Salmo Responsorial
(Salmo 33): “Saboreai e vede
como o Senhor é bom”
Anúncio do Evangelho (João 6,41-51)
— Glória a vós, Senhor!
Então, os judeus começaram a
murmurar contra Jesus, porque ele dissera: «Eu sou o pão que desceu do céu».
Diziam: «Este não é Jesus, o filho de
José? Não conhecemos nós o seu pai e sua mãe? Como pode, então, dizer que
desceu do céu?» Jesus respondeu:
«Não murmureis entre vós. Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou não o
atrair. E eu o ressuscitarei no último dia. Está escrito nos Profetas: ‘Todos serão
discípulos de Deus’. Ora, todo aquele que escutou o ensinamento do
Pai e o aprendeu vem a mim. Ninguém jamais viu o Pai, a não ser aquele que vem
de junto de Deus: este viu o Pai. “Em
verdade, em verdade, vos digo: quem crê, tem a vida eterna. Eu sou o pão da
vida. Os vossos pais comeram o maná no deserto e, no entanto, morreram. Aqui está o pão que desce do céu, para que
não morra quem dele comer. Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Quem come deste pão viverá eternamente. E o pão que eu darei
é a minha carne, entregue pela vida do mundo”.
— Palavra da Salvação!
— Glória a vós, Senhor.
COMENTÁRIO DO EVANGELHO
«Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou não o atrair»
A Igreja não cresce por proselitismo, como qualquer
empresa, mas cresce por atração. E quem a move por atração é o Espírito Santo”.
“Nunca esqueçamos estas palavras de Bento XVI: “A Igreja e por conseguinte, Jesus Cristo não
crescem por proselitismo, mas por atração”. Se
falta o Espírito Santo, que é quem atrai para Jesus, a Igreja não existe”. Hoje,
o Evangelho apresenta o desconcerto que a presença de Jesus causou em seus
compatriotas: «Este não é Jesus, o filho de José? Não conhecemos nós o seu pai
e a sua mãe? Como pode, então, dizer que desceu do céu?» (Jo 6, 42). Apenas o esforço humano para compreender
quem é Jesus revela-se inútil, sem a intervenção de Deus. Visto apenas em sua
aparência humana, o Messias foi considerado sob dupla vertente. Alguns o
tomavam por uma pessoa extraordinária, detentora de um poder jamais visto. Sua
sabedoria fazia-o superior aos rabinos, e sua autoridade em muito os superava. Enfim,
uma grande figura humana. Outros, movidos pela inimizade que nutriam por Jesus,
consideravam-no blasfemo, eliminador das coisas sagradas da religião. Seus gestos
prodigiosos eram interpretados como fruto de pacto com Satanás, e sua presença
junto aos pecadores e marginalizados, como expressão de má vida. Tais
considerações são enganosas, por não atingirem o cerne da identidade de Jesus.
Só por revelação de Deus é possível conhecer a condição de Filho amado do Pai,
enviado como penhor de salvação, portador de vida eterna para a humanidade, e
pão da vida, que a alimenta na longa caminhada rumo à casa do Pai. Por
conseguinte, o ser humano não pode conhecer Jesus por iniciativa própria. É o
Pai quem coloca, no coração humano, o desejo de conhecer seu Filho. Quem se
deixa instruir pelo Pai torna-se discípulo de Jesus.A
vida de Jesus entre os seus foi tão normal que, ao começar a Proclamação do
Reino, aqueles que O conheciam se escandalizaram do que então lhes dizia. De que Pai lhes falava Jesus que ninguém
havia visto? Que pão descido do céu era esse que aqueles que o comessem
viveriam para sempre? Ele negava que fosse o maná do deserto porque, os que o
comeram, morreram. «E o pão que eu darei é a minha carne, entregue pela vida do
mundo» (Jo 6, 51).
Sua carne poderia ser um alimento para nós? O desconcerto que Jesus
provocava entre os judeus pode também se dar entre nós se nós não nos
respondermos a uma pergunta central para nossa vida cristã: Quem é Jesus? Muitos homens e mulheres, antes que nós, se
fizeram esta pergunta, a responderam de uma forma pessoal, foram a Jesus, O
seguiram e agora desfrutam de uma vida sem fim e plena de amor.
E aos que vão a Jesus, Ele os ressuscitará no último dia
(cf. Jo 6, 44). João Cassiano exortava seus monges dizendo-lhes:
“Aproximai-vos a Deus, e Deus se aproximará de vós, porque ninguém pode
ir a Jesus se o Pai que O enviou não o atrai”.
No Evangelho escutamos ao Senhor que nos convida a ir até
Ele: ‘Vinde a Mim todos os que estais cansados e esgotados, e eu os farei
repousar’». Acolhamos a Palavra do Evangelho que nos aproxima a Jesus cada dia;
acolhamos o convite do próprio Evangelho de entrar em comunhão com Ele comendo
sua carne, porque:
«Este é o verdadeiro alimento, a carne de Cristo, o qual, sendo a
Palavra, fez-se carne para nós» (Orígenes).
Oração do dia
Senhor Jesus, quero conhecer-te sempre mais, deixando-me instruir pelo
Pai o qual me revela quem, de verdade, tu és.Acompanhai, ó Deus, com proteção
constante os que renovastes com o pão do céu e, como não cessais de
alimentá-los, tornai-os dignos da salvação eterna. Por Cristo, nosso Senhor.
MOTIVAÇÕES PARA A LITURGIA DIÁRIA E DOMINICAL:
A Liturgia Diária é uma ótima ocasião para que se opere a
conversão. A leitura da Liturgia Diária forjou e moldou muitos Santos:
1)-Santo Agostinho
foi um deles. “Tolle et lege” (Toma e lê) foi a frase que o conduziu a ler um
trecho do Evangelho que mudou sua vida.
2)-O grande Santo
Antão, que deu origem à vida monástica, foi tocado pela graça ao ler a
parábola do moço rico no Evangelho.
3)- São Francesco
(Francisco) cujo nome é adotado depois de uma viagem à França, onde o menino teria
ficado cativado pela vida francesa, sua música, sua poesia e seu povo, seu pai
teria começado a chamá-lo de "francesco", que significa
"francês" em italiano. Também, como Santo Antão,a passagem do jovem
rico é tão significativa que inspirou também São Francisco de Assis a elaborar
sua Regra de Vida baseada no desapego aos bens e o amor aos pobres: “Se
queres ser perfeito, vai, vende teus bens, dá-os aos pobres e terás um tesouro
no céu. Depois, vem e segue-me”. (Mt 19, 21).
4)-Também para Santo
Inácio de Loyola a ocasião escolhida por Deus para sua mudança de vida foi a
leitura de consagrados livros Cristãos. Gravemente ferido na batalha de
Pamplona (20 de Maio de 1521), passou meses inválido, no castelo de seu pai. Durante
o longo período de recuperação, Inácio procura ler livros para passar o tempo,
e começa a ler a "Vita Christi", de Rodolfo da Saxônia, e a Legenda
Áurea, sobre a vida dos santos, de Jacopo de Varazze, monge cisterciense que
comparava o serviço de Deus com uma ordem cavalheiresca.A partir destas
leituras, tornou-se empolgado com a ideia de uma vida dedicada a Deus, emulando
os feitos heroicos de Francisco de Assis e outros líderes religiosos. Decidiu
devotar a sua vida à conversão dos infiéis na Terra Santa.
Os Santos recomendam com empenho a Liturgia Diária:
1)-São Bernardo: “A leitura espiritual nos prepara para a oração e a
prática das virtudes. Leitura e Oração são as armas com as quais se vence o demônio
e se conquista o céu”.
2)-São Cipriano: “Permanece na oração e na leitura: desse modo conversarás
com Deus e Deus estará contigo”.
3)-Santo Afonso de Ligório: “Quantos Santos
abandonaram o mundo e se deram a Deus por meio da leitura espiritual!”
4)-São Gregório Magno, Papa: “Eu
te rogo: empenha-te em meditar cada dia as palavras do teu Criador. Assim aprenderás a
conhecer o coração de Deus através das palavras de Deus”.
A Liturgia Diária ajuda-nos a compreender e amar a
Liturgia Católica:
O Catecismo da Igreja
Católica ensina que “a liturgia é
participação na oração de Cristo, dirigida ao Pai no Espírito Santo. Nela, toda a oração cristã encontra a sua fonte e o
seu termo. Pela liturgia, o homem interior lança raízes e alicerça-se no
«grande amor com que o Pai nos amou» (Ef 2, 4).
A Liturgia Diária prepara nossa alma para recebermos o
Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo
Na Liturgia Diária,
as orações e as leituras da Palavra de Deus são ocasião para alimentar a nossa
fé. Em cada leitura Deus fala a seu povo e o alimenta.Por esse modo a Santa
Igreja prepara o coração dos fiéis para poder receber o Corpo e Sangue de Nosso
Senhor Jesus Cristo, na Sagrada Comunhão.Na Liturgia da Palavra o fiel ouve com
atenção as leituras da Bíblia que são uma carta escrita por Deus para cada um
de nós.Na Liturgia Eucarística somos preparados para receber o Pão dos Anjos,
que transformará nossa vida, e como Elias nos dar força para continuar a
caminhada alimentados por este pão (I Reis 19,4-10).
Como viver de forma prática a Liturgia Diária?
Este é um método de
leitura orante da Palavra de Deus, da Liturgia Diária, praticado e ensinado
pelos Padres da Igreja desde os seus primeiros séculos. Foi batizada com esse
nome por Orígenes no séc. III, e generalizou-se nos séculos IV e V como maneira
predominante de ler a bíblia. Esta pode ser feita diariamente, por exemplo,
meditando o Evangelho proposto pela liturgia diária da Santa Missa.Após suplicar a luz do Espírito Santo, o
método se desenvolve em 4 passos:
1)-Leitura: o que a Palavra diz em si?
2)-Meditação: o que a Palavra diz para mim; o que ela me
ensina, me revela, como ela me forma, como a vejo em minha vida;
3)-Oração: Qual minha resposta a palavra de Deus?
4)-Contemplação: O que a palavra de Deus fez em mim? O que
devo mudar concretamente em minha vida, que postura devo tomar; o que me
proponho a viver doravante durante a minha vida?O fruto dessa nova dinâmica de
vida ao ritmo da Palavra é uma transformação real e concreta que nos elevará em
fé, esperança e caridade, além disso, nos proporcionará uma vida junto de Deus
mais constante e digna de Seu amor.Por último, convido a que nos empenhemos
neste caminho. Com a Sua graça já provaremos aqui nesta terra das riquezas do
céu!
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