A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas no todo ou em parte, não significa necessariamente, a adesão às ideias nelas contidas, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Todas postagens e comentários são de inteira responsabilidade de seus autores primários, e não representam de maneira alguma, a posição do blog. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo desta página.
Home » » Como lidar com a frustração que sentimos quando algo dá errado, não aconteceu o que queríamos e como queríamos?

Como lidar com a frustração que sentimos quando algo dá errado, não aconteceu o que queríamos e como queríamos?

Written By Beraká - o blog da família on terça-feira, 19 de março de 2019 | 23:47





Primeiro precisamos entender o que é esse sinal de frustração em nossas emoções e em nossa alma. A frustração é um sentimento, uma emoção que ocorre quando algo que era esperado não ocorreu. A frustração é quando uma pessoa não está feliz por não ter uma vontade, ou desejo pessoal, satisfeito, mas também existem pessoas quem tem complexo de frustração, ou seja, são aquelas que se decepcionam com qualquer coisa.




A frustração ocorre quando uma vontade nossa não ocorreu, independente do motivo, pois existem fontes motivadoras internas e externas. As fontes internas podem gerar sentimentos como ter medo e falta de confiança, e geralmente a única coisa que se tem a fazer, é que a própria pessoa mude esta sua condição interior. Já as motivações externas, são fatos e condições fora do nosso controle tal como, uma catástrofe natural, um acidente, a morte de alguém, a falta de dinheiro, uma traição, o fim de um relacionamento por parte da outra pessoa, uma demissão, uma reprovação em concurso, enfermidade, etc. A frustração só ocorre quando existem altas expectativas. Para não ter sentimentos como a frustração, o ideal é não esperar muito das pessoas e das coisas, para evitar se magoar e esperar algo que possa vir a não acontecer.



O QUE FAZER QUANDO ELA ACONTECE?



Um relacionamento sólido com Deus é essencial para lidar de forma saudável com as frustrações. Em Êxodo 33, vemos o exemplo de Moisés como alguém que lidou bem com suas frustrações, principalmente quando o povo hebreu, acabou se desviando diversas vezes do plano de Deus, e quando suas expectativas não eram correspondidas. Sendo mais específico, vemos como Moisés ao subir ao Sinai, onde recebeu as tábuas da Lei e a situação caótica que ele encontrou ao voltar. A idolatria do povo foi fruto de suas frustrações, ou seja, aquele povo tinha uma expectativa que não foi suprida no tempo de suas expectativas, e o povo foi optando por outro caminho. Queriam Deus, mas Ele não veio no tempo que queriam, então vamos providenciar outro Deus. Quando você não tem um relacionamento com Deus, quando você não tem maturidade espiritual, as suas frustrações acabam fazendo-nos mudar de rumo. Moisés tinha relacionamento com Deus, mas ele ficou bem bravo. Se ele não tivesse maturidade espiritual, talvez o projeto de Deus tivesse sido abortado ali mesmo, e Deus teria que encontrar outros meios. Só que Moisés tinha um hábito: todos os dias, ele pegava uma tenda, saía do acampamento, na frente de todo mundo e ali bem na frente, ele montava a tenda. Ele a chamava de tenda do encontro. E estes encontros com Deus alimentavam sua fé. Esta firmeza na fé que é fruto da constante busca a Deus, vem justamente pelo fato de que nesses momentos de intimidade, Deus vai trabalhando no coração daqueles que o buscam e vai se revelando como a um amigo sua maneira de agir (conf. João 15,15). Você percebe como o nosso coração muda quando estamos na presença de Deus? Aquela sensação de inteireza, entendimento e acolhimento de sua vontade nos acompanham. Existem coisas que você não vai conseguir mudar em você pelo seu próprio esforço. Existem coisas que é necessário um evento sobrenatural. Enquanto a gente está na presença Dele, Deus está trabalhando em áreas da nossa vida que a gente não faz nem ideia, ou seja, Ele vai operando e nos salvando de nós mesmos.


A falta de intimidade com Deus é algo tão sério, que pode afetar até mesmo a própria identidade do cristão. Portanto, se não buscamos a Deus como um estilo de vida, as frustações passam a ser simplesmente inaceitáveis, gerando os piores sentimentos em nosso interior. Cada frustração se não acolhidas em Deus, vai nos modificando de forma tão negativa, que acabamos perdendo a nossa  identidade Cristã, que não mais nos assemelhamos a Cristo, e já não sabemos mais nem ao menos quem somos e em que estamos nos transformando.




PRECISAMOS SABER QUE NAS FRUSTRAÇÕES DEUS ESTÁ CONOSCO




Salmo 23, 1-6: “O Senhor é o meu pastor, nada me faltará.Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque Tu estás comigo...”


Você já ouviu falar de um vale mais sombrio e mortal que o vale tenebroso da FRUSTRAÇÃO? Suas colinas são tão profundas e tão íngremes, que se não tomarmos cuidado a queda será fatal. Mas o Salmista fala o segredo para não temer o vale: “porque Tu estás comigo, a Tua vara e o Teu cajado me consolam... ” Na hora da angústia, da dúvida, da frustração repetitiva, o Senhor tem sido o teu consolo, ou outras coisas? A frustração tem som, cheiro e gosto de deserto, de aridez! E quem te consola nessas horas? A dúvida? A revolta? A desistência? O cansaço te consome a tal ponto que a murmuração é sua melhor amiga? O que fazer então? Corra para o colo do consolador! Se alimente nos pastos verdejantes propostos pelo nosso Bom Pastor!


Jesus quando estava para entregar sua vida por nós começou a se entristecer. Acho que pela sua onisciência, ele já previa as traições e abandonos pelos quais passaria, e sua humanidade de certa forma se frustrou. Assim, numa dessas orações angustiosas Jesus em sua humanidade pede para que o Pai se possível afastaste dele esse cálice. (Mateus 26,36-46). Esse tal vale tenebroso da FRUSTRAÇÃO precisa ser vencido pela intimidade com o Deus da consolação. Ou seremos do time dos que entregam os pontos, dos que só tem a murmuração nos lábios, ao contrário do que nos pede a Santa mãe Igreja: “ É nosso dever e salvação darmos graças em todo tempo e lugar”. Precisamos mudar o FOCO: Olhemos para Jesus. Ele poderia ter deixado a frustração o vencer mas a superou, quando disse: “Que antes seja feita a tua vontade...”


As frustrações geralmente vêm sobre dois tipos de pessoas: As fracas e as fortes. Aos fracos, restam o isolamento, a autocomiseração, amargura, o julgamento,  e deixar-se vencer por esses sentimentos negativos e passar por essa vida sem perceber a beleza e as das cores da vida , preferindo assistir os acontecimentos do mundo em preto e branco. Para os fortes é a grande oportunidade de amadurecer. Os fortes aprenderão a arte da tolerância, da paciência, do perdão. Os fortes avaliarão o outro lado das perdas. Como um escultor que dá forma ao mármore frio pelo cinzel, os fortes esculpirão suas personalidades, tendo coragem para viver e a humildade aliada a perseverança para vencer. Lembrem-se, as frustrações são obstáculos imprevisíveis para você ver as belezas da vida na adversidade e nas contrariedades. “Meus filhos no mundo tereis tribulações, mas coragem, eu venci o mundo!”


PASSAGENS BÍBLICAS QUE NOS AJUDAM A SUPERAR AS FRUSTRAÇÕES E ANGÚSTIAS



Salmo 119,165: “Muita paz tem os que amam a Tua lei, e para eles não há tropeço...”


Isaías 26,3:  “Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em Ti, porque ele confia em Ti.”
Romanos 8,25: “Mas, se esperamos o que não vemos, é com perseverança o aguardamos...”


Filipenses 4,6-7: “Não andeis ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e pela súplica, com ações de graças, sejam as vossas petições conhecidas diante de Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e as vossas mentes em Cristo Jesus.”


Hebreus 10,35-36: “Portanto, não lanceis fora a vossa confiança, que tem uma grande recompensa. Necessitais de perseverança, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa...”


Às vezes o Senhor permite que nossos planos se frustrem, simplesmente porque não é o momento nem a vontade d’Ele para nossa salvação e santificação. Deus é sempre sim, permitindo ou impedindo, dando ou tirando, está sempre nos amando!


Números 22,18b: “Eu não poderia desobedecer à ordem do Senhor meu Deus, para fazer coisa pequena ou grande...”


Provérbios 13, 12: [As demoras de Deus nem sempre são recusas.] A esperança adiada faz adoecer o coração, mas o desejo cumprido é árvore de vida...”


Provérbios 21,30: [Se o Senhor não quer que algo seja feito, por “melhores” que sejam as suas idéias e planos, não vão funcionar!] Não há sabedoria, nem entendimento, nem bom conselho fora do Senhor.”


Eclesiastes 3,1: “ Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu...”


2 Coríntios 13,8: “Pois nada podemos contra a verdade, senão em favor da verdade.”


Tiago 4,13-15: “ E agora, vós que dizeis: Hoje ou amanhã iremos a tal cidade, lá passaremos um ano, negociaremos e ganharemos. Ora, não sabeis o que acontecerá amanhã. O que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e logo se desvanece. Em lugar disso, devíeis dizer: Se o Senhor quiser, viveremos e faremos isto ou aquilo...”


Salmo 37,4-5:  [Se você colocar o Senhor em primeiro lugar e confiar nEle, Ele vai encaminhar as situações.] Deleita-te no Senhor, e Ele te concederá os desejos do teu coração.Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nEle, e Ele tudo fará...”



CONFIARMOS EM DEUS


Salmo 20,7-8:  “Uns confiam em carros, outros em cavalos, mas nós esperamos no Senhor nosso Deus. Eles se encurvam e caem, mas nós nos levantamos e ficamos de pé...”


Salmo 44,6 “Não confio no meu arco, nem a minha espada me traz a vitória...”


Salmo 127,1ª: “ Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam...”


Jeremias 17,5: “Assim diz o Senhor: Maldito o homem que confia no homem, que faz da carne o seu braço, e cujo coração se aparta do Senhor.”


Zacarias 4,6b “Não por força nem por poder, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor dos exércitos...”


João 15,5: “Eu sou a videira, vós sois os ramos. Se alguém permanece em Mim, e Eu nele, esse dá muito fruto; sem Mim nada podeis fazer...”


Às vezes fica-se frustrado por tentar fazer uma tarefa que está além de sua capacitação, ou fora da sua “área”:



Salmo 131,1: “Ó Senhor, o meu coração não é orgulhoso, nem os meus olhos altivos; não me ocupo de grandes questões, nem de coisas maravilhosas demais para mim.”


Provérbios 15,22: [Aceitar bons conselhos antes de qualquer empreendimento é uma boa maneira de evitar possíveis frustrações] Onde não há conselho frustram-se os projetos, mas com a multidão de conselheiros eles se estabelecem.


Lucas 14,28-30: “Se algum de vós está querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro a fazer as contas dos gastos, para ver se tem com que a acabar? Para que não aconteça que, depois de haver posto os alicerces, e não a podendo acabar, todos os que a virem comecem a escarnecer dele, dizendo: Este homem começou a edificar e não pôde acabar...”


Romanos 12,16: “Sede unânimes entre vós. Não ambicioneis as coisas altivas, mas acomodai-vos às humildes. Não sejais sábios em vós mesmos...”


1 Coríntios 7,20: “Cada um permaneça na situação em que estava quando foi chamado por Deus...”


Independentemente da causa da frustração, ore para ter mais paciência, confiança e para se apoiar mais no Senhor:


Salmo 55,22: “Lança o teu fardo sobre o Senhor, e Ele te susterá; e jamais permitirá que o justo seja abalado...”


Salmo 145,18-19: “Perto está o Senhor de todos os que O invocam, de todos os que O invocam em verdade. Ele cumpre o desejo dos que O temem; ouve o seu clamor, e os salva...”


Romanos 5,3-5ª: “Não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança; a perseverança experiência; e a experiência esperança.Ora, a esperança não traz confusão...”


Gálatas 6,9: “E não nos cansemos de fazer o bem, pois a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido...”


Isaías 30,15ª: “Assim diz o Senhor Deus, o Santo de Israel: Em vos converterdes e em repousardes está a vossa salvação, no sossego e na confiança está a vossa força.”


2 Coríntios 3,4-5: “E é por intermédio de Cristo que temos tal confiança em Deus. Não que sejamos capazes, por nós mesmos, de pensar alguma coisa, como se partisse de nós mesmos, mas a nossa capacidade vem de Deus.”


O próprio Cristo diz em João 5,30: “Eu não posso fazer nada de Mim mesmo; como ouço, assim julgo, e o Meu juízo é justo, pois não busco a Minha vontade, mas a vontade do Pai que Me enviou...”


CONCLUSÃO:


A frustração desencadeia uma série de sentimentos nocivos. As frustrações que advém a nossa vida despertam sentimentos tais como a raiva, revoltas, murmuração e melancolias. Funciona como uma espécie de gatilho que aciona distúrbios emocionais que afligem a alma. São muitas as coisas que nos frustram. Falta de dinheiro para adquirir algo, ou até mesmo tão somente para pagar seus compromissos assumidos; quando você faz um negócio esperando resultados positivos e alguém te prejudica. Uma festa que você aguardava, mas não foi convidado (a). A falta de reconhecimento profissional, não se sentir correspondido, um sentimento de querer sem ser querido. A verdade é que a frustração pode nos levar a uma autocomiseração o de sentirmo-nos diminuídos com a nossa autoestima baixa. Perder uma oportunidade de emprego ao qual almejava. Se isso não for imediatamente resolvido através de atitudes certas vai desencadear um mal maior. Embora o terreno das frustrações possa ser vasto, inclui todos os tipos de dificuldades que o ser humano está sujeito. No âmago de cada frustração encontra-se uma estrutura fundamental: o choque entre um desejo e uma não realização: “Eu queria isso, mas a realidade é outra”. O cenário de minhas expectativas foi radicalmente mudado em outra geografia. O que fazer? Imediatamente dar a volta por cima através de uma decisão de não deixar que sentimentos medíocres me invadam a alma. É como fazer uma barreira na minha mente com assertivas praticas para conter e fazer uma represa das frustrações que poderão se tornar numa inundação de ressentimentos de ira e magoas. Temos que entender que urgente trabalhar com as perdas e as frustrações e fazer dessas coisas ferramentas para buscar o amadurecimento espiritual e emocional para viver acima da mediocridade.


Quem melhor assimila essa verdade são os poetas que aprendem a destilar poemas das frustrações e das decepções na vida. Se a vida é uma escola é porque Deus nos prepara para projetos que são maiores que nossa existência terrena. Pense na vida como um vestibular para a eternidade, e que Deus sempre serve o melhor vinho ao final, nunca no começo, nem muito menos no meio da caminhada, portanto persevere para alcançar as promessas, se não será como ter nadado muito e ter morrido na praia. Aprenda a extrair as lições que a vida nos ensina e nos prepara para a eternidade. A vida quer nos ensinar a ser feliz, isso porque A felicidade é estado de ser. Felicidade não é algo a ser alcançado por si mesma, mas tem tudo a ver com o estilo de vida que se leva. É um sentimento de bem-estar consigo mesmo. Você constrói a felicidade no coração, o centro das decisões de nossa vida. Um mergulho introspectivo dentro de você mesmo para fazer avaliações dos sentimentos que nos habitam. A felicidade não tem nada a haver com idade e nem com estado físico em que se encontra, mesmo doente é possível experimentar a felicidade. Ser feliz é saber coordenar os sentimentos e extirpar sentimentos, frustrantes aqueles que trazem destruição emocional que como enxurrada da chuva querem te levar ao caos existencial para você perder a fé e a esperança. Ser feliz é extrair das pequenas coisas grandes emoções. Ser feliz é nunca desistir daquele que nos ama incondicionalmente, e que é capaz de um mal aparente tirar um bem permanente.


Enquanto vivermos aqui neste mundo, sempre iremos nos decepcionar com pessoal e situações análogas. E geralmente as frustrações acontecem com as pessoas aos quais mais amamos, ou temos consideração. Não deveria ser assim, mas é, por isto a escritura diz que: “maldito o homem que se fia no homem...”Somos assim, temos a tendência de nunca agradar, isso porque a causa maior de todas as nossas motivações somos nós mesmos. Essa insatisfação que procede dentro de nossa própria natureza egoísta, frustra-nos a nós mesmos quando pensamos em ter atitudes altruístas e às vezes nos quedamos surpresos e decepcionados por causa da nossa vã consistência com atitudes contrárias.



As frustrações para os fortes é a grande oportunidade de amadurecer. Os fortes aprenderão a arte da tolerância, da paciência, do perdão. Os fortes avaliarão o outro lado das perdas.Como um escultor que da forma ao mármore frio pelo cinzel, os fortes esculpirão suas personalidades, tendo coragem para viver e humildade para vencer. Lembrem-se: As frustrações são obstáculos imprevisíveis para você ver as belezas da vida na adversidade e nas contrariedades. Se quisermos sair do vale das frustrações, aceitemos os insondáveis planos de Deus, não resista a mudanças na sua vida. Ouse crer, confiar, deixe-se ser levado por Ele. Um bom exemplo de superação das frustrações é a fé que vemos na vida dos discípulos, onde Deus transforma um bando de homens frustrados, em homens ousados e cheios do Espirito Santo.


OREMOS:


Senhor Jesus Cristo, preciso de Vós, hoje, mais do que nunca. Em nossa vida há sempre alguém ou situações que podem nos causar imenso desgosto.  A vida humana é assim: somos imperfeitos. Acabamos tratando com leviandade coisas tão valiosas e com empenho, o que tem pouco valor e acabamos nos frustrando. Essas coisas como dinheiro, poder, status, orgulho, vaidade tornam-se ídolos que sufocam o valor do amor e aqueles que, infelizmente, iludem-nos com tamanhas bagatelas, que nos tornam insensíveis. Dizemos coisas aos outros que não gostaríamos de ouvir e quando as ouvimos, ofendemo-nos. E, especialmente nessa hora, meu coração fica ferido até mais do que possa suportar. Soarão exageradas diante de Vós, meu Pai Amado, todas as palavras que porventura vierem aqui a ser ditas, mas este é o termômetro desta minha angústia, sei que o Senhor a vislumbrará olhando para dentro de minha alma que foi surrada até o limite da minha resistência,  e que soará em vosso coração, Pai da Consolação, mais do que qualquer imperfeição aqui escrita. Sei que por tua sabedoria, eu faço por merecer tudo isto que estou a passar para que eu possa entender que a realidade é muitas vezes contrária ao que o Senhor planejou e colocar os pés no chão, ter mais controle, menos rebeldia, ser mais santo e humilde por mais que esta frustração me cause tanta dor. Sei meu pai, que minha autenticidade é, por vezes, exagerada, e te suplico Senhor: pacifica minhas ansiedades, por que fico constantemente a murmurar achando que que não merecia passar por esta provação. Não, Senhor, não estou querendo justificar meus erros e não quero julgar ninguém. Não pretendo dizer que meu pecado é menor do que aqueles que me feriram. Quero apenas desabafar meu sofrimento .Me sinto só, ninguém para compartilhar minha desolação a não ser o Senhor. O Senhor me tolera, o Senhor me suporta, o Senhor me ama, o Senhor me ampara e não me abandona, do contrário, a minha existência já estaria completamente despida de qualquer sentido, e eu clamaria por um fim. Finalmente, Senhor, declaro algo muito importante que deveria ter dito já no início dessa nossa conversa: perdoe meu Senhor, pelas minhas faltas e minha murmuração. No entanto, Jesus, peço vossa misericórdia: cura essa minha tristeza e traz de volta a minha inteireza perdida de corpo e alma por esta frustração...

Amém !



Curta este artigo :

Postar um comentário

Todos os comentários publicados não significam a adesão às ideias nelas contidas por parte deste apostolado, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Conforme a lei o blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido(a), desde que a resposta não contenha palavrões e ofensas de cunho pessoal e generalizados. Os comentários serão analisados criteriosamente e poderão ser ignorados e ou, excluídos.

TRANSLATE

QUEM SOU EU?

Minha foto
CIDADÃO DO MUNDO, NORDESTINO COM ORGULHO, Brazil
Neste Apostolado APOLOGÉTICO (de defesa da fé, conforme 1 Ped.3,15) promovemos a “EVANGELIZAÇÃO ANÔNIMA", pois neste serviço somos apenas o Jumentinho que leva Jesus e sua verdade aos Povos. Portanto toda honra e Glória é para Ele.Cristo disse-nos:Eu sou o caminho, a verdade e a vida e “ NINGUEM” vem ao Pai senão por mim" (João14, 6).Defendemos as verdade da fé contra os erros que, de fato, são sempre contra Deus.Cristo não tinha opiniões, tinha a verdade, a qual confiou a sua Igreja, ( Coluna e sustentáculo da verdade – Conf. I Tim 3,15) que deve zelar por ela até que Ele volte(1Tim 6,14).Deus é amor, e quem ama corrige, e a verdade é um exercício da caridade. Este Deus adocicado, meloso, ingênuo, e sentimentalóide, é invenção dos homens tementes da verdade, não é o Deus revelado por seu filho: Jesus Cristo.Por fim: “Não se opor ao erro é aprová-lo, não defender a verdade é nega-la” - ( Sto. Tomás de Aquino).Este apostolado tem interesse especial em Teologia, Política e Economia. A Economia e a Política são filhas da Filosofia que por sua vez é filha da Teologia que é a mãe de todas as ciências. “Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao vosso nome dai glória...” (Salmo 115,1)

POSTAGENS MAIS LIDAS

SIGA-NOS E RECEBA AS NOVAS ATUALIZAÇÕES EM SEU CELULAR:

TOTAL DE ACESSOS NO MÊS

ÚLTIMOS 5 COMENTÁRIOS

ANUNCIE AQUI! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com

SÓ FALTA VOCÊ! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com

SÓ FALTA VOCÊ! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com
 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2013. O BERAKÁ - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger