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Você sabe a diferença entre Progresso e a ideologia modernista do Progressismo condenada pela igreja?

Written By Beraká - o blog da família on segunda-feira, 23 de junho de 2025 | 10:42

 




 

É preciso deixar claro que a igreja não condenou o progresso, mas a ideologia modernista do PROGRESSISMO, que propositadamente quer deixar essa confusão para se fazerem de vítimas, ou seja, rotular que quem é contra o progressismo ideológico estaria contra o progresso e contra eles. 








-Progresso refere-se ao conceito geral do avanço ou melhorias tecnológicas, científicas, econômicas e sociais para o bem de toda humanidade e não de minorias. É aquilo que está na logomarca da bandeira brasileira:"Ordem e Progresso" é o lema da bandeira do Brasil, inspirado na filosofia positivista de Auguste Comte. A frase, em sua forma original, era "Amor por princípio e a ordem por base; o progresso por fim". O lema reflete a crença na importância da ordem social para alcançar o progresso, e foi adotado no contexto da proclamação da República no Brasil. A ordem, nesse contexto, não se refere à mera obediência cega, mas sim à organização social que permite o desenvolvimento e o progresso. O progresso, por sua vez, é visto como uma consequência da ordem e da busca por um futuro melhor.


 



 

-Progressismo é uma corrente ideológica ou movimento político de cunho mais moral e libertino que social e tecnológico.O progressismo ideológico advoga por mudanças culturais e morais consideradas tabus na sociedade.O termo está frequentemente associado a movimentos culturais ditos de vanguarda e de defesa do pensamento de minorias organizadas. 



 





Progresso, por outro lado, é um conceito mais amplo que pode se referir a qualquer tipo de avanço ou melhoria em diversas áreas, como ciência, tecnologia, economia, medicina, sociologia, etc. 




É uma ideia que tem sido debatida ao longo da história, com diferentes interpretações sobre o que constitui o progresso e como ele deve ser alcançado.



Em outras palavras:



-Progresso, é um conceito concreto e objetivo de melhorar a qualidade de vida humana, de forma universal,  desde sua origem ao seu fim.

 

 

-Progressismo: é a aplicação desse conceito, mas de forma subjetiva, em um contexto social e político, com o objetivo maior de promover reformas culturais e comportamentais de caráter libertino, ou seja, sem limites morais, atendendo a agendas de minorias libertárias.

 


A IGREJA E A CONDENAÇÃO DA IDEOLOGIA MODERNISTA DO "PROGRESSISMO" 




A condenação papal do movimento modernista-progressiat, especialmente na encíclica "Pascendi Dominici Gregis" do Papa Pio X, na teologia católica, foi considerado uma síntese de todas as heresias, com ênfase na experiência subjetiva e na relativização dos dogmas. O modernismo foi um movimento intelectual e religioso que surgiu no final do século XIX e início do século XX, buscando conciliar a fé católica com a cultura mundana. A encíclica "Pascendi Dominici Gregis" de 1907, do Papa Pio X, condenou o modernismo, descrevendo-o como uma "síntese de todas as heresias" e como uma ameaça à Igreja. O modernismo foi acusado de minar a autoridade da Igreja, relativizar os dogmas e enfatizar a experiência religiosa individual em detrimento da tradição e do magistério.




A Igreja é e sempre foi "amiga do verdadeiro progresso"



Pe. José Victorino de Andrade

 


É completamente superficial, negligente, e desonesto a consideração hodierna de alguns meios, em levar a crer que a Igreja é contra o progresso. O verdadeiro progresso enquanto tal, e na verdadeira acepção da palavra, é uma coisa boa. Ninguém quer deixar de trilhar o progresso nos dias de hoje, mas estaremos na pista de um íntegro e autêntico progresso? A este respeito, escreveu Paulo VI no seu último livro, enquanto Cardeal Montini, em 1963: 



 

“A cristandade não é um obstáculo ao progresso moderno porque não o considera apenas nos seus aspetos técnicos e econômicos, mas no total de seu desenvolvimento. Os bens temporais poderão certamente ajudar o completo desenvolvimento do homem, mas eles não constituem o ideal da perfeição humana ou a essência do progresso social”.[1]



O problema com o aparente progresso, este sim, criticado pela Igreja, está no fato de ter sido acompanhado por uma filosofia que parecia dispensar Deus e confiar na mera técnica, ou no próprio homem, tal como advertiu o então cardeal Ratzinger: 



-“Não é a expansão em si das possibilidades técnicas que é má, mas a arrogância iluminista que, em muitos casos, esmagou estruturas desenvolvidas e calcou as almas de homens cujas tradições religiosas e éticas foram postas de parte de forma displicente”.[2]



-"O progresso, não pode senão trazer benefícios para a humanidade; se não os traz, e até tantas vezes concorre para agravar os problemas, deve-se atribuir ao fato de que o progresso contemporâneo, sob muitos aspectos, não é um progresso autêntico. Desvio possível por um fator de desordem, o pecado, esquecido pelos homens e lembrado pela Igreja" (Caritas in Veritate, n. 34). 

 

 


Thomas S. Kuhn, chegou mesmo a colocar o dedo na ferida e a levantar o problema para onde caminhava a ciência e a técnica em meados do séc. XX, pois, seu processo parecia partir de estágios primitivos e aparentava não levar a pesquisa para mais perto da verdade ou em direção a algo, o que significava que um número inquietante de problemas poderiam advir.[3] 



Anteriormente, Kierkegaard alertara que, tornando-se a ciência um modo de vida, então esse seria o modo mais terrível de viver: “encantar todo o mundo e se extasiar com as descobertas e a genialidade, sem, no entanto, [o homem] conseguir compreender-se a si mesmo”.[4]



Não basta o desenvolvimento técnico. Ele tem de ser acompanhado pelo ético, humano, deve ter em visto o homem todo e todos os homens. Um progresso íntegro e integral! Do homem todo e de todos os homens! O remédio para os males do falso progresso está na caridade, porém, caridade na Verdade, ou seja, em Jesus Cristo. Se d’Ele não se tivesse afastado o homem, não teria o progresso sofrido tal desvio.Ao voltar-se para Deus, e valorizar o amor conforme o mandamento novo trazido por Jesus, o progresso desenvencilhar-se-á das suas deturpações e produzirá os frutos mais excelentes. Verdadeiro progresso muito bem delineado no Compêndio de Doutrina Social da Igreja:

 



“A humanidade compreende cada vez mais claramente estar ligada por um único destino que requer uma comum assunção de responsabilidades, inspirada em um humanismo integral e solidário: vê que esta unidade de destino é frequentemente condicionada e até mesmo imposta pela técnica ou pela economia e adverte a necessidade de uma maior consciência moral, que oriente o caminho comum. Estupefatos pelas multíplices inovações tecnológicas, os homens do nosso tempo desejam ardentemente que o progresso seja votado ao verdadeiro bem da humanidade de hoje e de amanhã”. (n. 6)



In: Gaudium Press (adaptado)

 






 

 

CONCLUSÃO




A Igreja não condena o progresso em si, ela avalia o progresso à luz da doutrina e moral cristã. A Igreja não é contrária ao progresso em si, mas exige que ele seja avaliado à luz dos princípios cristãos, como a lei natural e a revelação. Críticas a certos tipos de progresso. A igreja por exemplo, pode criticar o que considera um "progresso" excessivamente materialista, secularizado ou que desrespeita a dignidade humana. A Igreja, portanto, através do Magistério (o Papa e os bispos), estabelece a doutrina e a moral que devem guiar a avaliação do verdadeiro, autêntico e integral progresso, que contemple a todos e não apenas minorias. Nesse sentido, os católicos são chamados a discernir, à luz da fé, quais são os aspectos do progresso que devem ser abraçados e quais devem ser rejeitados ou criticados.  Em resumo, a Igreja não é inimiga do progresso, mas avalia o progresso com base em seus princípios doutrinais e morais, podendo criticar certas manifestações do progresso que considera prejudiciais ao desenvolvimento integral  das pessoas e sua dignidade humana de filho de Deus.




REFERÊNCIAS




[1] MONTINI, Giovanni Battista. The Christian in the Material World. Baltimore: Helicon, 1964. (tradução minha).

 

[2] RATZINGER, Joseph. Fé, Verdade, Tolerância. Traduções UCEDITORA: Lisboa, 2007. P. 71

 

[3] Cf. REALE, Giovanni. História da Filosofia: Do romanismo até nossos dias. V. 3. São Paulo: Paulus, 1991. p. 1046.

 

[4] Idem, p. 250.







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