A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas no todo ou em parte, não significa necessariamente, a adesão às ideias nelas contidas, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Todas postagens e comentários são de inteira responsabilidade de seus autores primários, e não representam de maneira alguma, a posição do blog. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo desta página.
Home » , » Catherine Doherty: “No Reino de Deus, Deus é o primeiro, o irmão é segundo e eu sou o feliz terceiro”.

Catherine Doherty: “No Reino de Deus, Deus é o primeiro, o irmão é segundo e eu sou o feliz terceiro”.

Written By Beraká - o blog da família on domingo, 19 de junho de 2022 | 18:09

 

 


 

 



Quem foi a serva de Deus Catherine Dohertyw?

 

 







Doherty nasceu em Nizhny Novgorod,Império Russo. Seus pais, Fyodor e Emma Thomson Kolyschkine, eram da Igreja Ortodoxa Russa e batizaram sua filha em São Petersburgo em 15 de setembro de 1896. Estudava no exterior devido o trabalho de seu pai. Ela teve uma exposição à Igreja Católica com seus estudos em Alexandria (Egito), onde seu pai, um aristocrata, havia sido destacado pelo governo. Sua família retornou a São Petersburgo em 1910, onde ela se matriculou na prestigiosa Academia Princesa Obolensky. Em 1912, aos 15 anos, ela se casou com seu primo, Boris de Hueck (1889-1947). Com o encerramento da Primeira Guerra Mundial, Catherine de Hueck tornou-se uma enfermeira da Cruz Vermelha na frente, vendo os horrores da batalha em primeira mão. Em seu retorno a São Petersburgo, ela e Boris fugiram do tumulto da Revolução Russa com suas vidas em risco e quase morrendo de fome para a Finlândia. Juntos, eles foram para a Inglaterra, onde Catherine de Hueck foi recebida na Igreja Católica em 27 de novembro de 1919. Emigrando para Canadá com Boris, Catherine de Hueck deu luz ao seu filho único, George, em Toronto em 1921. Para sobreviver, ela teve vários empregos, acabando viajando pelos Estados Unidos, dando palestras no circuito de palestras Chautauqua .

 

 

Casa da Amizade

 

 

Estando agora profundamente insatisfeita, apesar de uma vida de elevado conforto material, mas seu casamento estava em ruínas. Catherine de Hueck começou a sentir os apelos de um chamado mais profundo através de uma passagem que saltava aos seus olhos na Bíblia: "Levante-se – vá! Venda tudo o que você possui...tome sua cruz e siga-me." Consultando vários sacerdotes e bispo da diocese, iniciou seu apostolado leigo entre os pobres. Em 1932, ela desistiu de todos os bens, viveu entre a multidão de pessoas pobres no centro de Toronto. Ela dava comida a eles quando não tinha nada para si mesma – e também oferecia educação católica e a comunhão eucarística. Ela foi rotulada como simpatizante do comunismo e, cercada por sua própria organização, a Friendship House foi forçada a fechar em 1936. Catherine então foi para a Europa e passou um ano investigando a Ação Católica. Em 1943, tendo recebido a "declaração de nulidade" (matrimônio inválido) de seu primeiro casamento (pois pela bíblia e doutrina católica, não pode unir-se a outro(a) sendo ainda legalmente casado(a) com outro(a)), ela se casou posteriormente com Eddie Doherty, um jornalista americano.

 

 

 

 

Casa da Madona

 

 

 

 

Graves desentendimentos entre os funcionários da Friendship House e seu fundador, principalmente em seu casamento. Quando isso não foi resolvido, Doherty e Eddie se foram para Combermere, Ontário, em 17 de maio de 1947 para se aposentar.Ao se recuperar, ela começou a atender às necessidades da comunidade. O que finalmente floresceu foi um novo apostolado rural chamado Madonna House, que agora conta com aproximadamente 200 funcionários com 17 casas de campo missionárias em todo o mundo.

 

 

 

Morte de Catherine de Hueck Doherty

 

 

 

Catarina de Hueck Doherty morreu em Combermere, em 14 de dezembro de 1985, aos 89 anos. Desde então, a causa de sua canonização como santa foi oficialmente aberta na Igreja Católica.

 

 

 

Sua espiritualidade

 

 

 

 

"Considerava Nazaré o centro da minha vocação. Só me escondendo seria uma luz para os pés do meu vizinho na favela", escreveu Doherty. Ela acredita que o ativismo deveria estar enraizado na oração e que a fé deveria ser levada a todos os aspectos da vida diária.

 

 

 

 

"O Pequeno Mandato"

 

 

 

 

O núcleo da espiritualidade de Catarina de Hueck Doherty é resumido em uma "destilação" do Evangelho que ela chamou de "O Pequeno Mandato" - palavras que ela achou ter recebido de Jesus Cristo e que guiaram sua vida!

 

 

Leia-se:

 

 

 

-“Levante-se - vá! Venda tudo o que você possui. Dê diretamente aos pobres. Tomem a minha cruz (a cruz deles) e sigam-me, indo aos pobres, sendo pobres, sendo um com eles, um comigo”.

 

 

 

- “Pequeno – seja sempre pequeno! Seja simples, pobre, infantil.”

 

 

 

- “Pregue o Evangelho com sua vida! Ouça o Espírito. Ele vai te conduzir”

 

 

 

-“Faça pequenas coisas muito bem por amor a Mim! Amor... amor... amor, sem contar o custo”

 

 

 

-Vá ao mercado e fique comigo. Ore, rápido. Ore sempre, rápido”

 

 

 

-“Esteja escondido. Seja luz para os pés do seu próximo! Vá sem medo para as profundezas do coração dos homens. Eu estarei com você. Ore sempre! Eu serei seu descanso”.

 

 

 

Dever do momento

 

 

A espiritualidade expressa em The Little Mandate (O pequeno Mandato) também,  é conhecida como "o modo de vida da Madonna House ".

 

 

 

 

Um tema central na espiritualidade de Catarina de Hueck Doherty é "o dever do momento" - Como ela mesma colocou:

 

 

 

O dever do momento é o que você deve fazer a qualquer momento, em qualquer lugar que Deus tenha colocado você! Você pode não ter Cristo em um sem-teto à sua porta, mas pode ter um filho pequeno. Se você tem um filho, seu dever do momento pode ser trocar sua fralda e limpar uma sujeira. Então você faz isso! Mas você não troca apenas a criança, você pode trocar da melhor maneira possível, com grande amor por Deus e por aquele a quem está a dedicar-se naquele momento, o qual é o seu honroso dever do momento a ser feito. E deve ser feito, porque o dever do momento é um dever prestado a Deus.

 

 

 

 

 

*Poustinia


 

 


 



*A poustinia (palavra de origem russa : пустынь ) é uma cabana ou cabana isolada, ou às vezes um simples cômodo dentro de uma casa, mobiliada de forma sóbria e que leva à meditação, onde uma pessoa pode se retirar por algum tempo para orar e jejuar ali , sozinho, na presença de Deus.

 

 

 

 

Catarina de Hueck Doherty é talvez mais conhecida pelo conceito de “poustinia”, muito precioso ao catolicismo romano, o qual tornou-se conhecido através de seu livro best-seller “Poustinia”, publicado pela primeira vez em 1975.

 

 

 Fonte: Wikipedia

 

 

Música: Deus É o Primeiro

 

 

 

(Comunidade Católica Shalom)   

 

 

Deus é o primeiro o irmão é o segundo e eu sou o terceiro   

             

Senhor fazei de mim em tuas mãos como barro nas mãos do oleiro

 

Se eu muito olhar para mim sobra pouco para olhar para Ti                     

Se eu muito pensar em mim não dar para pensar no irmão

 

Então vem, muda o meu coração!

 

Veja a cifra da música no link abaixo:


 

https://www.cifraclub.com.br/comunidade-catolica-shalom/deus-e-o-primeiro/

 



Eu preciso ser o feliz terceiro!

 


 


 



Que DEUS seja sempre o PRIMEIRO em tudo, que meu próximo permaneça como a segunda prioridade, e que eu nunca me esqueça de ser o FELIZ TERCEIRO! Para cada momento da história, DEUS chama pessoas para que se unam a ELE para realizarem o SEU propósito naquela geração. Então, este é o momento de fazer diferença na vida de pessoas, que temos o privilégio de conviver como uma dádiva de Deus! Escolhemos nossos amigos, mas não escolhemos nossos pais e nossos irmãos! Estes são sempre um dom!Durante curta caminhada neste mundo em busca de nossas realizações, sobrevivência, felicidade e principalmente, nossa salvação, o mundo nos impõe que sejamos sempre o primeiro! Este conceito é assimilado nos esportes, nos relacionamentos, nos estudos, nos negócios, nas finanças, na sociedade, enfim, em tudo! Mas a lógica de Deus é contrária a nossa, é morrendo que se vive, é perdendo tudo que se ganha! Jesus nos ensina que o melhor de tudo para nós não é ser o Primeiro, ou Segundo, mas o importante é ser o Terceiro! Não o infeliz e frustrado terceiro, mas o livre e feliz terceiro!

 

 


Tive a graça de experimentar o que é ser o feliz terceiro!

 

 







Certa vez num retiro espiritual de 10 dias no Sítio Santo Afonso no Eusébio-CE, quando foi na hora do banho percebemos já estando cada um seus box, que se todos ligassem as torneiras do chuveiro simultaneamente, os que ficavam no fundo do pavilhão não tinham água. Um engraçadinho disse assim:

 


-Galera deixa eu fazer um teste aqui? Todos vocês fechem suas torneiras e aguardem uns instantes...

 


Bom passados alguns instantes (alguns fecharam outros não) todo mundo tomou seus banhos. Quando eu já eu estava pra sair, ouvi aquela voz lá no finzinho do pavilhão:

 

-Ei...tem alguém ainda ai?...Eu posso ligar agora o meu chuveiro?...

 


Presenciei ali o feliz terceiro! Aquele que pensou mais nos outros do que em si mesmo!

 


-Eu disse: Pode sim irmão! Não tem mais ninguém aqui além de nós dois...

 

Não pude esperar para saber quem era aquele irmão santo porque o sino estava a tocar para a oração comunitária da tarde.

 

 

Noutra ocasião, eu mesmo experimentei a sabedoria do que é ser o feliz terceiro!

 


Como moro em um condomínio as saídas do mesmo em horários de pico é sempre uma verdadeira disputa em ser o primeiro! Certa ocasião, alguns condôminos muito apressados em atingir logo a BR que fica na frente do Condomínio, quase provocam um acidente! Eu cedi a passagem ao vizinho do lado, porém, outro que vinha logo atrás, acelerou e ficou emparelhado na contra mão com o que eu tinha cedido a vez, e por pouco não bate de frente com um carro que vinha em sentido contrário, obrigando-o a descer o acostamento. Aquilo me fez lembrar que ser o feliz terceiro também é uma sabedoria de Deus, "pois é melhor perder um minuto na vida do que perder a vida num minuto!"

 

 

 


 



------------------------------------------------------

 

 

 

 

 

 

APOSTOLADO BERAKASH: Como você pode ver, ao contrário de outros meios midiáticos, decidimos por manter a nossa página livre de anúncios, porque geralmente, estes querem determinar os conteúdos a serem publicados. Infelizmente, os algoritmos definem quem vai ler o quê. Não buscamos aplausos, queremos é que nossos leitores estejam bem informados, vendo sempre os TRÊS LADOS da moeda para emitir seu juízo. Acreditamos que cada um de nós no Brasil, e nos demais países que nos leem, merece o acesso a conteúdo verdadeiro e com profundidade. É o que praticamos desde o início deste blog a mais de 20 anos atrás. Isso nos dá essa credibilidade que orgulhosamente a preservamos, inclusive nestes tempos tumultuados, de narrativas polarizadas e de muita Fake News. O apoio e a propaganda de vocês nossos leitores é o que garante nossa linha de conduta. Sempre nos preocupamos com as questões de direito autoral e de dar o crédito a quem lhe é devido. Se por acaso alguém se sentir ferido(a) em seus direitos autorais quanto a textos completos, ou parciais, publicados ou traduzidos aqui (já que não consegui identificar e contatar alguns autores(as), embora tenha tentado), por favor, não hesite em nos escrever para que possamos fazer o devido registro de seus créditos, sejam de textos, fontes, ou imagens. Para alguns, erros de ortografia e de digitação valem mais que o conteúdo, e  já invalida “todes” o texto? A falta de um “a”, de alguma vírgula, ou alguns trocadilhos, já são suficientes para não se ater a essência do conteúdo? Esclareço que levo mais tempo para escrever, ou repostar um conteúdo do que corrigi-lo, em virtude do tempo e  falta de assessoria para isto. A maioria aqui de nossos(as) leitores(as) preferem focar no conteúdo e não na superficialidade da forma (não quero com isto menosprezar as regras gramaticais, mas aqui, não é o essencial). Agradeço as correções pontuais, não aquelas genéricas, tipo: “seu texto está cheio de erros de português” - Nas próximas pontuem esses erros (se puderem e souberem) para que eu faça as devidas correções. Semanalmente faço postagens sobre os mais diversos assuntos: política, religião, família, filosofia, sociologia, moral Cristã, etc. Há quem goste e quem não gosta de minhas postagens! Faz parte do processo, pois nem todos pensamos igual. Isso também aconteceu com Jesus e com os apóstolos e com a maioria daqueles(as) que assim se expõem. Jesus não disse que só devemos pregar o que agrada aos outros, mas o que precisamos para nossa salvação! Paulo disse o mesmo ao jovem bispo Timóteo (2Tm 4,1-4). Padre, seminarista, leigo católico e catequista não devem ter medo de serem contestados! Seja fiel ao Magistério Integral da igreja! Quem disse que seria fácil anunciar Jesus e seus valores? A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas deste blog não significa, necessariamente, adesão às ideias neles contidas. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo deste blog. Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica desnecessária será prontamente banida. Todos as postagens e comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam necessariamente, a posição do blog. A edição deste blog se reserva o direito de excluir qualquer artigo ou comentário que julgar oportuno, sem demais explicações. Todo material produzido por este blog é de livre difusão, contanto que se remeta nossa fonte. Não somos bancados por nenhum tipo de recurso ou patrocinadores internos, ou externo ao Brasil. Este blog é independente e representamos uma alternativa concreta de comunicação. Se você gosta de nossas publicações, junte-se a nós com sua propaganda, ou doação, para que possamos crescer e fazer a comunicação dos fatos, doa a quem doer. Entre em contato conosco pelo nosso e-mail abaixo, caso queira colaborar:

 

 

 

filhodedeusshalom@gmail.com

 

Curta este artigo :

Postar um comentário

Todos os comentários publicados não significam a adesão às ideias nelas contidas por parte deste apostolado, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Conforme a lei o blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido(a), desde que a resposta não contenha palavrões e ofensas de cunho pessoal e generalizados. Os comentários serão analisados criteriosamente e poderão ser ignorados e ou, excluídos.

TRANSLATE

QUEM SOU EU?

Minha foto
CIDADÃO DO MUNDO, NORDESTINO COM ORGULHO, Brazil
Neste Apostolado APOLOGÉTICO (de defesa da fé, conforme 1 Ped.3,15) promovemos a “EVANGELIZAÇÃO ANÔNIMA", pois neste serviço somos apenas o Jumentinho que leva Jesus e sua verdade aos Povos. Portanto toda honra e Glória é para Ele.Cristo disse-nos:Eu sou o caminho, a verdade e a vida e “ NINGUEM” vem ao Pai senão por mim" (João14, 6).Defendemos as verdade da fé contra os erros que, de fato, são sempre contra Deus.Cristo não tinha opiniões, tinha a verdade, a qual confiou a sua Igreja, ( Coluna e sustentáculo da verdade – Conf. I Tim 3,15) que deve zelar por ela até que Ele volte(1Tim 6,14).Deus é amor, e quem ama corrige, e a verdade é um exercício da caridade. Este Deus adocicado, meloso, ingênuo, e sentimentalóide, é invenção dos homens tementes da verdade, não é o Deus revelado por seu filho: Jesus Cristo.Por fim: “Não se opor ao erro é aprová-lo, não defender a verdade é nega-la” - ( Sto. Tomás de Aquino).Este apostolado tem interesse especial em Teologia, Política e Economia. A Economia e a Política são filhas da Filosofia que por sua vez é filha da Teologia que é a mãe de todas as ciências. “Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao vosso nome dai glória...” (Salmo 115,1)

POSTAGENS MAIS LIDAS

SIGA-NOS E RECEBA AS NOVAS ATUALIZAÇÕES EM SEU CELULAR:

TOTAL DE ACESSOS NO MÊS

ÚLTIMOS 5 COMENTÁRIOS

ANUNCIE AQUI! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com

SÓ FALTA VOCÊ! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com

SÓ FALTA VOCÊ! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com
 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2013. O BERAKÁ - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger