, porque geralmente, estes querem determinar os conteúdos a serem publicados. Infelizmente, os algoritmos definem quem vai ler o quê. Não buscamos aplausos, queremos é que nossos leitores estejam bem informados, vendo sempre os TRÊS LADOS da moeda para emitir seu juízo. Acreditamos que cada um de nós no Brasil, e nos demais países que nos leem, merece o acesso a conteúdo verdadeiro e com profundidade. É o que praticamos desde o início deste blog a mais de 20 anos atrás. Isso nos dá essa credibilidade que orgulhosamente a preservamos, inclusive nestes tempos tumultuados, de narrativas polarizadas e de muita Fake News. O apoio e a propaganda de vocês nossos leitores é o que garante nossa linha de conduta. A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas deste blog não significa, necessariamente, adesão às ideias neles contidas. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo deste blog. Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica desnecessária será prontamente banida. Todos as postagens e comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam necessariamente, a posição do blog. A edição deste blog se reserva o direito de excluir qualquer artigo ou comentário que julgar oportuno, sem demais explicações. Todo material produzido por este blog é de livre difusão, contanto que se remeta nossa fonte. Não somos bancados por nenhum tipo de recurso ou patrocinadores internos, ou externo ao Brasil. Este blog é independente e representamos uma alternativa concreta de comunicação. Se você gosta de nossas publicações, junte-se a nós com sua propaganda, ou doação, para que possamos crescer e fazer a comunicação dos fatos, doa a quem doer. Entre em contato conosco pelo nosso e-mail abaixo, caso queira colaborar:
filhodedeusshalom@gmail.com
Postar um comentário
Todos os comentários publicados não significam a adesão às ideias nelas contidas por parte deste apostolado, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Conforme a lei o blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido(a), desde que a resposta não contenha palavrões e ofensas de cunho pessoal e generalizados. Os comentários serão analisados criteriosamente e poderão ser ignorados e ou, excluídos.