A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas no todo ou em parte, não significa necessariamente, a adesão às ideias nelas contidas, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Todas postagens e comentários são de inteira responsabilidade de seus autores primários, e não representam de maneira alguma, a posição do blog. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo desta página.
Home » , » O que seria a "Terceira Via Política" entre a Direita e Esquerda?

O que seria a "Terceira Via Política" entre a Direita e Esquerda?

Written By Beraká - o blog da família on terça-feira, 31 de agosto de 2021 | 15:59

 



 

 

Terceira Via é o nome que se dá para uma corrente ideológica da social-democracia

 

 

Nos anos 1970, o mundo estava polarizado entre países alinhados ao capitalismo estadunidense e países alinhados ao socialismo soviético. Este embate que ocorreu principalmente no campo ideológico esteve presente por algumas décadas desde o final da Segunda Guerra Mundial e pautou relações internacionais e a conduta de cada país como integrante desse contexto. O primeiro ministro britânico Tony Blair conseguiu reunir em Dublin, na Irlanda, personagens como Bill Clinton (que seria presidente dos Estados Unidos) e Fernando Henrique Cardoso (que seria presidente do Brasil) para discutir um projeto envolvendo a social-democracia que interessava a todos eles.

 

 

A reunião dessas lideranças mundiais tinha como proposta a adequação da social-democracia às novas ideias políticas, que, à época, era o neoliberalismo emergente. A princípio, a social-democracia é fruto de uma ruptura dentro do socialismo ocorrida no início do século XX.

 

 

Em linhas gerais, seria uma ideologia de esquerda que defenderia a transição para o socialismo sem a necessidade de uma revolução!

 

 

No entanto, com o passar dos anos, essa vertente ideológica apresentou condutas que a aproximou muito mais das ideias de direita do das ideias de esquerda. Quando Tony Blair reuniu as lideranças mundiais em 1978 para uma atualização da social-democracia, o resultado foi a formulação de propostas voltadas para a abertura, a desregulação e a desestatização das economias nacionais, ou seja, respondia ao perfil neoliberal que ganhara força com o governo de Margareth Thatcher na Inglaterra. A social-democracia foi marcante no século passado, sobretudo com a formulação do conceito de estado de bem-estar social, mas se enfraqueceu na década de 1980.

 

 


A Terceira Via foi a ideologia resultante da reformulação da social-democracia!

 

 

Seria uma tentativa de reconciliação entre direita e esquerda, pois defendia uma política econômica conservadora associada a uma política social progressista. Seus defensores argumentam que o modelo ideológico está além do livre mercado e do socialismo democrático, seria algo inovador. Este fez muito sucesso na Austrália no final da década de 1980, mas foi mesmo muito popular nos governos do presidente estadunidense Bill Clinton e do primeiro-ministro inglês Tony Blair.

 

 

A Terceira Via defende a necessidade do Estado com interferência moderada na economia, assim como o combate à miséria e a responsabilidade pela segurança, saúde, educação e a previdência. A ideia foi especialmente adotada no Brasil durante o governo de Fernando Henrique Cardoso e na consolidação do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB).

 

 

Após o sucesso que fez no mundo durante algumas décadas, a ideologia perdeu força no começo do novo milênio. Algumas vezes o termo foi atribuído ao que acontece na China, o que é um equívoco, pois trata-se, neste caso, de um Socialismo de Mercado, e não da Terceira Via.

 

 

Fonte:GIDDENS, Anthony (Org.) - O Debate Global sobre a Terceira Via. São Paulo: UNESP, 2007.

 

 

-----------------------------------------------------

 

 

APOSTOLADO BERAKASH: Como você pode ver, ao contrário de outros meios midiáticos, decidimos por manter a nossa página livre de anúncios, porque geralmente, estes querem determinar os conteúdos a serem publicados. Infelizmente, os algoritmos definem quem vai ler o quê. Não buscamos aplausos, queremos é que nossos leitores estejam bem informados, vendo sempre os TRÊS LADOS da moeda para emitir seu juízo. Acreditamos que cada um de nós no Brasil, e nos demais países que nos leem, merece o acesso a conteúdo verdadeiro e com profundidade. É o que praticamos desde o início deste blog a mais de 20 anos atrás. Isso nos dá essa credibilidade que orgulhosamente a preservamos, inclusive nestes tempos tumultuados, de narrativas polarizadas e de muita Fake News. O apoio e a propaganda de vocês nossos leitores é o que garante nossa linha de conduta. A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas deste blog não significa, necessariamente, adesão às ideias neles contidas. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo deste blog. Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica desnecessária será prontamente banida. Todos as postagens e comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam necessariamente, a posição do blog. A edição deste blog se reserva o direito de excluir qualquer artigo ou comentário que julgar oportuno, sem demais explicações. Todo material produzido por este blog é de livre difusão, contanto que se remeta nossa fonte. Não somos bancados por nenhum tipo de recurso ou patrocinadores internos, ou externo ao Brasil. Este blog é independente e representamos uma alternativa concreta de comunicação. Se você gosta de nossas publicações, junte-se a nós com sua propaganda, ou doação, para que possamos crescer e fazer a comunicação dos fatos, doa a quem doer. Entre em contato conosco pelo nosso e-mail abaixo, caso queira colaborar:

 

filhodedeusshalom@gmail.com

 

Curta este artigo :

Postar um comentário

Conforme a lei o blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido(a), desde que a resposta não contenha palavrões e ofensas de cunho pessoal e generalizados.Os comentários serão analisados criteriosamente e poderão ser ignorados e ou, excluídos.

TRANSLATE

QUEM SOU EU?

Minha foto
CIDADÃO DO MUNDO, NORDESTINO COM ORGULHO, Brazil
Neste Apostolado APOLOGÉTICO (de defesa da fé, conforme 1 Ped.3,15) promovemos a “EVANGELIZAÇÃO ANÔNIMA", pois neste serviço somos apenas o Jumentinho que leva Jesus e sua verdade aos Povos. Portanto toda honra e Glória é para Ele.Cristo disse-nos:Eu sou o caminho, a verdade e a vida e “ NINGUEM” vem ao Pai senão por mim" (João14, 6).Defendemos as verdade da fé contra os erros que, de fato, são sempre contra Deus.Cristo não tinha opiniões, tinha a verdade, a qual confiou a sua Igreja, ( Coluna e sustentáculo da verdade – Conf. I Tim 3,15) que deve zelar por ela até que Ele volte(1Tim 6,14).Deus é amor, e quem ama corrige, e a verdade é um exercício da caridade. Este Deus adocicado, meloso, ingênuo, e sentimentalóide, é invenção dos homens tementes da verdade, não é o Deus revelado por seu filho: Jesus Cristo.Por fim: “Não se opor ao erro é aprová-lo, não defender a verdade é nega-la” - ( Sto. Tomás de Aquino).Este apostolado tem interesse especial em Teologia, Política e Economia. A Economia e a Política são filhas da Filosofia que por sua vez é filha da Teologia que é a mãe de todas as ciências. “Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao vosso nome dai glória...” (Salmo 115,1)

POSTAGENS MAIS LIDAS

SIGA-NOS E RECEBA AS NOVAS ATUALIZAÇÕES EM SEU CELULAR:

VISUALIZAÇÃO DE ACESSOS NO MÊS

ÚLTIMOS 5 COMENTÁRIOS

 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2013. O BERAKÁ - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger